• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que metaleiros gostam de Tolkien?

Tolkien vivenciou a era da arte psicodélica, mas não vi em sua biografia algum gosto por essa arte, apesar de que alguma forma estivessem um pouco próximos no sentido de criatividade :roll:
 
Eu acho meio ignorante as pessoas que generalizam
tudo o que vêem pela frente, mas....
Bom, eu acho que as pessoas
que ouvem metal tem um poco mais de "cultura" do que
as otras. Primeiro pq naum se ocntentam com
um putz-putz qualquer, ou alguma coisa que fique sempre
na mesma coisa ( como um pagodão).
vcs ja pararam pra pensar..:
Os pagodeiros que gostam de tolkien,
conheceram antes ou depois que o filme foi lançado?
Se foi depois que o filme se lançou,
eh porque essas pessoas ( como eu gosto de dizer )
são "escravos da moda" .
Tudo o que se lançam por aí
como os rits do momento
ou os filmes que saem,
eles já vaum em cima!
Eu sou uma que as vezes me prendo
à essa "modinha", mas depende muito tb.
quando eu gosto de uma coisa,
eh pra gostar pra sempre,
e naum me contentar no momento
e depois sair com "a última novidade" na cabeça.

Tudo isso, eh questão do gosto da pessoa.
Temos que levar em conta tb
que muitas pessoas conehceram o tolkien atraves do Blind Guradian.

obs: desculpem a minha ignorância... :roll:


Não concordo com a parte da "MODA",porque eu não sou ouvinte de metal e também comecei a me encantar com a História do SdA pelo filme.Apesar de gostar do genero relutava em lê-lo,e foi assistindo o filme que encorajei-me eo li, hoje sou apaixonada por Tolkien.
Não costumo ouvir Metal,provavelmente porque não consegui terminar nenhum curso de inglês:oops: ,então não consigo enxergar a melodia que vocês já citaram-mas não me considero menos culta por isso,quando eu precisar desta lingua vou me dedicar ao seu aprendizado -e acho que esse tempo chegará bem rápido.
Mas o ponto essencial desta colocação da Senhora de Avalon ,e que me agradou muito foi o primeiro ponto abordado sobre a ignorância da generalizações.:cerva:

Bem , voltando ao assunto do tópico,talvez a questão cultural conte sim,pois a literatura não é um habito muito barato e infelizmente não é acessível a todos.
 
1) A ligação eu creio que é devido realmente à tal "Sensação de poder".

2) Tolkien poderia não gostar de Metal, mas gostaria da música clássica, que, como já foi dito, tem uma certa relação com metal.

3) Não é qualquer Metal que tem essa ligação, pelo menos é o que eu acho. Nada a ver você ouvir Sonata Arctica ou Black Sabbath e querer relacionar com os livros... Já Blind Guardian é outros quinhentos. Rhapsody tbm.

4) Pagode é uma coisa muito alegrinha, não dá aquela sensação de "poder" ou suspense ou até mesmo seriedade. Funk e axé ou qualquer outro, idem.

Por fim, o que é melhor de se ouvir?

- The fate of us all/lies deep in the dark/ when time stand still at the iron hill!/
ou I'll dare you! Come out! You coward! Now it's me or you!

ou

- É três anel pra k/ É sete anel p/ lá/ É nove anel ali e um pra todos dominar! Tá dominado! Tá tudo dominado!

(Isso é tosco e, pasmem, existe")
 
Vou dar minha resposta à pergunta original do tópico:

Os "Metaleiros" (terminho pra eu não gostar), ou apenas uma parte dele, podem se enquadrar em Tolkien por diversos motivos. Eu, particularmente, sou estudante de História e vejo em diversas bandas a oportunidade de aprender. Óbviamente que a sonoridade de bandas como Summoning me encantam profundamente, mas os caras dão uma verdadeira aula de Mitologia de Tolkien.

Uma das faixas do último álbum do Summoning (Oath Bound, 2006) é toda cantada na lingua de Mordor. Enfim, é apenas mais uma temática que, se bem usada, pode ser excelente.

Acho que a identificação é mais por esse lado mesmo.
 
Acredito que não sejam os "metaleiros" em geral... Tolken está mais ligado ao Metal Melódico e Sinfônico, os quais muitas bandas se inspiram. Posso citar bandas como Rhapsody, por exemplo, onde suas músicas são histórias medievais envolvendo guerreiros, dragões, reinos, etc.e cada cd é uma história ou a continuação da anterior. Eu acho o máximo!:hihihi:
 
A maioria dos amigos metaleiros que eu tenho são extremamente cultos..
Todos eles gostam de uma boa leitura..
É engraçado :think:
já tinha reparado nisso, mas os metaleiros em geral são pessoas assim..
 
O metal é magico,magnífico,esplêndido!!:metal:Tal como as osbras de Tolkien, deve ser por isso.Não estou dismerecendo os outros estilos musicais, até porque eu tenho um amigo rapper que curte Tolkien.
 
pela minha convivência com os fãs de tolkien... a maioria são rockeiros (não metaleiros), mas eu conheço poucos fãs de tolkien então isso não conta muito, mas pelo forum (internet e afins) tem muito metaleiro e eu acho que é por que o metal tem tudo haver com musica classica e a maioria das musicas tras uns elementos (letras e instrumentos) mais nordicos...essas coisas....

eu gosto de rock, mas eu prefiro new age, ou uma coisa mais calama e algumas musicas de verdade lembram algumas partes dos livros (enya e loreena)
 
Como muitos bangers deram sua opiniao vou por a minha sem ao menos ter lido 20 paginas de O Hobbit

Mas antes de tudo separemos o metal que na minha opiniao eh o fraco ( new / nu ) o modinha, o q todo mundo gosta e eskece, E o metal que muitos criticam e poucos amam, a verdadeira essencia TRUE do metal, onde nao se necessita de cabelo no ombro, andar de preto, mas sim ter na alma um pensamento e uma ideia pois ideia sao a prova de balas ( frase do filme V for vendetta )

To comecando a ler tolkien, ja tenho os livros, e escuto metal desde..sempre!

Posso garantir a todos, e a qualquer um que esta aki, pois tem um minimo de cultura, Que o metal como foi comentando, tem muito haver com a musica classica e com os altos e baixos da epoca das trevas.

Muitas bandas de metal, pelo menos em 1 musica lembram da terra media, dos elfos, bardos, anoes e claro os MAGOS...( ps : todo metaleiro adora magos uhasuhAS - eu so prova viva - )

Posso citar altos nomes, que todos conhecem, mas 1 tenho certeza que ninguem duvidara, Blind Guardian!

Pegamos aonde conheci tolkien, Nightfall In middle-Earth ( o anoitecer na Terra media ) Totalmente Tolkien based, com musikas como The Bards Song ( o som dos bardos ), Nightfall, Into the storm, Mirror mirror, Noldor, Time stand still ( at the iron hill )....
Musicas que ao ler um livro medieval, um livro de tolkien nao a como sentir a ligacao, intender uma guitarra pesada, um dedilhado de um baixo quase perfeito, tanto sutil como imponente como a trilha sonora de uma batalha que esta prestes a acontecer!

Por essas e outras, por uma ligacao que ha desde os mestes do black sabbath, o metal se torna parte de algo que foi taxado com a Idade das trevas, que tem ligacao direta com a terra media de tolkien.

A idade renegada, como um metaleiro ( banger ) uma idade ( ou um ser ) que eh taxado por um pensamento unico, ( mutias vezes como vandalo - eu mato que acha isso ASUHASUHAUHSuhsa ) um pensamento a frente ou atras de nossa epoca, algo unico que se encontra com a Terra Media, A idade das trevas ( medieval ) num perfeito e lindo solo de guitarra!
 
Última edição:
como disseram alguns oque faz as pessoas gostarem de Tolkien é o livro.Eu não sou um metaleiro(dá pra ver pelo avatar)mas amo Tolkien,e tambem tem bastante gente no fórum que nâo é metaleiro e gosta de seus livros enfim:"o mérito é do livro".
 
Acho que a questão de tanto headbanger curtir Tolkien, se deve também as letras das bandas,medievais etc... Muitas bandas inspiradas em Tolkien, bom se tolkien ia curtir metal? Bom ele não ia curtir umm Korzus,sepultura ...
Mas acho que Folk Metal ele se interessaria,na minha opnião Folk é o ritmo mais *medieval*, com suas flautas,violino,e os varios instrumentos =).
 
Eu comecei a curtir metla por causa de Tolkien!
Ouvi Mirror Mirror do Blind Guardian e gamei, fui atrás de outras bandas conheci Kamelot (eu estava fissurado em Brumas de Avalon!hehe), entre outras...e aí quando me dei por conta, era um metaleiro!hahaha
TRUE!!!
:metal:

Mas eu curto rock em geral, alternativo, pop e o caramba...Mas metal melódico é do coração, é mais forte que eu!hahaha
 
Acho que a questão de tanto headbanger curtir Tolkien, se deve também as letras das bandas,medievais etc... Muitas bandas inspiradas em Tolkien, bom se tolkien ia curtir metal? Bom ele não ia curtir umm Korzus,sepultura ...
Mas acho que Folk Metal ele se interessaria,na minha opnião Folk é o ritmo mais *medieval*, com suas flautas,violino,e os varios instrumentos =).

Concordo plenamente com vc!!
Noss... nem consigo imaginar Tolkien ouvindo Sepultura :roll:
Mas Folk Metal é fodaa!!
tem muito estilo medieval mesmo!!
 
Concordo plenamente com vc!!
Noss... nem consigo imaginar Tolkien ouvindo Sepultura :roll:
Mas Folk Metal é fodaa!!
tem muito estilo medieval mesmo!!

Acho que o "medieval" aqui depende mais do que você se refere... A maioria das bandas de Folk Metal apresentam características de músicas folclóricas nórdicas mais o tal do vocal gutural. Acho que mesmo assim Tolkien ficaria um pouco tonto ouvindo qualquer estilo de Metal...
 
Eu curto metal e assim como eu a maioria dos meus amigos gostam de ler.
Os contos épicos são os melhores, por exemplo o Hansi (Blind Guardian) escreve sobre o que ele lê, já escreveu sobre Avalon, Tolkien e agora está escrevendo sobre os Skalds, que são os bardos escandinavos.
Boas histórias devem ficar na memória!
Bandas como Blind Guardian, Rhapsody of Fire, Tuatha de Dannan, Ensiferum... colocam conteúdo nas letras e o som é ótimo!
 
"Por que metaleiros gostam de Tolkien?"

Pois é, já reparei nisso...só mesmo eu que curto dance por aqui :lol:
 
Tem algo q as pessoas ignoram muito.
A origem do metal.
É difícil para muito associar o metal a idade-média, mas elas esquecem que o metal é épico (e eu não estou falando só do gênero metal épico). Por isso o metal tem todo esse foco na força, do vocal ser muito forte (não no sentido de ser necessariamente bom mas no sentido d força física mesmo), da voz ser projetada meio como se não tivesse microfone e todo mundo tivesse que ouvir só o vocal cantando, da musica sem geralmente rapida e forte e tudo mais.
O metal tem por um lado suas origens em Bethoveen, Wagner e na musica classica mais obscura, varias das suas técnicas vocais vem dai, fora isso toda essa força incentiva o épico que é de certa forma associado com a liberdade, como se aquele que é realmente forte é senhor da sua vontade e de seu destino.

O fato é q o metal encontra relações na fantasia e na história medieval porque de certa forma personagens como Aragorn são os ideais do metal, pessoas q se construiram elas próprias por sua força e por sua capacidade, independente de terem ou não alguma vantagem de berço (como o Aragorn).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo