• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque Frodo foi Pra Valinor?

Primeiro, não creio que Tolkien fosse um geógrafo tão perfeccionista; acho perfeitamente possível que ele em momento algum tenha considerado "o movimento das placas tectõnicas" enquanto escrevia suas obras; em segundo lugar, a minha base pra dizer que Tol-Eressea não era parte de Aman é o fato de que ela não foi banhada com a luz d'As Árvores, sendo que a luz era apenas "visível" de lá. Posto isso, é normal imaginar que a ilha de Tol-Eressea, apesar de tecnicamente ser parte da Terra-Média, não fazia parte dela quanto a esse aspecto, em outras palavras, não era uma "terra abençoada, em cujos solos nehum mortal poderia por os pés, pois sua beleza apenas o faria murchar e perecer mais depressa". Obs.: não precisava dizer que considera a SUA opinião a correta, o pessoal do Fórum já conhece você o suficiente pra ter certeza disso.
 
OBS.: vamos baixar os nervos por aqui antes que os mesmos se exaltem em meio a uma discussão tão boa.
 
Sem dúvida Tolkien não considerou a movimentação das placas tectónicas na sua obra; isso era inexistente em Arda, caso contrário seria expecificado pelo autor em O Silmarillion; as terras mantinham a sua posição certa a não ser que por acção de poderes maiores fossem deslocadas, como aconteceu com Tol Eressëa, ou por exemplo com Belerian, que foi destruída. No entanto, acho que mesmo assim Tolkien não deixaria de descurar promenores deste género, porque mesmo não sendo um geógrafo profissional, era extremamente perfeccionista em termos de localização nas suas obras, e coisas como o facto de Tol Eressëa ter passado a pertencer a Aman ele não descurava, fosse qual fosse a justificação que desse para isso.
 
Sim, mas o que eu quero que você perceba não é se Tol-Eressea era geograficamente parte de Aman, mas sim que a vida e a terra de lá não compartilhava a mesma benção dela. Não era um lugar iluminado e sagrado...
 
Não originalmente Cesárin, mas posteriormente se tornou...
Tanto q Tol Eressëa saiu doa círculos do Mundo junto com o continebte de Aman. Eu considero Tol Eressëa algo como "Aman insular".
 
Cësárin disse:
Sim, mas o que eu quero que você perceba não é se Tol-Eressea era geograficamente parte de Aman, mas sim que a vida e a terra de lá não compartilhava a mesma benção dela. Não era um lugar iluminado e sagrado...

Não, apesar de Tol Eressëa não ter sido o local onde as Árvores estiveram, acabou por receber um pouco da sua luz, da radiância das árvores, e os povos que lá viviam não haviam nunca sido corrompidos por Melkor (sem contar com os povos que para lá foram indo, e que de certa forma foram afectados pelo mal de alguma maneira). Tol Eressëa era sim um local iluminado e abençoado, até porque nunca havia sido tocada pelo mal, algo que até Valinor foi a quando da destruição das árvores e da matança entre famílias.

E como o Proview referiu, Tol Eressëa foi posta fora dos círculos do Mundo juntamente com Valinor, o que justifica a sua inclusão no continente de Aman, e a sua pureza.
 
Está escrito em O Silmarillion;
De Eldamar e dos príncipes de eldalië, pg.61:

"[...]e foi chamada de Tol Eressëa, a Ilha Solitária. Ali os teleri permaneceram como queriam, sob as estrelas dos céus, mas podendo ver Aman e a costa imortal."

Akallabêth, pg.355:

"Mas a terra de Aman e Eressëa dos eldar foram levadas, retiradas para sempre para fora do alcance dos homens."

São duas coisas, Aman e Eressëa. A ilha não era contada como parte do Reino Abençoado ou Imortal, embora fosse mais abençoada que a Terra-Média, tudo indica que era ainda assim mortal.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
A ilha não era contada como parte do Reino Abençoado ou Imortal, embora fosse mais abençoada que a Terra-Média, tudo indica que era ainda assim mortal.

Então é meio termo, pronto. :cool:

E eu acho que vocês não precisam se ofender por causa de uma discussão no fórum...
 
Olha, não se se Tol Eressëa ficou isenta de mal, não... :think:

Não consigo me lembrar de citações agora, mas parece meio claro que a ilha não era de todo imaculada. Não consigo imaginar aquela ilha sem estar no caminho de Melkor e de Ungoliant, ou isenta de qualquer morte vinda do Fratricídio de Alqualondë.

Não me recordo também de passagem alguma que explicite: Tol Eressëa, a imaculada. Por isso ainda creio que ela não eram virgem de todo o mal... não sei se haviam terra alguma assim em Arda. :think:

Enfim, corrijam-me se estiver errado. :obiggraz:
 
Como já citaram, Frodo foi para Valinor, pois todos os portadores dos Anéis deveriam ir.

"No dia 29 de setembro de 3021, os Portadores do Anel, Bilbo e Frodo Bolseiro, juntamente com Elrond, Galadriel e Gandalf, os portadores dos Anéis Élficos partem dos Portos Cinzentos, deixando a Terra-média e indo para as Terras Imortais."
 
Acredito que tenha sido por mérito que Frodo foi para o Oeste :yep: tanto ele como Bilbo.

O mérito de carregar um fardo muito pesado, serem castigados pelo Anel e terem seus corações sinceros de volta quando este foi destruído.

:joy:
 
Um Amigo Veio me falar que ainda não descobriu o motivo de Frodo ter ido pra valinor junto com os elfos!

Eu ão soube responder pra ele, eu disse apenas que era porque ele junto com bilbo tinham que esquecer o que eles haviam passado com o anel... :o?:

o que vocês tem a responder sobre isso?

Acho que ele o mereceu... depois de tudo o que ele passou... e agora uma resposta parva; porque ninguém na Terra-Média o aturava!!!:mrgreen:
 
Acredito que tenha sido por mérito que Frodo foi para o Oeste :yep: tanto ele como Bilbo.

O mérito de carregar um fardo muito pesado, serem castigados pelo Anel e terem seus corações sinceros de volta quando este foi destruído.

:joy:

Pois os dois foram portadores do Um, por isso que Bilbo foi também.

No livro O Retorno do Rei Gandalf diz que todos os portadores dos anéis deveriam ir.
 
Frodo vai para o Oeste como uma dádiva por ter carregado o fardo do Um, se ferido não apenas fisicamente como espiritualmente, então coimo recompensa é lhe dada a oportunidade de partir para curar não apenas o corpo, mas também seu espírito, e depois morrer quando lhe chegasse o tempo.

Triste, não? :(

Concordo cm vc Peregrino, acho que Frodo foi com os elfos como uma espécie de recompensa por seus feitos e principalmente pelo fato dele ter sido o portador do Fardo, também acho que seu corp seria completamente curado e seu espírito limpo definitivamente...
 
Como já citaram, Frodo foi para Valinor, pois todos os portadores dos Anéis deveriam ir.

"No dia 29 de setembro de 3021, os Portadores do Anel, Bilbo e Frodo Bolseiro, juntamente com Elrond, Galadriel e Gandalf, os portadores dos Anéis Élficos partem dos Portos Cinzentos, deixando a Terra-média e indo para as Terras Imortais."

E o Sam? Não conta?
 
O Sam vai, só que depois.


Depois da morte de sua mulher, Sam deu o Livro Vermelho a Elanor e deixou o Condado. Não foi visto mais na Terra Media e diz-se que, por ter sido por um tempo um Portador do Anel, ele conseguiu o direito de partir para as Terras Imortais.


Mas não esta provado em lado nenhum que assim tenha sido.
 
Frodo foi pra Valinor simplesmento por ser o portador e praticamente o destruidor do Um Anel, porque foi ele que carregou por muito tempo o Um.

O fato de só ele ir para o Oeste, acho injusto. Sam, Pippin e Merry mereciam tambem ir. Como todos tem que concordar, sem a ajuda deles, Frodo não conseguiria.

Então, todos os quatro deveria ter ido.

Abraços!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo