• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Gollum um pouco herói na história?

Nem ferrando! Gollum não foi herói. Gollum foi extremamente ganancioso. Foi dominado de tal forma pelo Anel que nada mais importava, só o Anel. Ainda acho que essa do Gollum foi meio que uma forma do Tolkien comprovar aquela "bronca" que o Gandalf dá no Frodo quando ele diz que gostaria que o Bilbo tivesse matado Gollum (não lembro a frase inteira e tô com preguiça de procurar, mas é algo do tipo "Muitos que vivem merecem morrer e muitos dos que morreram mereciam viver..."). Imagino que foi essa frase que veio à mente de Frodo quando ele viu Gollum escorregando na boca das Orodruin.

Gollum não foi herói.

Frodo foi: Frodo percorreu um distância maior que qualquer hobbit antes dele já percorrera. Chegou mais perto do Inimigo que qualquer outro homem já chegara.

Isildur foi: Isildur derrotou um maia em batalha. Isildur, com o toco da espada de seu pai, feriu o mais poderoso servo de Melkor.

Mas tanto Frodo, quanto Isildur eram humanos. E essa é a maior lição: até mesmo os heróis são humanos. Até mesmo os heróis tem falhas. E isso não os torna menos heróis mas, sim, mais humanos.
 
Nem ferrando! Gollum não foi herói. Gollum foi extremamente ganancioso. Foi dominado de tal forma pelo Anel que nada mais importava, só o Anel. Ainda acho que essa do Gollum foi meio que uma forma do Tolkien comprovar aquela "bronca" que o Gandalf dá no Frodo quando ele diz que gostaria que o Bilbo tivesse matado Gollum (não lembro a frase inteira e tô com preguiça de procurar, mas é algo do tipo "Muitos que vivem merecem morrer e muitos dos que morreram mereciam viver..."). Imagino que foi essa frase que veio à mente de Frodo quando ele viu Gollum escorregando na boca das Orodruin.

Gollum não foi herói.

Frodo foi: Frodo percorreu um distância maior que qualquer hobbit antes dele já percorrera. Chegou mais perto do Inimigo que qualquer outro homem já chegara.

Isildur foi: Isildur derrotou um maia em batalha. Isildur, com o toco da espada de seu pai, feriu o mais poderoso servo de Melkor.

Mas tanto Frodo, quanto Isildur eram humanos. E essa é a maior lição: até mesmo os heróis são humanos. Até mesmo os heróis tem falhas. E isso não os torna menos heróis mas, sim, mais humanos.

Como Thalion disse, de herói Gollum não teve nada. O que aconteceu foi uma mãozinha do destino ou até do próprio Eru para que aquele desfecho ocorresse, a verdadeira intenção de Gollum era tomar o Anel para sí prórpioo que Frodo havia reivindicado momentos antes, o que torna Frodo também um pouco anti-herói poderiamos dizer, por ter tomado aquela atitude justo no final de sua jornada, o que no meu ponto de vista não apaga de modo algum os feito que ele havia feito anteriormente.
 
Essa discussão é interessante. Os pontos de vistas de cada um usuário podem se diferenciar justamente pela subjetividade de cada um.

Vale ressaltar assim como alguns já disseram, que Gollum em momento algum teve a intenção de destruir o Um Anel, além claro, de ser uma figura cruel, egoísta, traidor e etc. Mas vale ressaltar que nem sempre Gollum foi assim, antes, quando ele estava na "luz" a sua personalidade era outra embora ele talvez já tivesse uma pré-disposição para algum mal.

Agora, dentro do que eu li nos livros, baseado em todos os males que a vítima Gollum passou quando da posse do Um Anel e mesmo tendo somente a prática do mal, eu consigo enxargá-lo como um herói que mesmo não tendo consciência disso, o seu papel foi fundamental para concretizar a derrota do mal. Entretanto, como sabemos, devido a "doença" maldita que Gollum tinha pelo envenenamento proveniente da posse tirou dele toda e qualquer forma de discernimento entre o que certo ou errado.

Heróis temos muitos como Frodo, Sam, Aragorn, Pip e etc. Mas esses heróis são heróis dentro de uma concepção do mundo ou do lado do que é bonzinho, o lado do bem.

Como eu disse, existe a subjetividade e, se existe os heróis do lado do bem, também existem heróis do lado do que é dito "mal". Sauron, Melkor, Smaug ou até Gollum são exemplos disso, embora ambos não tivessem consciência de tal fato.
 
Não, não... Gollum não foi herói.
Digamos que a obsessão dele pelo Um era tanta que ele não mediu nenhuma de suas consequências: tudo era pelo seu "precioso".
Como disse Gandalf para Frodo, nas Minas de Moria: "Não sei qual o papel de Gollum, mas ele tem algo a desenvolver nessa história, para o bem ou para o mal, antes que tudo isso acabe."
E acho que estas palavras de Gandalf já explicam muito do papel de Gollum: ele não foi herói, longe disso, mas sem a obsessão dele, Frodo teria fracassado. Isso sim, é fato.
O que eu acho legal nas obras de Tolkien é que não existe somente um herói na história toda: todos os envolvidos, em maior ou menor grau, fizeram sua parte. O destino de todos estava interligado. Sem exaltar somente uma figura.
 
Gollum não pode ser herói!!
Não foi nada heróico o que ele fez... só pensou nele em todos os momentos!
Provavelmente ele nem sentiu dor quando caiu e foi submergido pela lava, tamanha a alegria que sentia por ter reconquistado seu "precious". Tomar o Um Anel da mão de Frodo, não foi para o bem de todos, mas foi para benefício próprio. Definitivamente.
 
Nossa a Tarí foi bem taxativa! Eu acho que o Gollum teve sim sua parcela de heroísmo. Eu sou suspeita para falar dele por que eu acho o personagem mais fascinante e complexo de SdA, muitos podem discordar de mim, mas enfim, isso não vem ao caso. Heróis não são só aquelas pessoas que fazem o bem para o povo ao meu ver, heróis como dizia o Shakespeare são : “aquelas pessoas que fizeram o que era necessário ser feito agüentando todas as conseqüências”; se analisarmos por esse lado ele acabou sendo um herói, ele fez o que era necessário a ele; mesmo que não tenha sido com o propósito de destruir o Um ele ainda assim realizou um ato bom.
 
Herói ele não foi, mas por um infotúnio do destino serviu como peça final para a destruição do UM.

Como disse Gandalf "há algo que Gollum pode realizar no final", que foi justamente o que ele fez, por mais mesquinho que o motivo fosse.
 
Herói não voluntariamente, mas sem perceber, e em sua ganância ele acabou sim fazendo um ato muito importante, não heroíco, mas extremamente importante.
Por isso não merece o título de herói afinal tudo o que fez foi deixar a ambição e a ganância subir-lhe a mente, no entanto não pode-se ignorar a importância que ele teve, sem ele talvez o anel não fosse destruído, portanto ele teve sim sua importância.
 
Essa discussão é interessante. Os pontos de vistas de cada um usuário podem se diferenciar justamente pela subjetividade de cada um.

Vale ressaltar assim como alguns já disseram, que Gollum em momento algum teve a intenção de destruir o Um Anel, além claro, de ser uma figura cruel, egoísta, traidor e etc. Mas vale ressaltar que nem sempre Gollum foi assim, antes, quando ele estava na "luz" a sua personalidade era outra embora ele talvez já tivesse uma pré-disposição para algum mal.

Agora, dentro do que eu li nos livros, baseado em todos os males que a vítima Gollum passou quando da posse do Um Anel e mesmo tendo somente a prática do mal, eu consigo enxargá-lo como um herói que mesmo não tendo consciência disso, o seu papel foi fundamental para concretizar a derrota do mal. Entretanto, como sabemos, devido a "doença" maldita que Gollum tinha pelo envenenamento proveniente da posse tirou dele toda e qualquer forma de discernimento entre o que certo ou errado.

Heróis temos muitos como Frodo, Sam, Aragorn, Pip e etc. Mas esses heróis são heróis dentro de uma concepção do mundo ou do lado do que é bonzinho, o lado do bem.

Como eu disse, existe a subjetividade e, se existe os heróis do lado do bem, também existem heróis do lado do que é dito "mal". Sauron, Melkor, Smaug ou até Gollum são exemplos disso, embora ambos não tivessem consciência de tal fato.

Gollum não foi vítima do Anel. Ele apenas foi vítima de sua própria natureza (em outra palavras, ele não foi vítima coisa nenhuma). Frodo tinha uma natureza muito diversa, por isso ele não matou, digamos, seu tio quando este pediu para ver a jóia uma última vez. Gollum provavelmente teria feito isso, se alguém pedisse a mesma coisa, mesmo quando ainda era o "inocente" Sméagol.

Sméagol, por natureza, tinha de fato uma predisposição para a maldade. Tanto é que, ao deitar os olhos sobre o Um, ele desejou possuí-lo acima de tudo, a ponto de matar seu primo para obter o que desejava. Isso demonstra que mesmo sem a "mancha" da corrupção do Anel (algo muito mais subjetivo do que, digamos, o filme faz parecer, e do que a maioria das pessoas acreditam), Gollum era capaz de matar um inocente, apenas por este lhe ter negado as vontades.

Deixando de lado pontos de vista diversos, o que a pergunta do tópico realmente significa é: Gollum era herói na acepção clássica da palavra, como na lenda do Rei Artur.

E essa subjetividade de "ele não era inteiramente Mau" não é um elemento presente na obra do Professor. Há o Bem e há o Mal, sem tons de cinza. Os vilões são claramente malignos, cruéis, gananciosos, ambiciosos e arrogantes. Os heróis são todos, sem exceção, bem-intencionados. Cevado Carrapicho tem a alma de um herói, assim como Beregond, Gandalf, Théoden, Éomer, Faramir, Aragorn... Frodo, Sam... Agora, orcs são maus. Gollum é mau. Sauron e Melkor, então, nem se fala.

No final das contas, o que realmente importa é a intenção por trás dos atos perpetrados por um determinado personagem na história. Frodo não é um vilão por ter tomado o Um para si. Ele apenas buscava fazer o bem, apesar de valer-se de meios que eventualmente o teriam tornado um vilão, mas Gollum não tinha intenção nenhuma quando tomou o Anel de Frodo, que não ficar com o seu Precioso até o fim de seus dias, quando qualquer propósito ou sanidade estivessem esquecidos.
 
Sim, com certeza Gollum foi um herói corrompido que no final das contas, devido sua ânsia pelo Anel, acabou destruindo-o ao cair nos lagos de fogo da montanha.

Heróis!!!!!!!!!! Sim!!!!! São vários tipos de heróis...

Porque classificar heróis como aqueles que só possuem vínculos com o lado do bem? Existem os heróis do mal....

Se é assim, é preciso fazer uma reforma nos dicionários também... :roll:

Mas veja bem, de acordo com o dicionário:

Herói - s.m. homem extraordinário pelas suas proezas guerreiras, pelo seu valor ou magnanimidade.

Magnânimo - adj. que tem grandeza de alma; generoso; bondoso.

Herói do mal? Não, Gollum não merece nem este título... Pelo que entendi o que tu chamas de herói do mal é aquele personagem que é 'admirado' (acho que o certo seria temido, whatever) por seus atos de crueldade. Ninguém admirava o Gollum, ninguém o temia...
Por outro lado, magnânimo ele também não foi. Em nenhum momento. Tudo o que ele queria era o Anel e por ele era capaz de tudo. Que ele teve papel fundamental na destruição do Um, isso não podemos negar. Mas isso, nada mais é do que aqueles acasos do destino... sem explicação. Herói? De forma alguma!
 
Embora acidentalmente, Gollun foi um pouco herói sim. Quer dizer, ele teve sua parcela de importância na trajetória no Anel...
 
Gollum era uma criatura digna de pena, mas nunca foi um herói.
Como tantos já expuseram aqui, Smeagól apresentava desvios de caráter antes mesmo de sofrer qualquer influência do Um anel. Exemplo disto, é o assassinato de Deágol.
Smeagól era um inconseqüente, não media suas ações ou prejuízos à outras pessaos para conseguir o que queria. Até pensei em dizer que ele era um ser amoral, mas o seu comportamento em As Duas Torres até o encontro com Faramir em Ithilien me deixam algumas dúvidas.
 
Herói mesmo ele não foi, pois não agiu com a intenção nobre de livrar a Terra-Média da influência maligna de Sauron, embora tenha contribuído para a destruição do Anel (como muitos já disseram antes de mim neste tópico). Se fosse um livro de outro escritor, talvez pudesse ser considerado um anti-herói, mas, aproveitando um trecho do post do DaniloStinghen:

E essa subjetividade de "ele não era inteiramente Mau" não é um elemento presente na obra do Professor. Há o Bem e há o Mal, sem tons de cinza. Os vilões são claramente malignos, cruéis, gananciosos, ambiciosos e arrogantes. Os heróis são todos, sem exceção, bem-intencionados. Cevado Carrapicho tem a alma de um herói, assim como Beregond, Gandalf, Théoden, Éomer, Faramir, Aragorn... Frodo, Sam... Agora, orcs são maus. Gollum é mau. Sauron e Melkor, então, nem se fala.

Bom, é isso.
 
Última edição:
Tópico interessante.
Tão heroi quanto Frodo e San, Gollun se mostrou parte (a decisiva parte), na destruição do Um, não podemos desmerecer ele por ter agido na malicia (até por que Frodo consegue dobra-la por um certo tempo).
Mas penso que tudo o que Gollun fez, foi desejando o Um, e no caso da destruição do Um, penso que "seu passo em falso", foi de fato um passo em falso, nada de heroismo...
Gollun tinha um quê de assassino psicopata, desde quando mata seu primo (já dito), até quando começa a querer matar Bilbo, não pelo jogo de adivinhas, mas pelo desejo de traição.
Gollun foi decisivo na destruição do Um, repito, mas não pelo seu heroismo, mas sim por que era tudo parte de um plano, um malicioso plano para levar Frodo a toca da Shelob e lá deixa-lo.
Enfim, para nossa sorte tinha San, que de fato foi heroi...
 
De certa forma ele so foi importante na destruição do Um Anel, mas como ja foi dito ele nao tinha nenhuma intenção de fazer tal fato. Podemos dizer que o Gollum foi um acidente feliz na jornada de frodo e sam pois sem ele nao seriam capazes de destruir o Um anel.
 
De certa forma ele so foi importante na destruição do Um Anel, mas como ja foi dito ele nao tinha nenhuma intenção de fazer tal fato. Podemos dizer que o Gollum foi um acidente feliz na jornada de frodo e sam pois sem ele nao seriam capazes de destruir o Um anel.

É aquilo que também acho. Não pode ser considerado herói pois tudo de bom que fez não foi proposital e sim acidental, destruiu o anel acidentalmente , pois se jogou com ele no Orodruin, mostrou o caminho para Sam e Frodo com intenção de matá-los , mas emfim não serviu para tal fato(na verdade contribuiu muito para a jornada).

Sem ele não conseguiriam destruir o anel, Frodo não era forte talvez o bastante naquele momento, mas não devemos misturar seu destino com sua real intenção. Assim como Gandalf via que ele teria um papel a cumprir, mas não o considerava a mais bela e digna das criaturas.
 
Quais são as qualidades em Gollum para que seja considerado esse herói?
Não vejo nenhuma. E só porque se sente pena não quer dizer que podemos chamá-lo de herói.
 
"Heroísmo" eh um palavra de dificil definiçao...
seguindo conceitos q Gollum foi favoravel a algum lado destruindo o Um (mesmo que por acidente) e acabou tambem morrendo por algo que considerava precioso (tambem, mesmo que por acidente), então acho que considero-o um herói (mesmo que por acidente :lol: )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo