• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RESULTADO do Consenso dos anos 90!

V disse:
Gabil de Sangue disse:
Pra mim RATM, Nirvana e Pearl Jean tem mais credito para estar do que o Blind na minha opiniao

Concordo, as três são mais criativas do que o Blind, e representam melhor a década.

Representar melhor até pode ser, mas melhor e mais criativa ? 8O

NP: GAMMA RAY - Rebellion In A Dreamland
 
Lord Skywalker disse:
V disse:
Gabil de Sangue disse:
Pra mim RATM, Nirvana e Pearl Jean tem mais credito para estar do que o Blind na minha opiniao

Concordo, as três são mais criativas do que o Blind, e representam melhor a década.

Representar melhor até pode ser, mas melhor e mais criativa ? 8O

Veja bem, eu coloquei apenas "mais criativas", em nenhum momento eu disse "melhores".

São mais criativas sim, o Blind Guardian não foi a primeira banda a tocar metal melódico, nem a primeira banda a usar uma temática de fantasia medieval e muito menos a primeira banda a usar coros. Que eu saiba são essas três coisas que caracterizam o Blind Guardian, não?
 
Mas eles fazem tudo isso melhor que todo mundo V !
E além disso, não se pode negar que eles possuam um jeito todo particular de fazer isso....
 
Lord Skywalker disse:
Mas eles fazem tudo isso melhor que todo mundo V !
E além disso, não se pode negar que eles possuam um jeito todo particular de fazer isso....

Mas continua a questão que nao sao tao originais ué, nao importa q eles sigam a mesma linha da melhor forma possivel do que em comparaçao a tantas outras bandas.
 
Lord Skywalker disse:
Mas eles fazem tudo isso melhor que todo mundo V !

Há controvérsias. :mrgreen:

E além disso, não se pode negar que eles possuam um jeito todo particular de fazer isso....

Isso é a mais pura verdade, mas não muda o fato de que já havia sido feito antes.

Olha, eu não gosto de Nirvana, e do Pearl Jam eu só gosto mesmo do primeiro disco. Mas dentro do contexto do rock são bandas mais criativas do que o Blind Guardian sim.

Eu até acho que, se eu for analisar, eu gosto de mais músicas do Blind do que do Pearl Jam e do Nirvana juntos. Mas eu não posso deixar o meu gosto interferir na minha análise.
 
Bem ... embora eu prefira Blind Guardian (pós Tales ...) a Soundgarden e Alice in Chains, isso em nenhum momento desmerece a qualidade e criatividade das duas bandas, tampouco a opinião alheia de preferir essas bandas. Mas eu já não posso afirmar que tais bandas foram mais representativas da década que o Blind. Ate porque e dificil comparar isso, são estilos diferentes. O Blind Guardian a partir da segunda metade dos anos 90 redefiniu a forma de se tocar Heavy Melódico, por ter imprimido toda sua personalidade no estilo com muita qualidade (principalmente a partir do Imaginations ...). Então para as bandas de Metal, o Blind foi muito influente e representativo. Já o Alice in Chains por exemplo, teve um papel de suma importancia no Rock Alternativo, no entanto é rarissimo uma banda ser diretamente influenciada por essas duas bandas ao mesmo tempo, por isso a dificuldade de comparação (se tratando de representatividade).
 
Faramir ¥ disse:
Bem ... embora eu prefira Blind Guardian (pós Tales ...) a Soundgarden e Alice in Chains, isso em nenhum momento desmerece a qualidade e criatividade das duas bandas, tampouco a opinião alheia de preferir essas bandas. Mas eu já não posso afirmar que tais bandas foram mais representativas da década que o Blind.

Bom, eu não estava falando de Soundgarden e Alice in Chains, e sim de Pearl Jam e Nirvana.

Ate porque e dificil comparar isso, são estilos diferentes.

Na minha comparação (levando em conta Nirvana e Pearl Jam, mind you), eu tentei me perguntar o que trouxe algo de novo para o rock, ponto; sem levar estilos em consideração.

O Blind Guardian a partir da segunda metade dos anos 90 redefiniu a forma de se tocar Heavy Melódico

Mas ainda era metal melódico no final das contas, não?

para as bandas de Metal, o Blind foi muito influente e representativo.

E para as bandas de rock? Tudo que eu vi da influência do Blind Guardian foi um estilo que se afastou cada vez mais do rock, incorporando influências mais clássicas e whatsoever.

no entanto é rarissimo uma banda ser diretamente influenciada por essas duas bandas ao mesmo tempo, por isso a dificuldade de comparação (se tratando de representatividade).

Já deixei claras as minhas considerações. Tendo em base representatividade na maneira de se fazer rock and roll, o grunge dos anos 90 foi mais influente do que o metal melódico dos anos 90, mesmo porque já existia metal melódico nos anos 80.

Etc.
 
V disse:
Faramir ¥ disse:
Bem ... embora eu prefira Blind Guardian (pós Tales ...) a Soundgarden e Alice in Chains, isso em nenhum momento desmerece a qualidade e criatividade das duas bandas, tampouco a opinião alheia de preferir essas bandas. Mas eu já não posso afirmar que tais bandas foram mais representativas da década que o Blind.

Bom, eu não estava falando de Soundgarden e Alice in Chains, e sim de Pearl Jam e Nirvana.
Em termos de representatividade, mantenho minha opinião em relação a essas bandas, com a diferença que eu curto menos Pearl jam e não curto Nirvana.

V disse:
Ate porque e dificil comparar isso, são estilos diferentes.

Na minha comparação (levando em conta Nirvana e Pearl Jam, mind you), eu tentei me perguntar o que trouxe algo de novo para o rock, ponto; sem levar estilos em consideração.
No caso eu levei, porque a influencia do Nirvana e Pearl Jam foi praticamente nula no Heavy Metal, enquanto as mudanças trazidas pelo Blind Guardian (mesmo que menos inovadoras que das bandas citadas por você) causaram um grande impacto.

V disse:
O Blind Guardian a partir da segunda metade dos anos 90 redefiniu a forma de se tocar Heavy Melódico
Mas ainda era metal melódico no final das contas, não?
Numa análise bem geral. Porque ate o Tales from ... eles eram Power Metal, depois passaram a adotar mais melodia em sua música, mas de forma diferente da adotada pelas bandas de Heavy Melódico influenciadas pelo Helloween, um paradigma no estilo. Em seus primeiros álbuns eles foram muito influenciados pelo Helloween do Walls of Jericho (anterior aos clássicos Keepers), mas depois cresceram em personalidade própria.

V disse:
para as bandas de Metal, o Blind foi muito influente e representativo.

E para as bandas de rock? Tudo que eu vi da influência do Blind Guardian foi um estilo que se afastou cada vez mais do rock, incorporando influências mais clássicas e whatsoever.
É por isso que eu falei que é dificil comparar esses estilos. Veja bem, eu acho negativo que o Heavy Metal esteja numa situação "marginal" em relação a outros sub estilos de Rock. Mas a verdade é que bandas importantes como o Nirvana e o Pearl Jam causaram muito pouco impacto no Heavy Metal, assim como o Blind Guardian também causou muito pouco impacto em outras bandas de Rock, como as bandas Indies.

V disse:
no entanto é rarissimo uma banda ser diretamente influenciada por essas duas bandas ao mesmo tempo, por isso a dificuldade de comparação (se tratando de representatividade).

Já deixei claras as minhas considerações. Tendo em base representatividade na maneira de se fazer rock and roll, o grunge dos anos 90 foi mais influente do que o metal melódico dos anos 90, mesmo porque já existia metal melódico nos anos 80.

Etc.
Te entendo, mas no caso dos anos 90, criou-se um abismo muito grande entre o Heavy Metal e outras formas de se tocar Rock, por isso preferi fazer analises diferenciadas.
 
Faramir ¥ disse:
Te entendo, mas no caso dos anos 90, criou-se um abismo muito grande entre o Heavy Metal e outras formas de se tocar Rock, por isso preferi fazer analises diferenciadas.

Mas aí parece que você está querendo "proteger" o heavy metal, Faramir.

Se o metal nos anos 90 se distanciou dos outros estilos de rock, é porque ele não teve muita influência no rock em geral.

Assim sendo, foi menos importante para, digamos, a história da música, ou algo que o valha.

Não é questão de qual banda influenciou qual banda, mas qual banda deixou uma marca que vai ser lembrada por apreciadores e críticos de música daqui a 30 anos.

Saca?
 
Até que ponto a gente pode dizer que criatividade é originalidade? Aqui estamos considerando que "criativo" é algo que transforma a realidade daquele meio, ainda que não seja, digamos assim, "bom". Tá, que seja, e se existe mérito nesse tipo de originalidade, ele vai até onde?

Eu quero dizer, o Nirvana inovou, foi o grande boom de um estilo e marcou uma geração. Os filhotes do Nirvana estão atéhoje por aí, pipocando pelas rádios. Mas daqui a 30 anos, vamos lembrar do Nirvana como expoente de um movimento ou como uma banda de qualidade?

O Heavy Metal assumiu uma postura diferente em relação aos outros estilos de rock sim, e isso influi na forma em que as bandas aparecem na mídia. Qual a banda do porte do Iron e do Metallica que surgiram nos anos 90? Isso que eu quero dizer, se o metal perdeu expressividade, foi algo parecido com uma "opção". Nunc afez questão de estar na mídia, apesar de algumas vezes aparecer.

Eu nunca vou dizer que o Nirvana foi mais criativo que o Therion, simplesmente porque o Nirvana fez mais sucesso. Os arranjos e as composições do Therion estão em um nível além, acima do que o Nirvana fez.

O Blind Guardian conseguiu uma coisa no chamado "metal melódico" que nunca nenhma outra banda tinha feito, que era tocar o clássico nas guitarras em harmônicos. Sempre que se falavaem "metal com clássico" pensava-se em teclados, violinos e acompanhamentos, dificilmente na guitarra propriamente dita. O Malmsteen já havia feito isso alguns anos antes, mas ele usava uma guitarra só, a dele. O Blind criou uma harmonização de guitarras, um tipo de orquestra elétrica, que se não aparece tanto quando o Grunge eu não dou a mínima.

E essa característica é tão ou mais importante no Blind quanto os próprios vocais.
 
Que distorção... O Blind Guardian é supervalorizado demais aqui... é pq é onda do momento. A banda é boa, é, mas nem de longe foi "A" banda dos anos 90.
 
Concordo, o Heavy Metal não teve tanta influencia no Rock em geral nos anos 90, se tornou progressivamente um estilo ainda mais a parte.

Embora qualidade artística seja uma variável a ser levada em consideração quando se avalia o impacto de uma obra de arte na sociedade, esse é apenas uma entre muitos outros pré-requisitos que definem o que vingara e o que permanecera obscuro. Inovação misturada com apelo popular (por mais contraditório que possa parecer) é um fator muito importante nesse, além de circunstancias históricas diversas. Muitas bandas excelentes simplesmente não vingam, assim como grandes artistas de outras áreas passam a vida em branco e se mantêm na obscuridade apesar de terem, feito ótimas obras. Há casos assim, muitas vezes porque ou o artista é tradicionalista demais, ou por ser muito vanguardista, ou por falta de possibilidade de divulgar bem seu material, embora a maioria dos artistas permanecem obscuros por pura mediocridade. O Heavy Metal nos anos 90 foi um estilo muito tradicionalista, o que resultou em muitas bandas repetitivas e descartáveis, mas não impossibilitou algumas inovações e ótimos trabalhos, como os do Blind Guardian. E embora o Metal tenha se tornado pouco atrativo para o grande público se manteve um estilo coeso, além de muito fechado, o que facilita a análise interna desse do estilo, avaliando o que foi importante ou não.

Sobre a orquestração de guitarras, o Queen já tinha usado isso, mas de forma muito incipiente. O Blind Guardian foi a primeira banda a utilizar esse recurso como base em suas músicas, e não apenas floreios ocasionais.
 
Eu concordo com o Gabil. O Soundgarden, o Pearl Jam, Nirvana (apesar de odiar esse) e Alice in Chains têm MUITO mais importância pros anos 90 que Blind Guardian. Convenhamos, é absolutamente absurdo que uma banda como o Blind tenha dois discos entre os melhores dos anos 90. Os discos são bons ? Com certeza, mas mais importantes que os das bandas acima fica ridículo.

Aliás, vou me arriscar a dizer que nenhuma banda de heavy metal tem um disco que possa figurar entre os melhores e mais importantes dos anos 90. Talvez, TALVEZ, o Black Album do Metallica e o Roots do Sepultura, que por si sós já matam os dois do Blind Guardian que entraram na lista.
 
Eru disse:
Que distorção... O Blind Guardian é supervalorizado demais aqui... é pq é onda do momento. A banda é boa, é, mas nem de longe foi "A" banda dos anos 90.

Aí vai pelo gosto de cada um. Por popularidade, 'A Banda' foi o Nirvana ! Não é por isso que vou ouvir ! Porra, Nirvana é horrível !!
Eu não consigo ouvir mesmo...

E o Blind não é nem um pouco supervalorizado.
Aliás, se o mundo fosse justo, o Blind seria muito, mas muito maior.
 
Faramir ¥ disse:
O Heavy Metal nos anos 90 foi um estilo muito tradicionalista, o que resultou em muitas bandas repetitivas e descartáveis, mas não impossibilitou algumas inovações e ótimos trabalhos, como os do Blind Guardian. E embora o Metal tenha se tornado pouco atrativo para o grande público se manteve um estilo coeso, além de muito fechado, o que facilita a análise interna desse do estilo, avaliando o que foi importante ou não.

Acho que Bruce Dikcinson solo renovou muito bem os caminhos do heavy metal tradicional, mostrou a evolução a ser seguida em Accident of Birth, pena que poucos resolveram seguir.
 
Verdade. Eu ando negligenciado o trabalho solo do Bruce Dickinson nos últimos tempos, mas ele fez excelentes álbuns. A verdade é que existem trabalhos de Heavy Metal bem criativos e preocupados em expandir os limites de seus estilos (não incluindo influencias clássicas que se tornaram lugar comum no estilo), mas o que prevalece na mídia especializada e no gosto dos fãs são bandas como Blind Guardian (ótima), Manowar (decadente nos anos 90) e por ai vai.

Sobre o Blind Guardian Eru ... você pode ate achar a banda supervalorizada, é o seu gosto, mas você esta errado ao dizer que é onda do momento. Desde o Tales From the Twilight World (1991) eles são bem conhecidos no cenario "metalico", a partir do Imaginations From the Other Side (1995) eles se tornaram uma das bandas mais queridas do mesmo cenario e principalmente apos o Nightfall in Middle Earth (1998) eles conquistaram o gosto de fãs não exclusivos de Heavy Metal. É comum ver pessoas que veêm MTV, gostam de bandas mais populares curtirem também Blind Guardian, isso vem acontecendo a uns 5 anos, não é de agora. Claro, voltando ao assunto anterior, essa penetração não se extende muito a uma influencia a bandas não "metalicas", é apenas resultado de uma popularização maior da banda.
 
Lord Skywalker disse:
Blind modinha ? Tá maluco !!!

Não é moda, mas que nunca mereceria estar entre os 10 albuns de toda a década de 90, ah.. isso nao merece MESMO.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo