1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Religião x Pensamento Próprio

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Liren, 9 Jan 2004.

  1. Liren

    Liren Usuário

    Eu sou um cara movido pela filosofia...(uhauhauha)
    Assim, vou contar uma pequena fábula:
    Eu tava na sexta série, li "O Mundo de Sofia"(aliás, quem não leu?! :mrgreen:) e mudei o meu modo de ver a mim mesmo, aos outros e o que me cerca...

    Eu era católico, então depois de ler o livro, acabei por me pressionar para que pudesse conhecer o que eu tinha como visão... Acabei que fui ler a bíblia...

    Li boa parte, olhei praquilo e disse: EU PASSEI ANOS DA MINHA VIDA TENDO A ILUSÕ DE QUE ACREDITAVA *NISSO*?!

    Reli o Mundo de Sofia... Bolei minha teoria(haha rimou!)

    E hoje acho que Religião é algo mega abominável, é uma lavagem cerebral massiva, e as únicas aceitáveis nos padrões de evolução filosófica/científica do homem são o ESPIRITISMO e o SATANISMO.

    Acho que a FILOSOFIA deveria ser divulgada, para que o pensamento de cada um e seu modo de ver tudo seja trabalhado, para que cada ser faça sua própria teoria... De acordo com o meu pensamento cada ser no Universo é diferente... E se há um fato, de fato ele pode ser isto de várias maneiras, e portanto nem a 'verdade absoluta'(tenham isso como um termo) seria uma verdade única, pois todos são únicos... Então não faz sentido uma imposição ideológica para um grupo... Notemos que sempre há bifurcações nos grupos religiosos ou nos indivíduos...

    Vejamos ainda que NENHUMA religião é intacta, pelo menos nenhuma das grandes religiões...:
    A católica, por expl(a que eu mais odeio!!!! auhuhauhauh) é discrepante nesse ponto... Só sobrevive na Terra porque implantou um milênio de terror no Planeta(IDADE MÉDIA...). Como a ciência foi explicando o que a religião católica tinha como fato para explicar o mundo, acabou que o que era fato vira ensinamento... Além disso, a bíblia foi escrita como um telefone sem fio, de geração pra geração, com autores diversos... e isso nos acrescenta o argumento de que quem conta um conto aumenta um ponto... :mrgreen:
    Ou seja, quem se diz CATÓLICO, tem que acreditar em criacionismo!!!!!!

    A semelhança entre religiões também é outro ponto... Além de as semitas terem traços semitas, as indo-européias terem traços indo-europeus e as bárbaras terem traços atrasados - meu ponto com isso foi dizer que todas são apenas produtos dos meios, como nós somos, e como elas desprezam - em toda religião tradicional, o que se explica é explicado com um mistério maior, e explicar um mistério com outro mistério não faz sentido(no caso o OUTRO MISTÉRIO seria DEUS>...). E sempre há um roteiro...

    :mrgreen: comentem pra ver onde chegamos! uhauhauh :mrgreen:
     
  2. Hellblazer

    Hellblazer Usuário

    as religioes tem um certo padrao de evolucao, se vc compara-las...allan kardec quis praticamente fazer uma ciencia a partir de relatos de supostos espiritos que vem se comunicar com os vivos, o que nao eh lah muito consensual...pode ser que sim,pode ser que nao...
    o satanismo justifica tudo que o capitalismo ocidental faz, e valoriza o individuo em detrimento do todo.realmnete,bem cientifica, satanistas no geral tem um nivel intelectual alto, mas sei lah,discordo. acho que se ganha mais qdo todos se ajudam do que qdo cada um ajuda a si proprio e nao ajuda os demais.acho que,qdo cada um quer se dar melhor, todos perdem, e ,qdo cada um dah um pouco de si, todos ganham.
    eu li o mundo de sofia, achei que, se eu tivesse uma prova de filosofia, ele seria o livro perfeito para eu ler 2 dias antes :mrgreen: :mrgreen:
    eh um resumao, mas o final me decepcionou,eh uma figura literaria muito antiga, esse recurso de os personagens se misturarem a realidade, ateh as historinhas do Mauricio de souza sao assim...logo, nao achei tao criativo e surpreendente....vc gosta de filosofia,entao leia voltaire, russeau, dante,niestche, foucault e nao best-sellers...soh um conselho,afinal vc soh tem 14 anos, eu na sua idade nao tinha esse conhecimento que vc tem! nao leve a mal minha critica,por favor :wink:
    quer entender as religioes?estude o ocultismo, a internet tah cheia de textos e e-books, vc nao precisa gastar nada, e vai realmente aprender.
    quer saber o que eu acho das religioes?elas sao visoes de uma verdade, mas a verdade seria como um poligono e cada religiao enxerga apenas alguns lados desse poligono, nunca o todo! NENHUMA RELIGIAO ENXERGA O TODO! portanto,por mais que se faça uma aura cientifica acerca de dada religiao, ela nunca ve tudo...
    vc jah ouviu falar do Livro de Urantia?eh a mais moderna e cientifica teroria religiosa que existe.nao sei se eh verdade, mas explica tudo o mais racional possivel que uma religiao pode explicar.
    tenho uma dica aqui:jamais confunda crstianismo com catolicismo, nao odeie os ensinamentos cristaos por causa do mau uso que os papas fizeram dessa doutrina ao longo da historia.manipular teorias para obter o poder foi a marca dos patriarcas de roma e alexandria ,nao dos ensinametos de Jesus
    vejo varios satanistas se invocarem com Jesus pelos feitos da Igreja ao longo dos seculos, uma coisa nao tem nada a ver com a outra!
    antes de scolher um caminho,veja todas as opcoes...alguns credos sao burros, outros bastante inteligentes, mas, no que aceitar um, ficara preso aquele modo de ver o mundo!
    pra um post jah ta bom,depois eu falo mais...
     
  3. Liren

    Liren Usuário

    ah cara huauhauh
    Não querendo parecer que levei a mal sua crítica, mas vc num contava com minha astúcia! Eu já li sobre vários deles, e eu digo que O MUNDO DE SOFIA é bom pq ele é aquela INTODUÇÃO à filosofia.. Nele tem de tudo um pouco... o enredo não é lá essas coisas, mesmo pq, se eu quiser algo fantástico, vou ler TOLKIEN! SATANISMO é legal num aspecto de que é aceitável, e toloscal num aspecto de que eles pegam só o evidente para explicar a natureza humana, sem levar em conta todos os milênios em que o homem foi corrompido na Terra...
    OCULTISMO é MUITO legal, é claro que eu já vi na net, quem gosta de Rock nunca poderia perder a chance de aprender sobre o assunto...
    Nota: EU NÃO SOU SATANISTA, e aliás, conheço vários satanistas socialistas, o que eu admiro na AMPLITUDE da religião satanista de abrir novos conceitos para uma mesma teoria...
    Apesar de eu não saber distinguir muito bem o cristianismo do catoliscismo, eu sei um bocado sobre cada um, história e tal tal tal... Se teve uma coisa que o LEONARDO BOFF(teólogo que eu ODEIO, patético na minha opinião...) disse de bom foi:
    DEUS CRIOU A RELIGIÃO, O DIABO CRIOU O CLERO. ---> Isso dá um bom exemplo de distinção entre essas teorias...
    Mesmo assim, ainda acho os ensinamentos de CRISTO fracos, apesar de virtuosos, porque ele era um neo-helenista na minha opinião... Ele era vanguarda da época dele, e REALMENTE ACREDITAVA NO QUE FALAVA, TANTO QUE O FAZIA!

    Sobre o tal Livro de Urantia, eu nunca tinha ouvido falar e me interessei bastante por ele hauhuhahua :mrgreen:

    Na sétima série eu li um livro de filosofia completão, com teorias de MUITOS filósofos, princípios da filosofia(apesar de eu não concordar em botar ORDEM no CAOS que é a mente humana - lembrando que CAOS não é sinônimo de RUIM, mas sim o CONTRÁRIO, pelo menos na minha opinião)... Era um relato(na verdade usado no 1º ano do ensino médio) sobre a hjistória da filosofia, mas bem completo e tal... deu preu ter uma noção mais detalhada do assunto e upgradear minhas teorias... Por fim na oitava série eu conheci o Mundo como ele é... uauhauhauhuha História contemporânea e Geografia Sócio-Política me deram as noções de sociedade que eu precisei para deduzir o resto... Música e literatura também foram bem importantes pra 'evoluir'...

    Gostei do seu Comment... huauhauhauh se você tiver mais coisas para falar eu adoraria discutir, e acho que você me daria uns bons upgrades auhuha :mrgreen: espero mais respostas pro tópico... hauuha :mrgreen:
     
  4. Yuge

    Yuge Usuário

    Não são as únicas aceitaveis. Acredito que uma pessoa de qualquer religião, desde que não tenha o fanatismo, possa muito bem usar a ciência, filosofia, etc...
    Se você é catolico, protestante, muçulmano, judeu, budista, etc, no que isso é inaceitavel?

    Vê? Uma grande parte das pessoas diz que acredita em tal coisa tal coisa mas na verdade nem a conhece.
    Se você era catolico e acreditava na bondade, amor, e todas aquelas coisas de Cristo etc... e só isso, não vejo problema nenhum. Claro, você agora é livre para ter sua própria filosofia, o que é realmente excelente, mas isso não impede de continuar a usar o que era bom no catolicismo (porque tem coisas ruins também).

    Catolicismo é uma forma do cristianismo, a maior hoje em dia, e hoje em dia, também melhorou bastante nesse mau uso dos Papas.
     
  5. Hellblazer

    Hellblazer Usuário

    foi mal Liren,parece que te subestimei mesmo! :wink:

    vc nunca adivinharia o site do Urantia... :roll:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :lol: :lol:

    e deixa de ser preguicoso e digita no yahoo o que vc quiser encontrar!!
     
  6. Hellblazer

    Hellblazer Usuário

    ninguem pode entender a biblia sem saber cabala, o que estah escrito ali nao eh o que vc pensa ou o que o padre fala na missa!! leia dogma e ritual da alta magia que vc vai entender porque!mas daih a entender oq que tah lah sao outros 500, muitos anos de estudo dedicado...eu nao sei quase nada, o pouco que sei eh o que li nessa obra que te indiquei...
     
  7. Fera

    Fera Sóbrio habitual

    Sou espiríta, e discordo de vc, realmente as duas citadas se destacam por usar um embasamente cientifico, mas nao no total, e quem somos nós pra dizer qual religião é ou não aceitável?
    Religião é um tema muito ligado a ocultismo, misticismo, crenças que muitas vezes se observadas de um ponto de vista científico não funciona.
    Existem diversas religiões que nao misturam ciencia aos seus ensinamentos e conseguem passar noções de paz, amor, e toda sorte de coisas que as religioes não fanáticas que prezam o bem, a felicidade e o amor ao proximo possuem, sem causar mau algum.

    Quanto a questão de odiar e desacreditar na bíblia, pera aí!
    É fácil julgar tudo como uma farsa, mentira e manipulação, eu tbm já pensei assim, e ainda acho que a maioria das religiões usam de biblias, livros, escrituras sagradas e regras pra obter uma forma de controle, mas daí para odiar a biblia e todo o seu conteúdo já é um passo bem longo né? :wink:

    Não gosto muito de religiões que se baseiam em dogmas, mistérios inalcansáveis, e todo o tipo de padrão que deve ser seguido sem a consulta do seu pensamento, consciencia, resumindo, sou contra as religiões que tomam as suas decisões por vc, que se impõem, em regras e costumes , muitas vezes vazios.

    Acredito que não existe uma melhor religião, não é pq sou espiríta que vou dizer q o espiritismo é a melhor, eu a escolhi pq ela me dá liberdade de pensamento, de questionamento e não me impoe regras, ela nos informa sobre a causa e o efeito de noças ações, e cabe a nós decidir se o que fazer.

    A melhor religião, ao meu ver, nao tem um nome, ou um único príncipio, pra mim é um conjunto de ensinamentos de diversas culturas e religioes, q eu julgo serem verdadeiros, puros, certos, e que eu possa seguir sem abandonar minhas convicções e conceitos, visão do mundo, e tudo o mais.
    É uma mistura bem íntima e pessoal, de todas as minhas crenças e pontos de vista, e que me satisfaz, com a qual me sinto feliz e bem. :D
     
  8. Liren

    Liren Usuário

    Assim, eu falei merda mesmo, mes expressei mal, e disse algo que realmente não pensava.
    Por eu acreditar no pensamento próprio, eu já não posso afirmar que existe melhores religiões...
    Agora, de uma coisa eu discordo - QUEM SOMOS NÓS PARA JULGAR AS RELIGIÕES?! OS CRIADORES DELAS!

    MAs voltando ao assunto anterior, de fato não há nem melhor religião, nem melhor teoria, e no meu ver, nem uma verdade absoluta, pois mesmo se houver uma, vai haver um jeito de cada um vê-la... :mrgreen:
    Eu não odeio a bíblia, e vi que me explressei muito mal aí... o problema é que eu odeio toda a estrutura da igreja(sim, levei pro lado pessoal de uma religião) porque ela está formando uma sociedade que menosporeza o cultivo da filosofia, olha bem que as pessoas hoje acham que filosofia é perda de tempo e aceitam a visão de mundo, de si mesmos e dos outros simplesmente por convenção, tipo, papai e mamãe são católicos eu tb serei e pronto acabou... E a responsabilidade é da igreja pra poder parar com isso...

    Achei interessante o comentário do cara ali em cima... "SE VC ACREDITAVA NOS BONS ENSINAMENTOS DE CRISTO, AMOR EC ETC ETC"

    Tipo... eu acho que acreditar apenas nos bons ensinamentos dele tb não leva a nada... de fato, ele era uma vanguarda para a época... mas sou bem satanista nesse ponto... meus conceitos de justiça, certo, errado, etc, variam para cada situação, e esses ensinamentos são bem ilusórios, negam a natureza humana... Claro que existem muitos ensinamentos virtuosos ali no meio, mas a maioria, maioria tal que é levada em consideração principal, é inválida PARA MIM... :mrgreen:

    E eu não disse em hipótese alguma que alguém deixa de ser 'aceitável' por seguir alguma religião. Eu faço objeção à religião, não aos seguidores... Os seguidores podem não saber no que acr4editam, não se preocuparem com isso, ou REALMENTE ACREDITAREM NAQUILO e mesmo assim manterem uma induvidualidade :mrgreen:

    E obviamente existem várias correntes ideológicas pelo mundo... mas eu citei as que eu conheço e tenho como teorias aplicáveis no nosso contemporâneo...

    Bom, acho que é isso!
    :mrgreen:

    PS.: de fato, descobri que sou bem rude pra me expressar... huauhauha não levem a mal... :mrgreen:
     
  9. Glorwendel

    Glorwendel Usuário

    Pois é... Como em todos os outros tópicos sobre o assunto, procurem não ofender a religião alheia ao expressar sua opinião.

    Regras básicas de convivência, sacumé... :roll:
     
  10. Hellblazer

    Hellblazer Usuário

    mas, apesar das etiquetas e dessas regras, acho que todos devem ter a liberdade de expressar sua opiniao, nem que essa opiniao seja um afronte a outras pessoas. se eu acho uma feh burra e embecil, quero ter o direito de dizer o porque.se minhas razoes nao forem coerentes, aceitarei de bom grado as justificativas contrarias a minha opiniao.
    tese+antitese= sintese!
    afirmacao,negacao, discussao, solucao!

    sem as negacoes, ou as antiteses, nao se pode chegar ao consenso.

    portanto, vamos ser livres para esculacharmos quem quisermos!!! :mrgreen:
    eh que eu sou bolado com essa historia de "politicamente correto" :x
     
  11. Glorwendel

    Glorwendel Usuário

    Ah, você é bolado com o "politicamente correto"? Sei... :aham:

    Acontece que nesse fórum existem regras, e ofender alguém é contra as mesmas.
    Qualquer pessoa que se sentir ofendida com quaisquer das afirmações de vocês está livre para clicar no cartãozinho azul ao topo do post. :mrgreen:

    Continuem filosofando sobre religião em cima de "O Mundo de Sofia", está divertido. :mrgreen:
     
  12. Hellblazer

    Hellblazer Usuário

    cartao azul??isso nem existe mais, ou eh amarelo ou eh vermelho :lol:

    e, se fizerem queixas de mim, vc por acaso eh moderadora?! 8O
    eh politicamente incorreto ameacar os outros,sabia?? :mrgreen:
     
  13. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    mas digamos q ela tenha "permição pra isso"... :aham:

    e eu achu q ofender outra crenças e culturas pode causar uma clima tenso aki nesse tópico... vau gerar mta discusão... :(
     
  14. Balbo

    Balbo Usuário

    Não precisa ofender. Se você tem algo de útil a dizer, não precisa ser xingando.

    Por exemplo, eu tenho três colegas presbiterianos que não querem assistir ao filme do SdA porque disseram pra eles que é coisa do demônio.

    Se esse pensamento faz parte da religião deles, posso dizer que é algo retrógrado. Essa coisa de ver o demônio em tudo que se não conhece.
     
  15. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Liren, eu também li O Mundo de Sophia - alias, não fazem nem duas semanas - e também me maravilhei com tudo que vi dentro daquele livro. Alias, eu fiz o mesmo exercício de reflexão que você fez. Só que infelizmente você foi por um caminho que eu não acho legal.

    Inicialmente, não odeie nenhuma religião. Você mesmo disse que a religião é fruto do meio, e como muitos filósofos afirmaram eu acredito que seja algo que nasce com a gente. Não, a gente não nasce pensando em Jesus nem em Moisés, mas a cada vez que "nascemos" (não estou falando de ressureição, estou falando de mudanças dentro de uma mesma vida) nós adotamos uma necessidade específica de explicar as coisas e nossa história de vida nos indica um caminho a seguir. Não, isso não é uma teoria. Me veio à cabeça agora, na verdade.

    Em segundo lugar, não leve tão a sério o que os livros de história e os professores dizem. Você não pode se esquecer que a gente nunca vê a história por todos os lados. Ou você acha certo a gente aprender que alemão é mau e ingles e francês são bons na segunda guerra mundial (norte-americanos todo mundo odeia mesmo, nunca ouvimos falar bem deles)? Ninguém pode dizer que alguém era bonzinho e alguém era malévolo nesse exemplo que dei, pode? Cada estava defendendo seus interesses! O problema é que a sociedade considera errado o que o Hitler fez pra atingir seus objetivos. Anyway, o assunto não é segunda guerra mundial, o que estou querendo dizer é que a Idade Média não foi o fim do mundo. Você leu O Mundo de Sophia, acredito que você lembre de Santo Agostinho e Tomás de Aquino. Foi uma época difícil e eu concordo que a humanidade retrocedeu sim, mas não foi o que a gente ouve dizer que foi. Teve seus grandes momentos. O Mundo de Sophia mostra isso.


    Acho que não existe mais filosofia. Você já parou pra pensar no que é economia, sociologia, psicologia, biologia, matemática, etc? Filosofia é o estudo de tudo isto, só que hoje em dia tudo se dividiu para que fosse possível atingir um nível de profundidade ainda maior. Pelo menos foi pra aí que minha mente me levou quando fechei o livro.


    Hellblazer, O Mundo de Sophia não só me fez me descobrir e descobrir o mundo como descobrir a filosofia. Pra mim foi muito mais importante do que os livros de filosofia que eu já li.



    A melhor religião pra mim é aquela que institui um conjunto de leis éticas que possibilitam uma vida melhor e mais alegre pra todos. É o que deve ser seguido das religiões, um pouco de cada, e não a subordinação da mulher, como prega a Biblia e o Alcorão (e não me venham com trechos e mais trechos da Biblia pra provar o contrário porque eu frequento igrejas e já li a Biblia E o Alcorão). Não é questão de ser intrasigente, se alguém quiser REALMENTE discutir esse assunto eu to aberto no meu ICQ ou por MP msmo, mas nesse tópico não.



    Mas você esquece que nem todo mundo é igual e nem todo mundo leva a religião igualmente. Na Igreja presbiteriana que eu frequento ninguém acha isso. Inclusive topei com um grupinho de lá quando fui ver O Retorno do Rei e fui ver com outro amigo que também é de lá.



    Quanto à sua teoria inicial, Liren... As religiões são frutos do meio, concordo, mas acho que inicialmente são frutos da nossa incapacidade de entender o que vai além do que nossos sentidos experimentam. Como diz o próprio Kant, nossa razão e o que podemos compreender dependem do que podemos sentir. E não podemos sentir como fomos criados. Sendo assim, é inevitável que nós venhamos a criar explicações ou tentar busca-las em algum outro lugar. Não, não sou contra nenhuma religião não e nem estou dizendo que Deus não existe, mas é isso no que eu acredito.


    Desculpa pelo post enorme, mas quando o assunto é esse eu geralmente me empolgo. =)
     
  16. Balbo

    Balbo Usuário

    Não, não me esqueci não... eu não falei nada dos outros presbiterianos.
     
  17. Fera

    Fera Sóbrio habitual

    É mais ou menos isso que eu queria dizer, se deixei a entender outra coisa foi por usar as palavras erradas. :wink:
    Pelo menos oq vc disse está muito próximo do q eu penso.
     
  18. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Balbo, foi o que deu a entender do trecho em negrito. Eu só estava dizendo que não, que não faz parte da religião deles.



    Fera, sorry, agora que reli o que você escreveu eu entendi melhor, acho que eu estava totalmente lesado ontem a noite. =)
     
  19. Liren

    Liren Usuário

    Glorwendel, nem seja tão irônica... Eu só disse(e repito pela terceira vez) que o Mundo de Sofia ABRIU AS PORTAS pra filosofia...

    Melkor, acho que você não entendeu nada do que eu falei! Eu num odeio religiões, eu já disse que me expressei mal, mas mesmo assim não aprecio a idéia de uma teoria que imponha uma visão sobre um coletivo de seres singulares...
    Sem querer ofender, mas naquele post vc num me disse nada de novo hauuhauhauhauhauhahuuhahu

    Pense bem que quando mudamos ao longo da vida queremos sempre explicar o NOVO que vemos... A religião é uma opção muito comum... Na minha opinião, é simplesmente uma opção tosca. Quando mudamos, podemos tentar explicar as coisas de acordo com nossas próprias idéias, discutindo com quem quer que seja(inclusive religiosos) para chegar às conclusões. De fato é o modo de explicar o que não entendemos... Mas podemos explicar isso através do pensamento próprio, da nossa visão das coisas, e quem sabe, da nossa visão de uma outra teoria... Vai que essa teoria pode ser uma religião.

    Sobre hipocrisia social, sociedade e afins, concordo com você. De certo modo, sobre Hittler por exemplo, eu concordo com a sociedade auhuhauhauh!
    A história nunca vai ser sob todos os ângulos, mesmo porque alguns ângulos se perdem com o tempo hehe :mrgreen: e a prova disso é a própria segunda guerra... Repare bem que todas as matérias de história são vistas dos olhos dos 'ganhadores' ahuauhauhuah! COLONIZAÇÃO DO BRASIL - vista pelos olhos dos portugueses... etc etc etc
    Agora, na Segunda Guerra, estudamos o fenômeno dentro da alemanha. Por quê?! falam que é porque o nazismo e etc foi um fenômeno muito preocupante...(idem pro fascismo)... MAs na verdade, é porque o VENCEDOR na guerra anti-fascista foi a URSS, *COMUNISTAS*! E tratar *comunistas* como heróis??? A elite vai permitir isso?! :mrgreen:

    Acho que religião falha JUSTAMENTE ao tentar fazer um conjunto de leis pra alegrar todo mundo... Ela mistura a filosofia do tempo do onça(QUE EXPRESSÃO TOSCA!!!! 8O ) com a ORDEM. Mas hoje em dia temos filosofias mas coerentes com a nossa tecnologia, e temos a amplitude de pensarmos por nós mesmos... Como eu disse, acredito que cada um é singular, e portanto, tem uma visão de tudo, e apesar de poder compartilhar a mesma visão com muitos, na maioria dos aspectos tem um modo singular de interpretar as coisas. Então como a ordem vai agradar a todos se anula o pensamento de um para abranger o pensamento dos outros?! Mesmo sendo a maioria(como na democracia - QUANDO ela existir auhuhauhahuauha) ainda está errado... A ironia nisso tudo é que quando o homem vivia acreditando no que pensava singularmente, SEM RELIGIÕES para impor o pode-não-pode para todos(eu sei que é um modo tosco de falar, mas acredite, eu entendi o qe vc quis dizer com o conjunto de leis... eu tenho ordem como esse pode-não-pode huauhauha), aí sim ele era feliz. Vivia na Anarquia NATURAL, *FELIZ*... MAs não quero entrar em aspectois históricos, porque é algo muito grande pra discutir, e seria legal desencadear um tópico sobre isso auhhua!

    A Filosofia pra mim é a ARTE DE PENSAR. Qualquer uso da razão é filosofia... Consequentemente, é o conhecer de todas as areas do pensamento humano... Mas me agarro mais na Filosofia dentro da teologia, para explicar nós mesmos, os outros, e o Universo!

    E entenda que quando eu disse AS RELIGIÕES SÃO FRUTOS DO MEIO, eu quis dizer que são explicações do que vai além do que nós(contando os sentidos ou não - por exemplo, explicar o surgimento do mundo é algo dentro dos sentidos, agora sabemos disso pela ciência) de acordo com a época. Olhe bem que as religiões antigas dizem que um SUPERIOR criou a Terra... Isso porque a ciência da época não tinha amplitude para dar a explicação física para isso. Ao mesmo tempo, nas sociedades dentro da Zuropa, houveram bifurcações dessas teorias(politeísmo e monoteísmo por exemplo, presença do misticismo ou não, etc etc etc)

    Podemos sentir sim... Mas não com os sensores... Você acha que o AMOR, a ALEGRIA, a TRISTEZA.... nós sentimos isso com os sensores??? É um modo de sentir diferente... Na minha opinião, é sentir com a Alma... e é tão mais intenso que reflete na mete, causando distúrbios psicológicos que resultam por fim nos físicos! :mrgreen:
     
  20. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Não é sempre o novo que vemos, pode ser também o novo modo de ver o antigo. Eu concordo com você, acho que você disse uma coisa legal no começo do tópico (na verdade, você disse no título do tópico e não falou muito sobre a idéia): a escolha entre religião e pensamento próprio.

    Acho que você está certo, que nós deviamos tentar achar a verdade dentro de nós, como Sócrates propunha, mas com alguma ajuda. A religião devia ser essa ajuda, mas ela foi criada pelo homem (pelo menos é o que eu penso) e todo mundo conhece a velha história de que o homem é ambicioso. E que religião ia vingar se cada um desenvolvesse seu pensamento próprio e chegasse a suas proprias conclusões? Bom, acho que não haveriam religiões como existem hoje em dia. Imagina só, cada um ia pensar de um jeito.



    Colonização do Brasil pelos olhos dos portugueses? A gente aprende que eles roubaram nossas riquesas, nos deixaram dívidas, etc. Essa é nossa visão. Pelo menos eu aprendi assim, que português explorou a gente. Eles devem aprender diferente.



    Falha? Você tem certeza? Eu discordo, acho que faz o papel muito bem. Alias, pra mim foram as religiões que reforçaram o que podemos e o que não podemos fazer. Eu não sei como é pra alguém que acredita porque nem quando eu era catolico eu acreditava de verdade, mas acho que as pessoas seguem muito bem os 10 mandamentos. Alias, nossa sociedade é feita em cima dessas leis éticas. Você já reparou que as leis dos países árabes são diferentes das nossas, principalmente quando se trata de crimes e casamentos? Simples assim, o Islamismo não prega a paz e o perdão que o Cristianismo prega, você pode ver isso no tipo de punições que eles recebem pros crimes (cortar a mão do assaltante em um pais daqui do ocidente é considerado até um gesto bárbaro) ou no fato de que eles podem ter quantas mulheres quiserem. É o que prega o Alcorão, não é? E nós podemos ter uma mulher. Por coincidencia, é o que prega a Biblia. =)
    O que to querendo dizer é que as leis éticas já estão difundidas na sociedade e funcionam muito bem. Nesse aspecto eu me curvo diante de todas religiões.


    Sobre os sentimentos que você diz que não tem ligação com os sensores e que são sentidos com a alma, eu recomendo a leitura do livro "As Expressões nos Homens e nos Animais" (não tenho certeza do título, mas é do Darwin, não tem erro). Eu tenho certeza absoluta de que esses sentimentos complexos não passam de coisa nossa, reflexos da nosso pensamento somado aos instintos. Mas acho que não é esse o assunto do tópico. Eu tenho ICQ, e-mail e msn. É só entrar em contato se quiser discutir isso. Não tem erro, eu adoro discutir e posso até parecer bravo as vezes enquanto discuto, mas na verdade só estou empolgado. =)
     

Compartilhar