• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rock Progressivo!

Eu continuo achando o King Crimson uma banda fenomenal após todos esses anos de carreira. O The Power to Believe é um álbum excelente, mas confesso que não curti tanto alguns lances eletrônicos. Na verdade, foram apenas algumas partes da bateria que eu não achei adequado o arranjo eletrônico, mas no geral é muito bom. E repito o que o Gandalf disse, o Fripp nunca perde a criatividade, o desafio. Junto com o Frank Zappa talvez ele seja o grande gênio do Rock, não sei ... porque tem outros caras que fizeram miséria também ...

Como o Christian Vander, do Magma. Essa banda é uma das melhores existentes de progressivo, ao lado de King Crimson, Genesis, entre outras. A música deles é sem dúvida uma das mais criativas que ja existiram, fabulosa. Pena que eu so conheça a fase deles dos anos setenta, não sei como eles se portaram depois.
 
Faram¡r disse:
Eu continuo achando o King Crimson uma banda fenomenal após todos esses anos de carreira. O The Power to Believe é um álbum excelente, mas confesso que não curti tanto alguns lances eletrônicos. Na verdade, foram apenas algumas partes da bateria que eu não achei adequado o arranjo eletrônico, mas no geral é muito bom. E repito o que o Gandalf disse, o Fripp nunca perde a criatividade, o desafio. Junto com o Frank Zappa talvez ele seja o grande gênio do Rock, não sei ... porque tem outros caras que fizeram miséria também ...

Como o Christian Vander, do Magma. Essa banda é uma das melhores existentes de progressivo, ao lado de King Crimson, Genesis, entre outras. A música deles é sem dúvida uma das mais criativas que ja existiram, fabulosa. Pena que eu so conheça a fase deles dos anos setenta, não sei como eles se portaram depois.

Eu acho o último trabalho do KC um dos melhores de todos está pelo menos na sexta ou setima posição dos melhores albuns da banda, e isso é muito! Acho os efeitos eletronicos até um a mais para a banda!

Sobre Magma, dá algumas dicas de trabalho da banda... pq eu conheço muito pouco!

Outra banda otima que eu ouvi só um cd é o After Crying! Muito boa mesmo! Vale a pena ser escutada!
 
Faram¡r disse:
Como o Christian Vander, do Magma. Essa banda é uma das melhores existentes de progressivo, ao lado de King Crimson, Genesis, entre outras. A música deles é sem dúvida uma das mais criativas que ja existiram, fabulosa. Pena que eu so conheça a fase deles dos anos setenta, não sei como eles se portaram depois.

Bem, pelo que sei dos meus poucos conhecimentos[0] nos anos 80 há pouca coisa nova. Basicamente há albums ao vivo tocando músicas da fase anterior. Quanto ao que há de novo, eu não gosto muito não, prefiro a fase 71-75. Depois disso eu acho que a influência do Jazz neles ficou forte demais, e como eu não sou um grande apreciador do Jazz... :roll:

Na verdade, do primeiro disco (de 1970) eu também não gosto muito, mas o considero melhor que os do Udu Wudu em diante (tirando algumas coisas isoladas).

Os que eu recomendo são:

1001° Centigrades (1971)
Mekanik Destruktiw Kommandoh (1973)
Kohntarkosz (1974)
e o ao vivo HHai (1975)

Se fosse para escolher só um dentre esses, Mekanik Destruktiw Kommandoh.


[0]Não se enganem pelo avatar, não sou um expert em Magma, pelo contrário.
 
Eu gosto bastante de Jazz, pode ser que eu venha a curtir alguma coisa posterior deles. Eu também curto bastante o Udu Wudu, mas para mim os melhores mesmo são o Mekanik Destruktiw Kommandoh, o Kohntarkoz e o Hhai!

Sobre o King Crimson ... os efeitos eletrônicos não ficaram ruins, mas não consigo deixar de pensar que em outros álbuns a ausencia de recursos eletrônicos na percussão caiu melhor. Por exemplo, no Power to Believe a percussão esta menos complexa e interessante do que a do Thrak (também não esta contando com o Bill Brufford), embora eu prefira o Power to Believe.
Mas não considero ele melhor do que nenhum álbum do King Crimson de 74 para trás e do que o Discipline.

De qualquer forma, me sinto feliz de uma banda tão antiga quanto o King Crimson continuar lançando álbuns tão bons, tão desafiantes depois de tanto tempo.
 
Eu to comecando a me aprofundar no Rock Progressivo agora. Tipo eu conhecia Yes, Genesis e Pink Floyd mas nada alem disso de Progressivo.

Estou comecando com Emerson, Lake & Palmer é to achando fenomenal. O album Tarkus é excelente, e o Brain Salad Surgery melhor ainda.

Outra banda que eu estou conhecendo tbem é a Triumvirat, tipo, nao é tao bom quanto ELP(Emerson lake and Palmer) mas é bom. To escutando agora o album deles "Old love dies hard". Tem uma musica, a "A Day in a Life" que é muito bonita.

Quero conhecer bandas italianas de prog q me falaram que muito bom....
 
Bandas como ELP e Triumvirat são dois trios caracterizados pelo predominio extensivo do teclado. ELP é muito bom, mas eu não sou muito fã de Triumvirat. Outra banda nesse estilo é a italiana Le Orme, nos primeiros álbuns. O Le Orme também era um trio que primava pelo predominio do teclado. Outras bandas conhecidas italianas tem um estilo um pouco diferente, como o PFM, um pouco mais "sinfônico" e o Banco Del Mutuo Soccorso (que é um sexteto). Todas essas bandas valem muito a pena.
 
Triumvirat eu não conheço nada, só de nome mesmo!
ELP é a melhor banda de trio Prog na minha opinião, Le Orme passa perto, mas ainda prefiro ELP!

Quanto ao KC, realmente, com o Power To Believe a banda está inalgurando uma nova fase, com uma ligação mais forte a música eletronica, isso fica claro na percussão e nos vocais do disco. Eu acho o ThraK tão bom quanto o Power To Believe.

Alias, meu sonho está se realizando... dentro de alguns dias terei uma camisa do Jethro Tull(para o show) :grinlove: , uma camisa do Pink Floyd :grinlove: , e agora sim a parte importante disso tudo, duas camisas do KC :grinlove: :grinlove: :grinlove: , na verdade uma do Robert Fripp e uma do KC, Red! :grinlove:

Agora só falta uma do Genesis pra tudo ficar perfeito!
 
Faram¡r disse:
Eu continuo achando o King Crimson uma banda fenomenal após todos esses anos de carreira. O The Power to Believe é um álbum excelente, mas confesso que não curti tanto alguns lances eletrônicos. Na verdade, foram apenas algumas partes da bateria que eu não achei adequado o arranjo eletrônico, mas no geral é muito bom. E repito o que o Gandalf disse, o Fripp nunca perde a criatividade, o desafio. Junto com o Frank Zappa talvez ele seja o grande gênio do Rock, não sei ... porque tem outros caras que fizeram miséria também ...

Como o Christian Vander, do Magma. Essa banda é uma das melhores existentes de progressivo, ao lado de King Crimson, Genesis, entre outras. A música deles é sem dúvida uma das mais criativas que ja existiram, fabulosa. Pena que eu so conheça a fase deles dos anos setenta, não sei como eles se portaram depois.


Boa pergunta, Frank Zappa poderia ser considerado Rock Progressivo? Não sei se poderia, mas que ele fletar quase sempre com o Prog isso ele flerta, mas há um misto de Jazz, Rock'n'Roll, bem... estou maravilhado com o som que ele faz, realmente é um gênio e suas músicas são maravilhosas! Do discos que eu conheço dele(carreira solo) o que eu acho o melhor é o Hot Rats, simplesmente perfeito!

Quanto ao Magma, eu ouvi o Mekanik Destruktiw Kommandoh, mas ainda não me acostumei muito com o som. Eu sei que é de qualidade, mas ainda não consegui gostar o suficiente.

Alguém já ouviu Can? Banda Alemã de Krautrock, eu ouvi dois cds(Tago Mago, Future Days). É um som bem "complicado" de gostar. E acho até que tem um pé no Alternativo...

Por falar em banda alemã, posso dizer uma das melhores, Kraftwerk, agora, já vi muitos considerando eles Prog. e muitos considerando Rock Eletrônico. Para mim é Prog. no ínicio apesar de utilisar elementos eletronicos, e com o tempo foi ficando mais pro Eletrônico mesmo, o que vocês consideram afinal?
 
Eu conheço poucas bandas de progressivo:

-Rush
-Jethro Tull
-Genesis
-Pink Floyd
-King Crimson

:(
Ah, vocês sabiam que o Robert Fripp usa bases simétricas no braço da guitarra, é uma parada muito sinistra 8O
 
Vovin disse:
http://www.guitarplayer.com.br/anteriores/curso/40/marcio.htm

Fala disso aí...

É uma parada meio louca, inspirada num guru :eek:

Eu ja sabia pq ao ouvir certas musicas da banda vi que varias soavam muito atonais e fui procurar saber saber o porquê disso.. e o guitarrista da minha banda me explicou isso daí... ele por acaso toca em casa várias peças desse Leo Brouwer e tem uma apostila de exercicios no estilo Robert Fripp. Algumas melodias saem bem legais levando-se em consideração que são unica e tao somente simetricas..
 
Ah tá, então é o famoso Frippertronic né? Já tinha escutado isso em algumas músicas do KC, como Frame By Frame(Discipline) e no FraKture(ThraK) por exemplo, realmente é impressionante e uma das habilidades dele que fazem ser o meu guitarrista favorita...
 
Tcheco disse:
Dream Theater metal progressivo?
Ai ai...

Você vai me dizer agora que Drem Theater NÃO é Metal Progressivo?

Você já ouviu A Change of Seasons? Aquilo, como me disseram, é a Bíblia do Metal Progressivo... Sem falar em Metropolis, partes I e II, e em Lines In the Sand, do Falling Into Infinity.

Você por um acaso já ouviu Glass Prision, e sua continuação no último álbum, Train of Thought? E a própria Six Degrees Of Inner Turbulence, que é uma cacetada do começo ao fim, com pitadas de progressão à lá Pink Floyd, o que é lindo, simplesmente colossal...

Outra coisa: antes da entrada do Labrie (pelo amor de Deus, não entendam isso errado), o Dream Theater era muito mais metal do que Progressivo, eles ainda estavam traçando o camindo deles quando gravaram When Day and Dream Unite (que tem Ytse Jam, A Fortune In Lies, The Killing Hand, entre outras excelentes músicas).

Eles só adotaram uma posição mais progressiva à medida que desenvolveram-se mais como músicos (aliás, que desenvolvimento), quando Portnoy (mais do que todos), Petrucci e Myung tornaram-se semideuses...

Não falo dos tecladistas porque cada hora é um, hehehe. O único que não gosto é do Derek Sherenian, apesar de ele tocar muito, prá mim ele é muito popstar.

Desculpe. Mas Drem Theater é a maior representante do Metal Progressivo hoje em dia, e do Rock Progressivo também...

FendiOrc
 
Atualmente é o Jordan Rudess né?

Do Metal Progressivo com certeza é o maior representante mesmo, depois que o Queensrÿche se destruiu! Dream Theater assumiu o lugar deles...

Symphony X sinceramente eu acho chato, fora algumas músicas. Não consigo escutar o The Odyssey. Mas eles ainda tem músicas soltas muito boa! A propria The Odyssey...

Queria saber se Ayreon é bom? Porque eu já ouvi falar mais ainda não escutei!
 
Estranho ... sumiu um post que eu escrevi aqui, comentando o post do Gandalf. Agora to com preguiça de reescrever.

Realmente ... com tanta coisa besta, perdem o tempo com o meu post.
 
Não entendo essa classificação Metal Progressivo, Rock Progressivo é quando a música é feita misturando outros estilos e usando varios temas nas músicas, Dream Theater não faz isso.

Ou estou errado :eek:
 
Queria saber se Ayreon é bom? Porque eu já ouvi falar mais ainda não escutei!

com certeza. o cara viaja legal nas ideias, altos solos de sintetizador, quebradeiras e tudo que tem direito

Não entendo essa classificação Metal Progressivo, Rock Progressivo é quando a música é feita misturando outros estilos e usando varios temas nas músicas, Dream Theater não faz isso.

escute lerning to live e seu dedilhado latino, home e sua introduçao arabe e a mulher gemendo no background, e metropolis e sua mistureba total e tantas outras musicas que eu ficaria 2 horas citando agora......
 
Vovin disse:
Não entendo essa classificação Metal Progressivo, Rock Progressivo é quando a música é feita misturando outros estilos e usando varios temas nas músicas, Dream Theater não faz isso.

Ou estou errado :eek:

Você está errado... Ouça "Learning to Live", "Six Degrees of Inner Turbulence", e o CD Metropolis PT II, que na verdade contitui uma única obra, e você terá alguns exemplos de composições bem variáveis.

FendiOrc
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo