• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2022 Fifa vai direcionar horário de jogos na Copa; Brasil deve fugir das 7h

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A Copa do Mundo será realizada no Qatar no fim de 2022 - Getty Images

A Copa do Mundo será realizada no Qatar no fim de 2022 Imagem: Getty Images
Colunista do UOL


A Fifa vai direcionar o horário dos jogos da primeira fase da Copa do Mundo do Qatar no sorteio que será realizado no dia 1º de abril (sexta-feira da próxima semana), a partir das 13h (de Brasília). A ideia da entidade é de colocar os confrontos em horários atrativos para as transmissões de cada país. É provável, portanto, que a seleção brasileira fuja das partidas das 7h (de Brasília), um dos quatro horários que será utilizado na etapa de grupos da competição.

A Federação confirmou também informação antecipada pela coluna na semana passada: as três seleções que ainda não estarão conhecidas ficarão no pote 4, teoricamente o mais fraco, e haverá direcionamento para se evitar times de uma mesma confederação mesmo para aqueles concorrentes não conhecidos. Portanto o Brasil terá menos chances de enfrentar um asiático, já que o quinto da Ásia vai encarar o quinto da América do Sul pela repescagem mundial, em junho.

Os confrontos serão sorteados e depois distribuídos a um estádio e a um horário (que já estão pre-definidos) . É diferente do que ocorria nos últimos sorteios, quando já se conhecia as arenas e a hora do início do confronto assim que saíam os nomes nas bolinhas. Por exemplo: o Brasil, que será cabeça de chave, é sorteado no Grupo E e vira o E1. Quando sair o E3 é definido em qual estádio ocorrerá esse jogo e o horário, com base nos outros três do mesmo dia para atender melhor a cada mercado.

Duas possibilidades de direcionamento, ouvidas pela reportagem, que atenderiam os mercados: o horário ideal para um Brasil x Japão seria 10h (de Brasília), meio da manhã por aqui e fim de noite no Oriente. Um Brasil x EUA seria perfeito às 16h, um horário tradicional dos jogos por aqui e tarde ou fim da manhã em território americano, a depender da região — japoneses e americanos ainda não confirmaram vaga no Qatar.

Nas duas primeiras rodadas da primeira fase os horários de jogos serão 7h, 10h, 13h e 16h, sempre de Brasília. Para o mercado brasileiro, o das 7h, muito cedo, é ruim, já os outros três, principalmente os da tarde, atendem melhor. Já a última rodada os confrontos de cada grupo têm de ocorrer no mesmo dia e horário, para evitar distorções na classificação final. Os horários nesses dias serão dois confrontos às 12h e dois às 16h.

Não haverá direcionamento a partir das oitavas de final, com horários já definidos com base na classificação das equipes na fase de grupos — os confrontos de oitavas e quartas serão às 12h e 16h, horários de Brasília, as semis ocorrerão às 16h e a disputa do 3º lugar e a final às 12h, também sempre horário de Brasília.

Segundo a direção da Fifa, essa flexibilidade adicional não afetará nenhum aspecto técnico, já que todos os estádios estão localizados em um raio compacto e o clima agradável é a norma em novembro e dezembro no Qatar, independentemente do local e do horário de início. O único país já com um horário de jogo certo é o Qatar, país-sede, que fará a abertura da competição no Grupo A às 7h (de Brasília) de 21 de novembro.

ASTERISCO

O
adiamento de jogos das Eliminatórias por causa da pandemia de covid-19 e da guerra na Ucrânia fará com que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Qatar não tenha os 32 classificados, o que obrigará a Fifa a alterar procedimentos. Três participantes não estarão conhecidos: serão dos dois confrontos da repescagem mundial e de um encontro da repescagem europeia, com adiamento causado por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia. Esses jogos ocorrerão somente em junho, quando somente aí estarão conhecidas as 32 seleções que jogarão a Copa do Qatar entre 21 de novembro e 18 de dezembro.
São esses os confrontos em aberto:

- Quinto da América do Sul x quinto da Ásia
- Quarto da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) x campeão da Oceania
- Escócia x Ucrânia e depois o vencedor desse jogo contra quem ganhar em março de País de Gales x Áustria

Os confrontos únicos da repescagem mundial serão realizados em Doha, nos dias 13 e 14 de junho. A repescagem europeia será na Europa, com Escócia x Ucrânia em Glasgow e o ganhador desse jogo atuando como visitante contra quem passar de Gales e Áustria, com datas a definir, mas em junho.

Com isso, a Fifa terá que alterar alguns procedimentos do sorteio, que tradicionalmente tem todos os classificados confirmados. Nas regras habituais, a federação internacional separa os 32 times em quatro potes, com base no seu ranking, que tem uma pontuação complexa, mas que basicamente leva em conta resultados em jogos oficiais e amistosos, com peso maior aos primeiros e a confrontos mais recentes — no sorteio será usado o ranking mais recente, a ser divulgado em 31 de março. No pote 1 entra também o país-sede, no caso o Qatar, independentemente da posição no ranking.

A Fifa evita que seleções de uma mesma confederação se enfrentem na primeira fase da Copa, a de grupos, com exceção da Europa, que com 13 concorrentes acaba obrigatoriamente tendo dois participantes em cinco dos oito grupos. Para isso faz um sorteio dirigido, deslocando times a grupos que não tenham participantes do mesmo continente quando o nome sai na bolinha sorteada.

Como para 2022 não se conhecerão três seleções de cinco confederações diferentes — somente a África terá seus cinco concorrentes já definidos — a Fifa vai alterar um pouco os procedimentos, colocando os três times desconhecidos no pote 4 e direcionando as chaves para evitar confrontos dentro de uma mesma confederação (com exceção da Europa) mesmo para os confrontos da repescagem.

Isso faria com que brasileiros e argentinos diminuíssem a chance de encarar um asiático. O mesmo ocorreria com a repescagem Concacaf x Oceania, que teria que evitar os grupos em que os três já conhecidos das Américas do Norte e Central caíssem. O caso da repescagem europeia em aberto é mais simples porque pode haver até dois europeus por chave.

Até agora são 15 seleções classificadas para a Copa: Qatar, Brasil, Argentina, Espanha, Inglaterra, França, Croácia, Sérvia, Suíça, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Irã e Coreia do Sul. Outras 14 serão conhecidas no fim de março e as três restantes somente em junho. Com base no último ranking divulgado, em fevereiro, o pote 1 dos cabeças de chave ficaria assim:

- Qatar
- Bélgica
- Brasil
- França
- Inglaterra
- Argentina
- Espanha
- Itália ou Portugal (se classificarem)

 
O horário das 16hs é o mais clássico. A diferença agora é que será no final do ano e vai estar mais quente. Vai ser muito bom pros bares.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo