• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O vazio de nossa existência

O que as religiões, em sua maioria tentam provar, ou ao menos fazer seus seguidores crerem, é que ha algo melhor depois da morte, que há um outro lado, e q se vc se comportar bem, irá para lá.
Sinceramente eu não espero por isso... se for assim mesmo, td bem, é até melhor!
Mas o que eu creio, é que o inferno e o céu são aqui mesmo, na vida "mundana", e dependem de cada pessoa. Vc pode fazer de sua vida tanto um inferno quanto um céu. Depende somente de vc!
Eu não vou esperar minha morte para viver num lugar que nem sei se existe. Faço o possível para minha vida ser um céu aqui mesmo.
 
Fëanor ¥ disse:
O que as religiões, em sua maioria tentam provar, ou ao menos fazer seus seguidores crerem, é que ha algo melhor depois da morte, que há um outro lado, e q se vc se comportar bem, irá para lá.
Sinceramente eu não espero por isso... se for assim mesmo, td bem, é até melhor!
Mas o que eu creio, é que o inferno e o céu são aqui mesmo, na vida "mundana", e dependem de cada pessoa. Vc pode fazer de sua vida tanto um inferno quanto um céu. Depende somente de vc!
Eu não vou esperar minha morte para viver num lugar que nem sei se existe. Faço o possível para minha vida ser um céu aqui mesmo.


A religião é pregada desde antigamente com ideias de controle e dominação. Padres e pastores cada vez menos acreditam em Deus, eles querem mesmo é poder, riquezas. E como conseguem:


Simple, distorcem a biblia para motivos de receber doações de devotos q buscam a igreja de auto ajuda. Pra q acredita em Deus se mesmo os seus emissarios nem acreditam.
 
O importante realmente não é a religião que você tem, e sim a sua fé. A fé é mais importante que a religião. A religião é simplesmente uma organização que une as pessoas de fés similares, para que exista um senso de comunidade e auto-ajuda entre tais pessoas. Religião é algo beneficiário se usado em sua melhor capacidade (se bem que tude é beneficiário se usado em sua melhor capacidade).

Mas hoje em dia, no mundo do capitalismo, não é bem assim que se funcionam as coisas mais. As pessoas não são mais dirigidas pelo bom senso e a vontade de fazer o bem (ou o "melhor").
 
Isso é desde muito antes do capitalismo. Temos mania de atribuir a culpa ao capitalismo,à globalização,mas hámuito que têm sido assim
as pessoas se guiam pelo bom senso sim.... pelo que elas julgam ser bom senso!Andam pelo caminho que lhes faz sentido e é certo para elas! Esse é o bom senso que temos.

Quanto ao que o Sarcasmo escreveu (to com preguiça de quotar!)
A principio as religiões não visavam o controle e a dominação. Mas, com o passar do tempo, as pessoas descobriram que ela seria um ótimo instrumento para isso.
 
Comportamento Ético Sem Crença em Deus

Muitas pessoas sentem que um comportamento moral e ético deve ser baseado nos ensinamentos absolutos da Bíblia Cristã. Sem a crença em um Deus Cristão, a esperança do paraíso e a ameaça do Inferno, acreditam que um indivíduo não pode ser motivado a agir decentemente. (...)

Humanistas desenvolveram com sucesso sistemas morais e éticos que independem da revelação divina de alguma deus. Baseiam-se em "crenças" como:

* Sistemas morais e éticos podem ser desenvolvidos através de consenso mútuo assim como desenvolvemos as leis e costumes sociais.

* Eles [sistemas morais e éticos] podem ser baseados nas necessidades comuns dos humanos de sobrevivência, segurança, crescimento pessoal e amor

* Humanos são animais sociais que atingem os maiores objetivos através da cooperação mútua

* As pessoas seguirão de livre vontade os códigos humanistas pois eles são efetivos, razoáveis, direcionados ao ser, são consistentes com os sentimentos naturais de caridade, compaixão e simpatia, são aceitos pelos outros e não levam à condenação ou rejeição. Nenhum sistema de recompensa ou punição é necessário para encorajá-las

[fonte: http://www.religioustolerance.com/humanism.htm]
 
[Quote="guilhermebaraz]guilhermebaraz[/quote]

Ou, quanta ingenuidade.

Pouqíssimas são as religiões protestantes que tem restrições pesadas ao consumo e etc. Veja o império do Edir Macedo por um exemplo. A igreja tem emissoraS de TV, redeS de supermercado e etc etc etc. Eles têm uma entidade especial para o entrave nos negócios, o trava-ruas, e quem está indo mal financeiramente é porque está possuído por tal. Isso porque " o trabalho é a única coisa que dignifica o homem, e quanto mais lucro, mais digno o homem"! E quanto mais você ganha, mais você doa à Deus ( não à igreja, à Deus) e mais o império Universal tem dinheiro e mais veículos de mídia e comércio controla e mais mentes controla até o dia em que você vai ser expulso de sua casa com o exército de Jesus queimando seus cds de 'manifestação sonora do diabo". Pra depois te vender cds evangélicos.


Religiões são modo de controle em massa, e para os que procuram, e não conseguem viver sem, um porto seguro e um suporte, mesmo que ilusórios, pra tornar um pouco mais tranquila a existência.
 
Por bastante tempo nao tive religião e ficava na dúvida se a vida tinha algum propósito.

Ao contrário daqueles que são religiosos por "osmose", ou seja por influência da família ou outros, eu acho q os acontecimentos da vida é que nos trazem a crença no propósito da existência, que foi o que me ocorreu. Hoje acredito que tudo tem de ter um sentido, não só a nossa vida como tudo o que existe. E acho q a consciência da existência e da morte que o homem possui, não seria dado pela natureza sem motivo algum, só pra nos amedrontar. Pra perceber que a vida tem um propósito, é só prestar atenção á sua volta e aos acontecimentos de sua vida, e veja se eles são coisas sem sentido e que não te trouxeram conhecimento, ou crescimento algum. Se a vida não anda sem rumo algum, como ela pode não ter um propósito?

Afinal, algo teve que surgir primeiro, algo teve que dar um rumo á existência de tudo.

Se nossa vida não tem propósito, então somos seres completamente inúteis. E pra mim, nada do que existe é inútil.

Acreditar que só o que nos é palpável é real, pra mim soa absurdo. Todos sabem que não é só o nosso "mundinho" que existe. Além do mais, muitas coisas que existem aqui na Terra mesmo, por muito tempo não nos era conhecido. Estou convencida que o que sabemos da existência das coisas é "uma gota no oceano"

Bom, acho que é um pensamento muito complexo e pessoal. Em suma, acho q a vida nos traz a crença, mas a crença com fundamento.

Não sigo religião alguma, mas sou mais propensa a acreditar no kardecismo.
 
A religião tem como um dos principais objetivos controlar as massas, mas devemos separa isso da crença de Deus. Lembrem-se sempre que, em última instância, quem prega não é Deus, é o Pastor, o padre, o monge... Todos estão sugeitos a questões como livre-arbítrio. Não é um homem segurando um livro que vai me levar mais perto de Deus, e sim, por exemplo, o amor ao próximo. De que adianta frequentar o culto, a missa, o templo, e ser incapaz de ajudar ao próximo? Ser um "homem de bem" é muito mais do que ir a igreja, se confessar ou pagar o dízimo. Muita gente acha que essas pequenas coisas são mais do que suficientes para torná-las pessoas de fé, cordeiros de Deus... Enfim, existe mais coisa entre nós e Deus do que a Igreja.

E um pequeno Off: Acho injustificável misturar religião com política. A política, ao menos no Brasil, é corruptora por natureza. Então se algum membro de uma igreja comete um ato ilícito, estará com certeza levando o nome da igreja junto. Fora que eu acredito que o estado sempre deva se manter laico. Não queremos voltar a Idade-Média, certo?
 
"A Lei que rege este Mundo é a Lei do Mais Forte."

Os humanos foram criados pela Natureza, e mesmo eles não conseguem escapar dessa lei. Pois todos desejam sim, prestígio e reconhecimento entre seus semelhantes, no mínimo. A maioria deseja dinheiro, que é símbolo de poder e força.

Seguimos a Lei do Mais Forte, como os animais fazem, mas numa escala 'maior'. Pois afinal, somos animais.

E toda a cultura que criamos (tudo o que os humanos tomaram da Natureza e transformaram é cultura), as leis, os sistemas morais, ao meu ver existem para conferir um propósito que na verdade nunca existiu.

Seguimos nossa moral, nosso código de regras ou nossa religião para 'crescer' e 'vencer' no Mundo dos Homens. Para seguirmos a Lei do Mais Forte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo