• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

Eu gostaria de saber como fica a pronúncia da seguinte palavra após sofrer mutação: daw = i dhaw, já que anteriormente foi dito que o dh tem o mesmo som do "d" em sindarin, fiquei com dúvidas se essa mutação na palavra servirá somente para a escrita. Só isso!
 
Última edição:
Eu gostaria de saber como fica a pronúncia da seguinte palavra após sofrer mutação: daw = i dhaw, já que anteriormente foi dito que o dh tem o mesmo som do "d" em sindarin, fiquei com dúvidas se essa mutação na palavra servirá somente para a escrita. Só isso!

Quem disse isso falou errado, o dh é pronunciado como o "th" inglês em "this", símbolo [ð] no IPA.
 
Gostei pra caramba do tópico, dei uma boa lida. Nunca conversei com nenhum manjador dos idiomas tolkienianos então posso dizer, não sei pronunciar corretamente a maioria das palavras elficas! Falo como leio e julgo ser, dou uma mudada numas coisas aqui e ai ficam mais bonitas, simplesmente guardo, sem falar, outras acolá e assim vai. Quando vou trocar ideia sobre as histórias com as pessoas falo do jeito que sempre falei. Pelo tópico deu pra descobrir muitas coisas, Valinor falo correto e Eru tambem : )
Quando for em algum encontro eu vou sobrar, ja fico sabendo...
 
Uma dúvida geral: como se pronunciam nomes na língua de Rohan? Dá-se uma pronúncia "anglo-saxônica"? Por exemplo: Isen: "aisen"?
 
Gostei pra caramba do tópico, dei uma boa lida. Nunca conversei com nenhum manjador dos idiomas tolkienianos então posso dizer, não sei pronunciar corretamente a maioria das palavras elficas! Falo como leio e julgo ser, dou uma mudada numas coisas aqui e ai ficam mais bonitas, simplesmente guardo, sem falar, outras acolá e assim vai. Quando vou trocar ideia sobre as histórias com as pessoas falo do jeito que sempre falei. Pelo tópico deu pra descobrir muitas coisas, Valinor falo correto e Eru tambem : )
Dê uma lidinha no primeiro capítulo do Curso de Quenya, é rápido aprender, e vale a pena, saber que está pronunciando os nomes corretamente. Na verdade a pronúncia é a única parte das línguas que eu fiz questão de aprender. :mrgreen: Taqui o link: http://www.ardalambion.com.br/linguas/curso-de-quenya.html

Quando for em algum encontro eu vou sobrar, ja fico sabendo...
Ah, mas não acho que nos Encontros o pessoal fique falando de Tolkien não. :think:
 
Calma meu Amigo, um dia vão te ajudar...não fique nervoso!!! É assim mesmo!
 
Conheço bem como funciona. Por isso sempre dou um up para manter o tópico lá em cima, senão aí é que não aparece uma resposta mesmo! :-P
 
Eriadan: Sim, é pronunciado como no inglês. Em élfico Isengard é Angrenost.
 
Se possivel, gostaria que alguém produzisse uma lista com a pronúncia de nomes pessoais e topográficos éficos
 
Aqui está abrindo... Mas vai em Tolkien Gateway, procura por Fëanor e logo abaixo do nome dele estará um link pro áudio da pronúncia.
 
O trema serve para simplesmente para indicar aos falantes da língua inglesa de que aquela vogal deve ser pronunciada, portanto Feanor deve ser pronunciado como no portugues, porem com enfase no E.
 
Como fica a pronuncia nas frases:

Valin nostarë! (Feliz aniversário!)
Merin sa haryalye alasse! (Eu desejo que você tenha felicidade!)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo