• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG O Senhor dos Anéis em D20 ou CODA?

Pois é, é erradíssima essa identificação limitando o d20 ao D&D, quando o D&D é só a ponta do iceberg que dá de 10000000000000 a 0 no CODA.
 
O Iceberg, exatamente isso! Skywalker, você tem toda a razão... como um navio manobrável, magnífico, poderia superar o seu iceberg congelado icosaédrico de sistema engessado? Sinceramente, eu repito o que disse: entre passar quase todo o CODA para d20 e depois adaptar e adaptar o CODA, eu fico com a 2ª...
 
Há uns 2 meses atrás eu comecei a pensar em uma palestra sobre RPG na Terra-média e, ao longo do tempo em que a desenvolvi, fui chegando à conclusão de que o look and feel da Terra-média é ditado mais pela capacidade do mestre perceber como funciona a narrativa tolkieniana do que o sistema de regras em si. Saber que um elfo não pode obter um sucesso duradouro, por exemplo, é essencial para ditar como será o jogo.

Por enquanto, eu acho que seria injusto com o KADU e o Sky eu dar uma opinião sobre o SdA d20, porque eu li apenas na época a 1ª edição. Mas eu posso dizer que os atributos que eu mais gosto no CODA são o sistema de magias, o sistema de perícias e o sistema de dano. É inegável que é um mish mash de D&D, GURPS e Storyteller, mas me parece que tudo foi posto na medida (quase) certa para o mundo de Tolkien.


Tenn' enomentielva!
 
O d20 não é só D&D. Mas eu nunca joguei nenhum jogo com d20 sem ser D&D, então falo do que sei; e (na minha opinião), pela própria proposta, ele é um sistema próprio para fantasia medieval. Eu não consigo pensar no sistema de ataque, CA e dano do D&D para armas de fogo, nem em um jogo de ficção científica com esse sistema de perícias (bom, Star Wars está mais para fantasia que o normal, então talvez dê, nunca tentei).

Agora, o CODA foi criado para Star Trek, não para o SdA. O fato é que eu já li boa parte do livro de Star Trek RPG, e o sistema não funciona lá muito bem para essa proposta. Não se adapta. O CODA é, para mim, o sistema para o SdA e só.
 
O d20 não é só D&D. Mas eu nunca joguei nenhum jogo com d20 sem ser D&D, então falo do que sei; e (na minha opinião), pela própria proposta, ele é um sistema próprio para fantasia medieval. Eu não consigo pensar no sistema de ataque, CA e dano do D&D para armas de fogo, nem em um jogo de ficção científica com esse sistema de perícias (bom, Star Wars está mais para fantasia que o normal, então talvez dê, nunca tentei).

Agora, o CODA foi criado para Star Trek, não para o SdA. O fato é que eu já li boa parte do livro de Star Trek RPG, e o sistema não funciona lá muito bem para essa proposta. Não se adapta. O CODA é, para mim, o sistema para o SdA e só.
Assino embaixo! Skywalker, diga-me aonde há um d20 não D&D e me expliwue porque ele funcionaria com a TM... Se for para criar tudo do zero quando uma adaptação dá QUASE que os mesos resultados, e com igual eficiência, não faz sentido...
 
Discordo, Dain. O d20, por ser um sistema consideravelmente superior ao CODA, é garantia de um resultado melhor. Claro, se tu pegar e olhar o resultado do CODA e o do d20 tu vai achar os dois iguais. Mas na hora do vamos ver, com os dados rolando, é aí que tu nota a superioridade do d20.
 
Bom, eu peguei o resultado de vocês e achei indiscutívelmente inferior, para não dizer desgostoso de se ler... Mas se você está querendo comparar, vs 3d&T leva de 10-0... Me dê um d20 não D&D decente e conversaremos...
 
É, era o que eu tava pensando. Vocês estão confundindo d20 com D&D. O d20 não tem sistema de magias, tu pode criar qualquer um. Assim como colocar pontos de coragem (como no Arcana Evolved) e criação de personagem mais "aberta", como no Mutants & Masterminds. A diferença é que o d20 é BEM mais equilibrado que o CODA.

Problema é que ai estamos falando de um "esqueleto" que pode ser modificado. Diferente até de GURPS pq envolve mexer em ainda mais regras. Não é a mesma coisa.
 
Discordo, Dain. O d20, por ser um sistema consideravelmente superior ao CODA, é garantia de um resultado melhor. Claro, se tu pegar e olhar o resultado do CODA e o do d20 tu vai achar os dois iguais. Mas na hora do vamos ver, com os dados rolando, é aí que tu nota a superioridade do d20.


Pra mim a unica superioridade que vejo é a graça dos dados diferentes sendo rolados, nada mais...
 
Ei sei que gosto cada um tem seu, mas vamos com calma.

Eu até curto o coda, acho divertidinho, mas ele na prática tá mais pra um protótipo de sistema que um sitema finalizado. Com uma olhada mais apurada e crítica você percebe diversos furos no sistema, que no fim, pode comprometer o jogo. O sitema tem até mtas coisas legais, mas parece que o livro foi acabado as pressas.

O sistema em ci pode funcionar, mas o fato dele ser "funcional" não o torna mecânicamente bom. Analisando a matemática do sistema vendo que ela tá mal formulada, ou mal acabada como eu disse. D&D-d20 pode ter suas falhas, todos os sitemas tem, mas ainda assim sua mecânica, sua matemática, está mais "madura", mais bem estruturada que a do coda. E se você pegar o sitema d20 (não o D&D e sim o seu esquelto, que é o d20) e alterar, você facilmente chega a resultado que acaba funcionando melhor que o CODA.

Enfim, resumindo, analisando e comparando matematicamente ambos os sitemas (coda e d20) dentro de uma mesma proposta, creio que o d20 ainda é, mesmo com suas falhas, bem melhor e funcional que o coda.

Talvez se revisassem o coda, lançassem uma outra edição, poderiamos ter algo que fosse realmente mecanimanete bom, mas, pelo visto, a decipher (editora do coda) foi pro limbo, levando consigo, o coda.
 
Última edição:
Tahhhh, o D20 pode até ser melhor, mas se você for um mestre conciente, preparado para lidar com os possíveis problemas do sistema, é só usar o bom senso que tudo se encaixa por exemplo: As armas são furadas use testes de fadiga mais frequentes para sertos tipos de equipamentos e etc...
No meu grupo fizemos poucas adaptações, que até são sugeridas pelo livro, e o jogo corre perfeitamente.
 
Mas aí eu pergunto: Entre arrumar os furos de um sistema e usar outro sistema que não tem esses furos, qual o melhor?
 
Creio que o D&D (principalmente 3.5) é focado e acostuma o jogador no matar e pilhar.
Já o SdA CODA se foca na interpretação, uma vez que, por exemplo, o sistema não se preocupa em deixar os personagens equilibrados e confia no bom senso do jogador (e do mestre). Não é à toa que o melhor capítulo é destinado à interpretação.
 
CONCORDO!!! Também achei que o melhor capítulo se trata interamente dos elementos da campanha, como a interpretação de uma crônica épica e narração. E há outro fato que devemos levar em consideração, em minha opinião, o Coda é INTEIRAMENTE ligado ao Senhor dos Anéis, não adianta tentar anexar os fatos ocorridos na TM a outro sistema.
 
Sky, é preciso considerar que, se o d20 não tivesse (muitos) furos, não lançariam tantas reedições. É só ver: quando saiu a 3E, tinha tanto problema que lançaram todo um novo conjunto de livros, porque era mais fácil. E mesmo que você diga, como eu sei que vai, que d20 não é só D&D, o sistema é em si highpower, highmagic. Não sei se isso acontece na mesa dos outros, mas, quando eu jogo SdA CODA, em comparação com o D&D (principal representante do d20), os personagens são mais "integrados" ao mundo, não algo super especial, o que bate com SdA, porque o único mais poderoso mesmo lá é o Gandalf. E adaptar o d20 para essa situação é muito difícil.
 
Uma coisa que eu aprendi à medida que eu jogo é que não existe um sistema que realmente prejudique o roleplay. D&D certamente tem um combate melhor, mas isso não quer dizer que isso incentive o hack'n slash. O único fator em que o CODA realmente supera o D&D é adequação ao cenário...
Quanto às falhas do D&D, o CODA merecia bem mais uma edição 1.5... Corrigindo as falhas mecânicas, acho que ficaria bem bacana, e não precisava nem de mudanças radicais na base da mecânica. O sistema não é ruim (é inclusive muito parecido com o do D&D 3.5), mas o fato é que o D&D (em parte devido ao suporte constante, com muitos suplementos de qualidade) é superior. Principalmente a 4E, que está um patamar acima de qualquer outro sistema.
 
Mas o CODA também é um sistema "genérico", como o D&D, tanto é que ele é utilizado pro RGP Star Trek... então nem cola essa de que o CODA é "mais SDA que o d20".
 
Mas aí é que tá. O CODA do Star Trek é bem diferente, e sinceramente, é uma merda. Os elementos bons que o SdA CODA tem, como o sistema de magias, não tem no Star Trek. É bem mais confuso (e nem é porque eu sei menos sobre Star Trek que sobre o SdA...), não consegue captar a atmosfera do seriado... Não cheguei a jogar, mas pelo que eu vi do livro não deu nem vontade.
Agora, quando eu vi o livro do CODA (bem, antes de ter conhecido o D&D), eu me empolguei na mesma hora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo