• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Síndrome da 4ª temporada - quando os roteiristas se perdem e as series naufragam

• Criador do tópico Criador do tópico abylos
  • Data de Criação Data de Criação

Pra você a síndrome da 4ª temporada é real?

• Total de votantes
    6

abylos

USS Voyager - NCC-74656 - Classe Intrepid
Usuário Premium
Já venho remoendo essa teoria há algum tempo e agora vou criar um tópico pra ver se mais pessoas tem a mesma impressão que eu.

Depois de assistir um bom numero de series, cheguei a conclusão que, com poucas exceções, todas "desandam" a partir da 4ª temporada.
Ao longo das postagens irei comentar as series que já notei esse efeito. Mas agora falarei apenas por cima do que ja vi e de algumas teorias minhas com respeito aos motivos.

Mas geralmente o que temos é algum protagonista se comportando de forma totalmente atípica do comportamento que apresentou nas demais temporadas, ocorrencias bizarras que mudam radicalmente o "jeitão" que a serie tinha até então, de forma que muitas vezes as pessoas simplesmente abandonam a serie e quem não o faz, é por gostar jmuito do que era e a eterna esperança que volte a ser...

Minha experiencia com series é em geral produções com por volta de 20 episódios por temporada, mas podemos aqui especular se com menos episódios acontece o mesmo.

Minha teoria sobre o que causa esse problema é que, na primeira temporada, há muita informação do passado dos personagens pra se trazer e na segunda e terceira temporadas, se consolidam as relações entre os personagens. Ai chega a quarta temporada e os roteiristas não sabem mais o que fazer. E nessa tentam apelar pra bizarrices que fogem das características dos personagens, da serie e etc. O mais importante passa a ser chocar o publico e não coerência de personalidade, trama e etc...

Uma lista rápida de series que notei terem esse fenômeno
Andromeda
terra conflito final
Buffy, a caça vampiros
Angel
Miracrulous: As aventuras de ladybug
charmed(que tem um atenuante, porque a shannen doherty foi chutada da serie e ai acharam melhor matar a minha personagem favorita da serie)
Gilmore Girls

Última edição:
Eu acho que normalmente a maior mudança é da primeira para a segunda temporada. Em alguns casos, a história amadurece, com os roteiristas mais confortáveis com os personagens. Outras vezes, a coisa desanda completamente.

Se quiser um contraponto, te recomendo assistir à série Bosch (desde que tu goste de séries policiais). Justamente a quarta temporada é de longe a melhor, e uma das melhores temporadas de série que eu já vi.

Mas no mercado americano, da forma como eles lidam com séries, estendendo a série enquanto ela dá lucro, é natural que quase sempre a qualidade vá pelo ralo a partir de algum momento.

Mas no mercado americano, da forma como eles lidam com séries, estendendo a série enquanto ela dá lucro, é natural que quase sempre a qualidade vá pelo ralo a partir de algum momento.

isso aqui. tem série que começa com uma proposta, mas aí faz sucesso e ganha renovação atrás de renovação, e a trama vai se esticaaaaando e ficando cada vez mais longe da ideia original (vide o caso de how I met your mother, o plano sempre foi aquele, com o ted correndo para a robin no fim, mas era um final que faria sentido sem a gente ver uma temporada inteira só para o casamento da robin e do barney).

(eu falei disso no meu bró lá em 2013 >> https://www.anica.com.br/2013/04/23/o-sentido-e-a-necessidade-de-um-fim/ - e eu tb citei angel entre as que melaram :rofl: )

eu gosto quando os criadores seguram a proposta original e não seguem em frente só por causa do sucesso (tipo o caso do breaking bad), mas isso está ficando cada vez mais raro e até por isso (e por causa dessa palhaçada de mais de um ano entre temporadas e séries simplesmente sendo canceladas do nada) eu tenho preferido assistir minisséries.

(mas acabei de pensar numa coisa aqui, tem uma série que gosto muito, miss scarlet & the duke, é super divertida mas começou a dar umas caídas. aí na quarta temporada o duke avisou que não voltaria para novas temporadas e eu pensei que tinha pulado o tubarão, mas vi 2 episódios da quinta e estou gostando mais do que antes?)

Sim concordo, series que tem mais de 4 temporadas e não são adaptações elas se perdem ao chegar na quarta temporada, isso é claro se deve porque normalmente as series são pensadas em uma única temporada ou em três temporadas, e como sabemos o dinheiro fala mais alto e como não há planejamento, a partir da 4° é encheção de linguiça até acharem outro proposito para serie, isso acontece muito com series da Warner, a exemplo de supernatural é péssima depois da terceira temporada, não importa o quanto os fãs chorem.

Community também sofreu desse mal. É a absurda a queda da terceira para a quarta temporada.

Mas nesse caso tem um motivo, a NBC/Universal demitiu o criador e showrunner Dan Harmon e colocou outros no lugar. A partir daí foi ladeira abaixo.

The Mentalist é mais uma na qual isso também aconteceu. Até a terceira temporada é ótima, a partir da quarta infelizmente a qualidade cai muito, mesmo tendo bons momentos aqui e ali.

isso aqui. tem série que começa com uma proposta, mas aí faz sucesso e ganha renovação atrás de renovação, e a trama vai se esticaaaaando e ficando cada vez mais longe da ideia original (vide o caso de how I met your mother, o plano sempre foi aquele, com o ted correndo para a robin no fim, mas era um final que faria sentido sem a gente ver uma temporada inteira só para o casamento da robin e do barney).
Eita, essa serie ainda não acabou? :lol:

(eu falei disso no meu bró lá em 2013 >> https://www.anica.com.br/2013/04/23/o-sentido-e-a-necessidade-de-um-fim/ - e eu tb citei angel entre as que melaram :rofl: )
O que foi aquela Jasmine, meu Deus! :rofl:

eu gosto quando os criadores seguram a proposta original e não seguem em frente só por causa do sucesso (tipo o caso do breaking bad), mas isso está ficando cada vez mais raro e até por isso (e por causa dessa palhaçada de mais de um ano entre temporadas e séries simplesmente sendo canceladas do nada) eu tenho preferido assistir minisséries.
Miniseries pelo menos voce sabe que tem bem mais chance de se manterem no proposito original rs
Mas eu acho possivel voce ter uma serie que não tem um proposito especifico, como as series medicas ou star trek, que tem um proposito geral, mas pode-se criar historias distintas dentro disso, ai é só não ficar com invencionices ou querendo chocar o publico cum um plot twist sem considerar a personalidade dos personagens...

(mas acabei de pensar numa coisa aqui, tem uma série que gosto muito, miss scarlet & the duke, é super divertida mas começou a dar umas caídas. aí na quarta temporada o duke avisou que não voltaria para novas temporadas e eu pensei que tinha pulado o tubarão, mas vi 2 episódios da quinta e estou gostando mais do que antes?)
Bom, pode acontecer, mas assim, será que voce não preferiu a descaracterizada? :mrgreen:
por exemplo, star trek: lower decks passou por esse processo de descaracterização com o tempo, mas o que tinha debaixo das historias sempre girarem em torno de oficiais de patentes baixas e humor muitas vezes incompatível com star trek era justamente o star trek raiz, o que deixou as ultimas temporadas melhores que as primeiras rs

Sim concordo, series que tem mais de 4 temporadas e não são adaptações elas se perdem ao chegar na quarta temporada, isso é claro se deve porque normalmente as series são pensadas em uma única temporada ou em três temporadas, e como sabemos o dinheiro fala mais alto e como não há planejamento, a partir da 4° é encheção de linguiça até acharem outro proposito para serie, isso acontece muito com series da Warner, a exemplo de supernatural é péssima depois da terceira temporada, não importa o quanto os fãs chorem.
Quando chegar a vez de eu assistir supernatural, espero lembrar disso pra prestar atenção

eu até fui reler as sinopses dos episódios e é bem isso, depois da quarta vai caindo mesmo (eu acho que larguei na décima? não lembro mais). o começo era legal porque eram criativos (inventavam os plots mais doidos), eram engraçados e a ideia de monstro do dia funcionava bem. o plot de moldura dos anjos e demônios também era legal (eu adorava o crowley), mas tem até um ponto que dá para esticar uma história sem ela ficar num monte de embromação e repetição. e meu deus, foram 15 temporadas, numa época que série de tv lançava uma temporada de mais ou menos 20 episódios por ano, tem pelo menos 10 temporadas em excesso aí.

sobre supernatural eu acho curiosa a história de que o conceito de knotting no omegaverse tenha saído das fanfics inspiradas na série. esse artigo na wired conta como foi que pegaram no pulo AI sendo treinada com fanfic por causa da definição do termo >> https://archive.is/fHjy6 um trecho:

"The trope in question is called “the Omegaverse,” which is perhaps best described as an act of collective sexual worldbuilding. It began in the (very active) fandom for the TV series Supernatural, but has now spread to almost every corner of the fan-fiction world. These stories are defined by a specific sexual hierarchy made up of Alphas, Betas, and Omegas in which Alphas and Omegas can smell one another in particular ways, experience “heats,” and (usually) mate for life. Most of these stories are heavy on smut, and bodily fluids are crucial to the whole genre. "

eu fico pensando aqui que larguei a série antes de chegar nesse rolê (ou pelo menos no que inspirou o pessoal das fanfics) :rofl:

Lembrando que a 7 de 9 de Voyager entrou na quarta temporada :lol:

Arquivo X sofreu uma crise lá na sexta temporada. Mas isso foram os produtores da Fox querendo estender a série que deveria ter acabado na quarta ou quinta temporada.

Lembrando que a 7 de 9 de Voyager entrou na quarta temporada :lol:

Arquivo X sofreu uma crise lá na sexta temporada. Mas isso foram os produtores da Fox querendo estender a série que deveria ter acabado na quarta ou quinta temporada.
Sim, voyager correu um grande risco e só se salvou pelo talento e perspicácia da atriz que fez a Seven, Jeri Ryan

E arquivos x eu já to vendo umas esquisitices na quarta rs
A Scully de repente agindo como nunca agiu, sem um motivo realmente coerente, a meu ver

Concidentemente, isso ocorreu com Lost. A série começou muito bem e manteve o público cativado nas primeiras temporadas. No entanto, a partir da quarta temporada, a comunidade sentiu que a série começou a se perder um pouco. A narrativa mudou, incluindo a introdução de flash-forwards e um novo núcleo: "povo do cargueiro". Além disso, a greve dos roteiristas de 2007-2008 impactou a produção, resultando em uma temporada mais curta e com algumas decisões criativas improvisadas. Essas mudanças, junto com a complexidade crescente da trama e a introdução de muitos mistérios sem respostas claras, contribuíram para a sensação de que a série estava se desviando. E já sabemos como tudo terminou...

arquivo x tem aquela coisa de ~~vida acontecendo~~ com os atores fora da série tb, né. a gillian anderson ficou grávida já na primeira temporada, aí tiveram que escrever aquele plot da abdução para justificar o sumiço dela por alguns episódios. não era a ideia inicial, mas tiveram que incluir.

e isso acontece muito em série que se prolonga, seja com personagem importante que resolve que não é mais o momento para continuar (tem aquela guria do grey's anatomy que pediu para sair e meio que se queimou com todo mundo por causa disso), seja com gente que morre durante as filmagens (e aí optam por substituir a personagem num super gaslight televisivo ou incluir a morte da personagem na história (o john ritter no 8 simple rules).

Acredito que essa síndrome existe não apenas pra séries como também a uma franquia cinematográfica que tinha tudo pra ficar lembrada pra sempre na história se tivesse ficado como uma trilogia, mas que acaba sendo "mais do mesmo" ou desanda completamente de vez, quando os produtores decidem estica-la pra 4 ou mais filmes.

uma loirassa numa lycra tochada na bunda dela chamou um pouco da atenção da nerdaiada dos anos 90.
Imagino que sim, mas ela ter virado um personagem complexo, marcante em inumeros outros aspectos além da aparencia, se deveu aos esforços da Jeri

E olha que, diferente de muitos que já ouvi comentarem sobre a serie, eu amava a kess, e nunca tive nenhum problema com o Neelix

Imagino que sim, mas ela ter virado um personagem complexo, marcante em inumeros outros aspectos além da aparencia, se deveu aos esforços da Jeri

E olha que, diferente de muitos que já ouvi comentarem sobre a serie, eu amava a kess, e nunca tive nenhum problema com o Neelix
Exatamente, a 7 tem camadas de auto conhecimento muito relevantes dentro da série.

A Kess é insossa, e isso se deve ao personagem dela, de vida efêmera.
Mas poxa pegar no pé do Neelix eu acho cruel demais, ele foi o espirito mais animado do Voy. Além da dupla disertíssima que fazia com o Tuvok.

Exatamente, a 7 tem camadas de auto conhecimento muito relevantes dentro da série.

A Kess é insossa, e isso se deve ao personagem dela, de vida efêmera.
Nunca achei ela insossa, mas beleza rs
Ela era gentil, meiga, isso sempre me cativou :)

Mas poxa pegar no pé do Neelix eu acho cruel demais, ele foi o espirito mais animado do Voy. Além da dupla disertíssima que fazia com o Tuvok.
Também nunca entendi a implicancia do povo com o Neelix 🤷‍♂️

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back