• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Plágios musicais

Beladona disse:
Ô Maglor, plágio só é considerado plágio a partir de 4 compassos iguais, e não 8 como tu falou...

Beladona, eu vou te dizer que não tenho certeza absoluta. Mas 4 compassos é uma medida muito pequena mesmo em se tratando de música. Eu acho que, provavelmente, íamos ter músicos vivendo de processar os outros por aí se fosse apenas 4.

Tenho quase certeza de que são oito compassos, legalmente.
E ainda há quem ache pouco.
 
O plágio musical, que justifica um processo judicial, na definição ortodoxa, é aquele que possui dezesseis compassos musicais idênticos ao de uma outra composição.

Pra plagear tem que ter as manhas!! :obiggraz: :doh:
 
Maglor disse:
Beladona disse:
Ô Maglor, plágio só é considerado plágio a partir de 4 compassos iguais, e não 8 como tu falou...

Beladona, eu vou te dizer que não tenho certeza absoluta. Mas 4 compassos é uma medida muito pequena mesmo em se tratando de música. Eu acho que, provavelmente, íamos ter músicos vivendo de processar os outros por aí se fosse apenas 4.

Tenho quase certeza de que são oito compassos, legalmente.
E ainda há quem ache pouco.

Agora tbm fiquei na dúvida! Sim, 4 compassos são peuqenos, mas acho que 8 é um pouco demais...
Bom, eu vou pesquisar e depois coloco aqui, ok? :wink:
 
O riff inicial de 'Glory Of The World' do Stratovarius é idêntico ao riff inicial de 'Will The Sun Rise ?', do.... Stratovarius ?!?

O refrão de 'Power Of The Dragonflame' é idêntico ao refrão de 'The Last Winged Unicorn', do... Rhapsody ?!?

O solo de 'The Last Winged Unicorn' do Rhapsody (de novo ?) tem uma parte idêntica ao solo de 'Riding The Winds Of Eternity' do.... Rhapsody (de novo ?!?) ?!?
Por sinal esse mesmo solo é bem parecido ao de 'The Dark Tower Of Abyss' do.... adivinha !


Mas o riff campeão mundial é o de 'Flash Rockin Man' do Accept !!!
Ele é plagiado no início da 'Two Minutes To Midnight' do Maiden.
Na 'Power And The Glory' do Saxon.
E na 'Heavy Metal Breakdown' do Grave Digger !!!

Essas, as que eu lembro agora !!!
 
Por hora, só me lembrei de três:

*Tem uma banda sueca chamada Insania que tem uma música (se eu não me engano é "Heading for Tomorrow") com o refrão igualzinho ao da música "Eagle Fly Free" do Helloween

*Esse é coincidência... O solo da "Over The Mountain" do Ozzy Osbourne tem um trecho que é identico ao riff da música "Black Sabbath" de vc's sabem quem

*Ah, tem esse aqui que deu até processo... tem aquela música do Kiss, "Dreamin'" do "Psycho Circus" que é cópia descarada de "I'm Eighteen" do Alice Cooper
 
Morwen Eledhwen disse:
Por hora, só me lembrei de três:

*Tem uma banda sueca chamada Insania que tem uma música (se eu não me engano é "Heading for Tomorrow") com o refrão igualzinho ao da música "Eagle Fly Free" do Helloween

*Esse é coincidência... O solo da "Over The Mountain" do Ozzy Osbourne tem um trecho que é identico ao riff da música "Black Sabbath" de vc's sabem quem

*Ah, tem esse aqui que deu até processo... tem aquela música do Kiss, "Dreamin'" do "Psycho Circus" que é cópia descarada de "I'm Eighteen" do Alice Cooper

Hehe, eu já vi todos esses !! O do Insania é absurdo, mas o do Kiss é horrível. É cópia da música inteira, nota por nota !!!
 
eu me lembro como se fosse ontem, quando eu estava sentado com tom jobin escrevendo a melodia e a letra de Garota de Ipanema, eu estava com meu violão, sentado numa mesa de um bar com uma garrafa de guarana, meu amigo tom, segurava uma caderneta e uma caneta tintero, me lembro como se fosse ontem.... "olha q coisa mais linda, mas cheia de graça..." maio parte da letra q criei foi pensando em minha musa inspiração Senhora de Avalon :grinlove: :grinlove: depois veio a melodia, bons tempos aqueles q eu passava com meu amigo tom.... e depois num ganhei um centavo pela minha participação na musica... :evil: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
tem uma musica do Bruce Dickinson, do Accident of Birth, q eh muito parecida com um pedaço(pequeno) da I Want Out(se eu naum me engano) do Keeper II do Helloween!! se naum for I Want Out eh alguma outra do Keeper II...

e tem outra do mesmo album do Bruce q eh igual, embora mais rápida, a uma musica do Back In Black do AC/DC!!!

mas isso acontece!

tem um amigo meu q compoe muito bem, e o kra fez uma musica nova agora, e ele me mostrou!
a musica lembra muito Excalibur do Grave Digger!!!
mas aih eh q tah! o kra naum conhece muita coisa do Grave Digger!!!???
a intensão dele era fazer um Thrash Metal tipo Destruction, e ficou isso mesmo, mas com um riff quase igual(realmente muito parecido) com o da musica do GD!!!mas o resto ficou bem Thrash!!!

ele naum queria "copiar"! mas acontece mesmo, isso eh natural...
 
Plágio realmente pe um pouco complicado, pois só é considerado plágio músicas que tem um certo nº (não lembro no momento) de acordes seguidos igauis aos de outra música...

provavelmente sim pq algumas repetições são inevitáveis, ja q ñ pode sair tocado qq nota/acorde q da tudo certo
 
um dos plágios mais descarados é o do Vanilla Ice... q ele pega a linha do baixo de "Under pressure" do Queen e faz uma música nova só q uma porcaria...( q redundância, já q a música é do vanilla ice...)

mas querem saber... vejam esse exemplo...



"Apenas escreva. Não se preocupe como ficará a canção melodicamente falando. Costumo me apropriar de temas que já ouvi, apenas alterando-os ligeiramente. Jogue algumas notas rápidas para cada nota lenta, cante a harmonia ao invés da melodia; troque uma nota grave por uma aguda, sacuda tudo e pronto: você tem uma melodia toda sua. Fiz isto o tempo todo."


Woody Guthrie, aconselhando Bob Dylan como compor, do leito do hospital, meses antes de Dylan estourar em Nova York.




e aii ??? isso é plágio ou não ?
 
A música "Metropolis, part I" do Dream Theater em alguns momentos lembra "Sound Chaser" do Yes. Não sei se seria considerado plágio, mas acho que não, mesmo porque acho que não é igual --- apenas parecido...
 
Maldito`Tuelho disse:
São 7 :mrgreen: .
Meu pai trabalha com música =]
É, ele tem razão. É considerado plágio a partir do sétimo compasso.

Plágios:
- Acid Rain, do Angra, tem toda a sua introdução chupinhada de Dream of Mirrors do Iron Maiden.

- Devore Amante do Era tem como encerramente um solo de guitarra magistral. Até que eu notei, quando eu a ouvi pela 2a. vez, que era o mesmo solo de encerramento de Confortably Numb do Pink Floyd.... :roll:

jean disse:
um dos plágios mais descarados é o do Vanilla Ice... q ele pega a linha do baixo de "Under pressure" do Queen e faz uma música nova só q uma porcaria...( q redundância, já q a música é do vanilla ice...)
Esse plágio ficou muito famoso na época... ele foi processado, mas ele saiu impune porque a batida da música tem uma semi-colcheia a mais que o livrou da lei dos 7 compassos.... :roll:
 
-O início de Starálfur, do Sigur Rós, lembra bastante o início de I Don´t Wanna Lose A Thing do Aerosmith
-O riff de Blood, Sex and Booze do Green Day parece mto com o riff de Hash Pipe do Weezer

Mas sei lá se é plágio :roll:
 
Galera, esse aqui é meio forçado, viajem de insone, mas ouçam...

Já repararam que o riff inicial de 'Flesh Of The Gods' do Therion (aquela que é cantada por Hansi Kürsch) é muito parecido com a melodia inicial de 'A Cry From The Edge' do Viper (sim, esse mesmo, do André Matos)...

Pode (e deve) ser coicidência, já que um cara tão original quanto o Christopher Johnson não iria apelar pra isso...

E pode-se ser também que essa melodia já existisse antes, tzlvez em alguma Música Erudita, já que o Therion se inspira muito nisso, e talvez o Viper tb tenha copiado.

Como não sei, prefiro nem dizer que é, pra não parecer besteira...

Mas que parece, parece...
 
Faramir ¥ disse:
Sim ... mas no caso desse tópico, eu comentei sobre plágios e masi qualquer outra semelhança forte entre duas músicas ...

O caso do Led Zeppelin e do Howlin´ Wolf não apenas foi considerado plágio como o Led teve de pagar uma indenização por direitos autorais.

ahan, o led foi processado por WILLIE DIXON, autor de You Need Love, pelas simularidades entre esta e Whole Lotta Love...
 
ah, eu me lembro de dois plágios e que eu naum sei colocaram aqui, pq eu naum li tudo.
Mas o Crazy Town copiou um riff de uma musica do Red Hot, que eu naum lembro o nome, naquela "Butterfly".
E o Limp Bizkit :x copiou descaradamente "Closer" do Nine Inch Nails, na música hot Dog
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo