1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Regra para batalha entre exércitos no D20

Tópico em 'RPG' iniciado por Maglor, 16 Dez 2006.

  1. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Uma das coisas que eu acho mais divertidas em literatura/filmes/rpgs etc de fantasia são as batalhas entre exércitos. Com bastante gente. Aquelas que os guerreiros não são só pessoas com espadas, mas estrategistas militares.

    Existe alguma regra no sistema D20 que diga como as tropas do Rei Azoun vão enfrentar os goblinóides que invadiram Cormyr, ou vamos ter que inventar?

    Já andei pensando em um esboço, mas existem complicações.
     
  2. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Cara, existem duas versões bastante diferentes e ambas muito boas.

    Tem o Cry Havoc, que é bem wargame e o Heroes of Battle, que é mais voltado aos personagens jogadores. Eu prefiro o Heroes of Battle, mas o Cry Havoc também é excelente.
     
  3. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Isso tem em qual suplemento? Eu acho que vou preferir o Heros of Battle, pelo que você disse. O legal dessas situações é fazer os jogadores construírem estratégias, se ficar muita jogada de dados enche o saco.
     
  4. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    O Cry Havoc é da Malhavoc Press. Segundo o Skip Willams (escritor do livro e um dos autores da terceira edição), o Cry Havoc é um capítulo que foi cortado do Dungeon Master's Guide pela Wizards. O capítulo teria sido cortado porque a WotC queria usar as regras do Chainmail pra combate em massa.

    O Heroes of Battle é da Wizards.
     
  5. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    O Heroes of Battle não é exatamente para batalhas em massa.

    Ele apresenta opções para colocar os personagens no meio de uma guerra, mas não no meio da batalha de milhares de soldados e sim tomando posições de destaque. São coisas do tipo mandar os persoanges para caçar os espiões do inimigo, ou tomar um pequeno posto avançado do inimigo para que ele não veja a chegada da tropa principal do seu exército.

    Eu também prefiro esse tipo de abordagem que simplesmente simular grandes batalhas. Mesmo porque essas grandes batalhas no estilo Retorno do Rei não deveriam ser muito comuns. A maioria das batalhas da Idade Média envolvia exércitos com algumas dezenas de soldados, não milhares.
     

Compartilhar