• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Boromir e Faramir são tão diferentes?

Bom, sou nova por aki e nunca iniciei um tópico, então se eu fizer besteira me perdoem....Bom, é de conhecimento de todos q boromir e faramir eram bem diferentes, então eu gostaria de saber a opinião de vcs sobre o fato de tolkien ter escrito sobre dois irmãos tão diferentes um do outro. Quero dizer, será q tolkien queria dizer algo com isso? :think: Na minha opinião talvez ele quisesse passar q nem sempre ser irmão quer dizer q eh igual, ou sei lah, algo do tipo_O q vcs acham?
 
Eu não acho eles tão diferentes. Os dois tinham a mesma intenção, proteger Gondor. A principal diferença, na minha opinião, é que o Boromir foi seduzido pelo Anel. Pra mim, o verdadeiro Boromir só se revela quando ele vai salvar os hobbits, quando ele morre.
 
bm na verdade eu acho q a diferença entre eles estava no fato de o Boromir ser o primogenito, sendo assim ele sempre pensava q a responsabilidade de salvar Gondor estava nele (basta nos lembrarmos do sonho q seu pai teve e q na hora d ir à Valfenda, mesmo Faramir sendo voluntario e escolhido para tal tarefa, Boromir tomou a frente e impos q era ele quem iria). Alem do q Boromir era muito mais impaciente do q Faramir.
 
Acredito que haja uma diferença sim entre Boromir e Faramir, o próprio Gandalf a destaca:

Gandalf disse:
Ele não é como os outros homens de sua época, Pippin, e, qualquer que seja sua descendência de pai para filho, por algum acaso o sangue que corre em suas veias é praticamente o sangue legítimo do Ponente; como também o que corre nas veias de seu outro filho, Faramir, e apesar disso não corria nas de Boromir, a quem ele amava mais. Ele tem uma visão aguda. Pode perceber, se forçar sua vontade, muito do que se passa nas mentes dos homens, mesmo daqueles que moram em lugares distantes. É dificil enganá-lo, e perigoso tentar.

Isso pelo menos faria muita diferença.
 
Acho que foi mais fácil para Boromir ser seduzido pelo Anel, justamente pelo seu "senso de responsabilidade" para com Gondor. Mas ainda assim eles eram bem diferentes...

Partcularmente eu acredito que os atos de Faramir serviram como uma redenção dos atos do Boromir, apesar de Faramir não ter conhecimento desses atos...
 
Será q o fato de denethor preferir o boromir ao faramir influenciaria em algo no caráter deles? Ou será q o tolkien colocou um pai como o denethor, pra mostrar q cada um eh responsável por suas proprias ações, independente do q os outros digam?(caso do faramir)
 
Eu acho que como irmãos sempre são um pouco diferentes um dos outros... Boromir com certeza era mais junto do pai do que Faramir. Boromir lutava pelas tropas do pai e era o primogenito sendo ele que iria ficar no trono de Denethor quando este então morresse, por isso acho que Denethor sempre olhou com outros olhos para Boromir...

Faramir por outro lado tinha mais "coração" que seu irmão, pois quando encontrou os Hobbits em Ithilien não os levou a o seu pai e sim os deixou ir. Isso é algo que seu irmão nunca deixaria passar, provávelmente se fosse Boromir no lugar de Faramir os Hobbits estariam encrencados.

Além do mais com a morte de seu filho preferido Denethor ficou ainda mais com raiva de Faramir, o que foi um do motivos que o fez com que se suicidasse...
 
Eu acho que uma outra coisa que diferenciava os dois era a influência que cada um sofreu durante seu crescimento.
Uma frase do próprio Denethor mostra isso: "Pois Boromir era fiel a mim, e não era pupilo de nenhum mago." (SdA - RdR, livro V, cap. IV, pág. 859)
Essa frase vem em complemento de uma outra afirmação de Denethor: "...mas eu, então, não vi seu olho fixo em Mithrandir...? Faz tempo que seu coração lhe pertence."(SdA - RdR, livro V, cap. IV, pág. 859)

Isso mostra, eu acho, que Faramir tinha sofrido influências mais "nobres, bondosas e justas" convivendo com Gandalf, enquanto Boromir aprendia a "nobreza de Guerra" com seu pai, uma nobreza cheia de sentimento de superioridade e "senso de responsabilidade" exagerado como foi dito pelo Dr.Estranho...
 
Eram diferentes porque eram pessoas diferentes. E ainda, porque durante sua criação tiveram tratamento diferente, o que deixa as pessoas diferentes, mesmo irmãos.
 
Rufgand disse:
Eu acho que uma outra coisa que diferenciava os dois era a influência que cada um sofreu durante seu crescimento.
Uma frase do próprio Denethor mostra isso: "Pois Boromir era fiel a mim, e não era pupilo de nenhum mago." (SdA - RdR, livro V, cap. IV, pág. 859)
Essa frase vem em complemento de uma outra afirmação de Denethor: "...mas eu, então, não vi seu olho fixo em Mithrandir...? Faz tempo que seu coração lhe pertence."(SdA - RdR, livro V, cap. IV, pág. 859)

Isso mostra, eu acho, que Faramir tinha sofrido influências mais "nobres, bondosas e justas" convivendo com Gandalf, enquanto Boromir aprendia a "nobreza de Guerra" com seu pai, uma nobreza cheia de sentimento de superioridade e "senso de responsabilidade" exagerado como foi dito pelo Dr.Estranho...

Acho que isso simplifica tudo.
 
Concordo também, porém também vejo diferenças neles interiormente, digo, Boromir era extremamente ligado á liderança dos exércitos de Gondor, e ele era muito bom em tal exerção; enquanto seu irmão se atinha a cultura antiga, e aos velhos custumes, tornando-o uma pessoa recatada e "pupilo de um mago" já que era adepto a tais crenças.
 
Eram ambos extraordinários na função que exerceram, em suas personalidades, em seus papéis na Guerra do Anel, Boromir, no dia 20 de junho de 3018, ao defender Osgiliath de um ataque de Sauron foi maravilhoso, sua conduta no dia 26 de fevereiro de 3019 em Amon Lhaw ao defender Meriadoc e Peregrin foi emocionante.
Quanto a Faramir, suas sábias decisões afetaram de mesma forma o destino da Guerra.
A Luz de Númenor e do Antigo Oeste com certeza brilhava em seus semblantes.
 
Concordo, Aracáno Elessar, mas em momento algum disse que Faramir era um líder ruim, apenas disse que ele era mais recatado, já Boromir, se adiantava em combater o inimigo independente da situação, de forma mais alucinada, e isso motivava muito seu exército.
 
Irmãos não têm necessariamente personalidades semelhantes, mesmo sendo criados em circunstâncias parecidas. E Boromir e Faramir foram tratados de forma muito diferente por seu pai.

Faramir era essencialmente um erudito, que lutava por necessidade, para defender Gondor. Ele não gostava de lutar. Apesar disso, era um grande guerreiro, e amado por seus subordinados por sua coragem e retidão.

Já Boromir era um guerreiro nato, menos prudente que seu irmão, também corajoso e tinha a devoção de seus homens. Ele se deixou seduzir pelo anel pq além de ter passado algum tempo sob sua influência constante, ele não tinha, ao contrário de seu irmão, a força moral dos numenorianos. E como o Rufgand disse, tb acho que a influência dde Gandalf sobre Faramir foi importante nesse aspecto.

Acho que muito da identificação de Tolkien com Faramir vinha do fato de que ambos eram estudiosos forçados a lutar numa guerra para defender suas respectivas nações.
 
Com a permissão dos mesmos, faço minhas as palavras de Erulasto e de Statues Argonath, as quais foram realmente excelentes!

E vc, querida novata, parabéns pelo ótimo e realmente rico tópico! Uma pergunta simples, mas de respostas tão abrangentes...

Estejam em paz, colegas de fórum.
 
Porque eles são tão diferentes ?!
Aff , porque o Faramir tem aquele estilo de pobre cuitado , e fica soh pensando assim : "Puts meu pai me odeia mais eu gosto dele"
Vai toma no... do Faramir ele eh muito frescurento , porem o Boromir eh valente e naum quer nem saber ele soh quer ser o melhor , por isso ele eh mais foda do que o Faramir , e eh isso aew , um eh biba e outro eh valente!!!
Apesar de serem irmãos

Do amigo de Tolkien para vocês XD
 
O Boromir era completamente diferente do Faramir...p/ mim...ele era masi loco...não tinha medo de arriscar...além de ser um excelente guerreiro...+ acho que tudo isso foi incentivado pelo pai dele...q sempre exaltava suas ações...
Já ao contrário...Faramir...apesar de ser um grande guerreiro também...como os tempos escuros necessitavam...não era completamente cego pela guerra...ele lutava para que melhorasse e não simplesmente lutava...acredito que Faramir era mais nobre em conciência e em atitudes...ele deveria ter sido mandado p/ o conselho de Elrond...é...dentro de sua raça e possibilidades... mais sábio que seu irmão...
 
eu axo q boromir era um personagem mto humano q mostra o homem e sua fraqueza, além do q ele era mto impetuoso e faramir era mais prudente e o livro eh taum encantador pq além das descrições e de td um "mitologia" criada os personagens saum bem individualizados cada um uma personalidade bem complexa assim como cada um de nós temos ...e isso enrriquece a história
 
Não vejo por que esta forma de se dirigir a Faramir, "Fëanor the Noldor" pois está se baseando muito no filme. Faramir era um homem tão corajoso quanto Boromir, porém Boromir era mais ousado que ele só isso. Ele era muito sábio em assuntos de tradição, em comando era muito eficiente, não um pobre coitado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo