1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os Gigantes de Pedra

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tywin Lannister, 13 Set 2008.

  1. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Ontem estava relendo o hobitt em quadradinhos quando chegou a parte dos gigantes de pedra, quando se dá a tempestade na montanha.

    Sempre encarei isso como uma metafora, mas ontem aquela imagem voltou a me intrigar... acompanhada da frase original de tolkien, "Bilbo nunca vira nem imaginara algo assim. Á luz dos clarões viu, do outro lado do vale, que os gigantes de pedra se encontravam á solta.", um desenho mostrava um gigante, "do outro lado do vale", num pico montanhoso, pegando numa enorme pedra redonda e preparando-se para a atirar.

    Será que o desenhador (David Wenzel) teve a interpretação certa da frase de tolkien desenhando um gigante de carne e osso, ou realmente os gigantes de pedra são apenas uma metáfora?

    Comentem, please :mrgreen:
     
    Última edição: 13 Set 2008
  2. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Antes de mais nada, devemos lembrar que O Hobbit, originalmente, não deveria fazer parte do Legendarium. Muitas coisas ali presentes, como Trolls vestidos e conversando e gigantes de pedra não devem ser levados muito a sério.

    Mas encaixando esse assunto dentro da obra, sempre o vi da seguinte forma: O Hobbit (Lá e de Volta Outra Vez) foi escrito por Bilbo, um hobbit bem leigo em relação aos assuntos do mundo. Da mesma maneira que nossos encestrais acreditavam que trovões e raios eram manifestações dos deuses, ou que os navios sumiam no mar porque eram atacados por grandes monstros marinhos, Bilbo poderia pensar que o desmoronamento de pedras era obra de algum gigante enraivecido.

    Acredito que aquilo eram apenas raios e muito vento e muita chuva acertando em cheio as montanhas e causando deslizamentos de terra. Mas, para deixar sua própria aventura mais emocionante aos olhos dos outros hobbits, Bilbo "inventou" (da mesma forma que mentiu dizendo que havia ganho o Anel) essa história de gigantes.

    E mesmo que ele acreditasse que os viu, poderia ser nada mais que um ilusão causada pelo medo e pelos relâmpagos!
     
  3. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Bilbo não escreveu a versão do hobbit que nós lemos. Ele na historia, escrita por tolkien, escreve as suas memórias... eu sempre encarei isso como uma metafora mas esta imagem sempre me intriga.
     
  4. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Sabe que sempre me perguntei a mesma coisa? Não consiguia ver onde gigantes se encaixavam na obra de Tolkien. Sei lá, vai ver é porque O Hobbit é de certa forma mais "infantil" que os outros livros. Gosto de vê-los como metáfora da tempestade.... mas, se eles estão lá...
    Não me lembro, mas há referências a gigantes em outro livro/texto de Tolkien?
     
    Última edição: 13 Set 2008
  5. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Isso foi por ter dito que eram 14 anões?

    Sim, como não existem gigantes de pedra em Arda, ou isso ou eram vários Trolls da montanha conspirando contra a comitiva, os quais Bilbo não teria reconhecido pela distância, mas é uma explicação bem menos provável.

    Não Nómin, "Lá e de Volta Outra Vez" foi sim escrito pelo Bilbo.
     
  6. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Não Eädsohn... não constam entre as "criações" deturpadas de Melkor, estão presentes apenas naquele trecho do Silamarillion, não creio que havia um conceito desenvolvido sobre todas as criaturas que existiriam na Terra Média.
     
  7. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Eu tenho quase a certeza que não, mas não posso afirmar.

    Tambem penso na questão de ser mais "infantil" que os outros (facto que faz com que o hobbit seja meu livro preferido) mas essa explicação... não sei explicar, simplesmente não me satisfaz.
     
  8. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Comprei O Hobbit há pouco, e essa passagem dos gigantes me chamou a atenção. Pareceu-me que haviam as duas coisas: Tempestade e gigantes atirando pedras. O próprio Gandalf cita que precisaria encontrar um gigante "mais ou menos confiável" para bloquear a passagem, impedindo a passagem dos orcs pela trilha tomada pela Companhia.
     
  9. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    :lol::lol::lol:

    É foi :lol:... como emprestei o livro (normal) a uma amiga fui cosultar a versão em quadradinhos e então não resisti a reler :lol::lol::lol:

    Mas a historia não está escrita na primeira pessoa. tal como o senhor dos aneis, frodo tambem escreveu a historia mas a versão que nos é apresentada é a de tolkien... ou pelo menos foi assim que sempre encarei o hobbit

    é, os trolls atacariam o grupo.... penso eu.

    é, eu tambem achava isso mas não quis dar certezas porque já li os contos inacabados há muito tempo... e o Sillmarilion é o unico que não cheguei a ler

    Nossa não me lembrava dessa passagem, mas devo confessar que acabou de me intrigar ainda mais!
     
    Última edição: 13 Set 2008
  10. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Bilbo escreveu o "Lá e De Volta Outra Vez" (O Livro Vermelho). O Hobbit, como o conhecemos, é apenas uma tradução e adaptação das memórias que Bilbo escreveu nesse livro.

    Assim como O Senhor dos Anéis se baseia na segunda parte do Livro Vermelho, aquela escrita por Frodo e Sam.

    Acho que você queria dizer "O Hobbit", não? Não existem gigantes no Silma!

    Isso sim é algo intrigante. Mas também pode ser visto como algo inventado por Bilbo, porque não?
     
  11. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Ah, ok então esso desculpa, má interpretação minha.

    Penso que bilbo não tenha inventado isso... senão agente teria que duvidar muito da historia, tendo em conta que ele mentia tantas vezes...
     
  12. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Bom... levando em consideração que a própria História do Mundo é uma mentira... :roll:

    Mas enfim... veja dessa forma: a Ilíada (supostamente uma história real) foi contada do ponto de vista de Homero. Mas, para tornar sua aventura mais emocionante, ele colocou ali no meio a interferência de deuses e monstros.

    Todos os cownboys do Antigo Oeste norte-americano inventavam vários perigos, apenas para impressionar.

    Não que Bilbo tenha realmente inventado tudo, mas é como diz aquele velho ditado: quem conta um conto, aumenta um ponto!
     
  13. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Pronto Snaga, conseguiu... acabou de destruir a magia inocente que eu via em o hobbit :lol::lol::lol:

    Não me prenunciarei mais sobre as mentiras de Bilbo, acho que o que gosto mais em o hobbit é a inocencia da historia e a ideia de que bilbo não conseguiria mentir sobre nada. Ora se continuar discutindo isso, vc, com seus argumentos irrefutaveis, acabarab com essa minha visão :lol::lol::lol:
     
  14. _Eldariel_

    _Eldariel_ Usuário

    Snaga,
    Sendo Bilbo um "Jovem Hobbit" leigo quanto aos assuntos do mundo nada o impedia de aumentar, ou pelo medo vislumbrar coisas...
    Quanto á citação do Luis "Gandalf procurava um gigante mais ou menos confiável(...)" pode ser um indício de que as imagens vistas por Bilbo não fossem apenas "vento raios e chuva".

    Irei reler esses trechos, e procurar outros indícios.
    (Belo assunto para discutirmos no próximo conselho, Snaga!)

    Abraços.
     
  15. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Sim, me cofundi por ter falado em Melkor.
    Não existem gigantes no Silmarillion mesmo.
     
  16. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    :rofl:

    Me desculpe. Não era a intenção. Eu também gosto muito d'O Hobbit e da maneira inocente como a história é contada! Mas fazer o que, né? Temos de levar em conta todas as possibilidades! :mrgreen:

    Obrigado pelo "irrefutáveis"! :lol:

    Sim, como eu disse, essa citação é mesmo intrigante. Gandalf poderia ter realmente dito aquilo! Ou não!

    Ah, eu nunca fui em nenhum Conselho. Dá uma preguiça ir parar lá em Prancy pra discutir Tolkien. Deve ser muito legal, mas sentado na frente do PC eu consigo algo quase igual! :lol:
     
  17. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Hun... certamente tem algo de errado nisso. Com a menção deste trecho até então esquecido temos que admitir que os gigantes eram palpáveis, porém um conceito posteriormente deixado de lado. Não faz diferença no conjunto da obra, mas nos dá uma nova interpretação.

    Bilbo poderia ter visto errado antes, mas agora, diferente do trecho do anel, ele não teria porque mentir.
     
  18. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Claro claro. Amanhã tenho que pedir a minha amiga para me devolver o livro. Preciso repor minha sensação inocente da historia :mrgreen::mrgreen::mrgreen:


    É verdade, apenas digo a verdade :lol::lol::lol:

    Bem este tópico me d uma ideia... depois de escrever meu livro (daqui a algum tempo, visto que ainda está numa fase bem inicial) me aventurarei tentando escrever uma historiazinha assim do jeito inocente de o hobbit, mas no meu mundo...

    Enfim não é esse o tema do tópico

    Exactamente. Porque mentir sobre os gigantes? Que razão tinha ele? era apenas um jovem hobbit iunocente e, apesar de ter mentido sobre o anel (consequencia da grande necessidade que tinha de o fazer) não penso que teria coragem para inventar gigantes de pedra!
     
  19. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Vale citar que Tolkien diz que teve vários conceitos nos livros que ele posteriormente abandonou e poucos deles forma corrigidos... entre eles, a conversa original entre Bilbo e Gollum, os louros cabelos de Elrond entre outras... ele diz que para certos fins deveria mudar certas coisas, mas não havia essa grande necessidade e preferiu deixar tudo como estava.
     
  20. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    O que o Tarik disse remete ao meu primeiro parágrafo do meu primeiro post nesse tópico:

     

Compartilhar