• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Rebaixamento que não houve!

Olifante

O Rei dos Bretões
A divulgação precipitada feita pela imprensa denominando um dos grupos do Campeonato Paulista de 1991 deixou a falsa imagem de que o São Paulo F.C. fôra rebaixado e obrigado a disputar o “Paulistinha”.

Não ocorreu rebaixamento nenhum do Tricolor, conforme torcedores de times adversários teimam em dizer, mostrando que não sabem nada!!!

O que aconteceu foi que o São Paulo não conseguiu se classificar entre as equipes que disputariam a Quarta Fase do campeonato de 1990.

O regulamento do certame de 1990 trazia inusitado artigo:

“Art. 50 § 1º - Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.”

Explica-se, então:

O São Paulo não conseguiu se classificar entre aquelas 14 equipes do Grupo I. Figurando entre as dez restantes, foi incluído no Grupo II, composto pelas equipes teoricamente mais fracas. Foi campeão do seu grupo e dispensou o título de 91 contra o Corinthians, que fôra campeão do Grupo I.

A decisão se deu em dois jogos; no primeiro, disputado no dia 8 de dezembro de 1991, o São Paulo ganhou de 3 x 0. No segundo, com o São Paulo jogando pelo empate, disputado no dia 15 de dezembro, não houve abertura de contagem e o São Paulo foi declarado campeão.

Ainda em nosso dias algumas pessoas insistem em se referir a esse falso rebaixamento do São Paulo.

Uma coisa é classificação, e outra é rebaixamento.

Em ambas as competições, em 1990 e 1991, o São Paulo estivera participando do Paulistão e não do Paulistinha, como insistem lembrar essas pessoas



FONTE: http://www.saopaulofc.com.br/articles.php?id=105&PHPSESSID=c84b1c8a765440d138b35f6e8a212348
 
Nossa... tirou essa do fundo do baú, Olifante!


Eu sinceramente não lembro desse acontecimento...
Mas pela sua explicação, pareceme q aconteceu com o campeonato Paulista de 1991 o mesmo erro q aconteceu nos regulamentos de inúmeros campeonatos brasileiros, ou seja, definir uma vaga para as finais, oriunda de um grupo de times, supostamente mais fraco!
Iso realmente gera a dúvida: Seria esse grupo uma segunda divisão?
Eu diria q depende do q estava escrito no regulamento!
É esse um dos motios pelo qual a imprensa questiona tanto o título de campeão Brasileiro do Sport em 1987... Se o São Caetano tivesse vencido o Vasco na Copa JH, ou se o Vitória tivesse vencido o Palmeiras em 1993, seria o mesmo bafafá!
O q me deixa mais indignado é q depois do erro cometido, não dá pra voltar atrás e tem q admitir e, se for o caso, tomar cuidado para q esse erro não aconteça de novo, no futuro, coisa q poucos fazem...

Olorin disse:
Hum... Certo... Mas precisava um tópico só pra explicar isso?
De repente dá pra expandir a discussão pra outros casos semelhantes!
 
Primeiramente, tem que se analisar a legislação do Campeonato, e lá é clara como cristal:

“Art. 50 § 1º - Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.”

Ou seja, o Campeonato teve dois grupos! E a segunda divisao contiuava la, tanto eh que de 90 pra 91, 4 equipes foram promovidas da segunda pra primeira, tanto é que integraram o grupo 2 junto com o SP.

Se for considerado o Grupo 2 como segunda divisão, os que estava na segunda divisao em 90 e nao conseguiram se classificar entre as 4 primeiras foram pra 3ra divisão? Nao, continuaram na segunda!
 
Mas vc concorda q o SPFC disputou um grupo muito mais fácil, né?
Afinal de contas, no outro grupo deveriam estar times como Santos, Corinthians, Portuguesa, Palmeiras e Guarani, eu suponho... Enquanto q no grupo do SPFC só deveriam ter times menores do interior!
 
Sim, muito mais facil por sinal, claro! Culpa do Regulamento porco.

Se fosse feito dessa maneira, concordaria a feitura de, por exemplo, semifinais, classificando 3 do gr.1 e 1 do gr.2, ai sim ficaria perfeito, mas o regulamento classificou apenas os Campeoes...

Mas que não é uma segunda divisão, não é...
 
Paraíba Hi-Tech disse:
É esse um dos motios pelo qual a imprensa questiona tanto o título de campeão Brasileiro do Sport em 1987... Se o São Caetano tivesse vencido o Vasco na Copa JH, ou se o Vitória tivesse vencido o Palmeiras em 1993, seria o mesmo bafafá!

De fato a situação é bem parecida mesmo. E tanto o Sport, Vitória e o S. Caetano não tem culpa alguma se chegaram as finais enfrentando adversários mais fracos se o regulamento dos campeonatos que eles participaram permitiu isso. Todos assinaram o regulamento antes de começar o campeonato.
 
teve tambem uma historia parecida na camp. brsileiro de 94, em que os times eliminados na 1a fase disputavam uma repescagem, e os vencedores, que se nao me engano foram atletico-mg e bragantino iriam direto para as 4as de final, sem passar pelas 8as.......
mas como esses times cairam fora logo (o atletico ainda chegou as semi finais) ninguem falou nada....

quanto a vitoria e sao caetano, ninguem poderia falar nada caso eles fosse campeoes, pq o sao caetano eliminou fluminense, palmeiras, e gremio, e o vitoria eliminou o meu corinthians
eles chegaram la por meritos, assim como o sport, que venceu o guarani na final, que naquela epoca era um grande time, ao contrario de hj :lol:

e só mais uma coisa: alguem poderia me esplicar o regulamento do campeonato de 93?
pq botafogo e atletico mineiro foram os ultimos colocados, mas quem acabou rebaixado foi aquele batalhao de time pequeno do meio da tabela
ta certo que eles nem deveriam estar ali, mas ja que ja estavam......
 
93 não foi aquela palhaçada de média de pontos?
Acho q foi isso...
Os rebaixados seriam os times com pior média de pontos nos dois ou três últimos anos... Ou será q tô errado?
 
Paraíba Hi-Tech disse:
93 não foi aquela palhaçada de média de pontos?
Acho q foi isso...
Os rebaixados seriam os times com pior média de pontos nos dois ou três últimos anos... Ou será q tô errado?

Putz bem lembrado!
Nos anos 90 teve um ano sim que foi adotado esse critério exdruxulo que obviamente visava proteger os grandes clubes. Se fosse pelo critério convencional me lembro que o Botafogo fatalmente seria rebaixado.

Taí mais uma das várias vezes que o time alvinegro se beneficiou de um regulamento. Por essas e outras como eu queria que em 2003 tivesse subido o Sport e não o Bota. Esse time merecia passar pelo menos uns 3 anos na segundona.
 
teve isso em 99 tbm,mas nem deu pra ser posta em pratica pq teve aquela palhaçada d copa joao lavailonge, em q o meu time foi lanterna :lol:
seria melhor que tivesse sido rebaixado, talvez o dualib caisse e as coisas melhorassem :roll:
 
O lance do rebaixamento por indíce aritmético dos ultimos 3 anos deve ter sido em 99 mesmo pq me lembro que o outro Botafogo, o de Ribeirão Preto que havia subido um ano antes foi muito prejudicado porque só tinha média apenas pelo ano em que estava disputando a 1a. divisão.

Então ele era obrigado a ter um desempenho em pontos muito superior que os outros pra não cair. Não deu outra, mesmo ficando um pouco abaixo do meio da tabela acabou sendo rebaixado.

Se alguém estiver por dentro que por favor confirme se foi em 99 ou antes.
 
o Sport se beneficiaria se houvesse rebaixamento em 99
eu lembro que ele terminou la em baixo em 99, junto com a portuguesa, mas como ambos fizeram otimas campanhas em 98 nenhum dos dois cairia
mas ai veio aquela confusao, sandro hiroshi, botafogo, gama, e o resultado todos ja sabem.......
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo