• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O poder dos Objetos

Cara, ainda não sei se crEou é uma palavra! Todo caso, se for, me expliquem o que significa (...)QUOTE]

Velhinho, crear é uma palavra cujo conteúdo, em Filosofia, significa tirar do nada, gerar a partir de coisa alguma, trazer à existência sem o requisito da pré-existência de qualquer outra coisa a não ser a vontade do construtor.

Creio q vc só encontra a palavra em dicionários de Filosofia.

Amplexos virtuais...:D
 
Eu li o que todos escreveram (depois do meu ultimo post) e vi que a discussão era sobre as criações ou creação de objetos de poderes.
Bem, como eu havia falado, creio que tudo na arda, tirando as criações de Melkor (e se pensarmos filosoficamente podemos achar até que sim), tudo na Arda tem como essência Eru. Mesmo as armas contra os Orcs ou até mesmo as Árvores ou as Silmarils...Todos foram feitos tendo Eru como base (consciente ou inconsciente).
E se repararmos todas essas criações vão de encontro aos planos e propósitos de Melkor.
Tolkien fundiu muito bem a situação quer ele mesmo escreveu se não me engano no Silma: tudo o que Melkor destruir dará lugar a algo mais magnífico do que aquele que foi destruído (podemos até pensar então que a inveja de Melkor será eterna).
 
O bem não existe sem o mal. =]
Isso é uma verdade. Só que é uma verdade nova. Hoje o bem não existe sem o mal.

Mas e se pensarmos em Eru? Quando ele, e somente ele existia, o bem existia sem o mal. E também quando ele criou os valar eles (mesmo que por pouco tempo) viveram e conviveram em harmonia até que Melkor fosse corrompido.

Então não é tão simples afirmamos que o bem não existe sem o mal. Mas podemos dizer que o bem e revigorado e renovado todas as vezes que o mal se manifesta.
 
Isso é uma verdade. Só que é uma verdade nova. Hoje o bem não existe sem o mal.

Mas e se pensarmos em Eru? Quando ele, e somente ele existia, o bem existia sem o mal. E também quando ele criou os valar eles (mesmo que por pouco tempo) viveram e conviveram em harmonia até que Melkor fosse corrompido.

Então não é tão simples afirmamos que o bem não existe sem o mal. Mas podemos dizer que o bem e revigorado e renovado todas as vezes que o mal se manifesta.

quando existia ele, e somente ele, não havia a definição de bem ou mal.
eles viviam em harmonia sim, até que melkor passou a ter a sua propria vontade, "invejar" Eru, uns mantiveram-se ao lado de Eru, outro penderam ao lado de Melkor e outro não se manifestaram.
o bem depende do mal, assim como o mal depende do bem, isso é fato.
o que era "bom" para Manwë, não era "bom" para Melkor, e vice e versa.
o bem é revigorado e renovado, mas depende de qual lado da corda está mais curta, entende?
 
o bem depende do mal, assim como o mal depende do bem, isso é fato.

Não, não é fato. É uma "novidade" filosofico-religiosa vinda do Oriente nas últimas décadas e que atraiu muitas pessoas. Coisa de new age, basicamente.

Dentro da obra de Tolkien e portanto para todos os fins de discussão sobre a obra, bem e mal não são complementares. Mal é uma dissonância, um erro, um desvio que dev ser concertado e não "entendido" ou "absorvido". Não há relativismo. O mal deve ser eliminado. Não há salvação para Orcs, por exemplo, há a eliminação.
 
Não, não é fato. É uma "novidade" filosofico-religiosa vinda do Oriente nas últimas décadas e que atraiu muitas pessoas. Coisa de new age, basicamente.

Dentro da obra de Tolkien e portanto para todos os fins de discussão sobre a obra, bem e mal não são complementares. Mal é uma dissonância, um erro, um desvio que dev ser concertado e não "entendido" ou "absorvido". Não há relativismo. O mal deve ser eliminado. Não há salvação para Orcs, por exemplo, há a eliminação.


o que quero dizer é que o bem dependo do mal para ser conotado como bem e o mal depende do bem para o mesmo fim.
 
Não, um pode ser definido sem o outro, dentro da cosmogonia. Não há dependência de um para a definição do outro. Há objetividade na definição de bem :think:
 
Bem é Eru e seus desígnios e só, ué.

É sempre bom lembrar que as filosofias oureligiões pessoais são irrelevantes ao se discutir a obra de Tolkien. O que se acha não verdadeiro e real pessoalmente não o é, ou pode não sè-lo, dentro das histórias. Há que isolar as coisas.
 
Mas não é. De novo, tem que pensar de dentro da obras, com as regras ditas por Tolkien. Eru é o Bem. Melkor se afasta desse bem sem perceber que com isso nem existência real tem (não pode criar).

Essa "é assim" incomoda muita gente mas, bem, é assim que é dentro da obra.
 
Mas não é. De novo, tem que pensar de dentro da obras, com as regras ditas por Tolkien. Eru é o Bem. Melkor se afasta desse bem sem perceber que com isso nem existência real tem (não pode criar).

Essa "é assim" incomoda muita gente mas, bem, é assim que é dentro da obra.

entendi o que quer dizer, e concordo.
mas mesmo qndo existia somente eru, havia a definição de bem e mal?
 
Ixi, aí entra numa discussão meio espinhosa se Erun era ou não era o deus cristão dentro da obra. Se era, podemos utilizar dois milênios de filosofia cristã que explicam bem e mal e suas origens. Se não, é samba do crioulo doido.

Eu, de minha parte, acredito que temos subsídios pra afirmar que Eru era o deus cristão e portanto podemos utilizar essa filosofia cristã como forma de explicar a cosmogonia.
 
como toda a gente sabe a triologia foi escrita durante a 2ª guerra mundial, assim os orcs seriam as tropas do eixo, os nazgul seriam a temivel força aeria do eixo(da qual eu não me lembro agora do nome) e digo isto não so devido á capacidade dos nazgul para voar mas também devido ao som que emitiam, que assustava as tropas inimigas, á semelhança dos bombardeiros "STUKA" que emitiam aquele som que toda a gente conhece ao mergulhar para largar as bombas sobre os alvos, assim, (como Tolkien era Inglês então) o anel pode ser uma analogia aos misseis V2 que foram lançados sobre Londres no final da guerra

Conclusão: assim como os V2 poderiam ter sido o fim dos aliados, o anel (se caisse nas mãos de Sauron) representaria a destruição de todos os povos livres da Terre-Média
 
Ah, sim, e para despistar ele discute bastante com um grande amigo só porque ele usou explicitamente alegorias na obra...

A propósito, lhe apresento um amigo:
edit.gif
, este é Free world; Free world, este é
edit.gif
. Espero que sejam bons amigos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo