• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rock Progressivo!

• Criador do tópico Criador do tópico Thico
  • Data de Criação Data de Criação
Mithrellas disse:
Hm...de progressivo, o que eu mais gosto é Pixies e Beck.

Beck e Pixies progressivo???

Eu sei que esses conceitos são muito relativos, dependendo muito de quem está ouvindo, do que conhece de música e tal, mas para mim Pixies é Rock Alternativo (ou "indie", se preferirem) e Beck é Experimental, sem uma identidade própria.

O problema com esses conceitos (rock progressivo progressivo, metal progressivo, experimental e etecetera) é que os limites entre eles são muito diferentes na cabeça de cada um, aí gera essa confusão...

FendiOrc

eu tava escutando a Radio que só toca Progressivo (Aural Moon)

bom, me deparei com Mutantes. Tava tocando Mutantes.
Mutantes é prog?

Ash Nazg disse:
Mutantes é prog?

Há os que digam que sim, há os que digam que não.

No entanto, eu já ouvi na Aural Moon coisas que provavelmente são bem menos prog. do que Mutantes... Não que a rádio seja ruim, pelo contrário, mas procurando bem na playlist deles você encontra cada coisa... :-)

bom, eu não conheço muitas bandas de progressivo.

as unicas são:
- Yes, uma banda que eu adoro pra cramba. meu amigo me emrprestou o Close to the Edge e, pqp, como é bom. A And You And I é linda.
- Rick Wakeman´. Esse sim é O cara. Meu pai tem o Journey to the Center of the Earth e eu ouvi o Six Wives of Henry VIII. Meu, a Catherine Howard é uma das melhores músicas que eu já ouvi. Eu tenho até o DVD dum shou que teve em 96 em Buenos Aires. muito bom. Tem a Lancelot and the Black Night, Catherine Howard, Catherine of Aragon, Journey To the Center of The Earth, Catherine Parr, Merlin the Magician, Buried Alive (essa quem canta a versão em estúdio é o Ozzy OSbourne), 1984 e Starship Trooper do Yes. infelizmente são as unicas m´´usicas que eu conheço
Jethro Tull - essa tmb é muito boa. fui no show deles que teve dia 20 de março. Adoro esses caras
Rush - só conheço a Tom Sawyer e Fly by Night, mas mesmo assim gosto bastante das duas

ex disse:
Ash Nazg disse:
Mutantes é prog?

Há os que digam que sim, há os que digam que não.

No entanto, eu já ouvi na Aural Moon coisas que provavelmente são bem menos prog. do que Mutantes... Não que a rádio seja ruim, pelo contrário, mas procurando bem na playlist deles você encontra cada coisa... :-)
Ouca a música Jardim Elétrico que ela tirará todas as suas súvidas sobre Mutantes ser prog ou não. E eu digo: é muito prog! :mrgreen:

E Aragorn, son of Arathorn, só pra efeito de informação, o Rick Wakeman foi tecladista do Yes na fase áurea dos anos 70. :wink:

Ruby Moon £ disse:
E Aragorn, son of Arathorn, só pra efeito de informação, o Rick Wakeman foi tecladista do Yes na fase áurea dos anos 70. :wink:

é, eu tô ligado. :) e não só nos anos 70. Eu acho que ele voltou pro Yes recentemente. eu tinha lido isso em algum lugar. se eu lembrar onde foi eu ponho aqui.

ah outra banda que eu gosto e tinha esquecido é o Emerson, Lake and Palmer.
só ouvi um CD deles, "Welcome Back My Friends To The Show That Never Ends". é um CD ao vivo. eu nem sei o nome das múscias. sei que tem uma de 37 minutos que é absolutamente foda.

Jethro Tull - essa tmb é muito boa. fui no show deles que teve dia 20 de março. Adoro esses caras
Se foi!!!
De Rock Progressivo além do Tull tbm gosto do Rick Wakeman, algumas coisas do Yes, e comecei a ouvir e to gostando de ELP. E é lógico Genesis que eu adoro!!!

O Jardim Elétrico lembra mais algumas coisas que bandas de hard estavam fazendo naquele periodo do que progressivo. Algumas músicas dos Mutantes realmente são progressivas, então a banda pode ser considerada do estilo, ainda mais levando em conta a abrangencia do gênero.

Eu prefiro o Mutantes como um rock eclético que beira o progressivo do que eles tentando soar realmente progressivos. Acho que eles não usavam muito bem o Moog :P

Comprei o Electric Guitarist do guitarrista John McLaughlin hoje e queria saber se alguém curte o trabalho desse guitarrista fantástico?

Que também tem como projeto o Mahavishnu Orchestra, do qual eu tenho o Visions of the Emerald Beyond, que é um disco que não é tão apreciado por quem curte Mahavishnu mas mesmo assim eu acho muito bom e bem eclético...

Gandalf, vc que é o cara que entende de King Crimson, fala pra mim quais nao sua opiniao sao os melhores albuns deles. Eu to pensando em comprar o Thrak... mas to em duvida, sao tantas musicas boas :o?: :o?: :o?: :o?:

Ash Nazg disse:
Gandalf, vc que é o cara que entende de King Crimson, fala pra mim quais nao sua opiniao sao os melhores albuns deles. Eu to pensando em comprar o Thrak... mas to em duvida, sao tantas musicas boas :o?: :o?: :o?: :o?:

Eu curto muito o Thrak, é o melhor dos anos 90 até hoje pra mim.

Mas meu favorito é o Red, seguido do In The Court Of The Crimson King e o Starless and Bible Black e Island... dizem que o Lark's Tongue In Aspic também é muito bom, mas eu não conheço...

Acho que o Thrak é uma boa escolha, mas acho que vale mais a pena você começar pelo In The Court...

Hoje em dia eu estou gostando mais do Larks, que precede um bocado o estilo dos outros albuns que o seguem, o Starless e o Red.

Eu gosto bastante do Visions do Mahavishnu Orchestra Gandalf, foi o primeiro álbum deles que eu conheci. É bastante eclético mesmo, possui músicas menos longas, mas talvez seja o com mais energia deles. Ainda assim o meu preferido é o Apocalipse.

Gostei muito do Thrak, melhor do que eu imaginava.

To conhecendo muitas bandas de progressivo e o estilo ta me surpreendendo muito. Eloy é muito bom, Camel maravilhoso. Os italianos bah, é de baba

Tentando me aprofundar/conhecer Rock Progressivo.

Descrições pequenas, por que não tenho muito o que falar sobre estes. Ouvi pouco e tenho pouca bagagem de Rock Progressivo, mas foi um processo bem interessante.

Ouvi estes albuns.

Yes - Fragile

f10818krp6x.jpg

Genial, de uma grandeza única. As variações e os efeitos que o Yes coloca nas músicas são exepcionais, inusitadas e bem pertinentes. A qualidade musical é bem complexa e articulada. Músicos como Rick Wakeman e Jon Anderson realmente são mestres.

Genesis - The Lamb Lies Down On Broadway

c847636l0gb.jpg

Ainda estou me acostumando com o estilo do Genesis. Tinha na minha cabeça o Genesis atual, e isso criou uma barreira até eu começar a escutar as primeiras obras da banda. Peter Gabriel e Phill Collins são um negócio incrível.

Gentle Giant - Octopus

f37443j60hw.jpg

Confesso que não estou habituado com o estilo do Gentle Giant. Acho experimental demais e até meio paradão, reflexivo, artístico. Deve ser por que não apreciei as músicas calmamente, mas eu fico mais em termos de energia e empatia a primeira vista com Genesis e Yes.

Óbvio que vou dar mais atenção a Gentle Giant. Vou procurar mais albuns e ouví-los com calma.

