• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que alteração do filme mais te irritou?

Adaptações foram necessárias, mas mesmo assim desagradaram muito... a total omissão do Bombadillo e do Expurgo foi o cúmulo...
 
Não vou entrar em méritos de adaptação e acho que ficou excelente.... maaaaassss... como fã do livro, vendo os filmes hoje não gosto mesmo das modificações que listarei. Se haveria um outro meio de fazer... não sei.... Se eu faria melhor... não. Porém, ainda assim me incomodam!

* O começo todo conturbado, parecendo que não houve nenhum planejamento para a viagem de Frodo e que Merry e Pippin entraram na história por acidente. Tanto que só Sam carrega mochila. Parecia que todo mundo tava dependendo dele. E de onde saíram as espadas dos Hobbits???

* Intriguinhas e briguinhas toscas entre vários personagens, principalmente em AdT (já comentei em dois outros tópicos)
* Éomer banido!!! (ele estava apenas preso... e aí pra consertar eles colocam os elfos em Helm... afff... :roll:)

* Morte de Haldir
* O 'exorcismo' de Théoden :blah:

* Éowyn indo para Helm junto com o povo, sendo que eles tinham que ir para o Templo da Colina
* Aragorn receber Anduril só em O Retorno do Rei das mãos do Elrond só porque Arwen não quis ir embora e teve uma visão do filho deles, sendo que ele devia estar com a espada o tempo todo.

* Arwen só ter chegado com a bandeira no dia do casamento, sendo que ela devia ter sido entrgue muito antes pelos parentes de Aragorn em nome dela. Afinal de contas, sem a bandeira, como ele entrou na cidade e foi corado Rei??? Ficou sem sentido.
Sem contar que sumiram com o povo de Gondor! Se não fosse pelos mortos, não teria ninguém pra defender Gondor... Aragorn herdou um reino de meia dúzia de gatos pingados!!!8-O

* Mulheres e crianças (incluindo bebês) permaneceram em Gondor durante a Guerra.
Será que PJ queria exterminar o povo da Terra-Média???
Ele sempre deixou as mulheres e crianças no meio das batalhas quando, no livro, elas são explicitamente protegidas deste perigo, enviadas a abrigos e esconderijos.

* Expurgo do Condado, sumariamente excluído! E, pior, impossível de se pensar em final alternativo graças à morte precoce de Saruman. Sei que não tinha espaço (não só literalmente, como não ficaria legal...) para o Expurgo no filme, mas ficou parecendo que a Guerra não afetou o Condado e todo mundo ficou na vida boa enquanto os outros se ferravam.

Sobre as estendidas (vi no YouTube, rs):
* Éowyn tentando dar uma de dona de casa prendada (tentando cozinhar... COMO ASSIM??? 8-O8-O8-O)
* Saruman morrendo em As Duas Torres de forma tosca...
* A parte do Salgueiro engolindo os Hobbits ter ido parar em As Duas Torres, quando Merry e Pippin estão em Fangorn
* Merry ir junto com os gondorianos até O Portão Negro no fim de O Retorno do Rei 8-O (COMO ASSIM??? Ele devia estar se recuperando nas Casas de Cura, junto com Éowyn e Faramir e depois ajudando nos preparos da cidade para receber o novo Rei)
* Galadriel dar a Sam apenas uma corda élfica e não a caixa com sementes. Sendo que a corda ele apenas pega (ou foi outro elfo que deu, não lembro direito). A profissão de Sam foi completamente esquecida!

Mas não achei a saída do Tom Bombadil ruim, não!
Na verdade, fiquei aliviada... heheh... Quando li SdA da primeira vez enrolei 3 meses nessa parte, de tanto tédio.
E, eu acho, que ele foi cortado porque daria um tom muito "infantil" a um filme que pretendia ser um épico!
Ficaria mais para adaptação de "O Hobbit" do que para SdA. Aliás, acho que ele distoa totalmente na história toda...

Arwen substituir Glorfindel nem me irritou, mas deve ser porque vi o filme primeiro e na época me pareceu uma cena bonita.
Mesmo ela sendo um teosuro, prefio ela usando uma espada do que bordando ou sentada numa prateleira, como uma bonequinha de luxo. :yep:
E quanto à Frodo e Sam, achei o comportamento deles mais esquisito no livro do que no filme, em especial duas cenas, mas não lembro quais foram.

Ou seja, quase, todas as mudanças... Mas o que me irritou mesmo foi a mudança de personalidade e caráter do Faramir!!!
E, uma que ninguém disse, mas um personagem que eu gosto muito: cadê o Beregond??? (aquele que defendeu Faramir de Denethor!)
 
* O começo todo conturbado, parecendo que não houve nenhum planejamento para a viagem de Frodo e que Merry e Pippin entraram na história por acidente. Tanto que só Sam carrega mochila. Parecia que todo mundo tava dependendo dele. E de onde saíram as espadas dos Hobbits???

As espadas dos Hobbits foram dadas pelo Aragorn, no Topo do Vento, antes do ataque dos Nazgûl. E isso está tanto na versão cinematográfica quanto na estendida da Sociedade do Anel. =]
Agora... só não sei o porquê do Aragorn andar por aí com mais quatro pequenas espadas, mesmo porque, ele só devia saber (por intermédio de Gandalf, talvez) que apenas dois Hobbits estariam no Pônei Saltitante. :lol:

=============

Belo comentário, Elriowiel. Apesar de não concordar com alguns dos seus pontos. Mas isso já falei em outros posts dos vários tópicos por aqui. :mrgreen:
 
Foi terem tirado Glorfindel do filme u.ú

E também a morte de Haldir,putz >.>

Na verdade muitas alterações me deixaram louca ¬¬,mas não da pra ser 100% fiel =\
 
eu acho que o pior foram as alterações na personalidade de alguns personagens importantes como Faramir e Theoden.
 
A ajuda de Haldir e os outros elfos na Batalha do Abismo foi difícil de engolir; sem contar a ida de Frodo e Sam à Osgiliath, como prisioneiros de Faramir e seus homens...

Agora, uma coisa que achei legal, como figuração de uma personagem, foi a Boca de Sauron, que tem na versão extendida do filme III.
Ficou boa, gostei da "figura", pena que não colocaram na versão que foi para as telas.
 
Última edição:
A falta de Expurgo do Condado;
A substuição de Glorfildel por Arwen;
Tom Bombadil não parecer no 1º filme.

Iria citar essas 3 como as principais! :mrgreen:


Mas vou acrescentar mais uma... colocar Haldir e um pelotão de elfos na batalha de Helm's Deep. Além de não ter sentido algum, acho que isso diminuiu a glória de Rohan na batalha.
 
Bem, acho que realmente muitas mudanças foram necessárias e gosto muito do filme como ele é. Mas obviamente, como fã do livro, algumas mudanças me 'incomodaram' um pouco. Principalmente no que diz respeito a 'adições e subtrações', e não a mudanças. O fato de Glorfindel ser substituído por Arwen me incomodou um pouco, mas pensando depois, acho que foi melhor assim. Mas eu não entendo pq matar o Haldir! ele nem estava em Helm, e depois de aparecer 'milagrosamente' ainda é morto...poxa, coitado.
Assim como fazer o Aragorn cair daquele penhasco! Será que já não havia suspense suficiente na batalha que estava por vir? Acho que são essas adições, assim como a subtração de personagens como o Tom que mais me incomodaram.
 
Tom Bombadil, nem fez tanta falta pra mim, mas tipo os amiugos do frodo que fizerem um o plano para acomapnha-lo na jornada....
No livros, eles estavam cientes dos perigos, não cientes, mas sabiam o que poderiam passar, no filme não, foi toptalmente sem querer a ida deles, qnd se viram, já estavam envolvidos na batalha. e ainda temos que aguentar um Pipin diferente, que em Fangorn disse "esse mundo pé muito grande pra nos, nosso lugar é o condado, vamos pra casa" ou algo assim...

isso num gostei mesmo!!

Haldir, foi uma "estendida" dele no filme, axo que PJ se arrependeu de naum ter feito Lothlorien como deveria, então colocou ele no ADT. Mas num sei naum...

O expurgo teria sido um grand finale, parece que depois disso, "os Quatro" viveram
tranquilamente, mas Sam virou prefeito, pro exemplo...

bjuu

")
 
O expurgo teria sido um grand finale, parece que depois disso, "os Quatro" viveram
tranquilamente, mas Sam virou prefeito, pro exemplo...

O Expurgo do Condado teria sido um GRANDE final, isso sim. Mas em matéria de tamanho mesmo.:lol: O Retorno de Rei é o filme mais longo da trilogia, não tem espaço pra tanta coisa. Fora que, cinematograficamente, o expurgo seria um anticlímax, já que o grande vilão (Sauron) já havia sido derrotado.
 
O Expurgo do Condado teria sido um GRANDE final, isso sim. Mas em matéria de tamanho mesmo.:lol: O Retorno de Rei é o filme mais longo da trilogia, não tem espaço pra tanta coisa. Fora que, cinematograficamente, o expurgo seria um anticlímax, já que o grande vilão (Sauron) já havia sido derrotado.


É certo que para nós, FANS; muita coisa fez falta sim!
Quanto as análises cinematográficas....ahhhh..na hora da 'raiva', até esquecemos que a grana foi curta, ou que seria um filme muito longo!:lol: Até porque, pra quem não leu os livros, estavam indo no cinema só pra ver 'mais um filme bom de ação, fantasia'; já para os bons leitores de Tolkien, seria uma 'ilustração do livro', o que pecou um pouco.:osigh:
 
Teve uma alteração referente à caracterização do Warg!

Bem, não achei exatamente ruim o Warg do filme, mas acessei o site do John Howe e vi essa arte conceitual do Warg para o filme:


attachment.php

Dá para notar que a cabeça desse Warg é mais "afunilado" da extremidade superior até o focinho...

A data da imagem consta de 2006. Provavelmente seria um desenho criado posteriormente aos filmes? :think:

Quem sabe em "O Hobbit", de repente, até poderemos ver um Warg mais parecido com este da imagem, ou exatamente igual, já que John Howe está na equipe, obviamente, assim como Alan Lee. Não teria por que não chamarem esses mestres ilustradores novamente.

Não entendo por que PJ resolveu adotar outro visual para o Warg...
 

Anexos

  • warg.jpg
    warg.jpg
    104,4 KB · Visualizações: 78
Muitas coisas, mas não gostei que falou pouco de Balin(achei que isso foi desprezo)
E a "não aparição" de Bombadil
 
Teve uma alteração referente à caracterização do Warg!

Bem, não achei exatamente ruim o Warg do filme, mas acessei o site do John Howe e vi essa arte conceitual do Warg para o filme:


attachment.php

Dá para notar que a cabeça desse Warg é mais "afunilado" da extremidade superior até o focinho...

A data da imagem consta de 2006. Provavelmente seria um desenho criado posteriormente aos filmes? :think:

Quem sabe em "O Hobbit", de repente, até poderemos ver um Warg mais parecido com este da imagem, ou exatamente igual, já que John Howe está na equipe, obviamente, assim como Alan Lee. Não teria por que não chamarem esses mestres ilustradores novamente.

Não entendo por que PJ resolveu adotar outro visual para o Warg...


Pode ser que esse seja um dos possíveis esboços para os novos Wargs, Roy. Mesmo porque, tanto Lee quanto Howe já foram confirmados para O Hobbit. O Del Toro já declarou que Wargs são lobos, então terão cara de lobos. E esse aí tá mais pra lobo mesmo do que as hienas do PJ.

O visual dos Wargs pouco me incomoda, mas realmente, se são lobos, por que fazê-los como hienas? :roll:


Edit: Encontrei a notícia - Del Toro: Wargs são Lobos, não Hienas
 
Última edição:
Piores: A mudança drástica do caráter do Faramir.A substituição de Glorfindel por Arwen e o Super legolas.Também não gostei da parte em que excluíram o expurgo do condado,mas entendo que não tinha tempo para fazer algo decente e que se pusessem fariam uma cena muito corrida e nada satisfatória.

Essas foram as piores alterações desse filme
 
(...) o fime ficou perfeito para quem assistiu sem conhecre o livro como eu antes
Nesse ponto tens razão.
Eu também sou desse time e, por isso, adoro os filmes.
Depois que li os livros, não digo que cheguei a me irritar, mas acho que a história ficaria mais interessante se tais aspectos fossem considerados nas filmagens:
  • Em A Sociedade do Anel, Frodo deixa o Condado pouco depois da festa de Bilbo, enquanto que no livro, sua partida só acontece anos depois. Foi bem esquisito e difícil compreender essa parte quando li pela primeira vez.
  • Seria eletrizante ver as cenas na Colina dos Túmulos. Adoro essa parte do livro!
  • Os elfos em Helm's Deep, completamente sem sentido!
  • E a exclusão do Expurgo do Condado que, se por um lado, resultou numa grande surpresa quando cheguei ao final do livro de O Retorno do Rei, acrescentaria muito (literalmente :lol) à adrelina gerada pelo filme. Quando pensávamos que tudo estava acabado, havia mais uma luta pela frente.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo