• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem aqui é músico?

Toco Violão e Baixo... um pouco de guitarra. Muito iniciante. Extremamente auto de data (é assim?). Só agora estou me aprofundando em teoria e para quem não conhece os estudos de teoria recomendo:

Não se metam.

É xato, xato, xato, xato... (1723671263)

Apesar de ser bem antigo o post, eu tenho que discordar. Ao menos eu acho estudar teoria musical muuuuuuuuito agradável. Mas muito mesmo. Entender cada matematização, remontar séculos de estudo para chegar no que é hoje, e conseguir entender melhor o que você ouve ou toca é muito gratificamente, ao menos pra mim. Além do que, um bom domínio de teoria faz com que o músico tenha seus domínios musicais expandidos largamente, podendo trabalhar melhor e da maneira que quiser com a música que ele cria.

Pra quem quer ser realmente um músico, um bom conhecimento de teoria musical é essencial.

E ah, sou um vocalista um tanto aposentado, e baterista em desuso. :lol:

Tenho mais estudo em bateria, mas nunca tive banda como tal (por não possuir o instrumento, mesmo depois de mais de quatro anos de estudo), mas já tive algumas bandas como vocalista, uma das quais teve algumas músicas próprias, nada disponível online, infelizmente.
 
Eu toco violoncello na Orquestra Jovem SESIMINAS.



Porém, já fui guitarrista, vocalista, flautista, me meti com regência e trombo com um piano, às vezes.
 
Eu toco guitarra, violão, bandolim, teclado, um pouco de gaita, e me meto nas programações eletrônicas de vez em quando.

E nunca tive banda. Só toquei uma vez com uma colega baterista (tipo um White Stripes piorado, se é que é possível).
 
Goba disse:
Apesar de ser bem antigo o post, eu tenho que discordar. Ao menos eu acho estudar teoria musical muuuuuuuuito agradável. Mas muito mesmo. Entender cada matematização, remontar séculos de estudo para chegar no que é hoje, e conseguir entender melhor o que você ouve ou toca é muito gratificamente, ao menos pra mim. Além do que, um bom domínio de teoria faz com que o músico tenha seus domínios musicais expandidos largamente, podendo trabalhar melhor e da maneira que quiser com a música que ele cria.

Pra quem quer ser realmente um músico, um bom conhecimento de teoria musical é essencial.

E ah, sou um vocalista um tanto aposentado, e baterista em desuso. :lol:

Tenho mais estudo em bateria, mas nunca tive banda como tal (por não possuir o instrumento, mesmo depois de mais de quatro anos de estudo), mas já tive algumas bandas como vocalista, uma das quais teve algumas músicas próprias, nada disponível online, infelizmente.

Goba , concordo plenamente com vc , eu toco faz tempo jah e nunca consegui pegar nada de teoria ( muito pelo fato de eu nunca ter feito aula por condicoes financeiras :disgusti: )
Teoria eh uma coisa q se possa aprender sozinho ? sempre me disseram q isso eh impossivel , vc tem algum material q possa ajudar os leigos que nem eu ?=D obrigado :cerva:
 
Otemo ! finalmente minhas ferias terao utilidade .
proximo passo : mandar a guitarra pra regulagem =P
 
O siteque a Pacht recomendou é muito bom, mas existem inúmeros livros que vão dissertar sobre a história da música (um belo passo dado pra teoria) e outros muito didáticos em relação à própria teoria. É muito difícil dizer quais você deveria procurar (tanto porque muito dos materiais que tenho são xerox de livros que não sei o título :lol:), mas é possível achar muita coisa boa.

Algumas enciclopédias têm seções muito boas sobre música pra se aprender mais a respeito, inclusive com ensino sobre teoria, mas não tão didáticos. Nada substitui um bom professor, mas se você não pode ter um, consegue aprender sim se tiver grande força de vontade.

Pacht, os outros instrumentos que você citou se envolver, foi com estudo ou foi por autodidatia (existe essa? :think:)? E aliás, fala onde e como você se meteu com regência?
 
Goba disse:
O siteque a Pacht recomendou é muito bom, mas existem inúmeros livros que vão dissertar sobre a história da música (um belo passo dado pra teoria) e outros muito didáticos em relação à própria teoria. É muito difícil dizer quais você deveria procurar (tanto porque muito dos materiais que tenho são xerox de livros que não sei o título :lol:), mas é possível achar muita coisa boa.

Site de nerd. :rolleyes:

Goba disse:
Nada substitui um bom professor, mas se você não pode ter um, consegue aprender sim se tiver grande força de vontade.
Concordo com a parte do professor!

Goba disse:
Pacht, os outros instrumentos que você citou se envolver, foi com estudo ou foi por autodidatia (existe essa? :think:)? E aliás, fala onde e como você se meteu com regência?
Estudei Guitarra durante um ano, com o marido da regente do coral onde cantei!

O resto, eu fico só brincando... quando se tem certo conhecimento músical é "fácil" tocar qualquer coisa!


Já a regência, longa história. Toco em uma orquestra... e quando o maestro atrasa, ixi, vira uma festa. Como eu já tive aulas de teoria só sobre regência, juntava o povo que chegava antes do ensaio e ficava brincando. (Maestro nunca atrasa, a gente que chega antes!)

Também arrisquei montar um trio de cordas e acabei virando "spalla"... É como ter uma banda, só que mais engraçado!


Por falar em banda, já tive uma também... (Que mineiro de belzonte nunca teve uma banda?) Ao estilo de Nightwish, só que com um vocal muito mais foda... modéstia à parte! Os vizinhos adoravam a versão com vocal feminino de Paranoid... :mrgreen:
 
Eu aprendi teoria com um mínimo de material e boas converas, apenas, com professores e amigos músicos. Não sou mestre em teoria, mas com o tempo dá pra aprender sozinho sim, e achar a lógica que une as coisas quanto a harmonia.

Toco baixo desde os 13 anos, e bateria há pouco tempo. Mas o que mais amo na música são arranjos, e por isso, não abro mão de ter o Sonar comigo, onde sempre crio canções diversificadas. Estou inclusive compondo as primeiras canções pro meu novo projetinho de férias ...

Minha família tem ainda meu pai e meu irmao como músicos, e eles até tocam juntas na banda deles. Ambos são excelentes compositores, melhores do que eu, sem comparação.
 
Varatar disse:
Eu aprendi teoria com um mínimo de material e boas converas, apenas, com professores e amigos músicos. Não sou mestre em teoria, mas com o tempo dá pra aprender sozinho sim, e achar a lógica que une as coisas quanto a harmonia.

Mesmo caso que o meu.

O que sei de teoria apredi mais ou menos assim também, Varatar. A diferença é que entra o meu professor de violão quando eu ainda freqüentava cursos de música. O resto, aprendi tanto sozinha quanto com meu padrinho e amigos.

Toco baixo desde os 13 anos, e bateria há pouco tempo. Mas o que mais amo na música são arranjos, e por isso, não abro mão de ter o Sonar comigo, onde sempre crio canções diversificadas. Estou inclusive compondo as primeiras canções pro meu novo projetinho de férias ...

Sonar é bom, ajuda bastante. Meu computador já fo uma baderna co mtantos programas....Tinha Cakewalk e Sonar, Band In A Box, Encore....Hoje raramente os utilizo por falta de tempo e espaço.

Sim, falta de espaço. Gosto de conectar meu teclado ao computador e trabalhar mais a fundo em arranjos diversos. E tipo, é o único instrumento que toco e que tenho paciência pra conectar a um computador.

Minha família tem ainda meu pai e meu irmao como músicos, e eles até tocam juntas na banda deles. Ambos são excelentes compositores, melhores do que eu, sem comparação.

Meus avós paternos eram músicos e um dos meus tios chegou a tocar não lembro qual instrumento na banda da cida onde morava. Tá, nunca lançaram nenhuma espécie de trabalho, mas eram músicos no sentido mais belo que a palavra tem.
 
Goba disse:
Eles tem material lancado como compositores?
Meu pai tem, acho que um CD de 95, com a banda da época.

Mas na banda dele e do meu irmão, não, pelo menos nada oficial (gravadora, selo, etc). Mas têm muita coisa boa gravada, e inclusive, estão gravando.
O antigo tecladista hoje tem um estúdio profissional, então, está saindo em conta.

Idril disse:
Sonar é bom, ajuda bastante. Meu computador já fo uma baderna co mtantos programas....Tinha Cakewalk e Sonar, Band In A Box, Encore....Hoje raramente os utilizo por falta de tempo e espaço
Um belo dia levei pra minha casa o Fruity Loop (alguém conhece?). Mostrei um efeitozinho pro meu irmão, e ele bolou: "Caraca!! Ficou um techno muuuito do mal!!" ...

Daí pra frente ele começou a mexer no troço e não pára há quase 3 anos, e compõe cada coisa de arrepiar. Isso me deixa de certa forma constrangido ao usar o Sonar sem nenhum plugin, com timbres medíocres. Fora a falta de tempo, da mesma forma que você, Idril.

A idéia agora é achar um jeito rápido e eficiente de conectar os instrumentos ao PC, pelo menos baixo e guitarra, pra melhorar a qualidade das minhas composições.
Claro, aprender a cantar tmb não seria nada mal .. .:(
 
Última edição:
Eu toco teclado muito bem e sei cantar. Um dos meus sonhos é ter uma banda. Já é alguma coisa, né?
 
Varatar, como eu faço pra ter acesso a esse material gravado pelo teu pai?
Ou por qualquer material dele com teu irmão?

:D
 
Eu não quero ser pretensioso o suficiente para me dizer um "Músico", ou um "cantor", mas como modéstia pouca é bobagem, eu até diria que tenho uma voz boa. :mrgreen:
Mas músico mesmo, pra mim, é como a Pacht aí em cima, por exemplo.

Eu canto em um coral na UERJ, o Altivoz, e sou de uma banda de rock.
 
Goba disse:
Varatar, como eu faço pra ter acesso a esse material gravado pelo teu pai?
Ou por qualquer material dele com teu irmão?

:D
Eu acho que posso arranjar pra vc .. entra em contato por mp
 
Bom,um instrumento que pelo menos eu sei tocar e consegui aprender sozinha é o violão. Não dou aquele SHOW mas até que tiro um sonzinho =]
Eu já aprendi a tocar flauta doce e teclado qdo era menor,mas acabei esquecendo tudo,pela falta de prática.
Hoje em dia gostaria MTO de saber flauta transversal ( é lindo demais né?), piano e baixo ou guitarra. A guitarra eu vou comprar no futuro \o/
 
o maglor canta pra ca*****lho...
eu toco flauta transversa, e da pra enrolar qq coisa no violao....
lembro de tocar the ministrel do nightfall com o maglor cantando... ficou legal..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo