• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

Só para tentar esclarecer mais um pouco, vou colocar aqui umas definições sobre a pronúncia das vogais sindarin, tiradas de uma mensagem da lista Elfling:

Vogais curtas do sindarin:

a, e e o são pronunciados como no quenya.
i = "i" em "sick"
u = "oo" em "foot"
y = "u" na palavra francesa "lune" ou "ü" na palavra alemã "für"

Vogais longas do sindarin:

á, é, ó e ý são pronunciadas como suas contrapartes curtas, mas com duração maior.
í = "i" em "machine"
ú = "u" em brute, ou "oo" em "moon"

Vogais extra longas do sindarin:

As vogais do sindarin marcadas com um acento circunflexo (â, ê, etc.) são pronunciadas especialmente prolongadas.

Ditongos sindarin:

ai, au e ui são pronunciados como no quenya.
ei = "ei" em "eight", ou "ay" em "ray"
ae = "ah" + "eh" pronunciadas como uma sílaba
oe = "oh" + "eh" pronunciadas como uma sílaba

Espero que tenha ajudado mais um pouco.
 
Eu gostaria de saber como a expressão Cirith Ungol é proninciada corretamente, porque tenho a impressão que falo errado desde a primeira vez que li SDA. Eu naum sei se isso já foi respondido neste tópico, pois ele tem 9 páginas, e eu naum tenho muuita paciencia para gastar.
 
Pronuncias em quenya/sindarin

Almarë Valinorlyë!
Esses dias li um texto muito interessante, não me lembro aonde que eu li, lá dizia que muita gente fala o nome Celeborn, pronunciando "Seleborn" ao invés de "Keleborn". Alguém sabe, qual outro nome da triologia que apresente batante erro na pronúncia? Por exemplo, esta certo pronunciar a palavra: hiruva como "Rriruva", Hannon le como "Ranhon le" ou Haid como "Raid" ? São essa e outras pelavras que gostaria de a poronúncia certa!
Eru Kaluva Tielyanna!
 
Amigo Analf, se você quiser ter em conta as recomendações de Tolkien sobre a pronúncia dos nomes próprios, verá que contadas pessoas fazem um esforço para falá-los com um mínimo de correção. O mais comum é uma pronúncia aportuguesada ou, o que é o cúmulo, um misto de uma pronúncia portuguesa anglicizada, que é que fazem as pessoas que pronunciam o Gandalf como gẽdawf! Ou seja, misturam a pronúncia portuguesa, com nasalização e com o 'l' pronunciado como [w], com a pronúncia inglesa, que converte o 'a' em [æ]! O mesmo se pode dizer da maneira como dizem os outros nomes élficos, Aragorn é aragórrn (ou áragorrn, afinal em "inglês" o acento recai freqüentemente sobre a primeira sílaba...), Legolas quase sempre é lególas ou légolas, e mesmo légolas está errado, afinal em sindarin há seis vogais, portanto não pode haver 'e' e 'o' abertos! 'i', 'y', 'e', 'a', 'o', 'u', então lêgolas! E, Galadriel? Certamente é um nome hebreu como Isabel e Miguel, já que é pronunciado galadriéw... galádriel!!! há um encontro de consoante na sílaba seguinte! E a não ser que Cuiviénen esteja perto do Brasil, não há razão alguma para pronunciar o 'l' como [w]... E quando ouço falar do rei Téoden, pergunto-me se é realmente difícil meter a língua entre os dentes e pronunciar o som correto... O que estou escrevendo está de fato a cara do abuso, mas quando penso que a inspiração inicial de Tolkien foi lingüística, dar um pano de fundo para as línguas élficas, parece-me uma falta de respeito um fã que não faz nenhum esforço e fala o que se fez com muita dedicação de acordo com os seus próprios hábitos lingüísiticos e pronto!
 
Pra quem quiser ver...
Quenya

(Se vocês acharem muito complicado me avisem!)
O Quenya é uma língua bem restrita, possuindo suas próprias regra para cada caso.
O Quenya possui:
· 5 vogais: a, e, i, o, u;
· 6 ditongos: ai, oi, ui, au, eu, iu (outras combinações não são vogais);
· 5 hiatos mais comuns: ea, eo, ie, io, ao;
· 24 consoantes: c (=k), d, f, g, gw, h, hy, hw, l, ly, m, n, nw, ny, p, qu (=cw), r, ry, s, t, ty, v, y, w ( gw, hy, hw, ly..., são tomadas como consoantes únitárias);
· 8 consoantes duplas: cc, ll, mm, nn, pp, rr, ss, tt;
· 12 encontros consonantais: ld, mb, mp, nc, nd, ng, ngw, nqu, nt, ps, ts, x (=cs).

Pronúncia:
Vogais:
a- como em “azul”;
á- como em “máquina”;*
e- como em “festa”;
é- como em “ver”;*
i- como “menino”;
í- como “incrível”;*
o- como em “morte”;
ó- como em “ônibus”;*
u- como “urso”;
ú- como “único”.*

a, e, i, o, u são vogais curtas, pois não têm acento.
á, é, í, ó, ú são vogais longas, pois têm acento.
* Todas as vogais longas são pronunciadas com o dobro de duração que o normal e mais fechadas).

Ditongos:
Pronuncia-se a 1ª vogal mais forte e desliza-se para a outra. Apenas o “e” no ditongo “eu” é pronunciado como “seu”, não como em “festa” (acima).

Hiatos:
Pronunciam-se separadamente (sem uma mais forte e outra mais fraca).

Consoantes:
Normalmente, apenas algumas observações:
C= sempre pronunciado como “k”;
G= sempre pronunciado como “gu” como “guerra” ou “guilhotina”;
GW= “g” esticando os lábios (como quando pronuncia-se o “w” inglês). É uma consoante *labializada. Quando eatá no meio das palavras ocorre apenas com a combinação “ngw”, pronunciando-se “ñgw”, o “ñ” é quase igual ao nosso “nh”.
HW= “wh” do inglês como “which”;
HY= como no inglês “hew” ou “human”;
HL, HR= antes eram “l” e “r”, são muito raros mas pronunciados normalmente sem o “h”;
H= “h” inglês como “high”;
HT= depende de sua posição:
Após “a, o, u” o “h” deve ser pronunciado como o “ch” no alemão “ach” (escrita fonética [x]);
Após “e, i” o “h” deve ser pronunciado como “hy”;
L= como em “lua” em todas as posições (até no final);
LY= parecida como o “lh”; Ela é uma consoante *palatalizada;
NW= ela é apenas uma consoante unitária quando está no início das palavras. Ela é uma consoante *labializada;
NY= “ñ” é quase como o nosso “nh”; Ela é uma consoante *palatalizada;
QU= sempre como nosso “qü” em “seqüência”;
R= como em “carta” em todas as posições;
RY= ela é uma consoante *palatalizada;
S= como o “ss”;
TY= ela é uma consoante *palatalizada;
W= como em “wood” (“w” inglês);
Y= como “yes” no inglês”.

*Palatalizada- é quando curvamos a parte de trás da língua.
*Labializada- é quando esticamos os lábios, como quando pronunciamos o “w”.

Tonicidade:
Onde vão as sílabas tônicas:

Monossílabos= a sílaba tônica é ela própria.
Ex.: nat “coisa”= NAT

Dissílabos= a sílaba tônica é a penúltima.
Ex.: Aman = a-man = Aman / Gandalf = gan-dalf = GANdalf / Mordor = mor-dor = MORdor
Obs.: Neste caso existe apenas uma exceção: avá “não faça”= avÁ.

Polissílabos= Esta regra é mais complicada:
· Sílaba tônica é a penúltima quando: ela é sílaba curta formando ditongo ou seguida de duas consoantes ou quando ela é uma sílaba longa.
Ex.: Elentári = e-len-tá-ri = elenTÁri (pois a penúltima sílaba é longa) / Isildur = i-sil-dur = isILdur (pois a penúltima sílaba é seguida por mais que uma consoante (ld)).
· Sílaba tônica é a antepenúltima quando: ela é sílaba curta ou sílaba curta seguida de uma ou nenhuma consoante.
Ex.: vestalë “casamento” = ves-ta-lë = VEStalë (pois a penúltima sílaba é curta não formando ditongo ou seguida de duas consoantes).

Trema: Para os nós (brasileiros) não influencia em nada, Tolkien só usou o trema para que os ingleses não “comessem” a vogal em que ele coloca o trema, para ela ser pronunciada como qualquer outra vogal.

Qualquer dúvida é só me perguntar aqui no fórum mesmo.
Gostaria de agradecer ao site da Valinor, pois é do site que eu tiro tudo que sei!

Abraços!Tchau!
 
Algumas dúvidas referentes ao Quenya

Bom.. estou caindo dentro de aprender Quenya e acabei agora há pouco a primeira lição... porém algumas dúvidas ficaram na minha cabeça e não quero prosseguir sem tê-las respondidas...

1 - afinal, qual o real som do H ??? eu sei que podem ser 4 tipos, mas eu não consegui entender direito quando são aplicados, acertei todos os exercícios apenas vendo qual aplicação ficaria mais adequada esteticamente, mas quero saber a teoria...

2 - qual o som do T ??? ele pulou essa parte da explicação.... é o som do T normal ?

3 - qual o som do RY ? ele tb pulou essa parte...

bom, são só estas... fiacria muito grato se alguém pudesse me ajudar...

abraços,
1lus1on
 
Bem, Nostawen, o seu guia de pronúncia do quenya é muito bom, bem recomendado para iniciantes, mas é falho na indicação da pronúncia das vogais:

Vogais:
a- como em “azul”;
á- como em “máquina”;*
e- como em “festa”;
é- como em “ver”;*
i- como “menino”;
í- como “incrível”;*
o- como em “morte”;
ó- como em “ônibus”;*
u- como “urso”;
ú- como “único”.*

Em primeiro lugar, é preciso entender que o sistema vocálico do alto-élfico é idêntico ao "perfeito" sistema vocálico do castelhano, com cinco vogais, duas anteriores não-arredondadas ( e [e]), um central ([a]) e duas posteriores arredondadas ([o] e ). Assim, é impossível que o 'e' quenya corresponda ao 'e' português de "festa", ou 'o' ao de "morte", porque em ambos casos o 'e' e o 'o' são abertos em português, e em quenya, justo por ser cinco o número de vogais, não pode haver tais sons. Além disso, as vogais longas do quenya não têm correspondentes em português, não temos na nossa língua vogais longas (a não ser que você seja carióóca...). A única indicação que se pode fazer é aquela posta por você como observação:

* Todas as vogais longas são pronunciadas com o dobro de duração que o normal e mais fechadas.

Desta maneira, a precisa correspondência é:

a- como em "vaca";
e- como em "parede";
i- como em "ilha";
o- como em "todo";
u- como "lua"

á, é, í, ó, ú têm os mesmos valores, porém mais alongados, como acontece também em inglês, afinal uma coisa é "live" e outra coisa é "lieve".
 
Muito obrigada pela correção, afinal eu não estava tão certa de algumas parte que eu tinha colocado aqui. Você sabe falar Quenya?
Abraços!Tchau!
 
Bom,
1- O som do H eh como o CH alemaum...
2- O T eh som normal, exceto se junto a H...se naum deve ser pronunciado como th em three, the (ingles)
3- RY, naum sei...
Se eu estiver errada, minhas sinceras desculpas...mas pelo menos acho q jah dah pra ajudar :mrgreen:
 
E ai gente olha quem tá perguntando ! :lol: como é que se pronuncia "niniel" heim?
bem eu sempre falei NÍniel mais outro dia uma amigo meu cismou comigo que é niniÉL e agora já num sei nem mesmo meu nome ! aí é triste né?? entao por favor me digam se quem ta certa sou eu ou meu amigo !
 
Só sei como se pronuncia se for um nome Quenya. Se for eu acho que é niNÍel, porque o nome é um polissílabo (ni-ni-el), e a sílaba tônica é a antepenúltima quando: ela é sílaba curta ou sílaba curta seguida de uma ou nenhuma consoante, e pelo que podemos ver o 2º "i" é curto e seguido de nenhuma consoante. "ie" não é um ditongo Quenya.
Abraços!Tchau!
 
Só sei como se pronuncia se for um nome Quenya. Se for eu acho que é niNÍel, porque o nome é um polissílabo (ni-ni-el), e a sílaba tônica é a antepenúltima quando: ela é sílaba curta ou sílaba curta seguida de uma ou nenhuma consoante, e pelo que podemos ver o 2º "i" é curto e seguido de nenhuma consoante. "ie" não é um ditongo Quenya.
Abraços!Tchau!

Se for Quenya é NIniel mesmo, lá no curso tá escrito que a sílaba tônica só fica na penultima sílaba se a vogal for longa(com acento), se tiver um ditongo ou se ela for seguida de duas ou + consoantes, se não tiver nada disso a tonacidade cai na antipenúltima sílaba :wink: .
 
Ah, é verdade, me desculpe! Eu própria coloquei lá "antepenúltima" e escrevi como penúltima (niNÍel). A pronúncia certa (se for um nome Quenya) é NÍniel como o *Fëohtar* falou (obrigada pela correção).
Abraços!Tchau!
 
Bem, eu não sei se essa regra vale para o Sindarin, pode até ser que sim. Mas você sabe a origem do nome, se ele é Quenya ou Sindarin?
Abraços!Tchau!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo