• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que metaleiros gostam de Tolkien?

Pô, concordo sim. Eu por exemplo quase não ouço metal, são muitas poucas as músicas do gênero que tenho aqui, e gosto bagarai de Tolkien. Acho que nem todo o metaleiro gosta dele, assim como uma boa parte dos aficcionados pela obra do professor, principalmente depois dos filmes, preferem outros estilos musicais.
 
Acho que uma grande parte sempre será de metaleiros, particularmente falando em apreciadores do power metal e melodic metal.
Esses estilos tem o tema focado na história medieval, fantasia medieval (RPG) - o estilo em que em parte da para se enquadrar as obras do Professor.

Como disse alguém no topico, existem pessoas que conheceram o metal através de Tolkien e que conhecerem Tolkien através do metal (em especial Blind Guardian).

É claro que tem metaleiros que nao curtem Tolkien, os que nao curtem power metal principalente, e Tolkianos que nao curtem metal, mas uma boa parte sempre estará reservada aos fãs de metal melodico e power metal
 
Nao acho que esse seja o caso de hoje em dia, os "novos" metaleiros que surgem agora, tenho amigos que provam isso, nao se interessam por RPG de tabuleiro... e muito menos por livros, os tempos de que metaleiros iam bem na escola, etc, estao acabando, afinal, os metaleiros meus amigos, que curtem black, dark, progressive, etc nao vao muito bem na escola e estao deixando a cultura de lado, esses novos festivais que surgem hoje em dia, chamam mais atencao deles, e eles ainda sim preferem ler livros sobre lendas vampiricas, lobisomens e contos redundantes que todos conhecem, nada contra eles, porem, eu acho que o que fez com que a massa metaleira se voltasse para os livros de Tolkien, foi o RPG, afinal, quase todos metaleiros, que ouviam nas letras das musicas algo sobre "trolls", monstros, lugares estranhos, acharam o RPG e nos livros de Tolkien, fala muito (nao diretamente) sobre RPG...
Entao, acho que dai que vem o porque dos metaleiros gostarem de Tolkien, falo isso usando meu exemplo, eu curtia metal e ainda curto, mas eu era estilo, me vestia como metaleiro, etc, e comecei a me interessar por RPG, era mania, entao, os livros de Tolkien estouraram nas vendas e eu fui atras, comprei todos, e hoje em dia agradeco por isso :P
Obs.: esta tarde, perdao pela repeticao de termos :s

AH, ainda falando, acredito que Tolkien nao gostaria muito de metal, ele parecia alguem bem tranquilo, apesar das historias dele de guerra mostrarem algo adverso, ainda sim, creio que ele nao era uma pessoa muito musical, que preferia observar tudo em silencio... e apenas compor suas musicas, penso nisso lembrando dos livros do professor... ele sempre retratava os ambientes mantendo minha atencao em silencio tentando imaginar os lugares, e mesmo quando nao eram lugares tranquilos e sim inquietos, voce queria ficar em silencio percebendo e tomando cuidado quando lia, agora, sobre as varias cancoes de elfos e hobbits citadas, acho que ele mesmo criou, mesmo sem auxilio de nada, posso estar viajando longe, mas...
 
Última edição:
Concordo. Death Metal, Black Metal, Splatter, essas coisas. Não o Metal como um todo. Não vamos generalizar! ;)

Black Metal da noruega é muito mal, hahaha. Brincadeira... Até as coisas 'más' que eles fazem tem fundamento. Já li sobre isso. ;P
Mas mesmo assim não consigo encarar metal como 'mau', nem mesmo bandas extremistas. Na minha opinião não existe isso... 'Bom' ou 'mau' é da pessoa, não da música.
Só que tem uns idiotas que acham que é legal parecer ser malvado. Aí se vestem de preto, ouvem música 'pesada' e saem por aí fazendo coisinhas erradas. Tsc, nada a ver.


Quanto ao tópico...
SE existir alguma relação entre quem escuta metal com fãs de Tolkien, é só pra quem gosta das bandas inspiradas na obra do autor. Bandas com estilo mais folk ou bandas como Blind Guardian, power metal, melodic metal.
Mas por exemplo... Só fui conhecer BG depois de já ser fã de Tolkien e antes disso já gostava de outras bandas de metal sem nenhuma relação com SdA ou qualquer outro livro. Aí poderiam dizer 'Ah, é uma "metaleira" que gosta de Tokien'? Sim... Mas uma coisa não teria relação nenhuma com a outra. o_O

ô post confuso...
 
Acho que vocês já começaram errado na pergunta. Não penso que isso tenha alguma relação com 'gosto', mas sim com 'atração', o que é completamente diferente. É natural que o indivíduo que se sinta atraído pela espírito mitológico e mágico dos livros do Tolkien também se sentirá atraído por um tipo de música que tenha o mesmo espírito. O que não exclui, claro, o fato de o sujeito se sentir atraído por outro estilo de música também, mas aí é outra história, poderíamos falar de ecletismo ( aí sim poderíamos entrar na questão do 'gosto' mesmo), etc.
Agora se quisermos saber a razão dessa atração, teríamos de começar uma conversa filosófica bem legal.
 
Última edição:
eu axo q eh pq quem eh metaleiro geralmente gosta de coisas mais líricas ou cheias de significado, sem falar de que geralmente gostam de coisas ligadas ao mundo fantástico, tudo isso pode ser encontrado em Tolkien.
 
Acho que vocês já começaram errado na pergunta. Não penso que isso tenha alguma relação com 'gosto', mas sim com 'atração', o que é completamente diferente. É natural que o indivíduo que se sinta atraído pela espírito mitológico e mágico dos livros do Tolkien também se sentirá atraído por um tipo de música que tenha o mesmo espírito. O que não exclui, claro, o fato de o sujeito se sentir atraído por outro estilo de música também, mas aí é outra história, poderíamos falar de ecletismo ( aí sim poderíamos entrar na questão do 'gosto' mesmo), etc.
Agora se quisermos saber a razão dessa atração, teríamos de começar uma conversa filosófica bem legal.

Concordo plenamente. Muitas bandas de metal utilizam-se do tema mitológico, medieval, que lembra RPG...é tudo questão de atração. Já o porquê de aparentemente os gostos musicais dos fãs de Tolkien daqui não serem mais tão metaleiros, acho que é porque os filmes realmente popularizaram a série. Deve ter muita gente aqui que nunca leu todos os livros (eu, por exemplo, nunca li o terceiro), mas que só por causa dos filmes já teve vontade de se registrar. =P
 
Agora se quisermos saber a razão dessa atração, teríamos de começar uma conversa filosófica bem legal.

pra definir a razão dessa atração tem que definir qual o espirito do Metal, e lá vai outra bomba. rs
tem muitos que gostam do metal pq se acham dark ou rebeldes ou solitários, ou mal compredidos etc bicho, uma crise de adolescencia sem fim, eu já suo mais do lado lirico da parada, acho metal mto poético, e aprecio muito a poesia da decadência, etc.. acho isso muito a ver com tolkien tb lá no fundinho do fundo do final do tunel.
 
para os "metaleiros" em geral eu não sei dizer, mas no caso de quem gosta do metal melódico que as vezes aborda temas épicos, histórias de grandes reinos e cavaleiros que defendem sua pátria até a morte ; as obras de tolkien se tornariam bem interessantes
 
Cara, uma coisa é certa.... como Tolkien trata de idade antiga e media isso é um fato que a meu ver influencia sim.... Rhapsody, Tierra Santa, algumas músicas do Iron, Sonata e Hammerfall tem algumas letras voltada ao medieval... isso é um ponto de equilibrio entre as duas coisa...

Ups the Iron!!!
 
Eu axo, que como grandes bandas de Metal tem suas músicas baseadas em literatura (geralmente inglesa como o Iron Maiden) isso acabou morando no coração de kda metaleiro. :think:
Ta certo que tem akeles tr00 bobões que num sabe nem qnto eh 2+2 e que são a vergonha dos metaleiros (na minha opnião eu naum consido Black Metal um estilo de metal, mas sim um bando de doentes que nunca namoraram e que se axam fodões e que gostam de fala q são du capeta e talz e que no fundo num pode ve uma barata que ja fica toda estérica).

Mas ao contrario que todo mundo pensa, a grande maioria dos metaleiros são super inteligentes ateh mais do que pessoas "normais".
 
Última edição:
Não é a questão de que: "hár!Tolkien é coisa do capeta!!!!"...

Eu jah ouvi muito isso,principalmente de minha sogra,que tem uma mente tao estreita quanto sua visao...

Na minha opiniao, acho que,por se tratar de um conteúdo basicamente medieval,muitos metaleiros,principalmente os que curtem vinking ou folk,se identificam com a literatura de Tolkien.
Eu,particularmente,ouço muito vinking metal,mas aprendi a gostar de Tolkien atravéz de minha mãe...



"e ele disse:que isto tenha um fim..."
Daarkath Arkamon II.
 
É verdade,muitas musicas de metal, principalemte das que vc falou de viking e folk (e melodic tb) se baseavam em estorias medievais,folclore,mitologias...e com a chegada de Tolkien (que alem de ter tudo isso, e ainda cativa as pessoas por causa do tema,a trama narrada e tal) o pessoal que já era desse estilo,ficou fã


sou um deles por exemplo :D
 
Tô lendo uns tópico para trás e tá rolando muito:"Será que Tolkien gostaria de metal?Sim ele gostaria...Não ele não gostaria?"...Pô o professor vivia numa época totalmente diferente,quando ele nasceu não existia nem guitarra.Ele não tinha nenhuma obrigação de gostar ou desgostar visto que a cultura que o cercava(diga-se música)era outra.
Agora algumas vertentes do Heavy Metal,têm uma ligação direta com a fantasia outras não.Eu acho que essa ligação vêm do berço do Metal que é a Inglaterra.
Agora esse termo metaleiro é péssimo:blah: é pejorativo e tosco.Por acaso existe MPBeiro?
 
Última edição:
pessaol vcs tem q saber q ter o Q.I acima do normal, n qr dizer q vc conhece muitas coisas.
as vezes o kra sabe mt coisa + tem dificuldade para aprender, conhecimento é diferente de inteligencia.
 
Desculpe me intrometer, ja que não sou metaleiro, mas acho não são apenas metaleiros que gostam de Tolkien....:mrgreen:
 
Desculpe me intrometer, ja que não sou metaleiro, mas acho não são apenas metaleiros que gostam de Tolkien...

Po você não precisa ser metaleiro para dar sua opinião. E você tem razão, não são SÓ metaleiros que gostam de Tolkien. Mas pense nisso: quantos funkeiros ou playboys você conhece gostam de SdA ou qualquer outra Obra de Tolkien? É, eu conheço zero.

Aí, compara ao número de metaleiros que você conhece e vê se eles gostam de Tolkien.
 
Funkeiros nem devem saber ler:mrgreen:
Sim, concordo que existem bastante metaleiro fã de Tolkien, mas Tolkien tem um público muuuito diversificado, de todos os cantos do mundo. E nós somos alguns deles:cerva:
 
Pq naum importa o gosto Musical da pessoa... eu tbm sou "Metaleiro"... mas tenho muitos amigos que escutam outros tipos de musica, exemplo tenhu amigo EMO :lol: que tbm eh completamente viciado em Tolkien... bom eu vivo falando pra ele...

"pelo menos pra leitura vc tem bom gosto" hUAhUHAuHAuHUAH

Sem MAis...

Escuto Heavy Metal, Rock, Eletronic, New Metal, Alternative... tenho Amigos EMO...

Preconceito eh burrice!!! ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo