• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a força da invisibilidade do anel?

Archbalt

Saruman
O anel pode dar poderes a quem o usa, mas na maioria das vezes torna a pessoa invisível. Mas não torna somente a pessoa invisível, as suas roupas e armas também.
E se uma pessoa estivesse invisível com uma pedra na mão e a jogasse no chão, a pedra apareceria do nada, ou continuaria invisível até a pessoa remover o anel do dedo?

Mas se a pessoa já estivesse com o anel, e pegasse uma pedra, ela ficaria invisível, ou pareceria estar voando?

Se funciona com armas (como a ferroada), uma pessoa não poderia deixar a outra invisível também, ao colocar o anel no dedo segurando a mão de outro?
Ou deixar uma casa inteira invisível ao segurá-la..


Enfim, até onde vai a força da invisibilidade do anel?
 
Olha o "poder de invisibilidade" na verdade é visto de forma errônea. O que ocorre é que a pessoa (e onjetos que ela esteja em contato) passam a ficar no "Mundo dos espíritos" (chamado também de unseen).

Uma casa não passaria por esse efeito, um objeto pego por alguém no unseen seria visto de forma diferente (as descrições no livro mostram como Frodo enxergava as cosias), talvez o obejto ficasse invisivel também.

Agora volto ao ponto que esta invisibilidade é causada pela "entrada" do portador no unseen.... até pq a seguir essa lógica TUDO teria que ficar invisivel afinal o portador tinha os PÉS no chão...

Por isso reafirmo que a invisbilidade é ligada a pessoa que apssa a ver o mundo dos espiritos!
 
Mas quando uma pessoa usa o anel, suas roupas também se tornam invisíveis, é esse o ponto que quero chegar, qual a força da invisibilidade do anel, até que ponto será que os objetos ao redor sofrem alguma influência.
 
Eu acho que até o ponto em que tais materiais estejam em contato com o portador.
 
Acho que seriam só objetos que já estarima em contato com o portador. Se ele pegasse um objeto depois que já tinha colocado o anel, esse ficaria flutuando, IMO. Acho que não era possível fazer outra pessoa se tornar invisível também
 
O Anel parece tornar "invisível" apenas o que pertence àquele que o usa... tipo roupas, armas, etc...
por isso qualquer outra coisa que ele "toca" não fica invisível...
 
E sobre o que eu havia mensionado:
Se uma pessoa estivesse invisível com uma pedra na mão (a pedra também estivesse invisível) e a jogasse no chão, a pedra apareceria do nada, ou continuaria invisível até a pessoa remover o anel do dedo?
 
Acho que apareceria do nada.

Já que quando utiliza-se o anel vai-se para outra dimensão.
 
Pessoal eu não lembro de textos do próprio Tolkien que tratem disso especificamente, mas vamos tirar conclusões do que temos escrito:

O Um fazia com que seu portador passasse a enxergar e (de certo modo) "entrar" no mundo dos espiritos (unseen). Coloquei esse "entrar" entre aspas pq o portador estava VIVO e ficava na verdade ENTRE os mundos material e espiritual; isso podemos saber dos textos do prórpio Tolkien.

Pois bem sabemos que o portador do Um junto com suas roupas e objetos mesmo entrando no unseen ainda assim mantinham-se ligados ao mundo material. Como podemos afirmar isso?

Simples: lembrem-se que mesmo invisivel o portador podia interagir com o mundo normal (exemplos: Frodo foi ferido por uma faca -envenenada - do mundo material, Bilbo esbarra em coisas, Smeagol agarravava filhotes orcs, etc...); ou seja: mesmo com PARTE de sua presença no unseen, o portador ainda era ligado e interagia com o mundo material. Resumindo: O UM permitia que seu portador tivesse uma "meia-entrada" no mundo espiritual, mas sendo seu portador um ser vivo ainda continuam ligados (e interagindo) no mundo material.

A questão da pedra segundo essa teoria ficaria assim:

o portador ESTÁ com a pedra na mão e coloca o Um, nesse momento a pedra passa para o unseen também; ao SAIR da posse do portador (ou seja de quem está ativando esse poder do Um - pq não existe lógica em Sauron ter criado o Um para que seres inanimados poudessem interagir com o unseen) ela "volta" inteira ao mundo material.

Mesmo se o portador usasse a pedra (ou um porret, espada, faca, etc..) estando invisível em alguém no mundo material isso CAUSARIA ferimentos; a questão aqui é que uma coisa nova poderia ocorrer: alguém com o Um poderia machucar um espirito "puro" (no sentido de ser uma alma mesmo, não de ser bom)?. Acredito que sim!! Afinal a intenção de Sauron com o Um (e pelo jeito com os 9 com certeza!) era justamente essa interferência direta no mundo espiritual (lembrem que Sauron foi chamado de Necromente).
 
Última edição:
Interessante o que Ramalokion disse, mas sobre essa meia entrada no unseen, como se definiria então os nazgûl? Eles também interagem com o mundo material, então eles vivem em um elo de transição entre o mundo material e espiritual? Pertencem aos dois mundos então?

E afinal, seria possível ou não deixar outra pessoa invisível, se, ao colocar o anel, essa pessoa estivesse segurando em outra?
 
Archbalt disse:
Interessante o que Ramalokion disse, mas sobre essa meia entrada no unseen, como se definiria então os nazgûl? Eles também interagem com o mundo material, então eles vivem em um elo de transição entre o mundo material e espiritual? Pertencem aos dois mundos então?

E afinal, seria possível ou não deixar outra pessoa invisível, se, ao colocar o anel, essa pessoa estivesse segurando em outra?

Sobre os Nazgul é isso mesmo: eles estão entre os 2 mundos. Devrriam estar mortos, mas seus anéis funcionam como uma âncora mantendo-os ainda no mundo material.

Eu acredito que uma pessoa agarrada a outra não tornaria essa 2ª pessoa (que está sem o anel) invisivel. Simplesmente pq o Um sempre mostra uma ligação com quem o está usando, ou seja, quem está na posse dele. Objetos inanimados já seriam "levados" para o unseen.
 
Só complementando o que Ramalokion já disse, existem dois fatos:
1) quem está no unseen pode projetar uma sombra no mundo físico (como Bilbo em O Hobbit)
2) se minha memória não me traiu, as abotoaduras de Bilbo se tornaram visíveis quando ele tentou fugir "espremido" pela porta da caverna dos orcs em O Hobbit, o que poderia ser aplicado à pedra (essa alguém tem que confirmar no livro, sinceramente minha memória não está nada boa).
 
Foram os botões:
Tentou esgueirar -se pela fresta. Espremeu, espremeu e entalou. (...) Os botões em sua se engancharam entre a porta e o batente. Um orc gritou: há uma sombra ao lado da porta.(...) Fez uma tremenda contorção. Os botões voaram em todas as direções (...) enquanto os orcs perplexos catavam seus belos botões de latão na soleira da porta
Resumido mais é isso aí. Agora porque que os orcs viram a sombra de Bilbo e quando Frodo colocou o anel tanto no Ponei e no Topo do Vento nenhuma sombra sua foi percebida? Tem a ver com o fato de que as duas vezes aconteceu quando era noite?
Outra coisa o que torna um ser capaz de penetrar no unseen?
 
Ao penetrar no unseen, a pessoa que usa o anel pode então interagir com coisas do mundo dos espíritos, tocar algum fantasma, algo que alguém no mundo material não poderia?
 
Archbalt disse:
Ao penetrar no unseen, a pessoa que usa o anel pode então interagir com coisas do mundo dos espíritos, tocar algum fantasma, algo que alguém no mundo material não poderia?

Eu acho que sim, como quando o Nazgûl feriu o Frodo no Topo do Vento, ele só fez isso porque estava também no mundo dos espíritos e enxergava ele.


 
Mas no caso dos nazgûl é diferente, pois, de acordo com Ramalokion, eles pertencem aos dois mundos, e Éowyn consegue atingir um nazgûl sem estar usando o anel.

Mas gostaria de saber se pode interagir com um ser que vive somente no unseen.
 
*laninha* disse:
Resumido mais é isso aí. Agora porque que os orcs viram a sombra de Bilbo e quando Frodo colocou o anel tanto no Ponei e no Topo do Vento nenhuma sombra sua foi percebida? Tem a ver com o fato de que as duas vezes aconteceu quando era noite?
Outra coisa o que torna um ser capaz de penetrar no unseen?

Obrigado pela citação do texto, eu realmente não estava muito certo. Quanto às sombras, apenas a quando se estava à luz do sol é que se projetava uma sombra, ainda assim uma sombra muito tênue.

O que faz o usuário do Um entrar no Unseen é o poder necromante dele, que Sauron adicionou ao Anel (e também aos 9 e aos 7, apesar dos 7 não afetarem os anões dessa forma). O objetivo é transformar quem usa esses anéis por muito tempo em espectros, parte no mundo físico e parte no unseen.
 
E há algum ser que pertença exclusivamento ao unseen, não podendo causar nenhuma interferência no mundo material?
 
O que faz o usuário do Um entrar no Unseen é o poder necromante dele, que Sauron adicionou ao Anel (e também aos 9 e aos 7, apesar dos 7 não afetarem os anões dessa forma). O objetivo é transformar quem usa esses anéis por muito tempo em espectros, parte no mundo físico e parte no unseen
Obrigada Erulasto, mas só os anéis é que são capazes de fazer isso com os seus usuarios, ou uma pessoa poderia entrar no unseen se quisesse (uma pessoa poderosa é claro)?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo