• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a força da invisibilidade do anel?

A lâmina que fere o Foodo é uma lâmina comum. O que ela tinha de diferente foi o veneno (ou feitiço; até uma combinação dos 2 ao se ler as palavras ditas por Aragorn e Gandalf após o incidente) que acabou por causar tanto mal ao Frodo. Nada a ver com lâmina morta, unseen e tal...
 
Bom mais uma lâmina que existe neste mundo pode ser levada para o unseen não, os nazgul portam armas de verdade, envenenadas e enfeitiçadas é claro, mas Frodo mesmo usando o anel (quando isso aconteçe ele está no unseen não é isso? ) conseguiu brandir uma espada e cortar a capa do Rei Bruxo, então não vejo qual é a diferença.:think: Fiquei perdida de novo!
 
*laninha* disse:
Bom mais uma lâmina que existe neste mundo pode ser levada para o unseen não, os nazgul portam armas de verdade, envenenadas e enfeitiçadas é claro, mas Frodo mesmo usando o anel (quando isso aconteçe ele está no unseen não é isso? ) conseguiu brandir uma espada e cortar a capa do Rei Bruxo, então não vejo qual é a diferença.:think: Fiquei perdida de novo!

Não, não... a única coisa foi a menção de uma "lâmina morta" (que seria uma lâmina capaz e/ou criada para afetar os seres do unseen); isso não existe!

QUALQUER lâmina (ou outro objeto) do "seen" afeta os seres do "unseen" e seres e objetos do "unseen" afetam os do "seen".

Em exemplos:

1) Frodo COM o Um: se ele tentar passar numa porta fechada ou parede ele mete a cara na dita cuja;

2) Ramalokion com um taco de basebol girando pra tudo que é lado e o Frodo por perto COM o Um: hobbit com um belo galo na cabeça! :mrgreen:

Ou seja: seres e ou objetos no unseen podem atingir e ser atingidos por seres e/ou obejtos no seen.

Eu só falei que a expressão "lâmina morta" não teria sentido.

Melhorou ou complicou de vez agora? :hanhan:
 
Última edição:
Ramalokion disse:
1Ou seja: seres e ou objetos no unseen podem atingir e ser atingidos por seres e/ou obejtos no seen.

Exatamente, eles se tornam invisíveis, não intangíveis. Mas, dúvida: será que de algum modo eles poderiam ser "machucados" ou "tocados" pelos seres que vivem no unseen?? Tipo, o sexto sentido (*tosco exemplo :roll: *).
 
Ramalokion com um taco de basebol girando pra tudo que é lado e o Frodo por perto COM o Um: hobbit com um belo galo na cabeça!
Pobre Frodo!
Bom tirando a parte do Frodo melhorou um pouco. Mas esse negocio de lâmina morta não é real? Não existe na historia toda?
 
Ramalokion disse:
Não, não... a única coisa foi a menção de uma "lâmina morta" (que seria uma lâmina capaz e/ou criada para afetar os seres do unseen); isso não existe!

QUALQUER lâmina (ou outro objeto) do "seen" afeta os seres do "unseen" e seres e objetos do "unseen" afetam os do "seen".

Em exemplos:

1) Frodo COM o Um: se ele tentar passar numa porta fechada ou parede ele mete a cara na dita cuja;

2) Ramalokion com um taco de basebol girando pra tudo que é lado e o Frodo por perto COM o Um: hobbit com um belo galo na cabeça! :mrgreen:

Ou seja: seres e ou objetos no unseen podem atingir e ser atingidos por seres e/ou obejtos no seen.

Eu só falei que a expressão "lâmina morta" não teria sentido.

Melhorou ou complicou de vez agora? :hanhan:

Agora tá tudo certo. Intendi e não tenho mais duvidas... Se mandou bem agora:cerva:

Shantideva disse:
Mas, dúvida: será que de algum modo eles poderiam ser "machucados" ou "tocados" pelos seres que vivem no unseen?? Tipo, o sexto sentido (*tosco exemplo :roll: *).

uhhhh...grande pergunta... Mas acho que poderia sim...quer dizer pensando assim de bate-pronto...
 
Logo após Frodo ser picado por Laracna, Sam pega o Anel e o usa, certo? Mas logo depois, ele corre na direção dos orcs com a Ferroada na mão, e é dito q os orcs poderiam ter visto seu brilho, mas não notaram. Ou ele tirou o Anel antes? Acho q não, pois ele ainda estava com a audição aguçada qnd ouviu a conversa dos líderes orcs. Portanto a Ferroada não ficou invisível. E onde é dito q toda a roupa do usuário fica invisível?

VLW
 
Shantideva disse:
Exatamente, eles se tornam invisíveis, não intangíveis. Mas, dúvida: será que de algum modo eles poderiam ser "machucados" ou "tocados" pelos seres que vivem no unseen?? Tipo, o sexto sentido (*tosco exemplo :roll: *).

Sim! Veja que o unseen mesmo identificado como "mundo dos espiritos" é mais como um mundo do "invisivel"; lembre que mesmo no unseen Frodo, Sam, Bilbo e os Nazgul conseguem interagir (bater, trombar, escalar...). Os espiritos que ficavam vagando na Terra Média normalmente não podiam intervir fisicamente não! As Sendas dos Mortos eram assombradas mas os espirítos que viviam (adoro essa expressão! ahahahahhaha)) por lá não machucavam as pessoas.

Resumo: unseen não é necessariamente o mesmo que mundo dos espiritos, seria uma "meia entrada" (você pode ver e interagir) mas quem é do Mundo dos espiritos mesmo não poderia machucar FISICAMENTe alguém... já psicologicamente...8-O

*laninha* disse:
Pobre Frodo!
Bom tirando a parte do Frodo melhorou um pouco. Mas esse negocio de lâmina morta não é real? Não existe na historia toda?

Sim até chegam a usar essa expressão mas não no sentido que foi usada aqui antes. "Lâmina morta" pode ser entendida como uma lâmina feita pelo Senhor do Escuro (ou seus servos) com feitiços e veneno de modo a matar quem seja ferido por ela; e não uma lâmina feita pra atingir seres do unseen.

menegroth disse:
Agora tá tudo certo. Intendi e não tenho mais duvidas... Se mandou bem agora:cerva:

:cerva: Podendo ajudar é só falar!! Estamos aqui pra isso! :cerva:

Stix disse:
Logo após Frodo ser picado por Laracna, Sam pega o Anel e o usa, certo? Mas logo depois, ele corre na direção dos orcs com a Ferroada na mão, e é dito q os orcs poderiam ter visto seu brilho, mas não notaram. Ou ele tirou o Anel antes? Acho q não, pois ele ainda estava com a audição aguçada qnd ouviu a conversa dos líderes orcs. Portanto a Ferroada não ficou invisível. E onde é dito q toda a roupa do usuário fica invisível?

VLW

Eu estou sem meus livros aqui pra olhar essa passagem. Seria legal se alguém postasse; mas a principio podemos dizer que Ferroada era uma lâmina élfica com uma certa dose de "poder sub criativo" élfico nela (que é o equivalente a "magia" no legendarium), então pode ser que esse "brilho" seja um efeito criado por dois artefatos "mágicos" .

Todas as vezes que alguém coloca o Um é dito que ninguém os vê, logo suas roupas também somem! Senão seria algo como:

"E Frodo ao colocar o Anel causou espanto nos clientes do Pônei Saltitante que viram suas roupas se moverem sozinhas!" :ahn?:

Além disso se as roupas não ficassem invisiveis não seria anda útil pro Bilbo nas suas aventuras! :mrgreen:
 
Última edição:
Eu estou sem meus livros aqui pra olhar essa passagem. Seria legal se alguém postasse; mas a principio podemos dizer que Ferroada era uma lâmina élfica com uma certa dose de "poder sub criativo" élfico nela (que é o equivalente a "magia" no legendarium), então pode ser que esse "brilho" seja um efeito criado por dois artefatos "mágicos" .
Isso acontecia com qualquer lâmina elfica ou não, quando Frodo no Topo do Vento coloca o anel ele vê sua espada, dada a ele por Tom Bombadil, irradiando um brilho vermelho como se estivesse em brasa. É provavel que seja uma propriedade do anel e não das lâminas.
 
Desculpem se já foi respondido, mas não dá pra ler o tópico todo... o portador do Anel vê a si mesmo quando em uso da jóia?
 
Desculpem se já foi respondido, mas não dá pra ler o tópico todo... o portador do Anel vê a si mesmo quando em uso da jóia?
Parece que sim, se ele via a espada que ele estava segurando como ele não ia ver a si mesmo? ;)
 
Existem alguns objetos que não ficam invisíveis, como Ferroada e alguma-coisa-que-não-me-lembro que Isildur usava nos campos de Lis e que emitia um brilho quando ele colocou o Um para fugir e teve que cobrir para que ficasse realmente invisível. Se alguém puder confirmar isso nos CI (sinceramente, a essa hora minha memória já foi para o espaço) =]
 
Resista homem, você consegue...

Não achei nada sobre algo brilhoso... pesquisa superficial.

Mas se não me engano, disse que ele mergulhou apenas com sua espada e que os orcs seguiram ele por causa do cheiro.

Tenho que olhar direito...
 
O que brilhava era a pedra preciosa engastada no filete de prata que ele usava no lugar da coroa. A pedra chamada de Elendilmir não sofria o efeito da invisibilidade do Anel.
 
Obrigado, eu lembrei depois, quando cheguei em casa... Lembrava-me que tinha "Elendil" no nome e não conseguia lembrar o final. De fato, temos objetos que foram vistos em quem portava o Anel: a Elendilmir, Ferroada nas mãos de Bilbo quando atacava as aranhas em o Hobbit e o caso citado acima de Sam com Ferroada.

Outra coisa que foi vista em alguém invisível:
SdA:RdR disse:
Na criatura estava montado um vulto, coberto com um manto negro, enorme e ameaçador. Usava uma coroa de aço, mas entre coroa e capa não havia nada para se ver, exceto apenas o brilho de um olhar mortal: o Senhor dos Nazgúl.

(...)

Partiu-se em pedaços o escudo de Eowyn, e seu braço ficou quebrado; ela cambaleou e caiu de joelhos. Ele pairava sobre ela como uma nuvem, os olhos faiscando;
ergueu sua maça para matar.

Outro fato interessante é que Bilbo carregava pedras em O Hobbit para jogar nas aranhas e elas não viam as pedras. Mas Sam vê Gollum sobre Frodo nas Câmaras de Fogo, talvez por ele ser uma criatura viva... Quando é arrancado, o dedo de Frodo também fica visível dentro do Anel, enquanto Gollum saltita de contentamento.

Parece-me que existem regras muito específicas para a invisibilidade no mundo de Tolkien. Artefatos com poder subcriativo dos elfos são visíveis (talvez o Frasco de Galadriel também fosse visível). Objetos como roupas, espadas comuns e pedras são invisíveis. Seres vivos permanecem visíveis. Partes do corpo humano mutiladas tornam-se visíveis.

Tenho impressão que a discussão vai esquentar... =]
 
Então apenas objetos com um tipo de poder subcritativo (somente as coisas feitas por elfos no caso) ficariam imunes ao poder do anel?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo