1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Paradoxos

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Mithrandir the White, 21 Dez 2002.

1. Bem, pra começar... O que SÃO paradoxos? Paradoxos são absurdos, são contradições. Alguem, que nao será nomeado (né Digo? :mrgreen: ) falou pra postar em outro lugar, então, pronto!
    Os Paradoxos mais famosos (eu acho) são os Paradoxos a ver com o tempo, como o Paradoxo do Avô, que faz a seguinte pergunta: Se você viajasse no tempo, para a época do seu avô e matasse-o, vc ainda existiria?
    Vou começar com um Paradoxo que eu postei em outro lugar, o Paradoxo de Aquiles e a Tartaruga.
    Abaixo segue um quote do post:
    E aí? Quais outros Paradoxos intrigam vocês? :D

2. Kaji

Kaji Usuário

O problema é que o segmenteo de tempo necessário para o aquiles alcaçar a tartaruga vai ser cada vez menor também(0,1s;0,01s;0,001s), como o tempo não vai "andar cada vez mais devagar" ele passará desse limite.
    Talvez dê pra entender assim.

3. Digo_s

Digo_s Olifantástico

Eu cosneguir explicar pra ele em um chat do msnm! :wink:
    A ser bom se agente fizesse um grafico pra postar aqui!
    So fazer um desenho no paint com um grafico das duas funções variando a distancia em função do tempo e mostrando o ponto onde elas se cruzam! :mrgreen:

4. Mas Kaji, entre o 1 e o 0 existem numeros infinitos. Bota quantos zeros quiser!
    Mas o Digo me explicou mesmo... tem um programa que faz essas equações, vou ver se consigo achar aqui e daí peço ajuda do digo pra completar o grafico. :D

5. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

estranho... isso não me parece muito com um paradoxo... paradoxo pra mim sempre foi algo cuja própria existência é impossível por si só..como por exemplo a frase: "tudo que eu falo é mentira", ora...se tudo que eu falo é mentira então eu estou mentindo quando falo essa frase... e se eu estou mentindo então nem tudo o que eu falo é mentira...e por ai vai...

6. Bom, esse post é curtinho, mas aqui está o grafico, pra quem quiser ver que eles vao intersectar em 2 segundos, a 6 metros de distancia do ponto inicial, sendo que a velocidade de aquiles é 3 m/s mais rápido.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

7. Lord Ashram

Lord Ashram Denny Crane

Paradoxo p/ mim sempre foi algo impossível e contraditor de se acontecer perante a realidade.
    O exemplo do avô citado pelo Mithrandir é uma prova disso.
    Você volta no tempo e mata seu avô... vc existiria??
    Não, e nem mataria seu avô... como vc mataria seu avô se vc nunca existiu p/ fazer isso?
    Isso é paradoxo...
    Acabaria entrando numa espécie de continuum do fluxo temporal. Um ciclo sem fim que nunca existiria na realidade.

8. Vinci

Vinci Usuário

Paradoxos, são praticamente constantes.
    A viagem no tempo, é muito criticada pelo fato do paradoxo do tempo. Este eterno paradoxo, é o fato de voltar no tempo e mudá-lo, de modo que quando você muda algo, você pode alternar completamente a ordem de existência, e se você volta no passado, talvez você já tenha o feito no presente, pois nada impede que o que você fez se torne universal ou paralelo.
    Espero ter feito minhas idéias valerem.
    Obrigado.
    Vincent

9. yávië

yávië Usuário

Mas esse do Zenão é um paradoxo no sentido de que é provado teoricamente ,mas não condiz com a realidade..eh o q eu sei...
    Quem nasceu antes não seria um paradoxo?O ovo ou a Galinha?
    Existem mil,mas qdo a gente precisa não acha...ugh!
    Eu adoro falar dessas coisas..dah altas discussões e com base!!
    Poxa esse tópico era para render mais!

E eu não to ajudando...bem
    eu sei do paradoxo dos gêmeos um pouquinho....mas peguei o livro do Universo numa casca de noz pra dar uma mãozinha... :mrgreen:
    Na teoria da relatividade, cada observador tem sua prória medida de tempo, se um dos gêmeos parte em uma viagem espacial a velocidade próxiam a da luz e seu irmão fica na Terra
    Por causa do movimento dele o tempo flui mais devagar ( 8O isso eh muuuuito louco!!!!!) assim o irmão q viajou ao retornar descobrirá q seu irmão na Terra envelheceu mto mais.Já pensou q louco????Descobrimos a fonte da juventude!! :mrgreen:

10. Lord Ashram

Lord Ashram Denny Crane

Isso não seria um paradoxo, pois a resposta existe... foi o ovo, pois a galinha é fruto da evolução...

11. Círdan.

Círdan. bastard

(OFF Desculpa mas a resposta é o Ovo mesmo?Que maneiro ,eu nunca soube! OFF)

Paradoxo ,seria algo possível em teoria mas que na prática se mostra impossível...

No caso do parodoxo do avô , ele só é um paradoxo se vc adota a idéia de uma única linha de tempo na qual vc mata o seu avô e deixa de existir naquela mesma linha de tempo..se vc adotar a idéia de que existem várias linhas de tempo , quando vc matar o seu avô vai criar outra linha de tempo ,só que esta sem você e não vai deixar de existir por isso..

12. Digo_s

Digo_s Olifantástico

Na verdade, paradoxos só existem quando uma pessao resolve procurar pelo em ovo de cachorro! :mrgreen:

É até legal ficar discutindo esses paradoxos, mas tipo, vc nem sabe se a parada existe, e aidna fica discutindo os casos mais complicados de coisas q vc nem sabe direito o q é? É claro q vai terminar em paradoxos! :roll:

Q por favor, essa historia da tartaruga não é um paradoxo!
    Eu gostaraiq alguem me indicasse exatamente onde esta o paradoxo dessa historia!

13. Vinci

Vinci Usuário

Eu também não vejo paradoxo no da tartaruga :?
    Dependendo da velocidado, o coelho chegará na tartaruga.

14. Ágata

Ágata story of a girl

O da tartaruga só não seria um paradoxo se os dois tivessem a mesma velocidade,eu acho...ai sim Aquiles não ia conseguir alcançar a tartaruga,mas seria até explicavel...

Agora paradoxo,se não me engano,já significa isso mesmo,significa "absurdo"...os que mais me racham a cuca são esse do avô,que se vc voltase no passado e matasse seu avo e tal...

15. Deriel

Deriel Administrador

Nhé, alguns desses paradoxos nos deixam impressionar e sequer PENSAMOS obre eles. O da tartaruga é um bom exemplo, querem ver?

O problema todo é que consideramos automaticamente, sem pensar, que os infinitos passos da tarturaga a levarão a percorrer um espaço infinito num tempo infinito, e não é verdade. Qualquer um na escola aprende que uma PA com índice menor que 1 tem soma total finita (1 + 1/2 + 1/4 + 1/8.... +1/n = 2 por exemplo).

O paradoxo do avô é uma das mais fortes provas que não podemos viajar no tempo... pelo menos não dessa forma.

16. Excluído052

Excluído052 Excluído a pedido

Existe também o paradoxo do mentiroso.

Um mentiroso que afirma "eu minto" está dizendo a verdade?

17. Vatho

Vatho Usuário

Vi uma vez um resolução muito melhor, por Aristóteles. Enquanto o ovo POTENCIALMENTE é, a galinha É, portanto foi a galinha.

Agora quanto a paradoxo, um exemplo: Pegue uma folha de papel e em um lado escreva "O que diz do outro lado é mentira" e no outro lado "O que está do outro lado é verdade".

Pronto. Vc tem um paradoxo.

18. Omykron

Omykron far above

isso ignora a lei evolutiva.... ja q os 1ºs registrtos de passaros datam dps da dos répteis... logo... antes de existir um galinaceo, ja existiam ovos

19. Digo_s

Digo_s Olifantástico

Mas vc tem q considerar o ovo de galinha e nao o dos dinossauros!
    Refazendo a pergunta, oq veio primeiro, um ovo de galinha ou a galinha?

Onde esta o paradoxo?
    Uma galinha so pode nascer de um ovo de galinha, q so poder vir de uam galinha, q so pode nascer de um ovo de galinha...
    Pronto, ta ai o paradoxo!
    Isso nao precisa de resposta, pq é uam questao apenas de conceito do q vc chamaria da primeira galinha e do primeiro ovo de galinha!
    Vc podria dizer q o ovo de o decendente da galinha colocou sofreu uma mutação e de la vai nascer a primeira galinha! Aquele seria o primeiro ovo de galinha pq de la vai nascer uma galinha ou continuaria sendo um ovo do descendente da galinha pq veio dele?
    Dependendo do conceito q vc atribuir vc vai ter a resposta para o paradoxo!

20. Vilya

Vilya Pai curuja, marido apaixonado

Bom, levando em conta a evolução das espécies, não há dúvida Digo_s, um ovo de galinha provém de uma galinha, já uma galinha pode provir de um ovo que não é de outra galinha exatamente, portanto a galinha veio antes do ovo de galinha.

Deriel, só uma pequena correção: uma PG de razão menor do que 1 (em módulo) tem soma total finita, não a PA.

Ainda sobre a questão do tempo e do espaço, tem uma questão que envolve exatamente os mesmos conceitos do "paradoxo" da tartaruga e Aquiles e é respondido pela soma que o Deriel mostrou.

" Imagine que você está a dois metros de um certo local e decide ir até lá. Para atingir o seu objetivo é necessário que você passe antes pelo meio do caminho, que está há 1 metro do ponto inicial. Para sair deste ponto e chegar ao destino será necessário que se atinja antes o meio do novo trajeto (entre o meio do caminho e a meta) que está a 1/2 m de distância. Assim sempre faltará andar a metade da distância entre o ponto que se atingiu e o ponto de chegada, portanto você nunca alcançará o local que inicialmente distava 2 m de você."

Pra quem entende um pouco de cinemática, pensando que a tartaruga é o referencial, fica claro que não existe paradoxo algum :wink: .

Compartilhar