• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Gigantes de Pedra

Tywin Lannister

Já fui Nómin e Baldwin
Ontem estava relendo o hobitt em quadradinhos quando chegou a parte dos gigantes de pedra, quando se dá a tempestade na montanha.

Sempre encarei isso como uma metafora, mas ontem aquela imagem voltou a me intrigar... acompanhada da frase original de tolkien, "Bilbo nunca vira nem imaginara algo assim. Á luz dos clarões viu, do outro lado do vale, que os gigantes de pedra se encontravam á solta.", um desenho mostrava um gigante, "do outro lado do vale", num pico montanhoso, pegando numa enorme pedra redonda e preparando-se para a atirar.

Será que o desenhador (David Wenzel) teve a interpretação certa da frase de tolkien desenhando um gigante de carne e osso, ou realmente os gigantes de pedra são apenas uma metáfora?

Comentem, please :mrgreen:
 
Última edição:
Antes de mais nada, devemos lembrar que O Hobbit, originalmente, não deveria fazer parte do Legendarium. Muitas coisas ali presentes, como Trolls vestidos e conversando e gigantes de pedra não devem ser levados muito a sério.

Mas encaixando esse assunto dentro da obra, sempre o vi da seguinte forma: O Hobbit (Lá e de Volta Outra Vez) foi escrito por Bilbo, um hobbit bem leigo em relação aos assuntos do mundo. Da mesma maneira que nossos encestrais acreditavam que trovões e raios eram manifestações dos deuses, ou que os navios sumiam no mar porque eram atacados por grandes monstros marinhos, Bilbo poderia pensar que o desmoronamento de pedras era obra de algum gigante enraivecido.

Acredito que aquilo eram apenas raios e muito vento e muita chuva acertando em cheio as montanhas e causando deslizamentos de terra. Mas, para deixar sua própria aventura mais emocionante aos olhos dos outros hobbits, Bilbo "inventou" (da mesma forma que mentiu dizendo que havia ganho o Anel) essa história de gigantes.

E mesmo que ele acreditasse que os viu, poderia ser nada mais que um ilusão causada pelo medo e pelos relâmpagos!
 
Antes de mais nada, devemos lembrar que O Hobbit, originalmente, não deveria fazer parte do Legendarium. Muitas coisas ali presentes, como Trolls vestidos e conversando e gigantes de pedra não devem ser levados muito a sério.

Mas encaixando esse assunto dentro da obra, sempre o vi da seguinte forma: O Hobbit (Lá e de Volta Outra Vez) foi escrito por Bilbo, um hobbit bem leigo em relação aos assuntos do mundo. Da mesma maneira que nossos encestrais acreditavam que trovões e raios eram manifestações dos deuses, ou que os navios sumiam no mar porque eram atacados por grandes monstros marinhos, Bilbo poderia pensar que o desmoronamento de pedras era obra de algum gigante enraivecido.

Acredito que aquilo eram apenas raios e muito vento e muita chuva acertando em cheio as montanhas e causando deslizamentos de terra. Mas, para deixar sua própria aventura mais emocionante aos olhos dos outros hobbits, Bilbo "inventou" (da mesma forma que mentiu dizendo que havia ganho o Anel) essa história de gigantes.

E mesmo que ele acreditasse que os viu, poderia ser nada mais que um ilusão causada pelo medo e pelos relâmpagos!

Bilbo não escreveu a versão do hobbit que nós lemos. Ele na historia, escrita por tolkien, escreve as suas memórias... eu sempre encarei isso como uma metafora mas esta imagem sempre me intriga.
 
Sabe que sempre me perguntei a mesma coisa? Não consiguia ver onde gigantes se encaixavam na obra de Tolkien. Sei lá, vai ver é porque O Hobbit é de certa forma mais "infantil" que os outros livros. Gosto de vê-los como metáfora da tempestade.... mas, se eles estão lá...
Não me lembro, mas há referências a gigantes em outro livro/texto de Tolkien?
 
Última edição:
Ontem estava relendo o hobitt em quadradinhos quando chegou a parte dos gigantes de pedra, quando se dá a tempestade na montanha.

Isso foi por ter dito que eram 14 anões?

Acredito que aquilo eram apenas raios e muito vento e muita chuva acertando em cheio as montanhas e causando deslizamentos de terra. Mas, para deixar sua própria aventura mais emocionante aos olhos dos outros hobbits, Bilbo "inventou" (da mesma forma que mentiu dizendo que havia ganho o Anel) essa história de gigantes.
E mesmo que ele acreditasse que os viu, poderia ser nada mais que um ilusão causada pelo medo e pelos relâmpagos!

Sim, como não existem gigantes de pedra em Arda, ou isso ou eram vários Trolls da montanha conspirando contra a comitiva, os quais Bilbo não teria reconhecido pela distância, mas é uma explicação bem menos provável.

Bilbo não escreveu a versão do hobbit que nós lemos. Ele na historia, escrita por tolkien, escreve as suas memórias... eu sempre encarei isso como uma metafora mas esta imagem sempre me intriga.

Não Nómin, "Lá e de Volta Outra Vez" foi sim escrito pelo Bilbo.
 
Sabe que sempre me perguntei a mesma coisa? Não consiguia ver onde gigantes se encaixavam na obra de Tolkien. Sei lá, vai ver é por que O Hobbit é de certa forma mais "infantil" que os outros livros. Gosto de vê-los como metáfora da tempestade.... mas, se eles estão lá...
Não me lembro, mas há referências a gigantes em outro livro/texto de Tolkien?


Não Eädsohn... não constam entre as "criações" deturpadas de Melkor, estão presentes apenas naquele trecho do Silamarillion, não creio que havia um conceito desenvolvido sobre todas as criaturas que existiriam na Terra Média.
 
Sabe que sempre me perguntei a mesma coisa? Não consiguia ver onde gigantes se encaixavam na obra de Tolkien. Sei lá, vai ver é por que O Hobbit é de certa forma mais "infantil" que os outros livros. Gosto de vê-los como metáfora da tempestade.... mas, se eles estão lá...
Não me lembro, mas há referências a gigantes em outro livro/texto de Tolkien?

Eu tenho quase a certeza que não, mas não posso afirmar.

Tambem penso na questão de ser mais "infantil" que os outros (facto que faz com que o hobbit seja meu livro preferido) mas essa explicação... não sei explicar, simplesmente não me satisfaz.
 
Comprei O Hobbit há pouco, e essa passagem dos gigantes me chamou a atenção. Pareceu-me que haviam as duas coisas: Tempestade e gigantes atirando pedras. O próprio Gandalf cita que precisaria encontrar um gigante "mais ou menos confiável" para bloquear a passagem, impedindo a passagem dos orcs pela trilha tomada pela Companhia.
 
Isso foi por ter dito que eram 14 anões?

:lol::lol::lol:

É foi :lol:... como emprestei o livro (normal) a uma amiga fui cosultar a versão em quadradinhos e então não resisti a reler :lol::lol::lol:

Não Nómin, "Lá e de Volta Outra Vez" foi sim escrito pelo Bilbo.

Mas a historia não está escrita na primeira pessoa. tal como o senhor dos aneis, frodo tambem escreveu a historia mas a versão que nos é apresentada é a de tolkien... ou pelo menos foi assim que sempre encarei o hobbit

Sim, como não existem gigantes de pedra em Arda, ou isso ou eram vários Trolls da montanha conspirando contra a comitiva, os quais Bilbo não teria reconhecido pela distância, mas é uma explicação bem menos provavel.

é, os trolls atacariam o grupo.... penso eu.

Não Eädsohn... não constam entre as "criações" deturpadas de Melkor, estão presentes apenas naquele trecho do Silamarillion, não creio que havia um conceito desenvolvido sobre todas as criaturas que existiriam na Terra Média.

é, eu tambem achava isso mas não quis dar certezas porque já li os contos inacabados há muito tempo... e o Sillmarilion é o unico que não cheguei a ler

Comprei O Hobbit há pouco, e essa passagem dos gigantes me chamou a atenção. Pareceu-me que haviam as duas coisas: Tempestade e gigantes atirando pedras. O próprio Gandalf cita que precisaria encontrar um gigante "mais ou menos confiável" para bloquear a passagem, impedindo a passagem dos orcs pela trilha tomada pela Companhia.

Nossa não me lembrava dessa passagem, mas devo confessar que acabou de me intrigar ainda mais!
 
Última edição:
Bilbo não escreveu a versão do hobbit que nós lemos. Ele na historia, escrita por tolkien, escreve as suas memórias... eu sempre encarei isso como uma metafora mas esta imagem sempre me intriga.
Bilbo escreveu o "Lá e De Volta Outra Vez" (O Livro Vermelho). O Hobbit, como o conhecemos, é apenas uma tradução e adaptação das memórias que Bilbo escreveu nesse livro.

Assim como O Senhor dos Anéis se baseia na segunda parte do Livro Vermelho, aquela escrita por Frodo e Sam.

Não Eädsohn... não constam entre as "criações" deturpadas de Melkor, estão presentes apenas naquele trecho do Silamarillion, não creio que havia um conceito desenvolvido sobre todas as criaturas que existiriam na Terra Média.
Acho que você queria dizer "O Hobbit", não? Não existem gigantes no Silma!

Comprei O Hobbit há pouco, e essa passagem dos gigantes me chamou a atenção. Pareceu-me que haviam as duas coisas: Tempestade e gigantes atirando pedras. O próprio Gandalf cita que precisaria encontrar um gigante "mais ou menos confiável" para bloquear a passagem, impedindo a passagem dos orcs pela trilha tomada pela Companhia.
Isso sim é algo intrigante. Mas também pode ser visto como algo inventado por Bilbo, porque não?
 
Bilbo escreveu o "Lá e De Volta Outra Vez" (O Livro Vermelho). O Hobbit, como o conhecemos, é apenas uma tradução e adaptação das memórias que Bilbo escreveu nesse livro.

Assim como O Senhor dos Anéis se baseia na segunda parte do Livro Vermelho, aquela escrita por Frodo e Sam.

Ah, ok então esso desculpa, má interpretação minha.

Isso sim é algo intrigante. Mas também pode ser visto como algo inventado por Bilbo, porque não?

Penso que bilbo não tenha inventado isso... senão agente teria que duvidar muito da historia, tendo em conta que ele mentia tantas vezes...
 
Penso que bilbo não tenha inventado isso... senão agente teria que duvidar muito da historia, tendo em conta que ele mentia tantas vezes...
Bom... levando em consideração que a própria História do Mundo é uma mentira... :roll:

Mas enfim... veja dessa forma: a Ilíada (supostamente uma história real) foi contada do ponto de vista de Homero. Mas, para tornar sua aventura mais emocionante, ele colocou ali no meio a interferência de deuses e monstros.

Todos os cownboys do Antigo Oeste norte-americano inventavam vários perigos, apenas para impressionar.

Não que Bilbo tenha realmente inventado tudo, mas é como diz aquele velho ditado: quem conta um conto, aumenta um ponto!
 
Bom... levando em consideração que a própria História do Mundo é uma mentira... :roll:

Mas enfim... veja dessa forma: a Ilíada (supostamente uma história real) foi contada do ponto de vista de Homero. Mas, para tornar sua aventura mais emocionante, ele colocou ali no meio a interferência de deuses e monstros.

Todos os cownboys do Antigo Oeste norte-americano inventavam vários perigos, apenas para impressionar.

Não que Bilbo tenha realmente inventado tudo, mas é como diz aquele velho ditado: quem conta um conto, aumenta um ponto!

Pronto Snaga, conseguiu... acabou de destruir a magia inocente que eu via em o hobbit :lol::lol::lol:

Não me prenunciarei mais sobre as mentiras de Bilbo, acho que o que gosto mais em o hobbit é a inocencia da historia e a ideia de que bilbo não conseguiria mentir sobre nada. Ora se continuar discutindo isso, vc, com seus argumentos irrefutaveis, acabarab com essa minha visão :lol::lol::lol:
 
Snaga,
Sendo Bilbo um "Jovem Hobbit" leigo quanto aos assuntos do mundo nada o impedia de aumentar, ou pelo medo vislumbrar coisas...
Quanto á citação do Luis "Gandalf procurava um gigante mais ou menos confiável(...)" pode ser um indício de que as imagens vistas por Bilbo não fossem apenas "vento raios e chuva".

Irei reler esses trechos, e procurar outros indícios.
(Belo assunto para discutirmos no próximo conselho, Snaga!)

Abraços.
 
Pronto Snaga, conseguiu... acabou de destruir a magia inocente que eu via em o hobbit :lol::lol::lol:
:rofl:

Me desculpe. Não era a intenção. Eu também gosto muito d'O Hobbit e da maneira inocente como a história é contada! Mas fazer o que, né? Temos de levar em conta todas as possibilidades! :mrgreen:

Ora se continuar discutindo isso, vc, com seus argumentos irrefutaveis, acabarab com essa minha visão :lol::lol::lol:
Obrigado pelo "irrefutáveis"! :lol:

Snaga,
Sendo Bilbo um "Jovem Hobbit" leigo quanto aos assuntos do mundo nada o impedia de aumentar, ou pelo medo vislumbrar coisas...
Quanto á citação do Luis "Gandalf procurava um gigante mais ou menos confiável(...)" pode ser um indício de que as imagens vistas por Bilbo não fossem apenas "vento raios e chuva".
Sim, como eu disse, essa citação é mesmo intrigante. Gandalf poderia ter realmente dito aquilo! Ou não!

Irei reler esses trechos, e procurar outros indícios.
(Belo assunto para discutirmos no próximo conselho, Snaga!)
Ah, eu nunca fui em nenhum Conselho. Dá uma preguiça ir parar lá em Prancy pra discutir Tolkien. Deve ser muito legal, mas sentado na frente do PC eu consigo algo quase igual! :lol:
 
Hun... certamente tem algo de errado nisso. Com a menção deste trecho até então esquecido temos que admitir que os gigantes eram palpáveis, porém um conceito posteriormente deixado de lado. Não faz diferença no conjunto da obra, mas nos dá uma nova interpretação.

Bilbo poderia ter visto errado antes, mas agora, diferente do trecho do anel, ele não teria porque mentir.
 
:rofl:

Me desculpe. Não era a intenção. Eu também gosto muito d'O Hobbit e da maneira inocente como a história é contada! Mas fazer o que, né? Temos de levar em conta todas as possibilidades! :mrgreen:

Claro claro. Amanhã tenho que pedir a minha amiga para me devolver o livro. Preciso repor minha sensação inocente da historia :mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Obrigado pelo "irrefutáveis"! :lol:

É verdade, apenas digo a verdade :lol::lol::lol:

Bem este tópico me d uma ideia... depois de escrever meu livro (daqui a algum tempo, visto que ainda está numa fase bem inicial) me aventurarei tentando escrever uma historiazinha assim do jeito inocente de o hobbit, mas no meu mundo...

Enfim não é esse o tema do tópico

Hun... certamente tem algo de errado nisso. Com a menção deste trecho até então esquecido temos que admitir que os gigantes eram palpáveis, porém um conceito posteriormente deixado de lado. Não faz diferença no conjunto da obra, mas nos dá uma nova interpretação.

Bilbo poderia ter visto errado antes, mas agora, diferente do trecho do anel, ele não teria porque mentir.

Exactamente. Porque mentir sobre os gigantes? Que razão tinha ele? era apenas um jovem hobbit iunocente e, apesar de ter mentido sobre o anel (consequencia da grande necessidade que tinha de o fazer) não penso que teria coragem para inventar gigantes de pedra!
 
Exactamente. Porque mentir sobre os gigantes? Que razão tinha ele? era apenas um jovem hobbit iunocente e, apesar de ter mentido sobre o anel (consequencia da grande necessidade que tinha de o fazer) não penso que teria coragem para inventar gigantes de pedra!

Vale citar que Tolkien diz que teve vários conceitos nos livros que ele posteriormente abandonou e poucos deles forma corrigidos... entre eles, a conversa original entre Bilbo e Gollum, os louros cabelos de Elrond entre outras... ele diz que para certos fins deveria mudar certas coisas, mas não havia essa grande necessidade e preferiu deixar tudo como estava.
 
O que o Tarik disse remete ao meu primeiro parágrafo do meu primeiro post nesse tópico:

Snaga disse:
Antes de mais nada, devemos lembrar que O Hobbit, originalmente, não deveria fazer parte do Legendarium. Muitas coisas ali presentes, como Trolls vestidos e conversando e gigantes de pedra não devem ser levados muito a sério.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo