• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O vazio de nossa existência

Eu não acho que sou uma inutil que veio pra terra assim do nada, sem ter uma missão...
Acho que é bem diferente, eu tenho um motivo mt forte pra ta aki agora, eu só ainda não descobri qual mas creio que todos tem uma missão na terra :roll:
 
Hellblazer disse:
eu tb nao sei a minha, mas a do Ka Bral eh desiludir garotinhos(as) inocentes!!
:lol: :mrgreen: :lol:

Nhé! :obiggraz:

Na verdade acho que ele tem a sua razão e sua verdade. E isso é muito bom, pois não impõe a ninguém, apenas expõe o que descobriu por conta própria.

Agora vamos aos vazios e às teorias físicas que vocês resolveram mexer justo no ano novo. :grinlove:

Vazio? Sim, somos teoricamente vazios. O que conhecemos no átomo a concentra-se massa em um núcleo compacto. Sim, somos em grande parte vazios, mesmo quando temos tanta massa :grinlove:

De onde veio a massa? Aí veio o gênio do Einstein: de verificar que há uma relação entre energia e massa. Que é possível uma coisa energética se transformar em partícula, e vice-versa. Note que são apenas nomes que damos às coisas que percebemos com nossos olhos (sensores que detectam coisas em um intervalo muito estreito do campo eletromagnético)

Na verdade é muito dificil saber O QUE É massa, e O QUE É energia. Mas sabemos seus efeitos, sabemos a relação entre eles. Sabemos o que faz, como diz o Engethor :mrgreen:. Mas o que é... bem só temos MODELOS que nos ajudam a não ficar com a rebimboca da parafuseta zoneada. Mesmo o elétron, em geral temos como MODELO na cabeça uma bolinha com sinalzinho "menos", mas também temos de pensar em elétron como uma nuvem de probabilidade. E as vezes se comporta como partícula, e as vezes como onda, e nao sabemos direito o que é...

O Big Bang, assim como o modelo do elétron, é uma tentativa para a compreensão do universo. Um modelo. Ferramenta para compreensão. Não é a verdade, mesmo porque não tivemos chance de ver a validade (tipo o mundo não acabou :mrgreen:)

O que motiva os cientistas? A curiosidade inerente do ser humano, da criança em ver como funciona. Os porques vem depois com a angústia de crescer, eu creio... :think:

Ah, sim! De vez em quando é bom esculachar alguém. Tipo, faz parte do aprendizado ser agredido e aprender a se defender, gente. Nao esculachem quem esculachou o rapaz que escreve em CAPS LOCK.
 
Ouz, desculpem os erros de gramática... foram feios mesmo uhauhahuauhahuahu
Ainda assim adicionei certo conhecimento sobre a teoria... Se alguém tiver uma URL com a teoria original para eu ler, ficaria grato... Mas ao que me pareceu, seria apenas uma teoria científica para dizer que DO NADA VEIO O TUDO....
Pense bem... pelo menos partindo desses dados que você postou, seria apenas uma explicação FÍSICA para o NADA...

E Blind Guardian, assim, você não entendeu... Queremos botar um sentido nas coisas, mas esse sentido PODE não existir...
Pense bem, não estamos afirmando NADA... Depois que o que é mais fácil pode estar certo, e o que é mais fácil pode ter se tornado mais difícil por exigir mais reflexão para ser provado, uma vez que "seria muito óbvio".
Além disso, parece que você não compreendeu o meu ponto de vista... O sentido da Vida seria VIVER, para que cada um pudesse tirar o que quer dessa experiência, porque cada um é singular... Então, ironicamente, o sentido da Vida seria exatamente 'experimentar algo sem sentido'... :mrgreen:
 
Por que vocês encucam tanto com isso?

Tipo, livre arbítrio, Deus que não fica monitorando sua vida 24 horas por dia, nada de "se não fizer nada será um inútil que nem devia ter nascido", etc..

Prefiro uma existência sem sentido fazendo o bem para quem eu goste ou encontre em meu caminho, do que uma imposição de um Deus autoritário para ir saindo fazer o bem senão minha conta corrente celestial não vai ser suficiente para eu ir para o céu. (fazer o bem senão vou pro inferno? Que coisa mercenária...)
 
hehehhe Primula...
concordo com vc
lembre-se porém que não estamos discutindo sobre a existência em certas religiões, mas sim em nossas opiniões :mrgreen:
 
Hellblazer disse:
eu tb nao sei a minha, mas a do Ka Bral eh desiludir garotinhos(as) inocentes!!
:lol: :mrgreen: :lol:
Sem hipocrisia alguma, confesso que, de vez em quando, é divertido! 8O
É prazeroso ao extremo ver a cara de estupefação de, por exemplo, as amigas patricinhas de minha irmã 8O :eek: :aham: :lol:

Mas...
Primula disse:
Na verdade acho que ele tem a sua razão e sua verdade. E isso é muito bom, pois não impõe a ninguém, apenas expõe o que descobriu por conta própria.
....exatamente. Essa é a minha real motivação deste tópico. 8-)

Liren disse:
E Blind Guardian, assim, você não entendeu... Queremos botar um sentido nas coisas, mas esse sentido PODE não existir...
Pense bem, não estamos afirmando NADA... Depois que o que é mais fácil pode estar certo, e o que é mais fácil pode ter se tornado mais difícil por exigir mais reflexão para ser provado, uma vez que "seria muito óbvio".
Além disso, parece que você não compreendeu o meu ponto de vista... O sentido da Vida seria VIVER, para que cada um pudesse tirar o que quer dessa experiência, porque cada um é singular... Então, ironicamente, o sentido da Vida seria exatamente 'experimentar algo sem sentido'...
É um bom caminho; na minha opinião, melhor daquele escolhido por tantas pessoas que naum confiam em si mesmas para determinar seus próprios propósitos.

Primula disse:
Prefiro uma existência sem sentido fazendo o bem para quem eu goste ou encontre em meu caminho, do que uma imposição de um Deus autoritário para ir saindo fazer o bem senão minha conta corrente celestial não vai ser suficiente para eu ir para o céu. (fazer o bem senão vou pro inferno? Que coisa mercenária...)
Penso exatamente da mesmíssima forma! Pois...

Liren disse:
lembre-se porém que não estamos discutindo sobre a existência em certas religiões, mas sim em nossas opiniões :mrgreen:
...eu optei por não citar nada de religião aqui, até pq, para mim, são todas filosofias e mitologias criadas pelo homem; nada disso é real. Não há missão alguma.

Mas as pessoas estão se confundindo aqui:
*Jéssica* disse:
Eu não acho que sou uma inutil que veio pra terra assim do nada, sem ter uma missão...
Acho que é bem diferente, eu tenho um motivo mt forte pra ta aki agora, eu só ainda não descobri qual mas creio que todos tem uma missão na terra :roll:
As pessoas só são inúteis se assim elas desejarem ser. Não há missão maior. Viva sua vida e estabelça seu propósito nesta Terra. Ou finja que Deus existe e seja feliz 8-)
 
Atualmente, existe um equilíbrio na Terra para que ela não acabe.

Na verdade, é provável que realmente não haja propósito convincente para a vida, mesmo considerando a natureza, animais, etc.

Na natureza, os seres vivos "cumprem o seu papel", fazendo o possível para sobreviver. Mas não existe isso de vingança, ambição dos humanos. Cada um tem suas limitações, e não se irrita por causa disso. Por isso é que há um equilíbrio, mesmo que não exista um propósito para nenhum dali.

Já na humanidade, é diferente. Existiam aqueles que tentam buscar o equilíbrio, "cumprindo seu papel" e ajudando os que virão a sobreviver, pelo menos. Mas há os outros que ignoram isso, e tentam aproveitar ao máximo, já que viverão só por alguns anos mesmo.

A primeira classe que citei diminuiu de número, enquanto a segunda, obviamente, aumentou. O número desta última deveria ser zero, mas está bem acima disso. Então a primeira aumenta, para continuar o equilíbrio.

Só que o mundo está cada vez caminhando mais para o desequilíbrio. As pessoas que só querem aproveitar não deixam nada para os que virão. E, eu digo com plena certeza, TODOS nós queremos aproveitar mais que ajudar, e isso causará um grande desequilíbrio no futuro.

Então, criou-se dois grandes propósitos: ajudar os que virão (isso será infinito, pois este propósito vale tanto para os que vivem quanto para os que virão, e depois destes, e assim por diante), ou aproveitar. O segundo propósito acabaria com o primeiro, então não dá pra ter os dois.

Pronto. O ser humano criou seus propósitos. Não viemos com nenhum, mas nossa inteligência exigiu pelo menos um.

As religiões geralmente representam esses propósitos, e/ou criam outros.
 
eu acredito q tudo na vida tem algum propósito, até mesmo a própria vida.
o ser-humano vai aos popucos descobrindo o porquê das coisas.
porém ele tem q estar preparado para certas descobertas......
 
Ka Bral o Negro disse:
Opa.

Ressucitando tópico para ver o que pessoas como Nob ou lordpas tem a dizer. 8-)

Umm como não tinha visto este tópico antes??

Posso dizer que fui criado de maneira a ligar minha existencia e a da humanidade em geral a religião, a igreja, a oração e bla bla bla.

Quero deixar bem claro que não tenho nada contra religiões, eu mesmo depois de ser criado como católico descobri no Kardecismo algo que eu nunca tinha encontrado antes, literalmente eu deixei de ser ateu.

Mas sabe o que mais me chama a atenção em Kardek? é dar um sentido na vida, não que eu seja uma pessoa "cheia", nem de longe. Sou muito vazio ainda. Voltando ao "sentido na vida" existe na doutrina espírita mais do que coisas inesplicáveis e baboseiras. A filosofia Karecista consite basicamente em uma frase: Progredir Sempre.

Não vejo outro sentido para estarmos neste mundo.

Sabe que o homem é um ser multideterminado, fraco, influenciável e para se tornar um peso morto é uma questão de meio. Creio que enquanto não existir um consenso de que cada qual tem um papel a desempenhar, que tem um carinha ali do seu lado e tal, seremos fadados ao vazio, sim pq entendo que as digievoluções ao longo de nossa história são mentiras que nos contam na escola, se evoluir do macaco é tornar-se um ser incapaz de viver em sociedade sem que haja um poder moderador maior, como defendiam alguns filosofos absolutistas se séculos atrás, então eu acho que o conceito empregado para a palavra evol~ução é distorcido é um tanto incoerente e nada mais que representa o aumento do vazio em que vivemos, sem sentido, sem ideologia. sem consciencia sem nada de mais, apenas com a certeza de que nosso compromisso é ver a novela as nove da noite ou ir pra uma balada cheia de gente superfula que praticamente sofre um outro estágio de aumento do "nada" interior, ou seja, um processo de coisificação, esses são os que conhecem e se relacionam com os que os cercam através de "aquele do vectra?" ou "aquele de jaqueta da Billabong?"

Tenho que admitir que não tenho esperanças de que venhamos a constituir uma sociedade de maioria que assuma seu papel no mundo que busque progredir no sentido mais literal da palavra, que consiga evoluir, sair do vazio, tranformar o nada. Sabe isso é muito deprimente, saber que vc tem que continuar a lutar, vc tem o dever de fazer o que pode, mas que muitos acabam prevalescendo sobre você, simplesmente pq o prazer mundano, o viver como está, a vida é curta, vc tem que aproveitar, prevalescem sobre qualquer ponta de ideologia que tal ser possa possuir.

Pode-se ficar falando durante páginas sobre o caráter que a sociedade possui, ou melhor, construiu ao longo do tempo. Mas básicamente o homem tem preguiça de pensar, Quando digo isso vou além da inteligência que sozinha não é nada, como disse Margaret Boden em seu livro "The creative mind", a inteligência é apenas a capacidade de armazenar e manejar adequadamente um vasto volume de dados, o diferencial está no que acreditamos, no que fazemos, no que defendemos e no que criamos. Ou seja, essas "extenções" da inteligência são inerentes ao ser humano e são elas que podem tirar-nos do vazio. Para algém que busca sentido a vida pensar é agradável e gratificante e se nem sempre é possível mudar o mundo com uma idéia, frequentemente é possível escapar do próprio vazio, melhorar a própria vida e quem sabe fazer jus a suposta "digievolução".

Definitivamente, o primeiro passo é aprender a ser homem, e ter bem claro o conceito de sociedade... do contrário o vazio simplesmente é.
 
Eu sei que uma análise ampla de minha parte,bem estruturada,seria conveniente,mas,quero deixar algumas palavrinhas:

Nós não somos o nosso corpo,somos em essência,espírito e alma.

Acredito em Vida Após a Morte,em Deus e que tudo na vida tem um sentido,apenas não sabemos sentir isso.


Rinamarthiel disse:
Não dá pra explicar qual o porquê da existência humana pra quem não acredita...Vc só vai descobrir isso quando voltar pro lugar de onde veio...Aí vc vai entender tudo!!
Parabéns,gosto de pessoas como vc!!!

Pessoas que não ignoram algo maior ou os mistérios que o homem se recusa a acreditar,ficando excessivamente "devoto" à ciência e explicações racionais...
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Pessoas que não ignoram algo maior ou os mistérios que o homem se recusa a acreditar,ficando excessivamente "devoto" à ciência e explicações racionais...

Se algo é um mistério, significa que a pessoa nada sabe sobre ele.

Determinar algo baseado em nada é tão ignóbil quanto descreditá-lo pelo mesmo motivo.

Quando se compreende que fé é acreditar em algo sem a menor prova, o ser humano dá um passo gigantesco na evolução pessoal.
 
Fox disse:
Quando se compreende que fé é acreditar em algo sem a menor prova, o ser humano dá um passo gigantesco na evolução pessoal.
Eu compreendo, e, apesar de saber que não há nada 'maior que nós', há algo no qual eu acredito, por essa verdade da qual 'finjo' que acredito eu vivo, ou de outro modo já estaria morto.
 
eu penso que somos apenas mais um ramo da cadeia evolutiva. Um grão de areia na hist'oria do mundo (apesar de termos modificado este mundo como nada antes)
Como o sabio Ka Bral já disse, eu tb não creio que exista um propósito p/ estamos aqui.
Acontece que, como somos seres que atingiram um grau maior na cadeia evolutiva, desenvolvemos culturas, emoções e anseios, criamos mitos na nossa cabeça de que há algo maior por tras de tudo. Assim surgiram as primeiras religiões e mitologias: a fim de explicar o que não podiamos explicar, aquilo que nos parecia intangivel, mas ao mesmo tempo ceto. a certeza dum proposito
mas penso que mesmo o nosso tempo passará...
haverá de surgir uma nova especime que nos supere, ou acabaremos com nos mesmos...
mas a cadeia evolutiva não vai parar....
 
Ka Bral o Negro disse:
Fox disse:
Quando se compreende que fé é acreditar em algo sem a menor prova, o ser humano dá um passo gigantesco na evolução pessoal.
Eu compreendo, e, apesar de saber que não há nada 'maior que nós', há algo no qual eu acredito, por essa verdade da qual 'finjo' que acredito eu vivo, ou de outro modo já estaria morto.

Na verdade eu penso que o próprio homem cria o seu vazio...em função de seus sentimentos, desejos e ações.

O vazio existe para aqueles que não acreditam, invariavelmente a fé é importante para o quesito existência.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo