• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“OS ANÉIS DE PODER”: UMA ANÁLISE DOS DOIS PRIMEIROS EPISÓDIOS

Qual sua nota para o PRIMEIRO episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    24
Olha o que temos em um vídeo (Os Anéis de Poder e a Segunda Era: Análise) do canal Rings and Realms do Dr. Corey Olsen:

Corey.png

É isso.
 
Relatos de que o pessoal nos grupos está organizando mutirão pra votar positivo pra série nos sites por aí. Por que tudo hoje em dia tem que virar disputa?

Mudando de assunto, alguém chegou a ver fotos sobre as sessões da série no cinema?
Espero que isso signifique que estão tão confiantes na qualidade do terceiro episódio que vale a pena convencer a massa a manter o interesse, assisti-lo na sexta-feira e segurá-la pelo resto da temporada.
Eu diria que de dez pessoas, uma é um militante contrário, outra é um militante favorável e oito são consumidores que não estão nem aí para essa treta. Em meio a esses oito, eu diria que há gente que leu Tolkien e gente que não o leu, gente que viu os filmes de P.J. e gente que não os viu e são deles que a Amazon precisa. Treta não paga as contas nem dá lucro, a não ser que a Prime Video mude de ramo, do streaming para as redes sociais.
 
Espero que isso signifique que estão tão confiantes na qualidade do terceiro episódio que vale a pena convencer a massa a manter o interesse, assisti-lo na sexta-feira e segurá-la pelo resto da temporada.
Eu diria que de dez pessoas, uma é um militante contrário, outra é um militante favorável e oito são consumidores que não estão nem aí para essa treta. Em meio a esses oito, eu diria que há gente que leu Tolkien e gente que não o leu, gente que viu os filmes de P.J. e gente que não os viu e são deles que a Amazon precisa. Treta não paga as contas nem dá lucro, a não ser que a Prime Video mude de ramo, do streaming para as redes sociais.
Bom, para algumas pessoas uma boa avaliação pode ser convincente. Então uma campanha gratuita por votos positivos pode ajudar a Amazon sim. As pessoas se acostumaram muito a esperar a opinião de outros pra fazer alguma coisa/formar a própria opinião, então acho que não é de todo inútil isso.
 
Mesmo eu sendo fã Tolkien, não achei certo o ódio desenfreado quando a série estava apenas nos trailers, quando pensavamos que haveria pelo menos Beleriand e Helcaraxe.

Na busca por análises e opiniões escolhi um forum que me parecia ter pessoas que também gostam de Tolkien e que não são presos em conceitos sociais/politicos pra avaliar entretenimento. O que não estava acontecendo em algumas redes sociais, pois não tinha análise da série, tinham apenas reclamações rasas e uma vontade de competição.

Mas entrando aqui deu pra ver os dois lados, principalmente a análise principal do tópico que me pareceu abstante favorável e representativa para aqueles que realmente gostaram da serie e não defedem por competição; e a análise da @Kimberly Raabe que veio em seguida e mostrou uma visão (mais alinhada a minha) de decepção e falta de qualidade.

Ambas são válidas e verdadeiras, não é necessário competir, visto que gosto é individual.
 
Mesmo eu sendo fã Tolkien, não achei certo o ódio desenfreado quando a série estava apenas nos trailers, quando pensavamos que haveria pelo menos Beleriand e Helcaraxe.

Na busca por análises e opiniões escolhi um forum que me parecia ter pessoas que também gostam de Tolkien e que não são presos em conceitos sociais/politicos pra avaliar entretenimento. O que não estava acontecendo em algumas redes sociais, pois não tinha análise da série, tinham apenas reclamações rasas e uma vontade de competição.

Mas entrando aqui deu pra ver os dois lados, principalmente a análise principal do tópico que me pareceu abstante favorável e representativa para aqueles que realmente gostaram da serie e não defedem por competição; e a análise da @Kimberly Raabe que veio em seguida e mostrou uma visão (mais alinhada a minha) de decepção e falta de qualidade.

Ambas são válidas e verdadeiras, não é necessário competir, visto que gosto é individual.
Também penso assim. Às vezes comento por aí que para opinião (gostei/não gostei) não se dá réplica, se não a conversa vira competição. E não existe nada mais inútil e pesado do que querer convencer alguém da sua própria opinião quando ela não pediu por isso. Cada qual com seu pensamento é aquilo que constrói o compartilhamento de ideias e a reflexão.
 
Eu não queria bancar o saudosista, mas a última vez que entrei neste fórum foi há dez anos, quando ainda usava esse mesmo apelido em quenya. Até parece que Melian me encantou num bosque de Beleriand enquanto a língua eldarin se transformava em sindarin 😆
Num tempo em que não havia redes sociais, participei de uma das filiais do "Conselho Branco", onde a gente conversava sobre Tolkien cara a cara.
Aí vieram as redes sociais e me assustei com o quão tóxicas certas comunidades tolkienianas se tornaram, onde gente que se acha o exegeta oficial de cada vírgula dos livros agredia gente que confundia a obra de P.J. com a de Tolkien e vice-versa.
Eu estava lá quando anunciaram três filmes para adaptar O Hobbit, a comunidade vibrou e preferi pôr as barbas de molho, dizendo que não havia matéria narrativa para tantas horas de filme.
Espero que aqui continue a ser um ambiente civilizado para conversar sobre o terceiro, quarto, quinto capítulos... até onde chegar essa série, continue ela derivativa ou comece a se vincular mais substancialmente ao universo do autor.
A propósito, comecei a releitura dos apêndices do SdA hoje. Não tou a fim de passar uma hora sexta-feira reagindo com um "oi?!" de instante em instante, na dúvida se inventaram mesmo aquilo ou é falha da minha memória.
 
Eu não queria bancar o saudosista, mas a última vez que entrei neste fórum foi há dez anos, quando ainda usava esse mesmo apelido em quenya. Até parece que Melian me encantou num bosque de Beleriand enquanto a língua eldarin se transformava em sindarin 😆
Num tempo em que não havia redes sociais, participei de uma das filiais do "Conselho Branco", onde a gente conversava sobre Tolkien cara a cara.
Aí vieram as redes sociais e me assustei com o quão tóxicas certas comunidades tolkienianas se tornaram, onde gente que se acha o exegeta oficial de cada vírgula dos livros agredia gente que confundia a obra de P.J. com a de Tolkien e vice-versa.
Eu estava lá quando anunciaram três filmes para adaptar O Hobbit, a comunidade vibrou e preferi pôr as barbas de molho, dizendo que não havia matéria narrativa para tantas horas de filme.
Espero que aqui continue a ser um ambiente civilizado para conversar sobre o terceiro, quarto, quinto capítulos... até onde chegar essa série, continue ela derivativa ou comece a se vincular mais substancialmente ao universo do autor.
A propósito, comecei a releitura dos apêndices do SdA hoje. Não tou a fim de passar uma hora sexta-feira reagindo com um "oi?!" de instante em instante, na dúvida se inventaram mesmo aquilo ou é falha da minha memória.
Eu não peguei essa época mas estive em tempos mais divertidos e leves também. Às vezes a vida parece uma máquina do tempo realmente. Parece que o tempo mais se divide em situações do que em dias.
 
Voltando das profundezas para dizer que gostei dos dois primeiros episódios.

Não é perfeito? Não é.

Tem coisas que não gostei? Tem.

Mas ainda assim me agradou no geral, porque conseguiu me levar para o universo do professor, conseguiu fazer com que me sentisse novamente dentro do legendarium - e isso mesmo não sendo uma adaptação e, sim, tomando muito mais liberdades criativas em função disso. Consegui sentir novamente o espírito Hobbit e seu contraste com o mundo das "pessoas grandes". Gostei muito da retratação de Khazad-dûm, Durin & Disa. Acho que ainda falta algo para o núcleo élfico, mas por enquanto as coisas parecem apontar para boas direções.

Não achei os diálogos pobres. Não são um tratado de filosofia, obviamente, mas nesse caso vejo mais é a implicância de quem procura qualquer coisa para desmerecer os episódios.

Costurando isso tudo, ótimos cenários e trilha sensacional.

Enfim, não vou esticar isso aqui como manteiga em uma fatia muito grande de pão. Agora é esperar os demais episódios para poder fazer uma avaliação mais adequada da temporada.
 
Eu não entro aqui faz MUITO tempo, tipo uns 15 anos talvez? (tive até que recriar a conta porque não tinha mais acesso ao e-mail antigo)
Recomecei a acompanhar o forum desde o anuncio da série porque como varias pessoas comentaram, por mais "polarizado" que seja o forum as opniões são diversas.
Eu sou do time que gostou bastante da serie até então e não se apega a fidelidade com os livros mas entendo quem se encomoda.
Porem uma coisa que eu notei é que todos concordam é que os filmes do PJ são bons, então gostaria de compartilhar esses comentarios feitos em 2001 quando o primeiro filme saiu. Tem algumas perolas engraçadas como "GO FRODO YOURSELF YOU TRAITOR!" e ao meu ver mostra que esse preciosismo se perde ao longo do tempo.
 
Eu tô até agora nessa relação de amor e ódio, mas não vi nada. Cada noite eu penso, "hoje vou ver", daí desanimo e não vejo. Acho que quando ver vou achar bonito. Eu não dou muita bola pra essas frases de efeito forçadas, que pelo que li, tem no começo. Vou colocar um selo "legend" (pra contrastar com Cânon) nisso daí, ou imaginar um multiverso da Marvel, e assistir mais tranquilo.
 
Sou mais um do time dos que gostaram.

Na real, para essa série, estou naquele espírito "mesmo se for ruim vai ser bom". Não criei muita expectativa e talvez isso tenha se refletido na minha avaliação, que foi bastante positiva.
Adorei toda a ambientação, a trilha sonora... tudo! Khazad-Dûm ficou especialmente espetacular e Lindon não deixou por menos.

A única coisa de que não gostei foi essa pira da Galadriel voltar de Valinor a nado. WTF! Não faz nenhum sentido.

À parte isso, gostei inclusive dessa caracterização digamos mais agressiva da Galadriel.
E uma coisa que já comentaram e eu reforço... gostei especialmente da caracterização dos elfos não ter sido pautada pela trilogia do PJ. Embora o Celebrimbor, para mim, tenha ficado com um quê de cabeleireiro do Sílvio Santos.

Fazendo um balanço de tudo... acho que daria nota 7,5/10,0. E vejo bastante potencial para a série crescer...
 
Não faz nenhum sentido Gil-Galad ter as "chaves" para Valinor... Não faz nenhum sentido haver uma "tempestade portal" em volta de Valinor (ou tem?)... Tanta coisa não faz sentido...
E é justamente por isso que tô amando!
😍
Porém, o show, diferente de outros, já tem as cinco temporadas com 50 episódios garantidos. Isso dá tranquilidade para os produtores desenvolverem os personagens. Talvez até já tenham tudo em mente e, ao final, o conjunto da obra fará todo sentido.
 
Última edição:
O hate vai minguando.
Louvado seja Eru.
Pelo contrário, acho que as pessoas estão se sentindo menos intimidadas por outras que insistem num "nós contra eles", seja usando o doce vernáculo que temos por língua materna ou anglicismos da moda, entendendo elas que podem elencar muitos pontos do produto ruins a seu ver sem que isso signifique necessariamente ódio e podem elencar muitos pontos bons a seu ver sem que isso signifique necessariamente adoração, porque os seres humanos são, por natureza, diferentes e complexos.
Espero muito que essa confiança no poder divergir só cresça até sexta e mais além.
Estou adorando essa empolgação de mais e mais participantes em comentar civilizadamente e adorando ainda mais ler comentários tão civilizados.
 
Pelo contrário, acho que as pessoas estão se sentindo menos intimidadas por outras que insistem num "nós contra eles", seja usando o doce vernáculo que temos por língua materna ou anglicismos da moda, entendendo elas que podem elencar muitos pontos do produto ruins a seu ver sem que isso signifique necessariamente ódio e podem elencar muitos pontos bons a seu ver sem que isso signifique necessariamente adoração, porque os seres humanos são, por natureza, diferentes e complexos.
Espero muito que essa confiança no poder divergir só cresça até sexta e mais além.
Estou adorando essa empolgação de mais e mais participantes em comentar civilizadamente e adorando ainda mais ler comentários tão civilizados.
Também vejo assim. As análises mostraram que é plenamente possível ponderar o gosto e o desgosto sem intimidar-se ou ressentir-se pelas outras opiniões. Estamos num caminho melhor realmente. O nós contra eles diluiu consideravelmente. Também espero muito que as coisas continuem assim mais leves.
 
Não faz nenhum sentido haver uma "tempestade portal" em volta de Valinor (ou tem?)...
Só respondendo a sua pergunta, caso a tenha feito por curiosidade. Faria sentido se ja tivesse acontecido a queda de Númenor quando Aman foi separada do mundo. Naquele momento faria sentido avistar Aman como um continente.

Se a pergunta tem outro fundamento que eu não conheço, desculpe a ignorância. Não sou muito antenado sobre as discussões existentes, tipo aquela do balrog ter asa.
 
Só respondendo a sua pergunta, caso a tenha feito por curiosidade. Faria sentido se ja tivesse acontecido a queda de Númenor quando Aman foi separada do mundo. Naquele momento faria sentido avistar Aman como um continente.

Se a pergunta tem outro fundamento que eu não conheço, desculpe a ignorância. Não sou muito antenado sobre as discussões existentes, tipo aquela do balrog ter asa.
Tudo consequência de se ter caracterizado Galadriel como uma neurótica vingativa, precisando colocá-la em Númenor depois de dois episódios.
Estou relendo os apêndices do SdA e uma das coisas pelas quais já passei é que havia boas relações entre númenóreanos e elfos, o que supõe tráfego entre a ilha e a Terra Média. Ou seja 🤷🏽‍♂️
Tomara que o caráter da personagem seja aperfeiçoado, porque a tendência desse aí é levá-la a mais sequências toscas.
 

eStdsroponarAmet :c55am6f80M6219tm b71 cm41071a01m3tp4e 6e2S ·
The time has finally come.
Last night I received permission from Amazon Studios to go public that I am the Expert Adviser for Lord of the Rings series. The Rings of Power." I was hired last December, and I've been working on all eight episodes of this first season. If all goes well, I will continue to be involved in this project for the next four as well.
For legal reasons (I have signed a confidentiality agreement) I cannot comment on argumentative details, nor enter into discussions that may reveal anything relating to the evolution of the plot or characters. I hope you understand and respect this, because I have already received many messages from followers of this page who want to know my opinion or rating of the two episodes already released, and of the series as a whole.
My work has focused on the supervision of scripts in Spanish (with some incursion into Catalan), their translation, the revision and translation of subtitles, the supervision of dubbing, and everything related to related issues co n Tolkien and faithfulness to his work. Think that, having acquired the legal adaptation rights exclusively on the Lord of the Rings Appendices, the screenwriters have had to invent names and situations in order to add meaning to the moment you recreate this series: the rise of sauron and the forge of the Rings. Given the absence of details in Tolkien's narrative of the Second Age in the Appendices, there has been to fill in the blanks with names, situations, characters, which may seem strange at first, but acquire meaning and depth give step by step.
For me it has been (it continues to be, as inquiries from the producer are often daily) an exciting and wonderful adventure. I think purists should give this series a chance: have the patience to see it complete before issuing a judgment, and appreciate the many things it brings, the sensitivity they show numerous dialogues where background issues are discussed they were of great personal interest to Tolkien. Don't dwell on aspects that, more often, are anecdotal or secondary.
Enjoy!
Compartilhado no Facebook. Eu tinha acabado de linkar um artigo dele lá no Tópico de mitologia céltica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo