• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Revista acadêmica traz conto de Machado de Assis em quadrinhos

Breno C.

Usuário
contomachadounesp.jpg


A seqüência acima é uma das dez páginas da adaptação em quadrinhos do conto "Três Tesouros Perdidos", publicado por Machado de Assis em janeiro de 1858.

O texto original e sua versão em quadrinhos integram o quarto volume da revista acadêmica "Miscelânea", dedicada ao escritor brasileiro.

A publicação -que pode ser lida virtualmente- é produzida pelo programa de pós-graduação em Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, no interior do estado.

Ler algo relacionado a quadrinhos em uma revista científica da área de Letras e Lingüística é algo ainda raro de se ver. Ainda mais produzido na forma de história em quadrinhos.

A adaptação integra a seção da revista dedicada a ficção.

Foi produzida por Guilherme Lima Bruno e Silveira, de 21 anos, desenhista e aluno de Educação Artística da Unesp de Bauru, também no interior paulista.

Silveira diz que foi chamado inicialmente para fazer as ilustrações e a capa da revista.

Esse primeiro trabalho gráfico foi barrado pelos professores do programa de pós.

Surgiu, então, a idéia de adaptar o conto em quadrinhos. A iniciativa foi de Jaison Crestani, editor da publicação e aluno de doutorado em Letras da Unesp de Assis.

Os dois dizem que, até o momento, não houve resistência quanto à versão em quadrinhos. Mas vão ter certeza disso apenas no ano que vem.

"Embora as ilustrações dos artigos não tenha sido bem vistas pelos professores do programa, não houve objeção em relação aos quadrinhos. Ao menos, ninguém manifestou qualquer resistência até o momento", diz Crestani, por e-mail.

"Provavelmente veremos se há alguma resistência durante as próximas edições, quando, de acordo com o Jaison, as ficções, que podem ser quadrinhos, deverão ser submetidas à apreciação dos pareceristas", afirma Silveira.

A adaptação em quadrinhos e o conto original de Machado de Assis podem ser lidos na versão on-line da revista "Miscelânea".

Para acessar, clique aqui.

Fonte: Blog dos Quadrinhos

*******************************************************

Mais Machado e agora de graça!
Quem gosta, vai vibrar.
Vou ler e depois digo o que achei.
 
Machado nunca é demais. Adoro quando os clássicos são adaptados! =}
 
Vou fazer um pacotão com tudo do machado que eu achar por ai e passar por e-mail para a pessoa que se interessar.
Quem quiser é só me pedir por mp, quando estiver pronto, vou repassando.
 
A pessoa que atende pelo nick de Liv se interessa, Sir! :lendo:
 
Ah, pois é! Agora você descobriu que eu estou adicionada no seu messenger fica BEM mais fácil, né cabeção? :dente:
 
Liv disse:
Ah, pois é! Agora você descobriu que eu estou adicionada no seu messenger fica BEM mais fácil, né cabeção? :dente:

é por isso que eu adoro esse fórum... o flod não fica uma coisa ofensiva...
 
Olha que esse seu projeto é uma boa pra aquele email com as novidades do Meia, heim? Querendo ajuda, agora tô com tempo! :lily:
 
Ah, eu achei bem legal! Além do mais, se Machado de Assis é considerado um autor difícil de se ler, imagina como não deve ser adaptar suas obras?
 
Tipo, a arte é do menos para mim.
São poucas as HQ que eu não gosta da arte.
Sinceramente achei essa meio pobre, mas deve ter sido exatamente essa a idéia do desenhista.
 
Eu achei que a história ficou boa mas sei lá... é meio que como se o Machadão não combinasse com quadrinhos (ou eu que não consegui pegar a essência da coisa?). Ficou bom mas ficou estranho, talvez seja por causa do conto. Tb achei que me impressionaria mais.
De qualquer maneira, ainda é uma ótima idéia, inovadora, e que faria alguns literários tradicionais lá da UERJ ficar de cabelo em pé hahaha
 
Liv disse:
Olha que esse seu projeto é uma boa pra aquele email com as novidades do Meia, heim? Querendo ajuda, agora tô com tempo! :lily:

Qual o projeto? O pacote com tudo do machado em HQ?
Acabei de ver que ele fica inviável, simplesmente não dá. Mas eu posso passar uns link pelo msn para você.
 
Boa idéia, adorei os quadrinhos! Vou até baixar o pdf, fiquei curiosa.
Eu tinha um livrinho que se chamava "Capitu e outras evas", que explicava Dom Casmurro utilizando-se de quadrinhos também, mas não lembro qual era o desenhista. Esse livrinho era de uma coleção, cada um dedicado a um autor, eu tinha outros.
 
E ai galera!
Eu sou o autor dessa adaptação.
Legal terem colocado a noticia aqui também!
Obrigado pelos elogios e pelas críticas!
Só pra comentar: A idéia era mesmo pro visual ser simples, porque o conto é simples, tem uma narrativa bem direta.
Pra quem quiser ver outros trabalhos meus, esse é o meu blog: http://misterorror.blogspot.com
Valeu!
 
misterorror disse:
E ai galera!
Eu sou o autor dessa adaptação.
Legal terem colocado a noticia aqui também!
Obrigado pelos elogios e pelas críticas!
Só pra comentar: A idéia era mesmo pro visual ser simples, porque o conto é simples, tem uma narrativa bem direta.
Pra quem quiser ver outros trabalhos meus, esse é o meu blog: http://misterorror.blogspot.com
Valeu!

Cara, parabéns!
Estou olhando seu blog e vendo que sua arte é muito legal.
Se puder colocar mais publicações suas por aqui, agradecemos!
 
Breno C. disse:
Cara, parabéns!
Estou olhando seu blog e vendo que sua arte é muito legal.
Se puder colocar mais publicações suas por aqui, agradecemos!

Valeu Breno!
Eu cheguei por acaso nesse forum. Achei bem legal!
Assim que eu for fazendo novas histórias eu posto aqui sim!
E também ver outros posts!
Abraço!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo