• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Preconceito no RPG: GURPS

Duas coisas que me chamaram a atenção:

EricHavoc disse:
regras q são muito simples

É piada né? :blah:

EricHavoc disse:
axo ridículo akelas coisa de CA e TAC0!!

Já não se usam essas regras desde a terceira edição do D&D e o surgimento do d20. Minha namorada que nunca tinha jogado entendeu em minutos os conceitos do d20 :grinlove:

Eu acho o AC e o Thac0 um conceito primário (eu ainda jogo AD&D e nao pretendo migrar). Ora, é só soma e subtração, será que é tão difícil de entender?

Eu tenho ataque (Thac0) 10 e preciso acertar uma defesa (AC) de 2. Quanto eu preciso tirar num D20?

10 - 2 = 8

Precisa tirar 8 ou mais num D20.

Cadê a complicação? Isso tinha em livro jogo. É um sistema brilhante e de fácil assimilação para atrair jogadores novos.

GURPS foi meu sistema predileto durante anos em minha infância... aos 13, eu já havia decorado quase todo o livro básico.

Mas meu negócio sempre foi e sempre será a Fantasia, Fantasia pirotécnica, repleta de bolas de fogo e chuvas de meteoros; e D&D foi o mais eficiente e vitorioso sistema neste aspecto, por mais detestáveis que possam ser seus defeitos.

Não tenho nenhuma vontade aprender um novo sistema de regras; d20, durante loooongos anos...

D20 é um sistema foda. Ele é tão completo quanto precisa ser, e satisfaz qualquer mestre pra fazer o que quiser. Ele é muito volátil, e ao mesmo tempo sólido, quando precisa ser.

Como o próprio Deriel disse, é absurdamente fácil de assimilar. Bem mais que o sistema de AD&D, por exemplo, e mais funcional, na minha opinião.

GURPS é um sistema realista, com as vantagens e desvantagens q isso implica, mas tb n é o bicho de 7 cabeças q falam por ae.

d20 na minha opinião n é o melhor sistema d RPG, n é tudo q falam, só é o RPG mais famoso. A estratégia dele faz com que você realmente não precsie pensar na qualidade das regras, simplesmente pq ele é quase o unico sistema, simplesmente vc tem tanto material q n precisa procurar outros RPGs, e o sistema tá c tornando quase universal.
Oq eu não gosto d d20 é oq ficou claro agora com a nova errata, eles preferem muito mais fazer alguma coisa sem tanta profundidade (q contribui no RP e no cenário) mas equilibrada do q fazer ambos, d20 na minha opinião é um jogo bom, da para c divertir mas ele n é feito para ajudar seu RP, ele permite o RP como qualquer RPG e RPs ótimos podem surgir do d20, mas ele pelo menos para mim ainda tem aquele gostinho dos wargames d onde ele veio.

GURPS tb n é o melhor sistema do mundo :P
Na minha opinião ele é bom para aventuras históricas ou para qualquer cenário em que você quer um bom toque de realismo, se você quer um sistema hollywoodiano até d20 é melhor mas se você é fanático por história e/ou realismo então GURPS é o melhor sistema. Ele tem algumas falhas e algumas regras TOTALMENTE INUTEIS mas sofre com o esteriótipo da maioria

Ass: Pereldar, O unico cara q gosta d CODA O.o

Última edição:
Me faz um favor? Me reescreve todo esse post. Eu realmente quero responder, mas não consigo entender absolutamente nada que tu escreveu :S

Kda um tem sua opimião!!! Eu mestro D20 (1ªA) e 3d&t. No meu RPG de 1ªA, eu sofro com o hack and slash, mas ninguém liga muito para isso. Eu axo que sou o unico. Minhas campanhas tem muita interpretação, e às vezes quase nenhuma rolagem do D20. Eu num gosto do gurps, porque num fui com a cara dele. Axei as regras estranhas, e os nomes dos atributos são em inglês. Eu tenho até um mini gurps, mas nem cehguei a lê-lo direito, mas se um dia, eu for convidado a jogar, eu vou aceitar, desde que me ensinem. Eu axo muito dificil aprender lendo, por que tem alguns RPGs que vc aprende melhor escutando do q lendo. eu axo que GURPS eh assim, se num for...

Eu ainda mantenho a minha opnião de player e mestre que o Sistema CODA de Sda com modificações ainda é mais perfeito que o D&d.

O único problema do Gurps é que ele de tão real se tornou meio lento e isso me desistimula

Olá.

Interessante o tópico.

Não sei nem se tal preconceito existe mesmo, mas pra mim, Gurps sempre foi um sistema cuja proposta era maravilhosa, mas a implementação... ai, ai... deixava muito a desejar. Daí conhecí a 4º edição (principalmente pra jogar Transhuman Space, o melhor cenário hard sci-fi que já vi. ), e passei a gostar de Gurps. Simples assim (a 4º ed. melhorou MUITO o sistema).

Quanto à questão da complexidade, tenho que discordar. Gurps consiste em rolar 3d6 apenas. O sistema é muito intuitivo e flexível, além de escalar - as regras que alguns citaram no tópico são explicitamente opcionais. Gurps é uma caixa de ferramentas ( um Toolkit ), em que você escolhe as ferramentas com que quer jogar, e ignora o resto, e as tais regras (além de opcionais ) estão lá também para dar ao mestre uma noção de como realizar as mais diversas e inusitadas ações que acaso surjam durante o jogo (afinal um sistema com a proposta de ser universal e genérico precisa abordar o maior nº de situações possíveis ).

Quanto aos suplementos de Gurps, são reconhecidamente excelentes fontes de pesquisa e referência aos assuntos que abordam - Middle Ages, Celtic Myth, Vikings, Cyberpunk, Steampunk, Horror, Conan, etc, etc.

Então, pra quem ainda não conhece Gurps, mas gosta de realismo (tanto nas açoes, como na intuitividade das regras ), vale a pena conhecer - de preferência a nova edição (que a Devir traduzirá este ano ).

Última edição:
Sabe... eu tenho curiosidade em conhecer essa nova edição do GURPS. Embora jamais vá comprar ou me interesse em ler por completo. Mas gostaria de dar uma jogada, pra ver o que mudou.

Acho interessante esse conceito de que o GURPS seja um toolkit, onde tu escolhe o que quer usar. Mas não concordo com a idéia. Pra mim um sistema feito de regras descartáveis não é um bom sistema. Regras que sobram são regras que não deveriam ter sido criadas.

E olha, dizer que suplementos de GURPS são excelentes fontes de pesquisa é um pouquinho exagerado, na minha opinião. Eu tenho o GURPS Illuminati (sempre me interesse por conspirações e etc.) e sei o quanto esse livro é considerado de altíssima qualidade dentro do padrão GURPS. Mas vou te contar: foi um dos piores livros que li. O Paranóia, um livro claramente satírico, tem muito mais elementos de conspiração do que o Illuminati, que, em tese, é um livro sério.

Sabe... eu tenho curiosidade em conhecer essa nova edição do GURPS. Embora jamais vá comprar ou me interesse em ler por completo. Mas gostaria de dar uma jogada, pra ver o que mudou.

Na verdade a base continua a mesma - rolar abaixo de 3d6. Se tu realmente detestava Gurps, possivelmente vai continuar detestando. Mas antes tinha muita complicação e incoerência (o que era fatal pra um sistema que se diz realista ), e com as alterações da 4º edição, ficou tudo coerente e otimizado.

Acho interessante esse conceito de que o GURPS seja um toolkit, onde tu escolhe o que quer usar. Mas não concordo com a idéia. Pra mim um sistema feito de regras descartáveis não é um bom sistema. Regras que sobram são regras que não deveriam ter sido criadas.

E que ainda por cima encarecem o produto , por ocupar espaço. Por mais que entenda a proposta de ser genérico universal, eu também não concordo muito com isso, acho que eles poderiam conter apenas regras realmente úteis, e deixar o mestre se basear na escala de dificuldade (-10 pra teste dificílimo, até +10 pra teste facílimo ), e encaixar qualquer tarefa pra essa escala. Seria mais simples (e econômico).

O Paranóia, um livro claramente satírico, tem muito mais elementos de conspiração do que o Illuminati, que, em tese, é um livro sério.

Não conheço Illuminati, mas acho que tu pode ter dado azar, pq os livros de cenários (principalmente históricos ) do Gurps costumam ser muito bem pesquisados e detalhados.

EDIT: Pra exemplificar essa qualidade dos sumplementos Gurps, aqui vai um review da EN World do recente Gurps Mysteries (http://www.enworld.org/reviews.php?do=review&reviewid=2267428 ), pra qual o reviewer dá a nota máxima, e afirma que mantém o alto nível já conhecido dos suplementos da linha Gurps. O livro é em PDF e baratinho ($ 12 ), e é uma fonte inestimável sobre o gênero de mistério.

Última edição:
Exemplo de seção de jogo do GURPS:
Mestre- Vocês se vêem atacados por um bando de mosquitos que podem ser esmagados com um simples golpe depois de abrir a porta da antecêmara. Comece o combate.
Jogador 1-Bom, eu tento bater palmas nos mosquitos mais próximos de mim, para eliminá-los mais rápido...
Mestre cortando a fala no meio-Tudo bem, role 36 d4, 47 d20 e 2 d100, some tudo, multiplique pelo cubo da idade do seu irmão caçula. Some à isso o número de segundos que você consegue ficar com os olhos abertos sem piscar, e divida pelo número de partículas obtidas segundo a constante de avogrado em X mols, sendo X igual à 16y+k.C:(36y)². Após isso tudo, plante uma bananeira e cante o Hino da Inglaterra em alemão.
Jogador 1 perplexo- Mas... Pra que tudo isso?...
Mestre cortando denovo- Cala a boca e não discute! Faz logo!
*Depois de meia hora consultando desde árvores genealógicas à livros de química e matemática, passando por um site do governo da Inglaterra, e na ferramenta de idiomas do google, o pobre e penalizado jogador faz tudo o que o mestre manda*
Jogador 1- Pronto! Consegui espalmear os mosquitos?
Mestre- Na verdade essa foi só a verificação de que você poderia usar a perícia "respirar ar atmosférico", para não desmaiar e morrer batendo a cabeça. Você passou. Agora faça um teste da referida perícia, rolando 1998 d1997, e some à isso tudo...
*O Jogador quase morrendo cumpre as tarefas, mas acaba escorregando na tampinha de garrafa de cerveja que deveria dobrar com o poder da mente, quando estava comendo meia-dúzia de chucrutes alemães,fabricados na grécia gargarejando uma música "à escolher" do Tangerine Dream*
Jogador 1- AEEEEEEEEEEEE!!!!!! CONSEGUI!!!!!!!!! MATEI OU NÃO A PORR* DO MOSQUITO?
Mestre- Infelizmente, você escorregou na caquinha de nariz que caiu de seu companheiro *olha para o Jogador 2 que estava gripado e assoando o nariz na página 785091730457021783048 do Manual Ultra-Básico e iniciante de GURPS*, e morreu batendo o cisto do ouvido (Ouvido tem cisto?) na protuberância da grama que fica na pilastra onde está o mosquito. Continuemos com o jogo, vocês só mataram um de 199920350919380984132 mosquitos...

Tpw, GURPS é MMMTTTTTOOOOOO complexo, e isso atraplaha o rítmo do jogo e mto...

mcfera disse:
eu e um amigo meu atazanamos a vida dele, ele tentava direcionar a gente pra aventura que ELE QUERIA (ajudar alguem a fazer alguma coisa boa, Nós eramos maus...), e a gente tentando fazer outras coisas que nós tinhamos em mente. Foi muito comédia, porque o cara é metódico, ele gosta de ter tudo pronto, cada detalhe, e a gente improvisando pacas deixando ele sem saber o que fazer.
Então já sabemos o que aconteceu no seu D&D, você nã gostou do sistema e resolveu atrapalhar o mestre. Quem consegue mestrar sem cooperação do jogador? o cara devia ficar sem liberdade de colocar uma pedra na estrada, pq sabia que vocês iam sacanear com ela, e ia atrapalhar a campanha. Quando for jogar algum rpg, tenta não fazer isso, pq atrapalhando o mestre, vc fode o jogo.

Última edição por um moderador:
E olha, dizer que suplementos de GURPS são excelentes fontes de pesquisa é um pouquinho exagerado, na minha opinião. Eu tenho o GURPS Illuminati (sempre me interesse por conspirações e etc.) e sei o quanto esse livro é considerado de altíssima qualidade dentro do padrão GURPS. Mas vou te contar: foi um dos piores livros que li

Skywalker, dei uma pesquisada no Gurps Illuminati, e descobrí que ele simplesmente ganhou o Origins Award de melhor suplemento de RPG do ano ( http://www.sjgames.com/general/awards.html ). Agora fiquei até curioso pra conhecer.

Adquirí o primeiro cenário de fantasia pra Gurps 4º ed, o Banestorm. Gostei e recomendo. Aqui tem um review bem abrangente pra quem quiser conhecer: http://www.rpg.net/reviews/archive/11/11725.phtml

EDIT: Aqui vai mais um link com um review de Gurps, dessa vez Gurps Space 4º ed (http://games.slashdot.org/article.pl?sid=06/05/04/1550234&threshold=1 ), onde o autor descreve:

... é facil entender pq livros de Gurps vendem tão bem. Seus suplementos são obras de arte na indústria de RPG. São textos muito bem pesquisados, referencias informacionais. Eu conhecí estudantes de graduação que se referem a livros de Gurps como como um meio facil de entender o assunto desejado.

Última edição:
ShidoSan, obviamente vc nunca jogou GURPS...

GURPS tem um sistema complicadíssimo (segundo alguns, eu acho simplesmente complicado) pra criar os personagens. Tem algumas bizarrices na regra (tipo armadura ajudar a esquiva, o que não é tão absurdo se vc considerar q um golpe de raspão numa armadura não causa nada). Mas durante o jogo, vc dificilmente faz um teste que não seja 3d6 para tirar um valor de perícia +/- alguma coisa, e teste de dano....

É Barlach a criação de personas é um ponto fraco do sistema - lenta e um tanto "mecânica". Mas dps de criados é como você disse: não precisa nem mais abrir o livro, é só rolar 3d6. Só uma observação: as bizarrices na regra (como seu exemplo da armadura ajudar esquiva ) não existem mais na nova edição.

Última edição:
Barlach, na verdade eu já joguei GURPS sim, um amigo meu comprou o livro e me emprestou, depois de muito esforço e reza braba consegui ler o livro, e junto com mais 2 amigos, nós jogamos umas duas aventuras, depois disso ficou insuportável... Aliás, desde a primeira sessão já estava quase insuportável, muito lero-lero e nada de jogo, não tinha nada nem de interpretação. E não pense que foi por culpa do mestre, joguei com 2 mestres além desse meu amigo e continuou sendo uma bosta...

Olha... então vc teve mto azar, pq culpar o livro/sistema pela falta de interpretação é sacanagem... se vcs deixaram pra conferir todas as regras no meio do jogo é até explicavel o pq da enrolação (mas isso deve ser feito antes de começar o jogo... deixar pra conferir regra apenas quando precisar delas não faz sentido...)

Eu tb tive experiencias mto ruim com Gurps no inicio e achava a mesma coisa xata que alguns acham... mas depois de algumas sessões com outros jogadores e mestres, vi que não é o bixo papão que todos dizem. Pelo contrário, é até simples.
Montar personagem pode ser lento no início sim, mas em pouco tempo vc está acostumado e mal precisa olhar o livro pra fazer ficha. Nesse ponto as vezes o GURPS acaba saindo melhor que no D&D (que mesmo assim é meu sistemas preferido), pq as vezes vc imagina um personagem legal, mas no D&D/d20 fica dificil encaixar por causa das limitações de classes, as vezes vc imagina algo que simplesmente não se caixa com a classe, com algumas habilidades, etc... já no gurps vc pode fazer oq kizer... é só pagar pelas habilidades....

É assim:o Gurps tem realmente suas vantagens, mas isso depende de seu gosto. Tipo, para campanhas realistas, Gurps é bem melhor que D&D (háhá! eu tenho 20 níveis! vc pode me dar um tiro de canhão que eu fico de pé!). Para fantasia medival, prefiro D&D... já pra jogos de terror, prefiro storyteller... etc... como um genérico, ele é bom, mas no entanto outros sistemas que se focam somente em um estilo podem acabar se saindo melhor em vários pontos.... outra coisa feita do D&D é vc bater por força (eu sou forte! por isso eu acerto bem pra caramba!... ¬¬)... nesse aspecto, o Daemon, o Gurps e o Storyteller antigo são mais "reais"... todos usam destresa para atacar... (no D&D não tem o clássico brutamonte de força coisa pra cacete e com destreza quase nula que quase nunca te acerta por ser todo lerdo... mas quando acerta dóooii... esse personagem clássico... num dá no D&D... :( )

Oq eu queria era: usar meu sistema favorito (D&D/d20) para tentar usar algumas das vantagens do sistema de gurps (o realismo, a liberdade de criação, etc...)... fala sério, seria legal ao invés de vc pegar uma classe pronta, vc faz sua classe!! Clarom, aí entraria uma das características de gurps: vc compra as habilidades individualmente, cada uma tem seu custo, umas são mais caras outras mais baratas... pq não fizeram isso antes?

(tá, tem alguns d20 como o BESM e o Mutants & Masterminds, mas pq causa dos generos em que eles se enfocam, algumas coisas não são equilibradas...)

Gurps d20? Seria interessante...

Última edição:
Arcanjo[SK] disse:
Nesse ponto as vezes o GURPS acaba saindo melhor que no D&D (que mesmo assim é meu sistemas preferido), pq as vezes vc imagina um personagem legal, mas no D&D/d20 fica dificil encaixar por causa das limitações de classes, as vezes vc imagina algo que simplesmente não se caixa com a classe

E multiclasse serve pra quê?

É assim:o Gurps tem realmente suas vantagens, mas isso depende de seu gosto. Tipo, para campanhas realistas, Gurps é bem melhor que D&D (háhá! eu tenho 20 níveis! vc pode me dar um tiro de canhão que eu fico de pé!). Para fantasia medival, prefiro D&D... já pra jogos de terror, prefiro storyteller... etc... como um genérico, ele é bom, mas no entanto outros sistemas que se focam somente em um estilo podem acabar se saindo melhor em vários pontos....

Mas D&D é um jogo de fantasia medieval... nunca foi genérico.

outra coisa feita do D&D é vc bater por força (eu sou forte! por isso eu acerto bem pra caramba!... ¬¬)... nesse aspecto, o Daemon, o Gurps e o Storyteller antigo são mais "reais"... todos usam destresa para atacar...

Mas tu usa a força pra manejar uma espada. Um cara com mais força consegue manejar melhor uma espada que um fracote. A não ser que a espada seja leve, e o fracote tenha weapon finesse...

(no D&D não tem o clássico brutamonte de força coisa pra cacete e com destreza quase nula que quase nunca te acerta por ser todo lerdo... mas quando acerta dóooii... esse personagem clássico... num dá no D&D... :( )

Tem sim. Guerreiro meio-orc de nível baixo e força alta contra personagem de CA alto :mrgreen:

Oq eu queria era: usar meu sistema favorito (D&D/d20) para tentar usar algumas das vantagens do sistema de gurps (o realismo, a liberdade de criação, etc...)... fala sério, seria legal ao invés de vc pegar uma classe pronta, vc faz sua classe!! Clarom, aí entraria uma das características de gurps: vc compra as habilidades individualmente, cada uma tem seu custo, umas são mais caras outras mais baratas... pq não fizeram isso antes?

(tá, tem alguns d20 como o BESM e o Mutants & Masterminds, mas pq causa dos generos em que eles se enfocam, algumas coisas não são equilibradas...)

Mas tu pode pegar características de várias classes... nada te impede de montar um personagem multiclasse.

Gurps d20? Seria interessante...

:lol:

É, Sky, multi-classe é interessante, mas nem assim as vezes dá pra fazer o conceito que você quer... Além disso, pra pegar multiclasse você tem que subir de nível, então não dá pra pegar desde o começo.

D&D é ótimo pra fantasia medieval. O GURPS é bom pra tudo...

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
191 Dias 3 Horas 46 Minutos 9 Segundos

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
191 Dias 3 Horas 46 Minutos 9 Segundos
Back