1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Quem é Capitu?" (Vários)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Anica, 18 Ago 2008.

  1. Anica

    Anica Usuário

    O livro acabou de ser lançado pela Nova Fronteira e vale a pena dar uma conferida não só aqueles que são apaixonados pela personagem Machadiana, mas para quem quer entender a razão pela qual Dom Casmurro é tão genial. Logo escrevo mais sobre o livro aqui, mas digo desde já: imperdível mesmo :lendo:
     
  2. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Achei muito interessante mesmo! Quando li Dom Casmurro fiquei muito na dúvida, as pessoas sempre tem uma posição, fã clubes que discutem a fidelidade de capitu...

    Essa matéria foi publicada na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    no começo do ano, e fala sobre uma pesquisa feita entre leitores e escritores:

     
  3. Anica

    Anica Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Poisé, o que eu achei mais bacana no livro é que ele não pega uma teoria definitiva para ser defendida, eles simplesmente falam sobre a personagem. Tem um monte de coisa legal (inclusive o Millôr provando com trechos do livro que o Bentinho na realidade é gay :dente: )
     
  4. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    nossa!!!!!! hahahahaha será que bentinho era amante de escobar? hahhahahaha

    hoje seria fácil resolver a questão... levava o Eziquiel no Ratinho pra fazer DNA...
     
  5. Anica

    Anica Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    O pior é que não é só o Millôr, tem até um texto com base na psicanálise que tende para a idéia do Bento homossexual. E ó, sobre o livro: estou morrendo de vontade de reler Dom Casmurro depois de ler esses artigos :dente:
     
  6. Marcileia

    Marcileia Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Me deu uma vontade enorme de ler esse livro!!!
    Com certeza Capitu é daqueles personagens inesquecíveis, passa de geração a geração sua admiração e talz...
    Vou pôr na minha listinha de compras...
     
  7. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Eu sei da história dela mas nunca lí o livro, acho que tenho ele aqui no micro, vou procurar pra ler.
     
  8. RE: Quem é Capitu? (Vários)

    tem um livro chamado Capitu: memórias póstumas, do Domício Proença Filho, que comprei em um cestão de ofertas, no qual o autor faz a defesa da Capitu, na verdade é a própria Capitu quem se defende. Ocorre o seguinte: a Capitu morreu e depois disso passa a escrever suas memórias póstumas, sua defesa das acusações de Bentinho. É muito divertido e interessante, pois o autor é um dos maiores especialistas em Machado de Assis do país. Vale a pena ler se vcs encontrarem o livro.
     
  9. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Fiquei bastante curioso com isso tudo, pois nunca lí Dom Casmurro, mas sempre ouço falar da capitú como se fosse uma meretriz, ainda tem o fato que colocaram esse nome da Giovana Antonelli ( é isso mesmo?) quando ela fez o papel de uma garota de programa.
     
  10. Hérmia

    Hérmia Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Nada de meretriz, Cabal....vc deve ler....eu lí duas vezes e achei incrível...e agora essa do bentinho ser gay...sabe q até poderia ser.....Eu ainda defendo Capitu até a morte, como ela se defenderia de hipóteses e fantasias da cabeça doente de bentinho?
     
  11. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Vou catar o livro agora na web e começar a ler.




    já baixe e já lendo.
     
  12. Liv

    Liv Visitante

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Mas isso da Capitu ser "meretriz" é coisa do Bentinho, aliás, eu adorei a teoria da homossexualidade! :hihihi:. O problema da Capitu é que ela é ambigua até no nome... já notaram? Capitu... capeta... :sacou:
     
  13. Anica

    Anica Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Artigo novo no meia palavraaaaaa -> http://blog.meiapalavra.com.br/2008/08/19/quem-e-capitu/
     
  14. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Os comentários sobre o livro me deixaram curiosa. Quando terminei de ler
    Dom Casmurro fiquei pensando nas minhas mil interpretações, a Capitu
    é a típica personagem do Machado que te deixa cheia de dúvidas. Vou
    ler o artigo no blog do meia (:
     
  15. Anica

    Anica Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Bump no tópico, agora que está todo mundo empolgadinho com a série acho que vale a pena ler o livro (além de Dom Casmurro, né) :lily: Na Saraiva os dois livros estão saindo por 22 reais -> http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2597018&ID=C95620AB7D80C0D0B2E011047

    sério, eu acho que é uma promoção imperdível. 11 royal por livro quase nem pocket é possível comprar hoje em dia :dente:
     
  16. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Muito bom Anica =D
     
  17. Felipe_al

    Felipe_al Usuário

    Eu achei o livro médio, gostei mto de alguns textos, mas achei outros totalmente irrelevantes... "O Caso da Senhora Santiago" foi simplesmente demais, o que mais gostei foi que o autor (Gustavo Bernardo) não usou das falavas da Capitu ou de qualquer outro personagem de Dom Casmurro, ou seja, ele não colocou palavra nas bocas deles, só as do narrador, achei ótima a idéia dele usar só os personagens de Dom Casmurro e não alterar o pensamento ou as falas deles, como fez a Lya Luft, acho q no conto dela quem estava ali não era Capitu.
    Já tinha ouvido falar antes de que Bentinho seria gay, mas Millôr me deixou realmente com dúvidas, vou ter que ler Dom Casmurro de novo pra olhar com mais cuidado. E tbm gostei do rápido texto do Otto Lara, apesar de não concordar.

    oops, tive que editar pq acho q tinha colocado um spoiler
     
  18. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    Tem gente que vai além: diz que Bentinho era Machado e Escobar era seu amante na vida real, e que Machadão escreveu o livro pra falar sobre o problema é blá blá blá.

    Teve uma tese de mestrado sobre isso que nem foi pra mesa examinadora, na minha opinião, sustentar um romance entre Bentinho e Escobar é tão infundado quanto sustentar a traição da Capitu.
     
  19. Sorel

    Sorel Usuário

    RE: Quem é Capitu? (Vários)

    o/ idem!


    Dando meu pitaco na questão de gente grande: uma coisa muito legal de se fazer é ler Dom Casmurro logo depois de ler Othello. [para aqueles que se aventuram a ler Shakespeare no original, em inglês mesmo, tem edições das peças mais famosas dele por 7 reais...]

    Eu li uma crítica, acho que do Roberto Schwarz (por mais que eu ache o Roberto Schwarz muito "viajante"...), que me abriu os olhos pra uma coisa bem legal. Prestem atenção no nome do Bentinho: Bento Santiago. à primeira vista, nada de estranho... O engraçado é que tem, ali no fim do nome, um "iago" bem escondido. E o Iago, para quem não leu Othello e nunca ouviu falar na história, não é nem o marido traído (que NÃO foi traído, na obra do inglês), nem o traidor. O Iago é o responsável, isso mesmo, por criar a dúvida! No livro do Machado, o suposto marido traído é o seu próprio Iago. E o lenço, é Ezequiel...

    Acredito que pensar nisso não é forçar a barra, tendo em vista que Machado era bem familiarizado com a obra de Shakespeare, e, num livro sobre ciúme, não deixaria um "iago" passar despercebido no nome de sua personagem principal.

    Enfim, Dom Casmurro é facilmente o melhor livro já produzido em território nacional. =D. Um "must read".

    edit: falei, falei, falei e esqueci do meu objetivo qdo comecei a falar: foda-se se ela traiu ou não! Sei lá, o livro não é sobre o marido traído, e sim sobre o fêdêpê que deixa o marido com a pulga atrás da orelha. Ainda no paralelo com Shakespeare: a peça carrega no título o nome de Othello, o marido. O romance de Machado leva no título, Dom Casmurro, indiretamente (e muito bem escondido), Iago. O livro é sobre o ciúme. E... no fim das contas, nunca fui muito com a cara da Capitu, mesmo =P.

    Uma dúvida: quem aí já leu Capitu sou eu, do Dalton Trevisan? Sempre tive curiosidade de saber se ele é lido fora daqui do PR, já que minha perspectiva foi sempre daqui de dentro...
     
  20. Oseas

    Oseas Usuário

    Capitu é uma dissimulada de olhos de ressaca.
     

Compartilhar