Sobre o Genesis, Orion, eu também tive esse preconceito a alguns anos atras e hoje em dia é uma de minhas bandas preferidas. Quando eu tinha uns 14 anos minha mãe chegou em casa com o Selling England by the Pound eu nem quis ouvir o CD, porque imaginava algo como os trabalhos mais recentes deles (que hoje em dia eu ate gosto de algumas coisas). Bem, uma hora ou outra eu acabei ouvindo o CD e reconhecendo algumas músicas que eu gostava e não relacionava ao Genesis, mas não quis conhecer a banda melhor por não esperar nada melhor do que aquilo. So quando eu estava meio saturado com o Heavy Metal (com uns 18 anos) que eu pude realmente amar esse CD e passei a procurar outras coisas da banda, ate conhece-la melhor.

Sobre o Gentle Giant, todas as pessoas que eu conheço que gostam muito da banda passaram por uma fase de estranhamento ao estilo deles. É o tipo de música que demora a crescer em quem ouve, mas pode crescer bastante. Se trata de uma banda que não faz um som fácil, além de ter tantos detalhes que uma nova audição cuidadosa sempre traz novidades.
Alias, eu acho que tu escolheu um dos melhores álbuns para se começar a conhecer o Gentle Giant (outro seria o Free Hand). Alguns outros álbuns são mais "esquisitos" (embora tão bons) como o Acquiring the Taste e o Power and the Glory.

Jethro Tull é a banda que mais gosto de progressivo e a segunda que mais gosto dos anos 70, é progressivo mas não é aquela coisa forçada de outras bandas, é gostoso de ouvir e você não precisa ficar horas tentando compreender a complexidade da música.

Aconselho a você ouvir o Selling England By The Pound do Genesis, Felipe. Outro álbuns muito interessantes do Yes são The Yes Album, o Relayer e o Close To The Edge, esse último o meu favorito da banda. Gentle Giant também é uma banda da qual eu ainda não consegui adquirar como a maioria das bandas de Rock Progressivo, mas acho fantástica mesmo assim!
Outras dicas para você começar bem conhecendo Prog são: Aqualung do Tull; Wish You Were Here e Dark Side do Pink Floyd; In The Court Of The Crimson King do King Crimson; Crime of The Century e Breakfast In America do Supertramp. Acho que esses são álbuns genias e super-aconselhaveis pra quem quer começar a curtir o estilo com mais facilidade.... foi mais ou menos por aí que eu comecei.

E peça ajuda ao Farah se precisar pq ele foi o que mais me ajudou a conhecer melhor o estilo a quase dois anso atrás! Nossa... quase dois anos de Prog, incrivel! hehehe! Tudo começou com School do Supertramp! :grinlove:

Ora Vovin ... As boas bandas não fazem música forçado, no entanto é dificil fazer música sem esforço. Nem mesmo Bethoven fazia suas musicas sem esforço. Claro, algumas bandas são complexas e exigem uma audição demorada e minuciosa, esse é um outro tipo de prazer que tu pode obter da música.

Jethro Tull é uma banda maravilhosa mesmo, e como disse o Vovin é uma banda de Rock Progressivo que tem um apelo mais fácil para os ouvintes (o que não é nenhum demérito). É uma ótima dica para se começar (e passar o resto da vida ouvindo). As dicas que o Gandalf deu são ótimas, todos os álbuns citados são clássicos indiscutiveis.
Outra dica boa é caso tu queira ouvir Rock Progressivo que não seja britânico, vale a pena escutar Premiata Forneria Marconi. O álbum Per Un Amico é uma ótima pedida, caso tu não tenha preconceito em ouvir Rock cantado em uma lingua latina. Outra boa banda para se ouvir é o Kansas, que mesclava Progressivo com Hard Rock com extrema competencia. Qualquer um dos primeiros álbuns deles vale a pena se adquirir, em especial (em minha opinião) o Leftoverture.

Revivendo...

O Caravan vem para o Brasil agora em novembro. E tocará no Rio. Ainda não conheço essa banda, tem como alguém me passar uma breve explicação da tal?

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
190 Dias 23 Horas 32 Minutos 55 Segundos

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
190 Dias 23 Horas 32 Minutos 55 Segundos
Back