• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Preconceito no RPG: GURPS

mcfera disse:
O unico problema do gurps, é que o mestre precisa planejar seus npcs, monstros, etc. O que não acontece no d&d que já tem tudo mastigado pra qualquer mestre mongol usar...

Ter informações de fácil acesso também é extremamente útil para os não mongóis que não dispoem de tanto tempo para construir a ficha de qualquer peão que cruze o caminho dos personagens. Praticidade é uma qualidade, não um defeito.
 
Puxa, cá pra nós: a Wizards Of The Coast é muito mais marketeira!!!
Gosto muito de D&D (vou mestrar uma mega campanha agora no meio do ano!) mas gosto também do GURPS.
Acusar o GURPS de ser um sistema ALTAMENTE COMPLEXO é inegavelmente um atestado de incompetência mental! Pô, eu já vi no D&D até regra pra escalar paredes. Isso pra mim não ficar muito longe das famosas regras pra cavar buraco...
E mais: não vejo diferença entre D&D e GURPS SUPERS. Um humano que aguenta levar 20 espadadas e ficar de pé, por mais que seja um guerreiro de 15º nível, pra mim, é um super herói! Até a fantasia tem limites!!!
Entretanto, é fato que o D&D é mais popular. É o pioneiro. E é também perfeitamente adaptável. Eu mesmo "invento" muitas regras que considero úteis para dar mais dinamicidade ao jogo.
Apenas acho que o uso de um sistema ou outro é determinado pelo seguinte: 1) Preferência da maioria dos participantes (observar primeiro parágrafo do post); 2) Cenário desejado. Basicamente essas duas.
E por fim, se o resultado da sessão tiver sido diversão, pouco importa o sistema.

* Caro Skywalker, vc por acaso trabalha na Wizards?! Não consigo entender essa sua perspicácia em querer "queimar o filme" da criação de Steve Jackson...:blah:
 
wagbr disse:
Puxa, cá pra nós: a Wizards Of The Coast é muito mais marketeira!!!

Grande coisa a Wizards ser marketeira. Pelo menos eles vendem um produto bom, que às vezes chega a ser muito bom.


Acusar o GURPS de ser um sistema ALTAMENTE COMPLEXO é inegavelmente um atestado de incompetência mental!

Acusar o GURPS de ser um sistema ALTAMENTE COMPLEXO é ter noção de realidade.

Pô, eu já vi no D&D até regra pra escalar paredes. Isso pra mim não ficar muito longe das famosas regras pra cavar buraco...

Existe uma enorme diferença entre a necessidade de regras para escalar paredes e regras para cavar buracos. Não saber distingui-las é um atestado de incompetência mental. :cool:

E mais: não vejo diferença entre D&D e GURPS SUPERS. Um humano que aguenta levar 20 espadadas e ficar de pé, por mais que seja um guerreiro de 15º nível, pra mim, é um super herói! Até a fantasia tem limites!!!

A diferença é que D&D detona e GURPS fede. :obiggraz:

Apenas acho que o uso de um sistema ou outro é determinado pelo seguinte: 1) Preferência da maioria dos participantes (observar primeiro parágrafo do post); 2) Cenário desejado. Basicamente essas duas.
E por fim, se o resultado da sessão tiver sido diversão, pouco importa o sistema.

A demora nas jogadas de resolução de tarefas, quantidade de regras inúteis e discussão sobre como a regra deve ser utilizada estão diretamente ligadas ao sistema e à diversão da sessão de jogo. E, como todos sabem, GURPS é um sistema de ALTÍSSIMA COMPLEXIDADE.

* Caro Skywalker, vc por acaso trabalha na Wizards?! Não consigo entender essa sua perspicácia em querer "queimar o filme" da criação de Steve Jackson...:blah:

Não, não trabalho na Wizards. Não, perspicácia não tem esse significado que tu quis empregar nessa frase e... na boa, GURPS queimou seu filme há décadas.
 
Humm... deixa pra lá. Não vamos mais discutir sobre esse assunto :cerva: , pois isso já faz parte dos gostos pessoais de cada um.
Não dá pra discutir com um xiita do D&D, que em seu cego fanatismo consegue enxergar diferenças regras pra cavar buraco (mal, demônio, coisa ruim) e regras pra subir em paredes (bom, utilíssimo, coisa de deus).:lol:

[]'s
 
Pelo visto tu nunca jogou com um ladrão, né? E nem tem uma noção muito clara do que pode dar errado quando se tenta escalar uma parede pra comparar o que pode dar errado quando se cava um buraco, né?
 
no GURPS não tem aqueles esquemas de "20 automatico"? (tá eu sei que não é 20 no GURPS, mas vocês entenderam
 
Lamentavel Skywalker, você deve ter comprado ações da Wizard e está tentando fazer elas valorizarem.... hehehe.
A questão é que você nunca jogou Gurps, ou pelo menos com quem entendesse de Gurps.
Falar do que você não conhece é fácil, é só falar mal...
 
Quem disse que eu não conheço GURPS? Quem disse que eu nunca joguei GURPS?

Sim, eu conheço GURPS. E é exatamente por isso que eu falo mal.
 
Conhece nada, vc acha que sabe jogar Gurps, mas não sabe porcaria nenhuma.
Você fica dizendo sobre regras pra cavar buracos, me cite uma regra que você ache inútil no gurps!
 
mcfera disse:
A questão é que você nunca jogou Gurps, ou pelo menos com quem entendesse de Gurps.

Ah, eu pensei que jogar RPG bastasse se divertir e não pertencer a uma seita de iniciados. Possivelmente comem criancinhas também?
 
CARALH..... 5000 pontos?? Eu fico imortal com isso, só que pra ter 5000 pontos eu preciso jogar 100 anos de rpg....
Cara mas o bestiary só tem animais, não tem ficha de personagem pronta igual tem no livro do mestre.....
O fantasy bestiary, esse sim tem monstros....
 
É triste ver aonde chegam as coisas. Não imaginei que fosse acabar assim quando criei o tópico. Era apenas pra ser uma discussão amigavel, não uma troca de tapas. No final, é inutil discutir pois é tudo questão de gosto. cada um tem sua opinião e devemos respeitar isso.

Como eu disse desde o começo, eu ainda prefiro D&D, ele ainda é o meu preferido. Algumas pessoas preferem Gurps pq tem uma liberdade de criação que o D&D não tem. Em parte, chega a ser verdade, pois vc não precisa ficar preso a conceitos de classes e tendencias, mas se vc olhar os suplementos de D&D, verá que ele pode possuir tanta liberdade de criação quanto Gurps.
Considerando apenas os livros basicos de cada sistema, teremos de um lado, Gurps, um sistema voltado para o realismo (a realidade dói...:P ) e na verdade não tão complexo quanto alguns dizem, e do outro o D&D, que é um jogo/sistema voltado pra fantasia medieval , aonde o impossivel é possivel!

Não sei se é um defeito ou uma qualidade, mas o grups busca ter regras para cobrir a maior parte das situações, mesmo algumas que são bem incomuns Cavar buracos é uma dela, mas existem situações onde pode ser necessário e já aconteceu comigo:
Era um jogo de Storyteller. Eu estava com um vampiro malkaviano que fora deixado pela sua outra personalidade em um local deserto. Estava quase amanhecendo e eu precisava me esconder do terrivel amanhecer. Com uma regra de cavar buracos eu poderia saber se eu teria tempo o suficiente para cavar um buraco para me proteger (se iria funcionar ou não eu acho que nunca vou saber). É rídiculo, mas acontece. :P.

Aaahhh cansei. Depois quando minha cabeça voltar a trabalhar melhor (:P) eu posto mais aki...

Abração a todos!
Paz e Amor galera!
FUUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!
 
Nossa, nunca vi uma discussão dessas partir pra agressões pessoais...

Pô, eu já joguei um "sistema" que o mestre inventou que ele rolava um dado qualquer atrás do escudo e antes do dado parar ele já falava o resultado da ação.... Depois vem gente falar que 3D&T é ruim....
 
Barlach disse:
Nossa, nunca vi uma discussão dessas partir pra agressões pessoais...

Pô, eu já joguei um "sistema" que o mestre inventou que ele rolava um dado qualquer atrás do escudo e antes do dado parar ele já falava o resultado da ação.... Depois vem gente falar que 3D&T é ruim....

Estou pra inventar um sistema desses aí tb. O meu vai se chamar "A MANHA". Tudo que os personagens quiserem fazer vai depender de TER A MANHA ou NÃO TER A MANHA. Não se utilizará dados, apenas um moeda (quem tem as CARAS tem AS MANHAS). O único atributo da ficha vai ser a força. Pois quem tem força é rápido, ágil, inteligente e bonito. :issoaih:

Muito simples, não acham?! :joy:

[]'s
 
wagbr disse:
Estou pra inventar um sistema desses aí tb. O meu vai se chamar "A MANHA". Tudo que os personagens quiserem fazer vai depender de TER A MANHA ou NÃO TER A MANHA. Não se utilizará dados, apenas um moeda (quem tem as CARAS tem AS MANHAS). O único atributo da ficha vai ser a força. Pois quem tem força é rápido, ágil, inteligente e bonito.

Isso me lembra TWERPS. :rofl:



Anyway, na época que eu jogava RPG (uns 10 anos atrás), ninguém costumava ter preconceito contra nenhum sistema, cada um tinha seus pontos altos e pontos baixos. D&D e Storyteller sempre foram sistemas muito mais preocupados com a ambientação, o que é uma coisa ótima. As ambientações lançadas pra GURPS realmente costumavam ser meio blah.

Mas eu tinha meio que uma neura com D&D porque sempre foi um sistema que meio que forçava os jogadores a se importarem demais com ficarem "poderosos", e eu nunca gostei disso. Mas era divertido jogar.

Storyteller era ótimo, porque forçava os jogadores a ignorar as tecnicalidades e se concentrar na interpretação, o que eu considerava a coisa mais importante.

Mas olha só, um dia um pessoal tava ali junto a a gente resolveu jogar uma aventura de Western, que o cara que ia mestrar já tinha mais ou menos planejada na cabeça. Ninguém tava com livro nenhum ali no momento, mas a gente queria jogar aquela aventura de Western de qualquer jeito. Qual foi a solução? Sim, GURPS.

Nós não tinhamos o livro básico, nem nenhum suplemento. Os personagens foram criados na hora, sem lista de perícias, tabelas ou whatever. Isso foi possível porque o cerne das regras do GURPS é absurdamente simples e versátil, possuindo uma lógica interna que se adapta a qualquer cenário, permitindo que você faça um jogo coerente mesmo sem ter aquele livro imenso pra conferir todos os detalhes.

Sem ficar se preocupando muito com tecnicalidades na hora de criar os personagens, os jogadores se concentraram em dar personalidade a eles. Sem ficar se preocupando muito com tecnicalidades na hora do jogo, o mestre se concentrou na ação.

Resultado: foi a melhor sessão de RPG da minha vida (e todo mundo ali falou a mesma coisa, sendo que eram todos jogadores bem experientes), e eu devo tudo isso ao GURPS. Com certeza não seria possível jogar aquela história com, por exemplo, as regras do D&D... :roll:
 
Eu tenho a mesma opinião que você, V...

O GURPS tem seus méritos e o mccausador tinha razão em alguns pontos... E realmente tem gente que é cabeça dura quando se trata de discutir GURPS...

Mas o moleque perdeu toda a razão no que ele tava falando com o tópico bizarro que ele criou....
 
Gurps pra mim é o sistema mais completo justamente por que posso usar várias ambientações usando as mesmas regras q são muito simples e maleáveis. eu jogo tormenta usando regras de gurps, jogo vampiro usando regras de gurps. mas é um gosto pessoal!!!! outra coisa! axo ridículo akelas coisa de CA e TAC0!! o ambiene de D&D é muito bom sim mas as regras são muito ruins! (GOSTO PESSOAL)
mas o mais importante é se divertir ... não importa o sistema! VIVA O RPG ^^ :joy:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo