• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poesias

quote:
Uma poesia não necessita ser subjetiva... Muitas poesia de grandes nomes da literatura mundial fazem sonetos e poemas bem objetivos, dizendo tudo na bucha... Ou vc nào conhece ou está simplesmente preferindo ignorar esse fato...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.


Eu sei knolex. Inclusive estou terminando de ler "Os lusiadas". Aqui em casa tem uma ediçao comentada verso por verso que é otima. Esse tipo de poema epico eu gosto. Iliada, Odisseia, Divina comedia em verso, isto tudo deve ser bem legal (ainda nao li nenhum destes). Mas estas poesias melosas e subjetivas eu realmente nao gosto. Mas é claro que nao vou generalisar. aparece uma ou outra muito boa. Eu tenho um colega que escreve algo que eu chamaria de "poesia abstrata". Olha, eu acho ridiculo, é algo como:
"E na esquina do sentimento
Onde o artificie se mistura ao ideal
Te vejo presa ao fim de tudo que ainda nao começou
espero o verde da luz da lua, reluzindo nos telhados inertes da morte"

Olha ai (acabei de inventar, escrevi tudo que me veio a cabeça. Ficou simplesmente ridiculo)...acho isso uma besteira. Gosto´é gosto. Escute um dia Chico science me diga se voce consegue pelo menos entender 1% do que ele diz.


"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Tb nao sou muito fa de poesia abstrata... sobre chico science, entendo 100%, gosto só de umas duas musicas...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
Cara, putz..o som do chico science é ate legal, aqueles batucao e tudo mas, vou colocar umas letras aqui pra vc tentar me explicar por cima o que signifaca. Vc parece ser bem inteligente e capaz...Mas duvido que consiga!!!!

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Po, eu acho poesia abstrata maneira!
Não pra tentar entender, mas quando bem feita passa uma coisa com a sonoridade das palavras e não com o seu sentido!
É legal!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
O abstrato ma poesia eh uma das melhores coisas. Vc quer dizer uma coisa, uns entendem, outros nao, outros entendem outra coisa e as pessoas sao desafiadas a pensar (o q muitos nao fazem).
Viaja-se pelo mundo das palavras, busca-se saber oq o autor sentia naquele momento.
Poesia eh muito gostoso alem de star bem relacionado com a musica,q eh a minha paixao.

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me
 
Eu tb acho muito legal poesia abstrata,embora eu nunca me arrisquei a escrever algo assim!Mas acho massa,cada um entende do jeito q quer.Tipo,interpreta do seu jeito(embora ela tenha um significado própio).

"Mate um homem e vc é um assassino,mate milhares e vc é um conquistador,mate todos e vc é um DEUS!"

Edited by - Melkor on 06 November 2001 22:10:25
 
E mesmo q a poesia naum seja abstrata, ela pode falar de "n" formas diferentes as pessoas dependendo do lugar, hora, sentimento, momento, distancia e qualquer detalhe pode fazer alguem chorar ou rir, amar ou odiar e assim a poesia continua a exercer fascinio sobre nos...

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me
 
Bastian Hawkins, é isso ai, poesia tem todas essas qualidade! Cada um pensa oq quer e tudo é relativo pra cada um!
Mas eu acho q nem todas as poesias tem um significado proprio como o Melkor disse! Tem autores q escrevem por escrever, nem pensam em nada, apenas escrevem com a alma, as vezes nem eles entendem oq queriam dizer! É mais ou menos como pintura, tem gente q joga a tinta no quadro, faz qq droga e poe pra vender ganhando furtunas, dai vem zilhoes de criticos dizer q aquilo mostra o lado deprecivo do pintor e tal e as vezes o cara ta só rindo dos babaca e ganhando maior grana!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
Mas a graça da arte (a abstrata, pelo menos) é essa mesma: Olhar (ler, ouvir), gostar ou não... Esses críticos babacas que ficam querendo ver “essência da obra” em mancha colorida é palhaçada... Se ele disser: “Essa mancha tem um colorido legal, gostei”, tudo bem, agora se ficar dizendo que ELE entende da profundidade da obra pq ELE tem um grau de percepção superior aí...
Para vocês terem uma idéia, uma música que eu adoro da Legião Urbana; chamada Angra dos Reis; tem um verso em que diz assim: “Sentir seu coração perfeito... Batendo atoa, isso dói...”. Eu sempre entendi, pelo contexto da música, que se tratava de um cara magoado por uma relação que terminou e nessa frase em particular ele reclama por perceber que apesar de terminarem, ela está com o “coração perfeito”, ou seja, não sofreu a separação... Mas foi então que ví uma entrevista em que ele (Renato Russo) explica que, na verdade essa letra é em homenagem a uma (ou umas, não lembro) vítima de um acidente com a usina nuclear Angra1, que fica em Angra dos Reis (nome da música), e o “Sentir seu coração perfeito” fala da pena que ele sentia por ver uma menina que tinha morte cerebral e portanto possuía integridade física, mas não tinha vida...
Quem conhece a música deve estar perplexo, eu garanto! Eu também, mas acham que fiquei decepcionado? Claro que não! Para mim a letra ainda é a do cara que terminou um relacionamento e está no maior bode!
Por isso que arte deve ser apreciada e não compreendida...

E tenho dito!


O Deus Julgador
 
é...mas nem assim..naum consigo gostar de poesia...um ou outra vá lá...de vez em quando..

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
quote:
é...mas nem assim..naum consigo gostar de poesia...um ou outra vá lá...de vez em quando..

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx


Garanto que você iria gostar do Drummond, Eldarion... Ele tem muitas poesias (não todas, claro) escritas de maneira muito direta, casual e despretensiosa...

Veja por exemplo...

SETIMENTAL

Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!

- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!

Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências um cartaz amarelo:
“Neste país é proibido sonhar.”
___________________________________________________

E quem não gostar que atire a primeira pedra!

E tenho dito!


Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador
 
Gosto muito eh do Vinicius...
Os sonetos dele saum animais.
O de fidelidade eo do amor total sao muito legais.
Vou copiar e colar aqui depois.

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me
 
quote:
Gosto muito eh do Vinicius...
Os sonetos dele saum animais.
O de fidelidade eo do amor total sao muito legais.
Vou copiar e colar aqui depois.

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me


Vou poupar o seu trabalho Bastian, pois sou MMUUUIIITO fã do “Poetinha” também e já tinha esses poemas digitados... E de quebra vou mandar mais um dele que também é muito bom...

O Soneto de Fidelidade.

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

Eu possa dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”
___________________________________________

Soneto do Amor Total

Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.
__________________________________________

O Mais Que Perfeito

Ah, quem me dera ir-me
Contigo agora
Para um horizonte firme
(comum, embora...)
Ah, quem me dera ir-me!

Ah, quem me dera amar-te
Sem mais ciúmes
De alguém em algum lugar
Que não presumes...
Ah, quem me dera amar-te!

Ah, quem me dera ver-te
Sempre a meu lado
Sem precisar dizer-te
Jamais: cuidado...
Ah, quem me dera ver-te!

Ah, quem me dera ter-te
Como um lugar
Plantado num chão verde
Para eu morar-te
Morar-te até morrer-te...
____________________________


Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador
 
quote:
Gosto muito eh do Vinicius...
Os sonetos dele saum animais.
O de fidelidade eo do amor total sao muito legais.
Vou copiar e colar aqui depois.

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me


Po Bastian acho o Vinicius um Gênio cara! ele como poucos soube descrever o amor em palavras!

Pessoas como ele existiram poucas no mundo, e felizardos são aqueles que possuiram a sorte de ver um pedaço da sua obra

"Vamos pra Valinor"
 
Vcs q gostam tanto d poesia deviam ler "Mythopoeia" e "Pearl" (Perola), do Tolkien... eu adorei...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
Espero que vcs gostem dessa! Ela eh minha, e gostaria de saber oq ue vcs acham dela.

O amor....

O amor nasce das pequenas coisas
faz-se presente em grandes pequenos atos
mostra-se forte na dor
surpreende quando
duvida da força dos preconceitos
quebrando barreiras, vencendo tabus

O amor....
se cria na renuncia
se fortalece na humildade
se alimenta da reciprocidade
se abala nos momentos difíceis,
mas renasce quando carregamos no peito,
sonhos de liberdade.....
é algo que tb fazemos do abstrato
abstrato explicável apenas por uma única palavra:

Você


Bem é isso.
Espero que vcs tenham gostado.

"Vamos pra Valinor"
 
Ficou realmente bom Leo! Parabéns! O pessoal aqui de Valinor não parece gostar muito de poesia, mas eu adoro... Eu tenho algumas "passáveis", que talvez coloque aqui... Uma delas inclusive é em homenagem as "musas Tolkenianas"...

Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador
 
Valeu, Erunamo!
Sao muito bons os sonetos do Vinicius.
Gosto muito do Drummond, tb.

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me
 
Obrigado Erunamo,

Agente podia trocar umas figurinhas por email se o pessoal não gosta muito de poesias por aqui.

Agente poderia tentar despertar o gosto por poesias do pessoal tentando achar coisas legais nas poesias que o tolkien colocou no livro. O lamento de Galadriel da um bom começo. (Putz que texto).

Pois eh Bastian depois eu te passo um site sobre poesias da hora.

Viva Vinicius! Viva Tolkien!

"Vamos pra Valinor"
 
Poesia por e-mail seria uma boa mesmo... Vou ver se separo algumas e te mando...
Estimular o pessoal por aqui parece uma luta inglória... Repare essa página... 90% são mensagens minhas, suas ou do Bastian...
Mas eu não desisto não! Vou continuar postando poesias! Vocês vão ter que me aturar!

E por falar nisso... uma poesia... uma das minhas... Espero que gostem...

DESAMOR PLATÔNICO

Através dos anos eu estive a seu lado
Por entre as trevas velei teu sono
Em meio ao horror embalei teus sonhos

Fui teu brinquedo e teu amante
Tua sombra e tua imagem
Fui também o louco errante
A lhe traduzir a vida através do amor

Eu
Que te vi crescer menina
Eu
Que te vi nascer mulher

Mas agora que a madrugada despertou
Que os sonhos estão todos estirados pelo chão
E as esperanças cessaram de golpear sua porta
Conseguirá o seu sorriso irradiar alívio
Para aplacar o desespero que em meu coração habita?
_____________________________________________________

Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo