wagbr disse:
Estou pra inventar um sistema desses aí tb. O meu vai se chamar "A MANHA". Tudo que os personagens quiserem fazer vai depender de TER A MANHA ou NÃO TER A MANHA. Não se utilizará dados, apenas um moeda (quem tem as CARAS tem AS MANHAS). O único atributo da ficha vai ser a força. Pois quem tem força é rápido, ágil, inteligente e bonito.
Isso me lembra TWERPS.
Anyway, na época que eu jogava RPG (uns 10 anos atrás), ninguém costumava ter preconceito contra nenhum sistema, cada um tinha seus pontos altos e pontos baixos. D&D e Storyteller sempre foram sistemas muito mais preocupados com a ambientação, o que é uma coisa ótima. As ambientações lançadas pra GURPS realmente costumavam ser meio blah.
Mas eu tinha meio que uma neura com D&D porque sempre foi um sistema que meio que forçava os jogadores a se importarem demais com ficarem "poderosos", e eu nunca gostei disso. Mas era divertido jogar.
Storyteller era ótimo, porque forçava os jogadores a ignorar as tecnicalidades e se concentrar na interpretação, o que eu considerava a coisa mais importante.
Mas olha só, um dia um pessoal tava ali junto a a gente resolveu jogar uma aventura de Western, que o cara que ia mestrar já tinha mais ou menos planejada na cabeça. Ninguém tava com livro nenhum ali no momento, mas a gente queria jogar aquela aventura de Western de qualquer jeito. Qual foi a solução? Sim, GURPS.
Nós não tinhamos o livro básico, nem nenhum suplemento. Os personagens foram criados na hora, sem lista de perícias, tabelas ou whatever. Isso foi possível porque o
cerne das regras do GURPS é absurdamente simples e versátil, possuindo uma lógica interna que se adapta a
qualquer cenário, permitindo que você faça um jogo coerente mesmo sem ter aquele livro imenso pra conferir todos os detalhes.
Sem ficar se preocupando muito com tecnicalidades na hora de criar os personagens, os jogadores se concentraram em dar
personalidade a eles. Sem ficar se preocupando muito com tecnicalidades na hora do jogo, o mestre se concentrou na
ação.
Resultado: foi a melhor sessão de RPG da minha vida (e todo mundo ali falou a mesma coisa, sendo que eram todos jogadores
bem experientes), e eu devo tudo isso ao GURPS. Com certeza não seria possível jogar aquela história com, por exemplo, as regras do D&D...