• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

orcs- oq eles saum ?

mas e quem disse que o fëa naum permanece constante????? como o numero de cromossomos nas celulas normais do ser humano...
 
Mas pelo menos é uma teoria com argumentos certos, ela não tem, aparentemente, nenhum "furo", podendo, ou não, ser verdadeira...
 
Nossa, eu nunca imaginaria que a minha teoria permanecesse por tanto tempo nos recônditos das mentes alheias. Imadofus, faça o que bem quiser, sinto-me honrado com isso. :D

Apesar desta figura aí estar um pouco desatualizada em relação à teoria em questão; depois dela, a idéia amadureceu muito.

:uhum:
Bem, vou explicar a teoria novamente:

Eu gosto sim de crer que os primeiros orcs tiveram origem nos elfos, mas isso não implica, necessariamente, que fossem deturpações dos Primogênitos; não sei, o Silmarillion cita que era isso que os elfos criam, e que eles estavam bem próximos da verdade. Entretanto, como o Tolkien disse em alguma das Letters, os orcs não eram "élficos", apesar de "descenderem" deles (se não me engano, ele usa essa palavra mesmo).

Tolkien disse:
eles [orcs] foram claramente pretendidos por ele [Morgoth] para serem um escárnio dos Filhos de Eru, sendo criados para serem completamente subservientes à sua vontade e cheios de ódio implacável por elfos e homens

Eu acho que aqui, se um dos intentos era o escárnio aos Filhos, nada melhor que usar os próprios Filhos para isso; agora, à época da primeira aparição dos Orcs os Homens nem tinham despertado, fica bastante claro que a probabilidade de prisioneiros elfos serem usados como "experiências" é bastante alta. Gostaria de lançar essa idéia aqui: eles "descenderem" dos elfos não significa que sejam elfos corrompidos. Uma espécie de clonagem e mutação bizarra, mas talvez mantendo-se os prisioneiros originais, quem sabe? Possivelmente, sabe-se lá, até mesmo para reprodução.

Como era Glaurung? Era uma criatura imbuída com parte do espírito do próprio Melkor. Pois bem, talvez esses primeiros orcs; só os primeiríssimos mesmo, fossem algo semelhante, mas bem mais fraco, é evidente, e que em rituais bizarros, obrigaram os elfos capturados a acasalar, posteriormente gerando os filhotes medonhos das primeiras gerações de orcs. Os primeiros seres seriam meramente "órquicos", que mais tarde gerariam a raça que conhecemos por orcs propriamente ditos. Os fëar desses primeiros orcs seriam, portanto, descendentes duma hibridação dos espíritos dos elfos com o espírito do próprio Melkor, representado por essas parcelas de seu espírito colocadas nessas criaturas “órquicas”, com as quais os elfos foram obrigados a procriar.

Eu acho isso absurdamente nojento, baixo o suficiente para ser atribuído a Melkor; o Silma cita que a “criação” dos orcs foi um dos feitos mais medonhos, mais mesquinhos de Melkor.

Essa idéia é possível a exemplo dos próprios anões, logo que Aulë terminou sua obra; eles não tinham livre-arbítrio, mas eram, certamente, vivos e com capacidades biológicas funcionais. Parece-me perfeitamente possível que Melkor pudesse erguer criaturas estranhas, mesmo sem livre-arbítrio, mas com o intuito de somente usá-las como procriadoras, sendo os elfos alvos desse estupro feito por Melkor, que teria sabiamente usado os elfos para isso para que a cria fosse dotada de espírito e livre-arbítrio, herdado desses elfos e de si mesmo, através dessa parcela de seu espírito nas carcaças deformadas das bestas que ele “criou” (ou sub-criou, como preferirem, assim como fez com Glaurung). Isso em parte também justifica o ódio dos orcs para com os elfos, que os acusariam de também responsáveis por sua existência maldita.

Pois ora, mas por que isso? Eu digo; eu acho que corrupção de espírito é algo muito mais profundo, muito forte; mesmo para alguém como Melkor, corromper fëar é algo por demais poderoso. Ademais, acho difícil de acreditar que os fëar élficos conseguissem se manter numa carcaça deformada como as dos orcs; acho que os fëar élficos não agüentariam deturpação tão grande de seus corpos. Por isso a idéia de elfos deformados em espírito e forma acaba sendo um pouco falha.

Mas então os orcs seriam bonecos sem espírito?

Não se tivesse ocorrido isso que discorri acima. Os espíritos irascíveis e arruinados dos orcs seriam a herança dos pobres elfos cativos e do espírito de Melkor em pessoa.

O Tolkien diz num de seus ensaios que era cronologicamente difícil Melkor ter tantos orcs a seu serviço logo que retornou à Terra-média, para Angband, e ele mesmo lança a idéia da solução para o problema cronológico, e da "feitura" dos orcs poder ser creditada a Sauron; a idéia foi de Morgoth, mas Sauron, não capturado quando Utumno caiu e ficando em Angband, levaria esse plano à frente; lembrando que Sauron sempre foi menos corrupto, mas mais astucioso e prudente que seu mestre, e embora de poder inferior, ele alcançou um domínio sobre seus orcs maior do que Melkor conseguira no passado; e Sauron também conseguia perverter os homens de maneira muito mais eficaz.

É então provável que Sauron, na sua astuta inteligência, tenha originado os orcs a partir dos elfos.

Reitero que, por "a partir dos elfos" entendam não necessariamente "elfos corrompidos", mas como eu citei acima, criaturas bizarras originadas de forma estranha por magia negra e pela força do espírito de Morgoth (e posteriormente, talvez e forçando um pouco a barra, um pouco do poder de Sauron) e tais criaturas sendo cruzadas, por modo forçado, com elfos cativos.

Daí uma possibilidade do surgimento dos orcs com origem nos elfos, principalmente no que se diz respeito a uma raça com livre-arbítrio e espírito. Considerem os orcs que surgem da procriação de Elfos com essas “criaturas órquicas” imbuídas com o espírito de Melkor sejam uma espécie de "orcs primitivos"; a partir do cruzamento desses orcs primitivos, seriam geradas as primeiras gerações de orcs.

As primeiras gerações de orcs, então, já começariam a se reproduzir por conta própria; mais tarde, é evidente, homens também seriam utilizados em experiências para uma geração mais rápida de servos órquicos e incluídos nessa deturpação. Afinal, uma das grandes notabilidades dos Homens é a sua alta taxa de reprodutibilidade. Esses vários cruzamentos diferenciados, usando elfos, orcs de gerações variadas, homens e etc. também poderiam explicar, de certo modo, o grande número de raças órquicas.

É dito que a criação dos Orcs foi um dos feitos mais sinistros de Melkor; eu acho extremamente baixo, até mesmo para ele, fazer experimentações com magia negra erguendo criaturas hediondas e forçando os elfos, de início, e mais tarde homens, a procriar com essas "coisas". Isso realmente espelha a mediocridade e mesquinhez de Melkor.

É uma idéia terrível, é um crime hediondo contra a obra de Eru, se vocês imaginarem, então, eu não vejo porque não pode ser isso.

Bom, a idéia é mais ou menos essa. Espero ter sido claro.


Agora uma nota: essa é uma idéia minha, uma opinião pessoal, uma mera divagação de alguém que gosta muito do trabalho do Professor Tolkien; agora, eu não sou o criador das estórias todas, então vocês não precisam tomar minha idéia como verdadeira.

Eu ofereço uma alternativa, não uma verdade empírica.

Namárië!
:jornal:
 
Meu deus, o Fearuin escreveu um livro !! ahuhauah são 4 da manha agora e nao vo conseguir ler, entao salvei e pela manhã lerei tranquilamente! :mrgreen:
ahuahuahuahuh mas que o cara se gasto ah, se gasto!!!
 
Belo ensaio fëa :clap:

Realmente essa sua teoria ficou muito boa e aceitável dentro dos padrões históricos e cronológicos de Arda... não vejo porque não acreditar ^^
 
Obrigado, pessoal. :wink:


Olorin Roux disse:
Buenas,
Bem, a pouco eu li no Silmarillion que Morgoth capturava elfos que se perdiam na Terra-média, enquanto ainda estavam no Cuivienen, aí eles eram aprisionados em Utumno e por lentas artes de crueldade, corrompidos e escravizados, e assim melkor gerou a horrenda raça dos Orcs, o ato mais abjeto de Melkor, e o mais odioso aos olhos de Ilúvatar.

Ah sim, e no mesmo Silmarillion, e se não estou enganado, nesse mesmo capítulo, diz também que era nisso em que os elfos acreditavam, e que infelizmente eles não estavam longe da verdade.

"Não estar longe da verdade" implica que houve alguma coisa com elfos; experiências, procriação, o que quer que seja, mas esse mesmo "não estar longe da verdade" já refuta qualquer certeza empírica de que tenha sido exatamente isso que aconteceu, e que orcs sejam meramente elfos deformados.
Pura questão de língua portuguesa.

Se fosse tão simples assim não ia ter gente discutindo isso até hoje. Outra coisa, se fosse tão simples assim nem o próprio Tolkien iria escrever, ELE MESMO, um ensaio só sobre isso, discutindo as origens dos orcs e sem se decidir, ELE MESMO, por uma versão final e verdadeira.

Sére
 
a teoria eh muito boa... mas prefiro acreditar em coisas mais concretas... como o que estah escrito nos livros....
 
Excelente teoria, Fëaruin :mrgreen: !

Porém, tenho uma dúvida: seria possível algo não-vivo reproduzir com algo vivo e gerar algo com fëa (mesmo um fëa primitivo)? No mínimo, estranho. Alias, será que os elfos e essas bestas de Morgoth teriam relações sexuais mesmo? Morgoth não poderia apenas tê-los cruzado com "magia negra"?

Você diz que os humanos poderiam ter sido acrescentados posteriormente. Quando? Isso não seria o feito de Saruman, criando de forma fracassada os meios-orcs? Ou isso já fora feito com sucesso por Morgoth ou Sauron?

Sobre o papel de Sauron na história. Suponho que a criação dos orcs primitivos e dos orcs primários já teria dado início, Sauron apenas prosseguiu, organizando a reprodução, etc. Sauron apenas teria intervindo na mistura com os Uruk-hais,incluindo neles sua essência maligna.

Por fim, Morgoth não poderia ter convocado espíritos para habitar no corpo da besta, assim como Sauron fez com os Lobisomens? Poderiam ser espíritos de elfos mesmo, espíritos maiar ou não nomeados.

iraneon disse:
a teoria eh muito boa... mas prefiro acreditar em coisas mais concretas... como o que estah escrito nos livros....
O que está escrito no livro não é concreto. Havia várias falhas, e mesmo Tolkien havia a descartado. Acontece que seu filho colocou a teoria no livro, por ser a mais simples. Só por causa disso ela pode ser considerada verdadeira? Só porque o editor a colocou lá? Eu não acho.
 
Você olhou no link???
Eu usei entao a palavra errada, me desculpem: Orcs são elfos torturados e amaldiçoados por Morgoth no início dos tempos nos masis profundos Poços de Utumno. Lá após anos de tortura eles se deformaram e ficaram tão repugnantes quanto os Elfos são belos. Isso se deve ao trabalho de tortura, feitiços e ausência de luz, surgiram os Orcs.
Quem não estiver acreditando, entre em algum ou nos dois links que estou passando: http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=126&o=1 ou http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Racas/Orcs/Orcs_Historia_1.htm
 
Bom, existem várias teorias para a origem dos Orcs, e nenhuma delas é conclusiva, então eu não vejo o sentido de tentar fazer sua teoria sobrepujar a do outro é besteira. Mas eu particularmente acredito na teoria dos: Orcs Primitivos, pois dessa maneira eles poderiam se reproduzir e não entrariam em conflito com nenhuma teoria já existente...
 
Witch King, olhe só:
Fëaruin Alcarintur disse:
Obrigado, pessoal. :wink:


Olorin Roux disse:
Buenas,
Bem, a pouco eu li no Silmarillion que Morgoth capturava elfos que se perdiam na Terra-média, enquanto ainda estavam no Cuivienen, aí eles eram aprisionados em Utumno e por lentas artes de crueldade, corrompidos e escravizados, e assim melkor gerou a horrenda raça dos Orcs, o ato mais abjeto de Melkor, e o mais odioso aos olhos de Ilúvatar.

Ah sim, e no mesmo Silmarillion, e se não estou enganado, nesse mesmo capítulo, diz também que era nisso em que os elfos acreditavam, e que infelizmente eles não estavam longe da verdade.

"Não estar longe da verdade" implica que houve alguma coisa com elfos; experiências, procriação, o que quer que seja, mas esse mesmo "não estar longe da verdade" já refuta qualquer certeza empírica de que tenha sido exatamente isso que aconteceu, e que orcs sejam meramente elfos deformados.
Pura questão de língua portuguesa.

Se fosse tão simples assim não ia ter gente discutindo isso até hoje. Outra coisa, se fosse tão simples assim nem o próprio Tolkien iria escrever, ELE MESMO, um ensaio só sobre isso, discutindo as origens dos orcs e sem se decidir, ELE MESMO, por uma versão final e verdadeira.

Sére

Entende? Tolkien deixou claro que era algo próximo a isso que você escreveu, mas também deixou claro que não era exatamente isso.
 
<_Witch King_> disse:
Você olhou no link???
Eu usei entao a palavra errada, me desculpem: Orcs são elfos torturados e amaldiçoados por Morgoth no início dos tempos nos masis profundos Poços de Utumno. Lá após anos de tortura eles se deformaram e ficaram tão repugnantes quanto os Elfos são belos. Isso se deve ao trabalho de tortura, feitiços e ausência de luz, surgiram os Orcs.
Quem não estiver acreditando, entre em algum ou nos dois links que estou passando: http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=126&o=1 ou http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Racas/Orcs/Orcs_Historia_1.htm

O TT1 tá certo.

Dizer q orcs são de origem elfica é em parte baboseira mesmo. Esse é provavelmente o maior pecado cometido pelo Christopher Tolkien no Silmarillion.
 
Haran Alkarin disse:
Excelente teoria, Fëaruin :mrgreen: !

Porém, tenho uma dúvida: seria possível algo não-vivo reproduzir com algo vivo e gerar algo com fëa (mesmo um fëa primitivo)? No mínimo, estranho. Alias, será que os elfos e essas bestas de Morgoth teriam relações sexuais mesmo? Morgoth não poderia apenas tê-los cruzado com "magia negra"?

Você diz que os humanos poderiam ter sido acrescentados posteriormente. Quando? Isso não seria o feito de Saruman, criando de forma fracassada os meios-orcs? Ou isso já fora feito com sucesso por Morgoth ou Sauron?

Sobre o papel de Sauron na história. Suponho que a criação dos orcs primitivos e dos orcs primários já teria dado início, Sauron apenas prosseguiu, organizando a reprodução, etc. Sauron apenas teria intervindo na mistura com os Uruk-hais,incluindo neles sua essência maligna.

Por fim, Morgoth não poderia ter convocado espíritos para habitar no corpo da besta, assim como Sauron fez com os Lobisomens? Poderiam ser espíritos de elfos mesmo, espíritos maiar ou não nomeados.

Ninguém vai comentar não :lol: ?

Bom, pessoal, há uma outra teoria que não é muito levada em conta nas discussões: a criação dos orcs por Melkor na sua dissonância no Ainulindalë. É uma teoria bastante válida, a meu ver, e aparentemente não apresenta falhas. Confiram :mrgreen: :

  • Sabemos que todos os poderes de criação são de Eru. E que Eru deu aos ainur a capacidade de subcriação, isto é, eles poderiam também criar usando os poderes de Eru. E Melkor era um ainu, o mais poderoso dentre eles. Se prestarmos atenção às palavras de Tolkien, vemos que “Melkor jamais poderia criar desde sua rebelião no Ainulindalë antes do Início [grifo meu]”. Mas antes da rebelião, no momento em que Arda estava sendo criada, durante a Grande Música, Melkor ainda possuía seus poderes.

    Vamos analisar a Grande Música em O Silmarillion.

    No início, Eru dá aos ainur temas musicais, que cantam sozinhos ou em pequenos grupos, enquanto os outros ouvem, pois cada um compreende apenas sua parte, a parte da mente de Ilúvatar da qual se originara. Com o passar do tempo, eles começam a ter uma compreensão mais profunda, e então Eru os reúne e lhes indica um tema que eles adornam ao seu estilo, pois possuíam a Chama Imperecível. Com o desenrolar da Grande Música, contudo, Melkor começa a entremear o tema de Eru com os seus próprios, e surge uma dissonância. O que estaria Melkor criando nesse momento? O que a dissonância poderia estar causando à Criação? Podemos apenas supor. Mas essa dissonância cresceu, e “as melodias que haviam sido ouvidas antes soçobraram num mar de sons turbulentos”. Ergueu-se Ilúvatar, e levantou a mão esquerda. “E um novo tema surgiu em meio à tormenta, semelhante ao tema anterior e ao mesmo tempo diferente, e ganhava força e apresentava uma nova beleza. Mas a dissonância de Melkor cresceu em tumulto e o enfrentou. Mais uma vez houve uma guerra sonora, mais violenta que a anterior”. Podemos imaginar as lutas entre Melkor e os valar na formação de Arda, seguindo o padrão da música.

    “Ergueu-se então novamente Ilúvatar, e os ainur perceberam que sua expressão era severa. Ele levantou a mão direita, e vejam! Um terceiro tema cresceu em meio a confusão, diferente dos outros. Pois, de início parecia terno e doce, um singelo murmúrio de sons suaves em melodias delicadas; mas ele não podia ser subjugado e acumulava poder e profundidade. E afinal pareceu haver duas músicas evoluindo ao mesmo tempo”, uma profunda, triste e bela, outra fútil e barulhenta. Então Ilúvatar ergueu as duas mãos, a música cessou, e ele mostrou aos ainur sua criação, pois “nenhum tema pode ser tocado sem ter em mim sua fonte mais remota, nem ninguém pode alterar a música contra a minha vontade. E aquele que tentar, provará não ser senão meu instrumento na invenção de coisas ainda mais fantásticas, que ele próprio nunca imaginou.”

    E no terceiro tema os Filhos de Ilúvatar foram criados. Os elfos foram criados primeiro, os Primogênitos. Depois foram criados os homens, com a estranha dádiva da insatisfação e da liberdade. E entre eles, podemos ver os orcs, que foram concebidos na dissonância, em imitação aos Primogênitos. E podemos considerar a criação dos homens como o fator decisivo na luta entre os ainur e Melkor. Pois os homens são a raça que está sempre em contradição consigo mesma, lutando tanto ao lado dos valar quanto de Morgoth. E que faz com que, na Grande Música, o terceiro tema de Ilúvatar seja vitorioso.

    Os orcs foram realmente criados pela malícia de Melkor, em escárnio aos Filhos de Ilúvatar. E não podem ser chamados de Filhos de Eru por não terem sido criados no terceiro tema, mas na dissonância de Melkor. E também por não terem fëa. Pois como escreve Tolkien, “acho que deve-se assumir que ‘falar’ não é necessariamente o sinal de posse de uma ‘alma racional’ ou fëa”, assim os animais e os dragões também não a possuem. Orcs não têm fëa, nenhuma alma a ser salva no final dos tempos. São somente “bestas de forma humana [para zombar dos homens e dos elfos], são deliberadamente pervertidos”.

    Assim, os orcs podem ser realmente considerados da maneira como são chamados, os Filhos de Melkor, Melkorohíni.

    Fonte: A Origem dos Orcs
 
Concordo que os orcs estavam na Música, porque ela contém quase tudo aquilo que aconteceu antes do Domínio dos Homens, segundo O Silmarillion, à exceção do que estava no domínio de Ilúvatar. Mas a Música não é a criação de nada, mas sim o projeto, o prenúncio do que aconteceria durante as longas eras de Arda, segundo O Silmarillion, Ainulindalë, página 10, MF 2003.

Então acredito que a teoria do Fëaruin, que foi maravilhosamente escrita, continua sendo a que explica mais satisfatoriamente a criação dos Orcs. Mas tenho uma ressalva: se O Silmarillion diz que "Melkor não poderia criar nada que tivesse vida ou aparência de vida desde sua rebelião no Ainulindalë", como foram criadas as bestas que, segundo a teoria, foram cruzadas com os elfos para gerar os orcs "primitivos"?

Além disso, gostaria de chamar atenção para um aspecto: se os orcs "primitivos" foram cruzados com elfos e homens, como se diz, o que justiica o tamanho diminuto da maioria das espécies de orcs? Foi feito um cruzamento com os anões? E caso afirmativo, que benefício tal cruzamento traria para ser estendido a maioria das raças?

Em último lugar, gostaria de repudiar aqueles que dizem que O Silmarillion é inteiramente uma fonte não-confiável. Apesar de as constantes mudanças de idéia do Tolkien pai comprometerem a aceitação de algumas teorias e trechos do livro, ele é um compêndio de tudo aquilo que o autor escreveu, selecionado de maneira mais coerente com o resto da obra pelo próprio filho do mesmo, que inclusive ajudou a escrevê-la. Portanto, aqueles que desqualificam O Silmarillion queiram apresentar contra-argumentos de maior valor que ele.

Abraços,
Turkáno Erutur
 
Creio que Melkor poderia alterar, com sua dissonância, o projeto original (se é que "original" se aplica, lembrem-se quando Eru diz que Melkor não passava de um instrumento divino para a conclusão dos planos de Ilúvatar), alterando o resultado e colocando neste os orcs. Por isso, apesar de achar a teoria do Fëa bastante interessante, prefiro essa da deturpação da Música dos Ainur, já que não creio que algo não-vivo ou com uma parcela da essência de Melkor possa ter relações com algo vivo e gerar algo com fëa (mesmo um fëa primitivo, se é que isso existe).

Turkáno Erutur disse:
Em último lugar, gostaria de repudiar aqueles que dizem que O Silmarillion é inteiramente uma fonte não-confiável. Apesar de as constantes mudanças de idéia do Tolkien pai comprometerem a aceitação de algumas teorias e trechos do livro, ele é um compêndio de tudo aquilo que o autor escreveu, selecionado de maneira mais coerente com o resto da obra pelo próprio filho do mesmo, que inclusive ajudou a escrevê-la. Portanto, aqueles que desqualificam O Silmarillion queiram apresentar contra-argumentos de maior valor que ele.
Concordo, mas há passagens n'O Silmarillion que foram descartadas por Tolkien e até substituídas por outras, mas foram colocadas lá para formar uma história coerente e sem [muitas] contradições, como Tuor imortal, ciclo lunar/solar, morte de Amrod (se bem que não vejo motivo para a última palavra de Tolkien da morte de Amrod não ter sido colocada no livro), etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo