• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Perca um Livro

Através do orkut eu vi uma campanha bacana que está acontecendo Brasil afora. Trata-se do "Perca um livro", uma inicicativa onde pessoas deixam livros em lugares públicos, para serem encontrados por outros.

É bem simples: se você encontrar um livro, pede-se que o perca de novo depois que ler. Se quiser perder um livro, basta deixar em algum lugar com a explicação da campanha e recomendações para o próximo dono perdê-lo de novo. Também dá pra cadatrar o livro no site da campanha, assim você pode acompanhar a tragetória dele.

Segue a explicação oficial da campanha:

'Perca um Livro' é uma iniciativa que pretende trazer para o Brasil uma prática internacional de incentivo à leitura. A idéia é "perder" um livro em lugar público para ser achado e lido por outras pessoas que, então, farão o mesmo. O objetivo é fazer do mundo inteiro uma livraria.

A prática consiste em três passos simples:

1. Leia um bom livro;
2. Cadastre o livro e escreva seus comentários para pegar seu código único e a etiqueta correspondente ao livro;
3."Perca" o livro em um lugar público.

De posse do código o leitor poderá rastrear pelo tempo que quiser os caminhos percorridos pelo livro.

A partida inicial do projeto será dada pela editora Zeiz que irá "perder" 150 exemplares do livro "A Unidade dos Seis - O Herdeiro Especial". Os livros "perdidos" estarão com orientações que levem o próximo leitor a repetir o mesmo procedimento: ler, cadastrar e "perder".

A idéia é que estes livros sejam a ponta de uma corrente que incentive outras pessoas a fazerem o mesmo com outros livros, disseminando entre pessoas o saudável hábito da leitura.

Achei bem legal esse projeto. Ficaria feliz em encontrar um livro por aí e talvez eu perca algum livro meu. ^^
 
Dei uma olhada no site e achei o máximo a iniciativa da campanha, mas fica a dúvida se as pessoas devolverão às praças e lugares públicos os livros "perdidos".
 
A proposta é muito interessente, realmente. Mas algo me diz que isso não funciona no Brasil, sabem?
 
Poisé, um pocket da vida não seria preju nenhum perder. Acho que seria uma coisa legal para colocar em prática.
 
Eu também gostei, vou me cadastrar e perder um livro. :traça:
Tava pensando em perder o meu Coraline.


















NOT!
...mas vou ver se perco um Carrie véinho que eu tenho aqui.

EDIT: Já cadastrei o livro lá. Amanhã vou perder Carrie no Shopping Estação!
 
Eu também, ué. Mas como alguns costumam ser mais baratinhos, dá para "repor" na coleção sem problemas. :mrpurple:

Eu estava pensando aqui nas edições duplas que eu tenho, talvez largue um Crime e Castigo por aí \o/
 
Pips disse:
Isso me lembra a corrente do bem.
Me lembra também aquele filme "Correndo Atrás do Diploma" em que um surfista maconheiro acha um livro e vira escritor.
 
Muito boa a campanha, seria maravilhoso se ela desse certo... vou perder uma das minhas edições de Orgulho e Preconceito. Mas acho que no final prefiro a informal corrente de livros que eu e meus amigos fazemos.
 
Daqui a pouco perderei Um Conto de Duas Cidades do Charles Dickens nas escadarias da reitoria =D
 
Perdi ontem "Groucho Marxismo" na Galeria Ouro Fino. Quero ver se quem encontrar mantém a corrente.
 
Olá Meus caros amgos
Perderei um Memórias De Sherlock Holmes na praça Getúlio Vargas, em Guarulhos.
Tomara que alguém leia...
 
Anica disse:
O meu não foi cadastrado mais no site =(

Acho que vou tentar perder outro =/


O meu também desapareceu há um tempo. Isso me leva a pensar se atitudes bacanas como essa do Perca Um Livro tem validade em países como o Brasil, onde o cara vê um livro que faz parte de uma iniciativa interessante em um banco de praça, pega e pensa: "Da hora, vou pegar pra mim!"
 
E o pior: às vezes nem lê. Aquela história de "é de graça!" e tal. Chega a ser frustrante...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo