• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

*Sem assunto*

Tem 10 assinaturas minhas emcima do ps!!

Vossa magia és fraca...
Se vossa pessoa tentar compara-la á minha...
Direi que vosso povo não és um povo digno, pois hão de ter meros e insanos magos fracos...
*Halk - My characther in RPG games
 
Na boa...eu li o GURPS. Eu li mais de um suplemento (Illuminati e Horror). E digo: é muito fraco. Um sistema que se preze não precisa de duas técnicas de combate, uma simples para iniciantes e uma complicada e realista para experientes. Um bom sistema de RPG une os dois casos, o que é o caso do d20. Tá falando em suplementos caça-níqueis? E os milhares de suplementos inúteis lançados pra gurps? Eu ja vi gurps jamaica e gurps bunnies e outra coisa que nao me vem na mente agora... e o sistema do CoC ser o melhor? É um dos piores! A ficha é um saco de se fazer, tem que ficar multiplicando um monte de coisa, além de ser um sistema bem chatinho de se jogar.... a ambientação é excelente, mas o sistema....

_____________________________
No! I ll never turn to the dark side!
I m a Jedi, like my father before me!
_____________________________
 
>Na boa...eu li o GURPS. Eu li mais de um suplemento (Illuminati e >Horror). E digo: é muito fraco. Um sistema que se preze não precisa >de duas técnicas de combate, uma simples para iniciantes e uma >complicada e realista para experientes.
errado... essa eh sua opiniao! eu ja discordo completamente, pra mim tem que ter opcao e EU decido se vou usar ... ISSO se eu for usar um deles[eu tenho sempre a mania de olhar qualquer sistema, achar falhas e as vezes modificar totalmente este].
Pra mim, sistema q prega um sistema soh, simples pra kct, eh sistema pra preguicoso, a nao ser que o sistema seja MUITOOOOOOOOOOOO bom, e isso nao existe ate hoje em nenhum jogo.

po, o sistema de batalha de vampire ,werewolf,mago[bem, esse ultimo ate que pode ser bem variado, depende do mestre] sao PESSIMOS... nao tem UM PINGO de logica e eh totalmente acoxambrado[feito nas coxas].
o d&d usa muitos dados, nao tem perspectiva muito menos apego a algo como estabilidade estatistica para seu modo de combate[e isso quer dizer que muitas vezes SOH sorte te salva, e SOMENTE isso pois vc nao tem muita opcao de manobras de combate a nao ser os feats e OLHA LA].

ex: caso de gurps, eu JAMAIS usaria qualquer um dos dois sistemas de combate q ele ensina, entretanto achei muito legal a ideia de um erro de alguem pegar em um aliado ao invez de simplismente ter errado[em casos logicos, claro, como ele estar lutando com uma espada contra um inimigo e alguem de arco dispara e erra]. Poucos mestres sequer se preocupam com isso pois aumenta a letalidade de um combate[o que eh ilogico, um combate eh letal pra ambos, nao dou colher de cha pra ninguem].

>Um bom sistema de RPG une os dois casos, o que é o caso do d20.
nao, um sistema que foca em ganhar dinheiro, ou pelo menos conquistar mercado faz isso. um bom sistema te da opcoes e o BOM mestre ve a mesclagem e cria seu universo. O d20 assim como o ad&d soh cresce devido a imensa fatia de mercado que eles ja tinham conquistado e porque americano eh preguicoso pra caralho.
Basta dizer que quase todo rpgista do EUA compra toneladas de suplementos de AVENTURAS PRONTAS por total falta de iniciativa a criar o seu proprio. e por isso temos essa gama imensa de suplementos escrotos[alguns excelentes como o black ops ou special forces[ou seria special ops?], assim como o mundo de dark sun].

> Tá falando em suplementos caça-níqueis? E os milhares de >suplementos inúteis lançados pra gurps? Eu ja vi gurps jamaica
>e gurps bunnies e outra coisa que nao me vem na mente agora...
se voce tivesse lido minha mensagem direito, saberia que eu reclamei dos suplementos de gurps tambem. gurps china, japan, etc, sao pessimos... gurps horror nao eh tao ruim assim, o voodoo eh otimo, mas em termos de horror, soh cthulhu salva.

>e o sistema do CoC ser o melhor? É um dos piores! A ficha é um saco >de se fazer, tem que ficar multiplicando um monte de coisa, além de >ser um sistema bem chatinho de se jogar.... a ambientação é >excelente, mas o sistema....

bem, ficha chata de se fazer se corrige com o BYANKEE[programa pra criar ficha] , sistema ser ruim ? hehehe, ok ok, vc soh faz 4 [ou talvez 6, nao lembro direito da dex] multiplicacoes no jogo inteiro[isso pra criar ficha]. leia o MB de cthulhu de novo ou entao vc nao leu ou o mestre seguiu TUDO do livro[outro vacilo]. O maneiro do cthulhu eh o fato de ser baseado em % e utilizar a logica TODO MUNDO SABE PELO MENOS UM POUCO DE TODAS AS SKILLS,alem de ao ver um demonio ou um deus, depende do ponto de vista, o cara CORRE, ou paraliza, etc, ele TEM SANIDADE , ele nao vai DESCER O PAU em algo que ele NEM SABE O QUE EH nem tem compreensao pra sacar.

E mais, aqui PLAYER NENHUM consegue apelar, simplismente o sistema NAO TEM BURACO pra isso. mesmo que ele tenha lido TODO o livro de monstros QUE JA VEM no MB a sanidade fode com ele antes de tentar usar algo contra o monstro, e se tentar , nao eh so o mestre q vai saber MUITO bem que ele ta forcando.Nao tem os famosos combos a la street fighter do d20,add,werewolf e la vai pancada.Lembro-me de uma super apelacao que vc cria um cubo magico la que prende alguem, joga um chain lighting e esse fica ricocheteando dentro do cubo pois este tem uma propriedade de puxar eletricidade entre outras coisas e o inimigo fica tomando 12d de dano todo turno... fala serio :(

Quer poderes? paga com sanidade tambem. isso contra-balanceia legal o mundo.Quer conhecimento? perde sanidade. O ser humano tem que ficar na ignorancia do mundo cthulhu pra viver em paz, isso eh irado ao contrario de jogos em que temos inumeros advogados de regras q me enchem a paciencia enchendo a boca pra falar do bonus dele contra sei la o que, nao adianta o jogador de cthulhu ler as regras, elas sao bem definidas.

Eu gosto mesmo do cthulhu por ser um sistema ALTAMENTE intelectual, e possuir QUASE zero de hack & slash como tem em add, gurps[tipo cyberpunk],d20,werewolf,vampire,etc...

Talvez, no dia que os mestres[e principalmente os players] verem que uma quest tem muito mais impacto no personagem do que matar 200 dragoes[leia-se , ganha-se experiencia pensando[solucionando quests] e nao matando dez mil monstros]] eu possa voltar a gostar da TSR e WIZARDS.Enquanto isso, eu continuo com CoC, Gurps e baldurs gate pra compensar no virtual o que nao tem no mundo do rpg fisico.[BG utiliza bastante a ideia de quest valer MUITO mais do q matar monstro, apesar de TER q matar monstro...]

[[]]] s Flavio Lamas


!I am the source of the void!
!Behold the power of the segmentation fault!
 
Bom, primeiro: desde quando o d&d usa muitos dados? Ele usa só o d20... o dado de dano é outra coisa... e é só um tb....
segundo: putz, falar que um sistema é bom e depois dizer que não usaria nenhum dos sistemas de batalha que são apresentados.. pq não cria um sistema próprio?
terceiro: o d20 ganha grana pq é bom. se fosse uma porcaria não estaria fazendo tanto sucesso. E sim, o sistema d20 une facilidade, agilidade e coerência, além de que a quantidade de suplementos e aventuras lançadas não afeta a qualidade do sistema.
quarto: no d20 tu tb pode usar as skills sem ter ranks nelas. é só tu usar o modificador do atributo correspondente. Tipo: cavalgar - atributo destreza. Usa o teu modificador em destreza pra sair galopando por Rohan afora.
quinto: não é o sistema que é hack & slash. é o mestre.

E falando em buraco no sistema.. gurps é uma peneira... bota 18 em dex e em iq e compra tudo a custo zero....

_____________________________
No! I ll never turn to the dark side!
I m a Jedi, like my father before me!
_____________________________
 
me aponta aonde eu disse que o gurps eh a prova de falhas...
le direito e vera q eu soh me referi ao call of cthulhu.

usa soh d20 pra testes e etc. pra cada dano eh um dado diferente, e com isso o marketing de ad&d antigo continua valendo pra vender mais dados e arrecadar $.

um sistema nao eh soh batalha, muito pelo contrario, mas eu foquei soh no sistema de batalha pra dizer q eu MUDEI muita coisa dele. ora, posso muito bem dizer que o sistema XXXX eh excelente mas o sys de batalha dele eh HORRIVEL... isso acontece com o d20, mas admito que ele eh extremamente rapido na batalha.Mas, afinal, se vc ataca um cara com ac10 e por acaso pega ac30[tipo, tira 19 e tem +11 de bonus] , o dano eh o MESMO, q tosco. quer dizer que um mesmo ataque de um mane de 1st level que tira 19 da o mesmo dano? hahaha, isso eh absurdo.
Pra isso eu, por acaso, uso MARGEM DE SUCESSO e pontos criticos de margem! Pra mim, se passar 10 niveis de margem, seria critico ou double[20, triple]. afinal, pra alguem acertar com 10 de margem, quer dizer que o ataque foi EXTREMAMENTE forte ou habil e isso merece bonus[mesmo q o cara esteja sem armadura, isso queria dizer q o golpe doeu com forca].No gurps isso eh lembrado em lado de pagina, e ele ate aconselha aos mestres mais sabios a tentar pensar numa maneira de melhorar isso, ou seja, que tal habilidade ESQUIVA F/M ou F/F e dai a disputa de margem do cara contra sua margem de esquiva? isso da MUITO mais realidade a um combate.Sobre o sistema proprio, po , ja modifiquei tanta coisa em gurps que eu acho q ja tenho um proprio... :)

Ser bom corresponde a menos de 30% do sucesso do d20,ele JA tinha mercado DESDE a pre-historia dos rpgs[TSR]. Eh comparavel a dizer que o windows XP ta ganhando mais adeptos que o linux pq ele eh bom [HAHAHAHAHAH], sempre tem que ser visto o mercado anterior para um novo mercado. Eh muito facil vender uma CHERRY COKE da coca-cola do que vender qualquer outro treco com a mesma qualidade desta ultima, afinal o mercado ja foi dominado pela anterior.

o sistema d20 ta removendo um monte de buraco q tinha no que a tsr ja criou ate hoje. E no final, eles soh estao re-imprimindo suplementos que ja existiam ou fazendo modificacoes[pra remover os buracos anteriores] , claro que eles fazem ALGUMAS coisas novas, afinal tem que disfarcar um pouco a mamata[exemplo classico da mamata sao alguns feats totalmente colados do diablo2].

Quanto a agilidade,etc . etc. Realmente, ta rapido, mas alguns buracos permanecem como os combos magicos. Logo, vemos de novo o obvio, o d20 nao ganha dinheiro pq eh bom[mas ele nao eh ruim, nao de todo] , eh pq o mercado consumidor,q ele ja tinha, EH ENORME e ja vem de decadas anteriores, ele nao tem nem concorrencia direito nesse aspecto.

Quanto ao sistema nao ser hack & slash, eh verdade q eh o mestre, mas eh RARISSIMO vc ver um jogo desse sistema que tenha jogadores pensando em como resolver um puzzle ao invez de estar batendo em tudo quanto eh bicho.Pelo contrario, NUNCA vi um jogo d20,add,dd que o PROPRIO sistema nao foque mais em pancada do q em outra coisa , como em quests. Quase todas eh MATE TAL, MATE AQUELE, pra conseguir tal e til.Acho que grayhawk era uma total excecao, mas nao posso afirmar isso nao lembro nenhuma quest dele agora.

agora me diz ai, 18 em dex e 18 em iq, soh isso ja custa 200 pontos SOH EM ATRIBUTOS, que mestre em sua plena condicao mental da mais de 150 pontos pra um player fazer tudo[isso quando da 150]? ta doido... soh se for jogar SUPERS o qual eh o suplemento que eu MAIS ABOMINO.
E mais, pra qualquer pericia se vc ler o compendium , vai ver que muitas tem PRE-REQ de pelo menos um ponto, e essas sao pre-req pra mais uma pancada!E eu, em minha total inocencia, JAMAIS deixaria qualquer player meu botar ZERO pontos em um monte de pericia, tanto mental quanto fisica SEM ME DAR UMA HISTORIA MUITO BOA DO PLAYER pra isso! Oras, claro q tem coisa q qualquer um sabe tipo 2+2 = 4 entao nao seria preciso fazer um teste brutal matematico.Mas agora deixar o mane pagar 0 pra ter FISICA NUCLEAR eh abuso,mesmo sendo genio ele gastou UM ponto pra isso.

O gurps engloba muita coisa, generaliza demais, eh obvio q ele vai ter buracos. Afinal ele ta fazendo o q nenhum outro faz, EXPLICA TUDO COM TANTO DETALHE Q ATE ENCHE as vezes... :) eh logico q vc vai ter 10% de erro no livro[ou mais] entre os milhares de acertos. Agora tenta fazer uma analise de quantidade de info X qualidade entre todos os livros e vc vai ter uma ideia meio q chata. Gurps tem mais do que o quadruplo de informacoes que os outros , e dessas, menos da metade de erros por numero de informacoes em comparacao com outros.

agora quanto as skills e seus ranks, nao saquei nada q vc quis dizer com isso.Nao as ataquei.E o q q isso acrescenta? o proprio gurps ja fazia o q o d20 tenta quanto as skills.

[[]] s Necropower

!I am the source of the void!
!Behold the power of the segmentation fault!
 
Como tu falou q prefere o Gurps ao d20, eu citei esse furo imenso no sistema...

O d20 usa dados diferentes pra danos diferentes, ou tu prefere que uma adaga tenha o mesmo dano de uma espada?

Essa tu aidéia de combate é meio tosca, não acha? Os fortes tb erram e os fracos tb acertam em cheio....

Outra: o gurps não é novinho não... ele já tá no mercado faz tempo.. pq ele não faz tanto sucesso quanto o D&D? pq ele é uma porcaria.

Essa tua história de nunca deixar um player fazer isso ou aquilo só expõe a fragilidade do sistema do gurps, pq ele não se auto limita, precisa do mestre pra ficar podando os direitos do player...

"O maneiro do cthulhu eh o fato de ser baseado em % e utilizar a logica TODO MUNDO SABE PELO MENOS UM POUCO DE TODAS AS SKILLS"
Tu falou isso no post anterior. foi por isso q eu falei das skills q tu pode usar sem ter ranks.



_____________________________
No! I ll never turn to the dark side!
I m a Jedi, like my father before me!
_____________________________
 
>Como tu falou q prefere o Gurps ao d20, eu citei esse furo imenso no >sistema...
ok, agora saquei.Mas o numero de furos do d20 ainda eh superior ao do mb do gurps[SOH O MB, nao li todos os suplementos do d20 pra poder comparar...]

>O d20 usa dados diferentes pra danos diferentes, ou tu prefere que >uma adaga tenha o mesmo dano de uma espada?
Nao, logico q nao, mas nao precisa ter variacoes de d4 a d20 ...
isso pode muito bem ser feito utilizando base de dano para um dado soh. isso impõe q o player tenha todas as variantes de dados.Ou seja, marketing de dados continua[$$$$$].

>Essa tu aidéia de combate é meio tosca, não acha? Os fortes tb erram >e os fracos tb acertam em cheio....
pelo contrario, o q eu limitei eh que um forte ACERTA MUITO MAIS em cheio do que um fraco[melhor expressando, um HABIL, level maior, acerta muito mais q um nao tao habil, ou seja, o degrau de ataque e probabilidade de um ataque critico TEM que ser melhor pra quem tem level maior].
o negocio aqui nao eh quem acerta mais, e sim quem ACERTA melhor. por isso que quem tem +11 TEM que ter um adicional ALEM do acerto. afinal, ele ja lutou pra caralho, sabe MUITO bem aonde descer a lamina para maior dano e tambem ja tem diversas tecnicas de finta e engano de ataques. Ao contrario de quem tem soh +1[level 1] .


>Outra: o gurps não é novinho não... ele já tá no mercado faz tempo.. >pq ele não faz tanto sucesso quanto o D&D? pq ele é uma porcaria.
errado, porque o D&D eh MUITO mais velho q o gurps, e se bem me lembro foi o primeiro dos rpgs e soh TINHA ele la no mercado americano.

Alem do que , nem todo mundo gosta de jogo realista demais, por isso fica na fantasia e facilidade de d&d[mais uma vez EUA-preguica entra aqui]. E mais, o gurps 1 e 2 edicao era incrivelmente mal desenhado, tinha muito mais texto[e continua tendo, amem] do que figurinhas lindinhas que ocupam uma pagina ou mais do livro[ao contrario das inumeras figuras incrivelmente bem desenhadas de d&d e ad&d].

>Essa tua história de nunca deixar um player fazer isso ou aquilo só >expõe a fragilidade do sistema do gurps, pq ele não se auto limita, >precisa do mestre pra ficar podando os direitos do player...
como eu ja dizia, gurps generaliza em excesso, vai ter que ter erro por crescimento e expansao[mas muito menos que os outros jogos q eu ja vi se vc comparar por numero de informacaoes].Ja vi regras de suplementos que sobrepoe outras anteriores e criam imensos buracos negros.Obviamente o mestre que vai usar isso tem q ter nocao do que ta fazendo.Gurps eh generico, quem quer modificar ou utilizar a regra X tem que entender a fundo.Eu chegaria a dizer que Gurps eh pra quem gosta de ler tudo e mais um pouco e entender PORQUE raios o cara enfiou aquela coisa ali na regra se nao influenciaria em nada e ,no final , vc ve que tinha um motivo bom[quase sempre,hehehe].





"O maneiro do cthulhu eh o fato de ser baseado em % e utilizar a logica TODO MUNDO SABE PELO MENOS UM POUCO DE TODAS AS SKILLS"
Tu falou isso no post anterior. foi por isso q eu falei das skills q tu pode usar sem ter ranks.



!I am the source of the void!
!Behold the power of the segmentation fault!
 
Me diz um furo do d20.
COmo eu te disse, existem diversos tipos de armas. QUem paga 60 reais por um livropode desembolsar mais um pouquinho pros dados. Q bobagem essa paranóia corporativista em relação a dados...
Quanto ao ataque, um player de level mais elevado ataca muito melhor..não sei da onde tu tirou essa idéia.... por ex: armor class 18, ok? um player que tem o base attack bonus de +11 precisa tirar só 7 no dado, ou seja um ataque ridículamente fácil, enquanto um player de base attack bonus de +1 precisa se sair estupendamente bem no ataque para ser bem sucedido....
QUanto às más ilustraçÕes, eu tenho um pdf no meu hd do primeiro greyhawk. Tu não acredita nos desenhos q tem.. na capa tem um beholder q parece uma mamona.
E o gurps tá a bastante tempo no mercado, tempo suficiente pra ter se consolidado com tanta força ou quase quanto o d&d. Pq não consegue? repito: pq é uma porcaria.

E quanto à auto limitação, eu e meu grupo usamos todas as regras do d20 pra jogar dd, e o jogo rola numa boa...sem apelações e, diferente do gurps, com uma bela agilidade...

_____________________________
No! I ll never turn to the dark side!
I m a Jedi, like my father before me!
_____________________________
 
Sem querer me aprofundar na discussão, mas sendo muito genérico, o GURPS acaba sendo uma porcaria. O fato de ele ser complexo, complicado ou "completo" não o torna bom, pois a superioridade está na simplicidade.
O gurps que foi feito para várias ambientações, acaba não sendo realmente bom para nenhuma.
O d20 eh o melhor pois junta simplicidade, realidade e jogabilidade, perfeitamente balanceados para um RPG de fantasia como D&D por exemplo.

_______________
I´m your daddy.
 
O pior é q é verdade....tipo.... Papi, tu sabe a quantidade de livros de vampiro que eu tenho.. o Gurps lançou só o módulo básico pro sistema deles... ou seja, jogar sem sabbat, sem nada... mais pelado que uma velha tomando banho... putz, não dá! O vampiro é um sistema que te exige um belo background pra jogar, e tu consegue isso só com o livreco básico (da segunda edição ainda, quando só tinha os clãs da camarilla!)?? Claro que não! O gurps pode englobar quase tudo, mas nada com profundidade.... é o maior problema do sistema.. o segundo maior é o sistema em si, que é uma porcaria, mas aí é outra história...

_____________________________
No! I ll never turn to the dark side!
I m a Jedi, like my father before me!
_____________________________
 
GURPS é ruim de jogar

--------------------------------------
IrishStag --- O irlandês voador.

Clube da Insônia | Clube da Amizade
 
quote:
Sem querer me aprofundar na discussão, mas sendo muito genérico, o GURPS acaba sendo uma porcaria. O fato de ele ser complexo, complicado ou "completo" não o torna bom, pois a superioridade está na simplicidade.
O gurps que foi feito para várias ambientações, acaba não sendo realmente bom para nenhuma.
O d20 eh o melhor pois junta simplicidade, realidade e jogabilidade, perfeitamente balanceados para um RPG de fantasia como D&D por exemplo.


Sim, exatamente como dizem de Harry Potter : mais facil de ler = melhor!
O SdA seria GURPS
MAs se vc gosta de coisas rapidas como HP, deve criar uma nova ambientação, não consegue???
É PQ ele é uma *****!!!!
C só joga idade média, a não ser que compre suplementos com ambientação pronta (EUA= preguiça)
E pq o D&D é melhor????
Jogar D&D é como jogar Caxeta!!!(ofendendo o jogo de baralho)
Fala D&D é melhor agora, GURPS rlz , D&D *****!!!!


_______________
I´m your daddy.


Vossa magia és fraca...
Se vossa pessoa tentar compara-la á minha...
Direi que vosso povo não és um povo digno, pois hão de ter meros e insanos magos fracos...
*Halk - My characther in RPG games
 
Que comparação horrível.
SDA eh milz vezes melhor pq ele eh mais bem escrito, a historia eh melhor, tem uma profundidade muito maior etc etc etc.
Ateh pq simplicidade e facilidade são coisas totalmente diferentes.
Além do mais meu caro "gandalf the master" (ofendendo o personagem), tu ja te confundiu todo.
Estamos falando de sistemas de regras, e não de ambientação.
O D20 é um sistema genérico como o Gurps. Só que no GURPS, tu te prende muito às regras, o jogo eh focalizado nelas, tanto que tu joga Gurps Isso, Gurps Akilo etc. No D20 não existe isso, pois o jogo eh suave, e o sistema fica em segundo plano, dando mais espaço para o que importa, que eh a interpretação, por isso a gente joga D&D, star wars, spycraft, call of cthulhu etc. O d20 não se preocupa com coisas mediocres e q são uma grande perda de tempo, coisas abordadas pelo gurps.
O D20 eh sistema de regras para Fantasia, não apenas medieval. Star Wars eh uma Fantasia, porém futurista, e por isso usa o D20. Dizer que eh um sistema para de idade média eh não saber do que esta falando.
GURPS tem a pretensão de querer ser completo e abordar regras para tudo, mas eh obvio que eh impossivel simular a realidade com simples regrinhas, entaum o GURPS acaba sendo ateh cômico de tão ruim.
Você fala de suplementos, bom o Gurps tem centenas de suplementos de todos os tipos de ambientações. Provavelmente o unico que preste eh o Illuminati e olhe la, nao pelas regras, mas pela ambientação.

_______________
I´m your daddy.
 
> Um sistema que se preze não precisa de duas técnicas de combate, uma simples para iniciantes e uma complicada e realista para experientes.

Um sistema que se preza oferece a maior quantidade possível de possibilidades a seus jogadores. O próprio AD&D tinha regras opcionais de combate, ferimentos e morte. A diferença é que vinha num SUPLEMENTO (que não lembro o nome, acho que Combat & Tactics), o do GURPS vem no LIVRO BÁSICO. Ou seja, menos $$$ para gastar e ter um sistema com mais possibilidades.

> Um bom sistema de RPG une os dois casos, o que é o caso do d20. Tá falando em suplementos caça-níqueis? E os milhares de suplementos inúteis lançados pra gurps? Eu ja vi gurps jamaica e gurps bunnies e outra coisa que nao me vem na mente agora...

Bobagem. Chamar um livro de "inútil" é, no mínimo, precipitado. O Oriental Adventures do d20 é inútil p/ mim, porque eu detesto cenário japonês, mas é muito bom para muitas pessoas. Por outro lado, muitos jogadores de AD&D consideram o al-Qadim um cenário descartável, enquanto eu acho que é o melhor e mais coerente que a TSR já fez.

Isso vai depender do que o grupo quer. O GURPS é bom porque oferece uma gama tão ampla de possibilidades, usando o mesmo sistema, que é possível encontrar até coisas insólitas como o GURPS Bunnies & Burrows. Mas só para constar: este é um suplemento antigo, de 1987, fora de publicação a muuuuito tempo, que não reflete de nenhuma forma a atual política da SJGames. É um daqueles livros que a editora se arrepende de ter publicado, tipo o Rage Across Amazon,

E o GURPS Jamaica não existe.

> terceiro: o d20 ganha grana pq é bom. se fosse uma porcaria não estaria fazendo tanto sucesso.

O d20 ganha por causa de seus cenários e ambientações. Nenhum sistema se mantém baseado em suas regras. O expansão do GURPS se deu devido a seus suplementos diferentes da temática medieval, até então quase unânime (por volta de 1988); a expansão de Vampiro se deu devido à sua ambientação coerente e elaborada. Já ficou bem claro, para as editoras de RPG, que o que conta é o cenário. Se as regras não forem muito complicadas, os jogadores aceitam. É como um vídeo-game: se não for complicado de jogar, e tiver uma excelente história e evolução, faz um grande sucesso.

O tamanho do módulo básico do GURPS é, infelizmente, ameaçador aos principiantes. O sistema básico em si é muito simples, baseado em testes com 3d6, mas o livro oferece muitas regras opcionais. Se, por um lado, isso é uma tremenda vantagem (não tem que ficar comprando "Guia do Jogador" e tudo o mais), também leva a falsos pré-conceitos de que o sistema é complicado.

Tanto isso é verdade que existe o Mini-GURPS p/ provar. Quer coisa mais simples que aquilo?

> quinto: não é o sistema que é hack & slash. é o mestre.

Você está parcialmente correto. De fato, o Mestre é quem determina o ritmo e o andamento do jogo, bem como seu foco. No entanto, o sistema d20 estimula, SIM, o combate, com duas regras: experiência por inimigo morto e pontos de vida cumulativos com níveis. Só essas duas regrinhas já são um estímulo ao combate, não há a menor dúvida - fora os outros bônus de classe e etc etc etc. As aventuras prontas também possuem um amplo apelo a este aspecto.

Isso não significa, é claro, que a aventura de combate seja ruim. Como a Dragão Brasil cansou de dizer, interpretação x porrada são apenas estilos diferentes, nenhum é melhor ou pior que o outro. Discutir isso é como discutir religião e futebol: inútil.

> E falando em buraco no sistema.. gurps é uma peneira... bota 18 em dex e em iq e compra tudo a custo zero....

SE você conseguir ter IQ 18, tudo bem. Mas infelizmente você esqueceu que uma pessoa "normal" possui de 30 a 50 pontos, um heróis de 100 a 150, e um atributo de 18 custa, sozinho, 125 pontos. É impossível uma pessoa comprar isso, e o herói terá que sofrer para conseguir, especializando totalmente no aspecto mental. Isso porque, mesmo gastando 125 pontos em IQ, por exemplo, você vai ter que comprar as perícias (se não quiser usar todas com NH 12 ou 13), e muitas delas não tem pré-definido; ou seja, ou compra, ou não usa. Dá para contar nos dedos as pessoas que, em toda a História, tiveram IQ maior que 18.

Posso dar um exemplo de um deles: Stephen Hawking, que sofre de esclerose múltipla, só mexe três dedos, fala por um sintetizador e é um gênio de marca maior, o único a ocupar a cadeira Lucasian Professor of Mathematics na Universidade de Cambridge, cujo último ocupante foi ninguém menos que Isaac Newton. Se fosse para colocar numa ficha de GURPS, seria um personagem assim: IQ altíssima, NH mental altíssimo, físico pífio.

Um personagem assim seria difícil de jogar (na maioria dos casos), mas É POSSÍVEL. O GURPS prima neste aspecto: TUDO é possível, mas com um CUSTO. Quer ser especializado? Dá. Um faz-tudo? Também dá.

> O d20 usa dados diferentes pra danos diferentes, ou tu prefere que uma adaga tenha o mesmo dano de uma espada?

Mas não são necessários vários dados diferentes para isso. Só o AD&D usa dados diferentes para dano de espada, adaga e alabarda. Todos os outros sistemas famosos usam um único TIPO de dado (d6 no GURPS, d10 no Vampiro, d12 no Dominion), mas com modificadores (ou vários dados).

> Outra: o gurps não é novinho não... ele já tá no mercado faz tempo.. pq ele não faz tanto sucesso quanto o D&D? pq ele é uma porcaria.

Porque o D&D sempre teve os cenários mais acessíveis. De novo, o sistema é influência menor (apesar de não ser totalmente livre de responsabilidade) - o que conta, MESMO, são os cenários. É fato comprovado, e a White Wolf taí para provar. O D&D sempre teve os cenários mais acessíveis e populares, pois sempre há um "quê" de aventura Hollywoodiana neles e porque sempre teve mais aventuras-prontas.

Fato: mais de 70% dos jogadores de RPG, nos EUA, só jogam aventuras-prontas. Incrível, não? Ou seja, o sistema que oferecer a maior quantidade delas, e as mais divertidas, é o vencedor. O GURPS adotou, desde o início, uma linha diferente: oferecer livros com muitas opções, de cenários e regras, para que o jogador pudesse fazer o que quisesse. O sistema também teve suas aventuras-prontas, mas foram um segmento pouco explorado pela SJGames - mesmo porque o público-alvo sempre foi um pouco diferente.

E antes que você fale do Vampiro, que também não tem muitas aventuras prontas, ele também não conseguiu sequer arranhar a liderança do D&D. Ao seu modo, o Storyteller conquistou mercado na década de 90 do mesmo modo que o GURPS na de 80.

> COmo eu te disse, existem diversos tipos de armas. QUem paga 60 reais por um livropode desembolsar mais um pouquinho pros dados. Q bobagem essa paranóia corporativista em relação a dados...

Seria uma bobagem, se não estívessemos no Brasil. O problema, meu caro, é que é MUITO DIFÍCIL achar dados que não sejam de 6 lados neste país. Eu sei que isso vai parecer bobagem pra você, porque você mora em Porto Alegre, mas tente achar um d20 em Angra dos Reis, Taubaté ou até Viçosa... Eu moro em Vila Velha, e aqui NÂO VENDE dados de várias faces.

Só há um único lugar por perto que vende, em Vitória, mas eu só o conheço porque, alguns anos atrás, eu jogava Magic lá. Se eu fosse um iniciante que ouviu falar de RPG, leu a Dragão Brasil e comprou o Livro do Jogador na livraria, eu estava perdido - e se eu morasse mais no interior, digamos em Cachoeiro de Itapemirim, eu teria que vir até a capital do Estado para comprar, ou encomendar por uma nota na Forbidden Planet, enquanto que os d6 eu posso usar os do War... entendeu o problema?

> E o gurps tá a bastante tempo no mercado, tempo suficiente pra ter se consolidado com tanta força ou quase quanto o d&d. Pq não consegue? repito: pq é uma porcaria.

Ledo engano. É porque o D&D foi o primeiro RPG, ao ponto de, até o fim da década de 80, AD&D e RPG representarem a MESMA COISA para os jogadores (e não estou falando dos leigos). Muitos, mas muitos fãs do D&D, nos EUA, vêm dessa época.

Dois fatos corroboram minha afirmativa:
1- A média de idade entre os jogadores, lá, é bem mais alta que no Brasil (de quatro a cinco anos). Muita gente que pegou o AD&D na década de 80.
2- A preocupação da TSR, nos últimos anos, de atrair jogadores mais novos. Seus executivos perceberam que o público era extenso, mas não crescia. Iniciativas como o First Quest foram neste sentido.

E também por ter AVENTURAS PRONTAS a rodo. Como eu já disse, cerca de 70% dos jogadores de RPG, lá, só usam elas. E o GURPS usou uma linha diferente de lançamentos: enquanto o D&D dava tudo mastigadinho, o GURPS se preocupava em dar opções. Linhas diferentes, mercados diferentes (o público-alvo do GURPS É diferente do D&D, porque desde o início o Steve Jackson sabia que não poderia competir com o colosso da TSR. É como se um grupo de programadores universitários resolvessem competir com a Microsoft - pura burrice).

> E quanto à auto limitação, eu e meu grupo usamos todas as regras do d20 pra jogar dd, e o jogo rola numa boa...sem apelações e, diferente do gurps, com uma bela agilidade...

Quero ressaltar que o sistema de combate de d20 é mais ágil porque, como já expliquei, é um sistema mais voltado para esse aspecto. Mas o GURPS NÃO é voltado para combate (ou pelo menos, não deveria), porque morrer é MUITO mais fácil. Em todas as outros tipos de testes, os dois sistemas são igualmente ágeis.

> O gurps pode englobar quase tudo, mas nada com profundidade.... é o maior problema do sistema..

Bobagem. Isso depende dos suplementos, o sistema em si não tem nada a ver com isso. E me desculpe, mas os suplementos de GURPS conseguem, sim, atingir um bom nível de profundidade. Mas se você está se referindo ao Módulo Básico, devo lembrá-lo que o próprio livro se auto-intitula um "conjunto de regras para jogar o que quiser", e não um mundo pronto. E ele é BEM profundo naquilo que se propõe, tanto que todo mundo acha que tem regras demais.

> o segundo maior é o sistema em si, que é uma porcaria, mas aí é outra história...

Se você não gosta, é sua opinião. Infelizmente, uma atitude preconceituosa como essa o cega para as qualidades do sistema, que é seu sistema de pontos-de-personagem e a Curva de Bell dos testes com 3d6.

É ridículo, porque nenhum sistema é perfeito o bastante, e nenhum é tão ruim que não se possa aproveitar alguma idéia boa. Porque se fosse realmente ruim, não sobrevivia 16 anos num mercado ALTAMENTE competitivo (menos para a TSR, é claro) - apesar do que eu disse sobre as regras serem um fator menor no sucesso do sistema, elas ainda SÃO um fator (e é por causa delas que sistemas como Demos Corporation não foram para frente).

> Só que no GURPS, tu te prende muito às regras, o jogo eh focalizado nelas,

Mentira. Você só foca nas regras se QUISER. Mas SE você quiser, o sistema te apóia. Se não, não há o menor problema: o próprio livro afirma que, para jogar, basta ler até o capítulo 13 (onde ensina o sistema básico de combate) e pronto, você joga o que quiser. E o Mini-GURPS é mais ou menos o Módulo Básico até o Capítulo 13, e se você disser que o Mini-GURPS é voltado para regras, é porque nunca sequer leu nada sobre ele.

> tanto que tu joga Gurps Isso, Gurps Akilo etc.

E no D&D você joga Forgotten Realms, Oriental Adventures, Greyhawk, Dark Sun... e cada um deles tem suas particularidades de cenário E DE REGRAS, exatamente como os suplementos de GURPS.

> No D20 não existe isso, pois o jogo eh suave, e o sistema fica em segundo plano, dando mais espaço para o que importa, que eh a interpretação,

Isso é pura bobagem, a interpretação depende do JOGADOR e não do sistema (por mais que o pessoal de Vampiro fale o contrário). E o sistema NÃO fica em segundo plano, porque os persoagens de D&D possuem muitos bônus em coisas específicas e particularidades: ou seja, se um mago não pode usar uma armadura pesada, é porque o SISTEMA não deixa, e não porque o jogador está representando "melhor" (mesmo porque não há nada, a princípio, que impeça os magos de usar armaduras).

> por isso a gente joga D&D, star wars, spycraft, call of cthulhu etc. O d20 não se preocupa com coisas mediocres e q são uma grande perda de tempo, coisas abordadas pelo gurps.

Infelizmente as "coisas medíocres" para você podem ser importante para outras pessoas. Se calcular o tempo necessário para cavar um buraco é importante para uma determinada pessoa ou grupo, QUEM É VOCÊ, caro Whoosier Daddy, para dizer o que é "medíocre"? Nem você, nem eu, nem ninguém pode dizer aos outros o que é bom ou ruim, cada um tem que saber o que é melhor para si.

Portanto, se uma dessas suas "coisas medíocres" é importante para outra pessoa, o sistema PRECISA dar suporte a ela. O GURPS faz isso muito bem, e seu módulo básico chega a ser assustador por causa da quantidade de regras opcionais. É a pessoa quem irá decidir o que é ou não importante, e o sistema precisa dar apoio ao que ela julgar. Não por outro motivo o AD&D tinha suplementos com regras alternativas para magia e combate, porque era uma "coisa medíocre" que outras pessoas achavam importante.

> O D20 eh sistema de regras para Fantasia, não apenas medieval. Star Wars eh uma Fantasia, porém futurista, e por isso usa o D20. Dizer que eh um sistema para de idade média eh não saber do que esta falando.

É um pensamento limitado. O d20 pode muito bem ser um sistema para Fantasia, Ficção Científica, Realismo ou o que for, contanto que os mestres o modifiquem e que a TSR de algum tipo de suporte para aqueles que buscam por algo diferente, mas não querem largar o sistema.

> GURPS tem a pretensão de querer ser completo e abordar regras para tudo, mas eh obvio que eh impossivel simular a realidade com simples regrinhas, entaum o GURPS acaba sendo ateh cômico de tão ruim.

Isso é ÓBVIO, e é tão óbvio que o próprio livro admite não "ser perfeito". Mas todas as regras a que você se refere são opcionais; como eu já disse, o sistema básico é algo próximo do Mini-GURPS, e ele não tenta "abordar regras para tudo".

Quanto a "impossivel simular a realidade com simples regrinhas"... foi uma afirmação absolutamente infeliz, porque TODOS os sistemas "simulam a realidade com simples regrinhas". Não é por outro motivo que o D&D tem Força, Destreza, Carisma e etc., e o Vampiro tem Manipulação, Aparência e tudo o mais. São todos simulacros da realidade, cada um a seu modo. Ser uma realidade perfeita é impossível para qualquer um deles, e o GURPS não se propõe a "ser como o real", mas sim a ser "o mais realista possível". Há uma diferença abissal.

> Você fala de suplementos, bom o Gurps tem centenas de suplementos de todos os tipos de ambientações. Provavelmente o unico que preste eh o Illuminati e olhe la, nao pelas regras, mas pela ambientação.

Ridículo. Você nunca leu GURPS Celtic Myths, Special Ops ou Voodoo. Foi uma afirmação altamente preconceituosa e idiota; é como se eu dissesse que, provavelmente, toda a linha Dark Sun é um lixo, sendo que eu só li um suplemento (o Psionic Artifacts).








Edited by - Cardeal Setzer on 16 March 2002 09:28:40

Edited by - Cardeal Setzer on 16 March 2002 09:31:03
 
Falo bem!!!!!!!
GURPS = Picanha congelada
D&D = Musculo pronto
Como EUA é preguiça, les preferem pegar o musculo pronto, do que a bela picanha congelada!!!!!
No D&D vc tb se prende as regras!!!
Porque meu mago não pode usar essa rmadura que protege ele???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Porque meu guerreiro não pode ser um ilusionista???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Porque meu Clérigo não pode usar esse machadão dos anões???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Porque meu Bárbaro não pode ser inteligente???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Qualquer mago em q der na telha de botar um cota de malha completa, um laudel , e uma pulseira do Nirvana pode no GURPS!!!!
E no D&D não...
Sabe pq???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Vossa magia és fraca...
Se vossa pessoa tentar compara-la á minha...
Direi que vosso povo não és um povo digno, pois hão de ter meros e insanos magos fracos...
*Halk - My characther in RPG games
 
Clap, Clap, Clap...

Onde é que eu assino?

"Saberás a ciência há muito secreta
Dos cinco que saíram do solo distante
Um só voltou. Os Outros não mais
Trilharão a Terra-Média sobre a tutela dos homens
Até a Dagor Dagorath e o Destino chegar."

Edited by - Incánus on 16 March 2002 13:51:08

Edited by - Incánus on 16 March 2002 13:55:38
 
quote:
Falo bem!!!!!!!
GURPS = Picanha congelada
D&D = Musculo pronto
Como EUA é preguiça, les preferem pegar o musculo pronto, do que a bela picanha congelada!!!!!
No D&D vc tb se prende as regras!!!
Porque meu mago não pode usar essa rmadura que protege ele???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Porque meu guerreiro não pode ser um ilusionista???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Porque meu Clérigo não pode usar esse machadão dos anões???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Porque meu Bárbaro não pode ser inteligente???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Qualquer mago em q der na telha de botar um cota de malha completa, um laudel , e uma pulseira do Nirvana pode no GURPS!!!!
E no D&D não...
Sabe pq???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Vossa magia és fraca...
Se vossa pessoa tentar compara-la á minha...
Direi que vosso povo não és um povo digno, pois hão de ter meros e insanos magos fracos...
*Halk - My characther in RPG games


Viajou bonito....
1. Porque meu mago não pode usar essa rmadura que protege ele???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!
Pode sim. só q determinadas armaduras atrapalham o mago. tu acha que é assim pra fazer altos gestos usando uma full plate mail? num é nao.. tu mal pode se mexer numa coisa daquelas....

2.Porque meu guerreiro não pode ser um ilusionista???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

E multiclasse serve pra q? claro q pode!

3.Porque meu Clérigo não pode usar esse machadão dos anões???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

várias divindades te permitem usar armas de corte...

4.Porque meu Bárbaro não pode ser inteligente???
PQ O SISTEMA NÃO DEIXA!!!

Quem foi q diusse isso?


No! I ll never turn to the dark side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
Me nego a continuar essa discussão inútil, tão inútil quanto próprio GURPS.
Não sei o que é pior, o Gurps, ou o fato de pessoas jogarem Gurps.
D20 eh melhor, e mesmo akeles que nao gostam de D20 sabem que ele eh THE BEST.

_______________
I´m your daddy.
 
> Me nego a continuar essa discussão inútil, tão inútil quanto próprio GURPS.

Excelente! Nenhuma discussão merece opiniões tão preconceituosas. Como o próprio adjetivo já diz, é um PRÉ-conceito, ou seja, aquilo que se imagina sem conhecimento de causa. Numa palavra, e velho e bom "achismo", baseado no que "ouvi dizer" e etc etc etc.

> Não sei o que é pior, o Gurps, ou o fato de pessoas jogarem Gurps.

É evidente que esse tipo de atitude, além de burra, é extremamente perigosa. Corre-se o risco de começar a odiar as pessoas pelo fato delas jogarem, gostarem ou praticarem X ou Y (neste caso, o sistema GURPS). Odiar o fato de pessoas diferentes terem O DIREITO de gostar de coisas diferentes é o primeiro passo para odiar a pessoa em si, rumo a uma mentalidade fechada, segmentária e maniqueísta.

> D20 eh melhor, e mesmo akeles que nao gostam de D20 sabem que ele eh THE BEST.

Os pré-conceitos continuam. Aqui, fica nítido a total falta de visão sobre existirem pessoas diferentes com GOSTOS DIFERENTES. É lógico que existem pessoas que adoram o d20, o GURPS ou o Storyteller, bem como as que os execram. Não se engane imaginando que seu sistema preferido é reconhecido por todos, pois felizmente o ser humano é heterogêneo o suficiente para não gostar das mesmas coisas que os outros.

Sempre existirão opiniões diferentes, não importa o quão "perfeito" algo possa parecer. Portanto, discussões são absolutamente saudáveis, pois trocar idéias é sempre uma forma de aprimorar as suas próprias idéias. Mas neste caso, fica evidente que você não está trocando idéia nenhuma, apenas cospe as suas na cara de quem não gosta, e não absorve nada, se fechando em suas próprias opiniões. Isso não é discutir, é radicalizar.

Por isso, fico feliz que "se recuse" a continuar. Com afirmações deste nível, acabaram quaisquer argumentos inteligentes e sobrou apenas a raiva e a teimosia.



Edited by - Cardeal Setzer on 17 March 2002 22:42:23
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo