• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Plágios musicais

Faram¡r

Dr. Benway
Quantas vezes você não estave escutando uma música e de repente teve a impressão que ja tinha ouvido aquilo em outro lugar? E logo essa impressão se tornou algo mais palpavel, e veio a certeza que aquele trecho da música não é original, mas uma copia de outra música.

Pois é, muitas bandas sugam riffs e solos de outras ... eu vou citar uns exemplos, e gostaria que vocês compartilhasem as suas impressões.

O Riff de Over your Shoulder do Motorhead é cópia descarada de Love Don´t Stay do Tygers of Pan Tang.

Um dos riffs de Master of Insanity do Black Sabbath é identico ao Riff Principal de Wanton Song do Led Zeppelin

(Cópia clássica) A sessão de riffs (alguns segundos) que abrem o solo de The Lemon Song do Led Zeppelin é uma copia descarada dos acordes de Killing Floor do Howlin´ Wolf.

O Riff de Paradise City do Guns´n Roses é mais do que inspirado no Riff de Zero the Hero do Black Sabbath.

Eu sei que as bases de Metal podem soar repetitivas, mas o comecinho de The Wicker Man do Iron Maiden é idêntico a o começo de Running Wild do Judas Priest.

Tem mais, muitas pessoas dizem que o começo de Starway to Heaven parece com Michelly dos Beatles. E que o solo dessa mesma música do Led parece muito com o solo principal da The Knife, do Genesis.

O que vocês contam dessas "mais do que inspirações"?
 
Tem o início de Rites of Passage do Demons & wizards que é muito parecido com uma outra música... só não to lembrado agora qual... vou dar uma olhada e depois edito aqui falando...
 
Skywalker disse:
Tu conta sampler como plágio?

Essa é uma questão complicada. Eu considero sampler uma cópia, mas plágio é uma palavra forte demais para ser aplicada nesse caso. Porque no caso do sampler, a copia é entendida como parte da própria música, e ninguém tenta mascarar a origem do sampler. Plágio na minha opinião é quando alguém usa a obra do outro e assina por si mesmo, obscurecendo a origem da composição. Por exemplo, a música Shanghai'd in Shanghai do Nazareth tem um trecho do Riff de Satisfaction, dos Stones. Mas não é um plágio, uma vez que a própia música indica a origem : "Mister we've got a gig in Arizona Second billing to the rolling stones".

Agora, se a banda que foi sampleada querer exigir dinheiro sobre sua obra, é uma questão de direitos autorais.
 
Plágio realmente pe um pouco complicado, pois só é considerado plágio músicas que tem um certo nº (não lembro no momento) de acordes seguidos igauis aos de outra música...
 
Sim ... mas no caso desse tópico, eu comentei sobre plágios e masi qualquer outra semelhança forte entre duas músicas ...

O caso do Led Zeppelin e do Howlin´ Wolf não apenas foi considerado plágio como o Led teve de pagar uma indenização por direitos autorais.
 
Mechanix do Megadeth e The Four Horsemen do Metallica...

Bom, quem escreveu parece q foi o Mustaine e o James, mas eles naum entraram num acordo qdo o Mustaine foi chutado, entaum os dois usaram o Riff... :roll:
 
os riffs do Krisiun sao iguais em todas as musicas praticamente.
eh claro que isso nao eh plagio, mas eh engracado ver como sao muito parecidos, principalmente no album Conquerors of Armaggedon.
 
Tem uma música do Rhapsody, do Rain of a Thousand Flames, em que o refrão é idêntico a uma do Blind... Instrumental, dos primeiros cds, não lembro agora, mas é realmente igual!! Alguém ajuda?
 
Cara, Rhapsody copiando Blind vai ser engraçado... bom, deixa quieto. Tem gente que se esquenta se eu falar demais disso, aí... :D

Tia Urd, aí num é bem plágio, né... é a mesma música, hehehe Muda a letra e o nome, além do solo. Mas parece que o filho é do Mustaine mesmo... que ficou muito, mas muito revoltado porque quase que o Kill'em All todo era dele, mas isso a gente também deixa quieto, hehehehe

Plágio são oito compassos iguais, aí pode rolar processo e tudo... Se forem sete, tá tudo certo, são apenas "citações"...

Eu não lembro o nome da música do Red Hot, acho, com ênfase no "acho", que é Under the Bridge. Mas ouve aí depois de Breadfan, aquele cover que o Metallica fez de num-lembro-quem. Diz aí que num é igual, quero ver.
E aquele música chatinha do Offspring, uma que tem "Job" no nome... acho que é "Wht don't you get a job". Se aquilo não é "insiração em Obladi-Oblada(isso definitivamente está escrito errado) dois Beatles, nada mais é...
 
Eu ouvi dizer, com enfase no ouvi :lol:, que aquele riff famoso da musica "come as you are" do Nirvana é plagio da musica de uma banda gótica...não sei se é verdade, dei uma procurada mas nao achei nada a respeito :?
 
Eu não sei se estou certo... mas tem um riff em Sabbra Cadabra do Sabbath que é bem parecido com o riff do final de Fade to Black... só que o de Fade to Black tem um acréscimo hehehe...
 
Caramba Relgal! Nunca percebo isso, também não sou muito fã de Fade To Black. Vou escutar atentamente a música.
 
Ah, eu arrumei um mp3 que tem umas comparações entre trechos de músicas do Manowar e Hammerfall... Realmente, tem muita coisa muuuito parecida ali...
 
tem uma música chamada "Die Young", do Black Sabbath (no Heaven And Hell) que tem uma parte no minimo muito parecida com Led ou Pink Floyd (eu sempre confundo... mas eu acho que é Pink Floyd)...
 
Die Young? Eu simplesmente amo essa música!! Alguém de vocês sabem qual música é do Pink Floyd? Eu conheço bastante coisa das duas bandas, queria comparar.
 
A House of Death do Manowar tem uma parte que se reduzir um pouco a velocidade fica idêntica à Eye of the Tyger (tema de Rocky)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo