1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quando os filmes superam os livros

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Thais Tûk, 13 Jun 2004.

  1. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Depois de assistir aos extras do DVD d'O Retorno do Rei', fiquei com isso na cabeça.

    Uma mulher que se dizia "especialista em Tolkien" afirmou que uma das cenas era melhor que o livro.

    Calma.

    Sabem a cena quando Frodo deixa cair o anel e Boromir o pega, dizendo algo como: "Como algo tão pequeno pode nos fazer tanta coisa?" - e há toda aquela tensão no ar, etc?

    Segundo a especialista, esta cena resume exatamente o sentido do peso do anel melhor do que qualquer passagem do livro.

    O que vocês acham?

    E outra:

    Existem outras cenas dos filmes que vocês pensam superar os livros?
     
  2. Morbius

    Morbius Usuário

    Na minha observação, o filme ñ supera os livros.
     
  3. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Qnd eu vi pela primeira vez SdA,em casa,eu e meu irmão até comentamos sobre esta cena q de fato Boromir estava com toda a razão...
    Bom,qnt a outras cenas...aí eu já ñ me recordo se teve alguma q conseguiu superar o livro... :wink:
     
  4. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Bom,na verdade,esta cena do Boromir ñ foi propriamente uma superação do livro,foi apenas um complemento...
     
  5. Eu sempre digo que é errado dizer que "Livro é melhor que o filme" ou vice-versa.

    São "veículos" diferentes.Cada mídia trabalha com a narrativa da história de forma diferente.As vantagens do filme são o dinamismo e o impacto que as imagens causam.Aquelas personagens,lugares e batalhas que nós acostumamos a imaginar antes dos filmes,quando são recriadas com tamanha grandiosidade e beleza é fascinante!

    Eu nunca me emociono e me envolvo menos quando vejo o filme,pelo contrário,na maioria das vezes o filme me prende na mesma proporção que o livro,emociona e até me agrada mais em certas cenas,aquelas de maior tensão,por exemplo.

    Acho que a qualidade do livro e do filme são iguais,respeitando as características de cada mídia.

    Comparar livro com filme sem respeitar as características de cada uma é totalmente irracional.
     
  6. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Gente, o objetivo deste tópico não é discutir qual é melhor. É claro que o filme não supera o livro. Quis discutir se, das "invenções" de Peter Jackson, ou de alterações no roteiro, cenas, quais passaram impressões magníficas a respeito da história. Cenas que não têm no livro, como essa do Boromir, por exemplo.
     
  7. Gondorian Blade

    Gondorian Blade Usuário

    Ta aí. Disse tudo. :D

    Mas é claro q eu entendi o objetivo desse tópico (tava até pensando em criar um). Bem acho q o filme foi bem sucedido nas tomadas aéreas (q dão todo aquele ar épico e mostram a deslumbrante e diversificada paisagem neozeolandesa :D ) e nas sequências de ação. PJ criou certas cenas q aumetaram a tensão, como o confronto com os wargs, q no livro são menosprezados. Outra cena muito boa foi quando gollum cai naquele abismo da toca da Laracna. Todo mundo pensa q ele morreu e quando ele volta é uma grande surpresa (todo mundo no cinema se espantou quando ouviu aquela voz de novo). E Frodo caindo da fenda da perdição também dá um pequeno susto. Outra cena q ADOREI no filme foi quando na coroação de Aragorn todos se curvam aos hobbits, essa é uma das melhores cenas de toda trilogia. Além disso, o encontro dos hobbits naquela mesa do Dragão Verde brindando transmite muito bem e de forma rápida a maturidade q os hobbits alcançaram(quando eles se entreolham dá pra perceber como eles sabem q as coisas mudaram e nada será como antes...).

    Bom, por enquanto só me lembro dessas. Vou assistir a trilogia de novo pra poder falar mais :D .

    E mais uma vez lembrando, essas cenas q eu citei não superam o livro, apenas transmitem bem e de forma rápida o q livro leva várias páginas para desenvolver. Tanto os livros como os filmes de SdA são imbatíveis !!!!!!
     
  8. Tauron

    Tauron Usuário

    Também gosto bastante dessa cena. Outra que ficou bem legal no filme é a entrega da Andúril antes das Sendas dos Mortos, no filme deixa bem claro que a partir dali não tem volta, Aragorn parte pra assumir o trono mostra ele aceitando a responsabilidade
     
  9. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    acho aquela cena do Aragorn encontrando o Frodo antes da separação foi ótima, tipo bem esclarecedora. Esclareceu em definitvo pq não o fodão do Aragorn e sim o pequeno hobbit deveria queimar o anel.

    A cena dos faróis tb eu achei uma boa idéia.
     
  10. Gondorian Blade

    Gondorian Blade Usuário

    :cheers:

    Outra cena bem introspectiva q mostrou bem a influência q o Anel pode ter sobre aqueles à sua volta.

    Como eu pude esquecer dessa cena ??? Ela ficou absolutamente PERFEITA :mrgreen: . Mais uma vez PJ mostra grande talento para criar tomadas épicas. :clap:
     
  11. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    ñ acho q o filme supera o livro so no campos de pellenor
     
  12. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    O filme na minha opinião supera o livro apenas quando a barragem do Anduin é destruída e os Ents seguram as pontas... pelos efeitos visuais, que dificilmente são imaginados com aquela grandeza na leitura dos livros...
     
  13. Nob

    Nob Usuário

    Às vezes, o filme supera o livro. Assim como vários filmes superam os livros dos quais se basearam.

    Tem muita coisa que um livro é capaz de transmitir melhor que um filme. Mas o contrário também acontece, várias vezes.

    E é isso o que eu enxergo como uma das principais razões para adaptações serem realizadas. Fazer com que a mensagem da cena seja mais fácil de ser absorvida. Pois, caso o filme simplesmente passe tudo o que o livro diz, teríamos filmes gigantescos e talvez mais difíceis de serem interpretados que os livros.
     
  14. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    Na minha opinião Thais, essa foi a unica cena q teve melhor do q no livro.
    Alem doq eu tb sempre achei o livro mais rico doq os filmes

    (Siiim, eu sou puritano até a ultima célula)
     
  15. Athus

    Athus Usuário

    A cena dos faróis ficou maravilhosa
    A cena do boromir segurando o anel é muito boa
    e ascenas de batalha grandiosas

    para mim essas são as cenas que superam o livro
     
  16. Peregrin

    Peregrin Technologic

    O filme, especialmente nO Retorno do Rei, superou o livro em diversas partes. Lógico que não é possível fazer uma comparação englobando as obras como um todo e comparando elas, mas é possível, sim, pegar algumas partes e confromntá-las, analisando como ficou melhor. E isso não desmerece nem o livro, nem o filme...

    Mas vamos a algumas partes que eu gostei mais vendo no filme do que da maneira que o Tolkien idealizou:

    - Frodo indo pra Valfenda. que fique bem claro: independente de Arwen estar no cavalo ou não, dela conjurar o Bruinen ou não, o que eu gostei foi a maneira como a cena foi feita, com um cavaleiro correndo de 9 Nazgûl e depois peitando eles na beirada do rio. É a cena mais emocionante do primeiro filme, IMO. Poderia ser com Glorfindel ou com o raio que o parta, o que importa é que a cena ficou maravilhosa.

    - Os faróis de Gondor. Taí algo que quase não é mencionado no livro, mas PJ soube explorar bem e fez uma das cenas mais bonitas de toda a trilogia. Claro que metade do mérito aí vai pro Howard Shore, pois foi talvez o melhor casamento entre trilha e cena dos filmes.

    - A morte de Théoden. Gostei muito mais da besta alada pegando o cavalo, girando e jogando no chão do que o cavalo simplesmente se assustar e cair em cima do rei. Ficou mais dramático e mais digno também.

    - A tentativa de retomar Osgiliath, liderada por Faramir. Cena belíssima, edição maravilhosa, alternando entre Pippin/Denethor e os cavaleiros rumo à cidade. Um momento forte do filme que não estava no livro.

    - Frodo vs. Gollum na Montanha da Perdição. Na minha opinião, uma das melhores modificações do PJ. Ficou muito melhor ver Frodo e Gollum lutando pelo Anel do que o Gollum simplesmente se desequilibrar e cair. O resto da cena, com o Sam ajudando o Frodo a se salvar, também ficou excelente.

    - Ataque dos wargs no caminho para o Abismo de Helm. Outra "invenção" do PJ que ficou ótima. Ajuda a movimentar um pouco o meio do filme, que é bem parado, e lembra um pouco os filmes de faroeste, com ataques de índios às caravanas.

    Deve ter mais coisa que eu gostei, mas no momento só me lembro disso. Ah sim, e também há uma grande lista das modificações que eu não gostei, mas isso fica pra depois.
     
  17. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    Aí entra uma coisa que torna mudanças absolutamente necessárias.
    Algumas coisas descritas no livro simplesmente não entram na minha cabeça numa tela de cinema. Quero dizer, fica cool no livro como está mas não dá pra transpor na tela sem ficar meio ridículo.
    Talvez o Gollum fosse esse o caso também...

    Enquanto relia os livros antes dos filmes eu ficava me perguntando como o Peter Jackson ia fazer certas cenas sem ficar ridículo. O pior é que ele o faz, com extrema naturalidade, fazendo parecer tudo muito fácil, como a cena do Gandalf espantando os Nazgul com aquela luz branca saindo do cajado.
     
  18. Achei muitas das cenas dos filmes ótima, exelentes não que eu ache que superou o filme mas acho que ficou super bem feito e conseguiu explicar o livro muito bem, não mais que o próprio livro pois só Tolkien poderia dizer isso pois ele é quem realmente sabia o que queria dizer, mas acho que as cenas vistas podem as vezes ser melhor de interpretar. E o bom do livro para mim é cada um poder ter sua propri visão e imaginação, poder liberar a imaginação mesmo, sabe as cenas do filme ficaram parecidas com algumas coisas que imaginei (cenas dos ambientes e até os personagens).
    Resumindo gente pois já estou me perdendo: FILME É FILME, LIVRO É LIVRO E OS DOIS SÃO MARAVILHOSOS E UM NÃO SUPERA O OU OUTRO POR SEREM CATEGORIAS DIFERENTES DE UM MESMO ASSUNTO! :wink:
     
  19. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    Bem lembrado... :clap:
    Mas se bem q depois foi um corte atras do outro nesse trecho em relação ao livro
    Kd o Éomer chorando pelo tio?
    Mas cortes são necessarios...
     
  20. Era exatamente isso que estava querendo explicar para a Nimrodel...a cena em si ficou emocionante:a movimentação de câmera,a própria direção de arte da cena,enfim,ficou MARAVILHOSA mesmo!Se Glorfindel deveria estar ou não faz parte de outra discussão.

    Eu sempre tentei explicar para os mais puristas a questão das alterações por causa de dinamismo,dramaticidade e impacto visual...mas não adianta,eles não aceitam o fato de que são mídias diferentes...

    Vc é um dos poucos que realmente sabem entender o que é uma adaptação,a "visão" cinematográfica da coisa.

    Se há uma modificação que deu certo mais que todas as outras no RDR foi justamente toda a sequência na Montanha da Perdição.Fico imaginando a cena lamentável que seria no filme,ao ver o Gollum caindo na lava apenas por pular de felicidade,se desequilibrando. :roll: ....
     

Compartilhar