• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Romance perdido de Saramago chega segunda às livrarias do Brasil

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O romance "Claraboia", escrito nos anos 50 pelo escritor português José Saramago (1922 - 2010), chega às livrarias do Brasil e de Portugal na próxima segunda-feira.

O anúncio foi feito nesta manhã na Feira de Frankfurt pela diretora da editora Alfaguara, Pilar Reyes, que comprou os direitos para publicar a obra em espanhol em breve.

Prêmio Nobel de Literatura em 1998, Saramago enviou o esquecido romance para sua editora pouco após escrevê-lo, mas a obra nunca chegou a ser publicada.

11168577.jpeg

Livro de José Saramago escrito nos anos 50 será lançado no Brasil na semana que vem

Como o escritor português não havia guardado uma cópia do livro, o manuscrito acabou perdido nos arquivos da editora que, na década de 80, encontrou o romance em uma mudança.

Como nos anos 80 o escritor português já era consagrado, a editora demonstrou enorme interesse em publicar o romance. No entanto, Saramago não autorizou a publicação.

Aparentemente, o escritor temia que o romance, escrito há 30 anos, não tivesse nada a ver com ele, embora tenha afirmado posteriormente que ainda se identificava com a obra. Mesmo assim, Saramago insistiu em não publicar, dando opção aos seus herdeiros para que publicassem a obra após sua morte, ocorrida em junho de 2010.

"Claraboia" aborda a história de uma casa e está escrita com uma linguagem mais convencional do que a maioria das obras posteriores de Saramago.

Apesar de a edição impressa chegar às lojas somente na segunda-feira, uma edição digital já está disponível na internet.

Fonte
 
Última edição:
Saramago foi duplamente ingênuo (para não dizer burro): primeiro, ao não guardar consigo uma cópia do próprio livro (isso não se faz, gente, em hipótese alguma); segundo, e em consequência disso, ao se limitar em tentar uma única editora para publicação (isso também não se faz; se uma nega ou não dá retorno, tentam-se outras).

E a editora em questão foi muito burra por não perceber a qualidade do material que tinha em mãos... E mais burra ainda por tê-lo "perdido" na sua bagunça.

Apesar de que o Saramago já tivesse escrito e publicado um livro antes ("Terra do pecado", dizem que um fracasso...), este "Claraboia" é ainda assim, de certo modo, um livro de principiante. Saramago tinha recém 30 anos quando o escreveu.
E ó, mesmo não tendo ainda todas as características que o consagrariam décadas depois, já há ali em "Claraboia" um domínio na técnica narrativa e na psicologia das personagens que faria inveja a muuuuito escritor iniciante e experiente. É uma leitura deliciosa do início ao fim. Caralho, fez inveja a mim. :lol:


É também uma boa introdução à obra do Saramago, para quem se intimida com as sentenças superlongas e as divagações narrativas que ele depois desenvolveu. :joinha: Selo Calib Aprova.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo