• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O vazio de nossa existência

Ka Bral o Negro

Tchokwe Pós-Moderno
Olá

Não sei se existe ou existiu um tópico semelhante a isso, mass...

Eu não acredito que exista um propósito para a existência do ser humano na Terra. Existimos por um mero acaso, assim penso. Mas pq as pessoas se sentem tão incomodadas com isso? Qual é o problema de um "não-propósito"?

Provavelmente, para preencher o vazio que é nossa existência, inventam-se religiões e outras explicações estapafúrdias... :roll:
 
Ka Bral o Negro disse:
Eloredanna disse:
Nossa... filosofou legal agora ^^ Acho q um propósito deve ter...mas QUAL??? :|
Uhuhuhuhuhu... pois é. E se não houver nenhum propósito? Não vejo nenhum problema nisso.

pense da seguinte forma: sem propósito significa que ninguém lá em cima fica fazendo gato e sapato da gente, oras!!
 
Ka Bral o Negro disse:
Eloredanna disse:
Nossa... filosofou legal agora ^^ Acho q um propósito deve ter...mas QUAL??? :|
Uhuhuhuhuhu... pois é. E se não houver nenhum propósito? Não vejo nenhum problema nisso.
Ah problema não tem mesmo! `Meu pai e a minha mãe não kiriam ter um filho qdo eu nasci!
 
Primula disse:
Ka Bral o Negro disse:
Eloredanna disse:
Nossa... filosofou legal agora ^^ Acho q um propósito deve ter...mas QUAL??? :|
Uhuhuhuhuhu... pois é. E se não houver nenhum propósito? Não vejo nenhum problema nisso.

pense da seguinte forma: sem propósito significa que ninguém lá em cima fica fazendo gato e sapato da gente, oras!!
Mwahahahaha...

Acredito que nossos propósitos são aquelas que criamos para nós mesmos. A sociedade criou leis e normas, para preencher o não-propósito. E pq seguimos tudo isso? Pq quem não segue tais normais, é considerado maluco, marginal.

Deveríamos ser capazes de fazer tudo o que queremos, exceto quando isso prejudica outras pessoas. Assim acredito.
 
Deveríamos ser capazes de fazer tudo o que queremos, exceto quando isso prejudica outras pessoas. Assim acredito.

Exatamente.

As pessoas tendem a se sentir incomodadas pelo fato da descontinuidade: "se Deus não existe mesmo, quando eu morrer tudo que eu construí vai se perder".

Se a vida realmente não tem propósito, e quando morrermos nossa consciência vai se apagar como uma lâmpada queimada... o que se pode fazer? Lamentar por isso - se é inevitável?

Ou aproveitar da melhor maneira possível cada um dos dias que nos resta, mesmo tendo consciência desse despropósito? :D
 
pra mim, a razao de existencia é SER FELIZ, é claro que com limites, onde o direito acaba qdo começa o do outro...

só digo uma coisa: CARPE DIEM. ( Mas não é por isso que vai se matar ou tirar toda a grana da poupança e torrar tudo neh... :lol: )
 
Eu acho que o propsito não só do ser humano, mas do mundo seja a evolução.....
essa evolução não significa uma melhora em si (até porque isso varia de acordo com o ponto de vista de cada um).......vejam bem..... no começo existia a natureza (entenda natureza como florestas e tal), dai surgiram os primeiros animais que foram evoluindo até que surgiu o homen, este a principio vivia em harmonia com a natureza, até porque dependia dela pra sobreviver, só que ele foi evoluindo e se tornou no que somos hoje, num futuro (bem) próximo já seremos capazes de sobreviver sem a natureza, isso porque estamos evoluindo tecnologicamente e cientificamente... ou seja, por enquanto os homens ainda controlam suas 'invenções' e tem domminio da sua evolução, mas daqui a pouco o ser humano vai começar a se extinguir e se tornar escravo para dar lugar a uma nova forma de existencia proviniente da nossa própria evolução...... eu sei que parece meio matrix tipo, as maquinas vão dominar o mundo!, mas é nisso que eu acredito.....
tah...isso não é bem um propósito, mas um destino...... então nosso propósito seria, não tentar mudar esse destino (acho que nem rola de mudar), mas tentar fazer dele o melhor possivel......(agora o melhor possivel nem sempre é o melhor...)
tah.... e já to começando a viajar demais...... :think:
 
A questão não é não acreditar que não exista um propósito, mas aceitar. Aceitar que tudo que você vive, tudo que você sente, tudo que você constrói, tudo não vai servir pra nada.
O que acontece é que a sociedade é muito tendenciosa em relação a isso... A própria educação em si é meio confusa. Se a própria vida não tem propósito que propósito terá estudar, trabalhar, ter dinheiro, construir uma família?
Eu sempre me senti um pouco usada com isso. Por que o que eu sinto agora, por mais que não signifique nada, é alguma coisa pra mim nesse momento.
Eu sei que quando eu morrer isso não vai fazer absolutamente nenhuma diferença. É que nem sonhar. Você sonha a noite toda, mas só se lembra algumas vezes. De que adianta ter um sonho fantástico se você não se lembrar sequer que sonhou quando acordar?
Mas isso remete também ao papel do ser humano no universo. Eu gosto de ver as coisas como uma unidade. Não existe o ser humano, o ar, o peixe. Existe o tudo. Até por que o universo não é feito só das coisas que nós compreendemos ou sentimos. O ser humano é extremamente limitado em todos os sentidos.
O exemplo perfeito pra o que eu quero dizer é o que eu vi na televisão outro dia. Era um programa sobre animais etc. E mostrava o falcão caçando. Falava que o falcão se orientava pelos raios ultravioletas para seguir a urina do rato e poder caçar. E o programa mostrava como se fosse uma simulação da visão do falcão, mostrando umas luzes roxas por onde o rato tinha urinado.
A partir do momento em que você vê o roxo, que vc consegue sentir isso, aquilo já está errado. Se os raios ultra violetas fossem apenas luzes roxas a gente conseguiria vê-los, mas é um sentido que a gente não tem. Só.
Eu acho que o problema do ser humano é que ele não se convence que ele não pode tudo. Existem coisas que a gente simplesmente não consegue compreender, a gente não pode entender, uma vez que as nossas capacidades são totalmente limitadas.
Eu vejo o mundo como um desenho do Daniel Azulay. Eu me lembro dele fazendo os desenhos mais ou menos assim: Ele pegava um papel com uma montanha desenhada, botava um papel manteiga por cima e desenhava uma casinha, botava outro por cima e desenhava uma árvore. Pra testar outra árvore, ele destacava aquele papel manteiga e botava outro. Mas a montanha sempre estava lá. Pra mim é assim que funcionam as coisas. Mas o que é a montanha do mundo? Simplesmente a gente NUNCA vai saber. NUNCA.
Quando você morrer não vai vir um anjinho pra te explicar como funciona o universo. Você simplesmente morrerá na ignorância.
É triste, mas eu penso que uma vez que a gente faz parte desse Universo, de certa forma nós também movemos ele, também sabemos como ele funciona, também somos o Universo. Quando morrermos, continuaremos fazendo parte dele, seja em qualquer papel manteiga for.
 
Kementari disse:
Quando você morrer não vai vir um anjinho pra te explicar como funciona o universo. Você simplesmente morrerá na ignorância.
É triste, mas eu penso que uma vez que a gente faz parte desse Universo, de certa forma nós também movemos ele, também sabemos como ele funciona, também somos o Universo. Quando morrermos, continuaremos fazendo parte dele, seja em qualquer papel manteiga for.
Isso me lembra que a frase do primeiro Matrix às vezes é genial. Esse contexto é um deles: ignorância é felicidade.

Concordo com o Kabral, esse tipo de constatação facilita (pra alguns) o caminho até a adoção de uma religião.

Pensa só: no lugar de toda essa (falta de) perspectiva de futuro, alguém chega e te mostra que as coisas não precisam ser complicadas, que depois que tudo acabar, você "vai pro Céu". Ou "seu espírito vai pra um plano mais evoluído". Ou "sete virgens num harém só seu". Whatever.

O apelo é muito grande pra alguns. Em que é mais confortável acreditar? Que a luz vai se apagar e tudo vai se perder, ou que existe um paraíso encantado à sua espera?
 
Ka Bral o Negro disse:
Olá

Não sei se existe ou existiu um tópico semelhante a isso, mass...

Eu não acredito que exista um propósito para a existência do ser humano na Terra. Existimos por um mero acaso, assim penso. Mas pq as pessoas se sentem tão incomodadas com isso? Qual é o problema de um "não-propósito"?

Provavelmente, para preencher o vazio que é nossa existência, inventam-se religiões e outras explicações estapafúrdias... :roll:

Veja só, infelizmente isso ainda é extremamente necessário no mundo em q vivemos, muitas pessoas "pirariam" caso soubesse q naum há nada depois da morte... isso é provado, psicologicamente falando: o ser humano precisa acreditar q existe algo maior...

Fora q estas coisas "estapafurdias" saum o q seguram a moral do ser humano muitas vezes para q ele naum faça besteiras... :roll:
 
É por ai mesmo Ka Bral, não existe um sentido pré estabelecido para nossas vidas. Quer dizer, se você quizer preencher o vazio da sua, melhor inventar um sentido, ou pegar alguns que estão dados. Religião etc.

Claro, podemos nos imaginar dentro de uma engrenagem maior, como participantes do ciclo natural da vida no Planeta Terra, ou parte do Universo, que seja. Mas isso não basta certo? O que desejamos é um sentido individualizado, para nós mesmos. Não existe um pré determinado, como disse, mas você pode inventar um.

Fora q estas coisas "estapafurdias" saum o q seguram a moral do ser humano muitas vezes para q ele naum faça besteiras...
Sim, mas nesse caso nem precisa ser uma religião. As pessoas precisam de valores, que geralmente são fortalecidos por um sistema pré determinado pela sociedade. Religião, familia, ordens diversas etc. Conforme conquistamos mais liberdade, destruimos nossos "deuses" e sentimos a falta deles.
 
A teoria da evolução que disseram ai em cima
que logo as máquinas nos dominarão e realmente
bem provavel. Mas isso em um futúro bem distante.
Afinal segundo cientistas os nossos melhores computadores
de hoje em dia tem o "cérebro" com menos capacidade
que uma minhoca. É o mesmo que falar que
as minhocas dominarão o Mundo :mrgreen: (será ?)

Quanto saber que a gente tem ou naum um propósito
é bem dificil.
Mas é realmente bem provavel que nos e todos
os seres vivos somos um acidedente.

E com certeza esses acidentes
aconteceram
em outros
planetas e outras
galaxias.


Ate eu em confundi com oq escrevi
 
proposito eu naum sei c tem mas uns cientistas peskisaram e descobriram q o sentido da vida eh aproveitar da melhor maneira possivel cada dia,ou seja, aproveite a vida...naum lembro ond q eu vi
 
Nem tenho mto o q falar nesse tópico... concordo com o Ka Bral q não há um motivo e não vejo problema nenhum nisso. Mto pelo contrário, acho difícil acreditar q possa haver algo mais.


Mas farei umas quotações aqui:

Yavanna Kementári disse:
no começo existia a natureza (entenda natureza como florestas e tal), dai surgiram os primeiros animais que (...)
:?
Num é assim não... as florestas e tal são mto evoluídas pra surgirem tão antes dos animais... no começo não tinha vida (plantas são vivas, lembre-se disso), dae surgiram tipo umas bactérias q foram evoluindo até tudo q tem hj.
Quer dizer, não deviam ser bem bactérias, mas eu to com preguiça d pegar o caderno q talvez não fale nada sobre isso (aquela professora fala mto mas não escreve quase nada, e eu tb não anoto o q ela fala)



Urd disse:
isso é provado, psicologicamente falando: o ser humano precisa acreditar q existe algo maior...
Legal! Isso quer dizer q, como eu já suspeitava, não faço parte desta espécie ae! :g:
 
A teoria da evolução que disseram ai em cima
que logo as máquinas nos dominarão e realmente
bem provavel. Mas isso em um futúro bem distante.
Afinal segundo cientistas os nossos melhores computadores
de hoje em dia tem o "cérebro" com menos capacidade
que uma minhoca. É o mesmo que falar que
as minhocas dominarão o Mundo (será ?)

pow, o melhor jogador de xadrez do mundo não consigiu ganhar dum computador com 'cerebro' de minhoca??? :roll:


Num é assim não... as florestas e tal são mto evoluídas pra surgirem tão antes dos animais... no começo não tinha vida (plantas são vivas, lembre-se disso), dae surgiram tipo umas bactérias q foram evoluindo até tudo q tem hj.
Quer dizer, não deviam ser bem bactérias, mas eu to com preguiça d pegar o caderno q talvez não fale nada sobre isso (aquela professora fala mto mas não escreve quase nada, e eu tb não anoto o q ela fala)

ta certo, eu escrevi de um modo bem grosso mesmo.......
 
Porquê?

Esse tópico é sobre a maior das perguntas. Porquê?

É muito difícl pensar assim sobre uma coisa tão profunda. Mas de uma coisa eu tenho certeza.

Se nós temos um propósito na vida, então tudo vai se acabar um dia.
 
O propósito da existência humana não pode ser esclarecida pelo homem.Como eu creio num Criador(não creio em RELIGIÃO),acho que somos a realização maior de Deus,quer dizer:"sendo criado conforme a imagem e semelhança de Deus".Claro,não devemos criar conflitos entre a fé e a razão,porque a fé não se situa na logica,como querem os cientistas ou céticos; não devemos procurar filosofar sobre o "sentido da existência humana" sem ao menos analisar o motivo da não crença em um Criador...o porquê de não acreditar em algo que a maldita ciência nunca conseguirá provar...pra mim o invisível faz mais sentido do que o visível...
 
Impressionante. Gostei das respostas das pessoas, e sou obrigado a dizer que a menina Kementári me surpreendeu positivamente 8-)

A maioria dos que aqui postaram concordam comigo, e como eu, não enlouqueceram pela não-existência de um propósito.

Já que existimos, acredito que devemos contribuir, de uma forma ou de outra, para a sociedade que criamos. O "Bem" e o "Mal" são criações do Homem, é verdade, mas não se pode negar que a "Luta Contra o Mal" é a maior batalha de nossa Era. As pessoas lutam pelo o que acreditam, mas o que o outro faz, por ser diferente, é "errado". Se respeitassem os diferentes pontos de vista existem, vivería-se muito melhor.

Mas isso não significa que possamos prejudicar pessoas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo