• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O poder dos Objetos

Com o passar de um certo (longo) tempo, então, Sauron poderia voltar a ser poderoso?



Pelo pouco que eu entendo (e li, graças a Shantideva que me passou uns links :cerva: ) dos Anéis, mesmo tendo lido a obra de Tolkien, Sauron poderia fazer isso pelo motivo que o Snaga disse, de ter sido por meio da técnica dele que os 3 foram feito. Até é por isso que nem Gandalf, nem Galadriel e nem Gil-Galad/Elrond usam seus anéis.


Mais ou menos isso, mas os 3 anéis estavam sendo usados....tanto Gandalf, Galadriel e Elrond os estavam usando, porque só se o Sauron recuperasse o Um Anel ele conseguiria controlar os 3, apenas fica a minha dúvida....na Segunda Era eles não usavam os anéis então, ou eles resistiam ao comando de Sauron....
 
O objetivo de Sauron com o Um era controlar os outros aneis, que foram feitos seguindo suas intruções e controlando os anéis, ele controlaria os que os usassem.
Então, mas por isso mesmo e essa é a minha questão maior. Se era um instrumento de controle, pra que ser um objeto? Não poderia ser um poder "dentro" do próprio Sauron?

Ah Shantideva obrigado pelo esclarecimentos...:cerva:

Quanto a Fëanor e as Silmarills, ele as criou como um adorno, uma jóia nada mais. Apenas por vaidade. E foi por pura vaidade de elfos e maiar que todas as guerras aconteceram por causa das três pedras.

E você acabou respondendo sua própria pergunta, Menegroth. Veja:

[/color][/font]
Como você mesmo disse, não foram bem os objetos que causaram as guerras, mas o desejo daqueles que os desejavam por pura ganância, inveja e vaidade.
Entendi seu ponto de vista Snaga mas, o questionamento não é em relação a eles terem começado a guerra (se fosse um poder pessoal de um pessoa também acabaria em guerra pela ganância e inveja) mas sim porque Sauron não Facilitou as coisas pra ele mesmo conjurando o poder do anel dentro dele (Sauro) mesmo?
 
Então, mas por isso mesmo e essa é a minha questão maior. Se era um instrumento de controle, pra que ser um objeto? Não poderia ser um poder "dentro" do próprio Sauron?

Ah Shantideva obrigado pelo esclarecimentos...:cerva:


Entendi seu ponto de vista Snaga mas, o questionamento não é em relação a eles terem começado a guerra (se fosse um poder pessoal de um pessoa também acabaria em guerra pela ganância e inveja) mas sim porque Sauron não Facilitou as coisas pra ele mesmo conjurando o poder do anel dentro dele (Sauro) mesmo?


Porque isso teria que ser feito "através" do Anel, sem o Anel ele não conseguiria o controle que necessitava....o Anel era o Meio pelo qual Sauron queria dominar a Terra-Média....O Anel em si é apenas um meio...mas para que isso funcionasse ele teve que colocar boa parte dos seus poderes nele...,,mas discordo que seja 99,9% porque se não até mesmo Gandalf conseguiria derrotá-lo....apesar de ser proibido ele mesmo diz "Sou Gandalf, Gandalf o Branco....mas o Negro ainda é mais forte"...mesmo SEM o Um Anel....
 
Porque isso teria que ser feito "através" do Anel, sem o Anel ele não conseguiria o controle que necessitava....o Anel era o Meio pelo qual Sauron queria dominar a Terra-Média....O Anel em si é apenas um meio...mas para que isso funcionasse ele teve que colocar boa parte dos seus poderes nele...,,mas discordo que seja 99,9% porque se não até mesmo Gandalf conseguiria derrotá-lo....apesar de ser proibido ele mesmo diz "Sou Gandalf, Gandalf o Branco....mas o Negro ainda é mais forte"...mesmo SEM o Um Anel....
o que ainda não entendo era porque o Anel? E ficaria sem entender se fosse uma espada ou um escudo. Enfim... Leio a muito tempo SdA, e sempre tive isso comigo. Imagino que Sauron poderia ter canalizado esse poder dentro dele de outra forma (aprendendo mais magia negra, etc...) e não exteriorizar num objeto que poderia causar algum problema ou correr o risco que correu de que quem achou o destruiu (tá eu sei que não foi bem assim mas só to resumindo)...
 
o que ainda não entendo era porque o Anel? E ficaria sem entender se fosse uma espada ou um escudo. Enfim... Leio a muito tempo SdA, e sempre tive isso comigo. Imagino que Sauron poderia ter canalizado esse poder dentro dele de outra forma (aprendendo mais magia negra, etc...) e não exteriorizar num objeto que poderia causar algum problema ou correr o risco que correu de que quem achou o destruiu (tá eu sei que não foi bem assim mas só to resumindo)...

Então o canalizar não é bem a palavra, digamos que ele estava usando um encantamento, e encantamentos precisam ser lançados em objetos....é muito mais sutil "dar" um presente do que dominar a mente deles a força...com os anéis seria sutil e lento, mas que levaria na mesma finalidade que era dominar todas as raças....

Não se esqueça que tudo aquilo aconteceu porque Celebrimbor pegou o Sauron no "pulo" lançando o encantamento no seu Um Anel e por causa disso os elfos viram que ele era o inimigo...se não fosse por isso, todos achariam que Annatar (o disfarce do Sauron, que quer dizer "Senhor dos Presentes") era um aliado, se não fosse por isso, ele teria corrompido a todos, mas não saiu do jeito que o Sauron queria e ele foi obrigado a sair para a batalha....bom, enfim era necessário o objeto...e se eu não me engano Sauron era Maiar de Aüle o Ferreiro e provavelmente aprendeu muito com ele, e usou seus conhecimentos para o Mal....


Acho que não era uma espada e um escudo porque ele não queria que fosse um item "agressivo", dar espadas para elfos:think:....eles preferem a arte, como uma jóia...um anel...também porque tem que ser pequeno e que possa ser carregado para onde for(normalmente as pessoas não saem por ai carregando espadas e escudos), porque assim a magia seria mais rápida..
 
Eu acho que os objetos representam muito bem sentimentos, proncipalmente nas obras de Tolkien, então ele utilizava de objetos para ressaltar os motivos e tudo mais que esses objetos traziam consigo. Era algo que tornava perfeita as suas descrições e fazia todos os acontecimentos serem mais reais, pois havia algo palpável que regia esses acontecimentos e principalmente, algo que poderia sem a menor sombra de dúvidas ser destruído literalmente, diferente do que pode-se fazer apenas com sentimentos sem representação real!
 
Com o passar de um certo (longo) tempo, então, Sauron poderia voltar a ser poderoso?
Não sem a intervenção de Eru. Como toda a sua essência estava dentro do Um Anel, Sauron só existia devido a existência desse objeto. Com a destruição do Um, Sauron se tornou inofencivo... pra sempre!

E, Menegroth, é bem como o Oroatan disse.
Sauron não podia controlar mentes, porque elfos, humanos e anões tinha livre arbítrio concedido por Eru. Portanto ele precisava controlar um objeto que essas outras raças possuissem. Então ele presenteou a todos com anéis de poder e prometia, com esses presentes, sabedoria e poder. No entanto ele precisava de um objeto para canalizar seu controle sobre os outros, por isso ele fez o Um.

Acompanha o raciocínio:
Sauron controlar mentes - X
Sauron controlar anéis a distancia - X
Sauron controlar o seu Anel para que este controlasse os outros - V

Tá, acho que isso foi apelação! :lol:
 
com os anéis seria sutil e lento, mas que levaria na mesma finalidade que era dominar todas as raças....

Acho que não era uma espada e um escudo porque ele não queria que fosse um item "agressivo", dar espadas para elfos

Bem, acho que a parte dos presentes é bem evidente, mas o que o Menegroth ainda não entendeu é porque "o Um Anel de Sauron tinha de ser um anel". Ele deu os 16 Anéis para quem queria conquistar porque eram mais bonitinhos, tudo bem... mas porque ele fez um Anel para ele também, e não usou só seu poder (sem objetos) para governar os 16 e mais os 3 élficos?

Eu procurei alguns artigos sobre o porquê de Sauron ter criado um anel em vez de um chapéu ou qualquer outra coisa, e infelizmente não achei. Encontrei aqui algumas explicações sobre outros questionamentos acerca dos Anéis de Poder, mas nada sobre porque Sauron não manteve seu pode consigo mesmo. Sobre isso, só podemos teorizar... :think:
 
Última edição:
Porque isso teria que ser feito "através" do Anel, sem o Anel ele não conseguiria o controle que necessitava....o Anel era o Meio pelo qual Sauron queria dominar a Terra-Média....O Anel em si é apenas um meio...mas para que isso funcionasse ele teve que colocar boa parte dos seus poderes nele...,,mas discordo que seja 99,9% porque se não até mesmo Gandalf conseguiria derrotá-lo....apesar de ser proibido ele mesmo diz "Sou Gandalf, Gandalf o Branco....mas o Negro ainda é mais forte"...mesmo SEM o Um Anel....

Se analisarmos do ponto de vista que colocar o poder no Anel não é fazer uma transferência bancária, faz sentido sim. Existem vários tópicos aqui na Valinor destacando que o Anel não deixaria Sauron mais poderoso (a.k.a. turbinar seu poder), mas seria a garantia que ninguém poderia destruí-lo enquanto o Anel existisse.

Por isso Sauron pode reconstruir seu corpo na T-E e Barad-dûr continuava firme. A destruição do Anel teve impactos sobre Sauron porque o objeto onde aquele poder estava concentrado deixou de existir e Sauron não poderia desfrutar mais dele.

o que ainda não entendo era porque o Anel? E ficaria sem entender se fosse uma espada ou um escudo. Enfim... Leio a muito tempo SdA, e sempre tive isso comigo. Imagino que Sauron poderia ter canalizado esse poder dentro dele de outra forma (aprendendo mais magia negra, etc...) e não exteriorizar num objeto que poderia causar algum problema ou correr o risco que correu de que quem achou o destruiu (tá eu sei que não foi bem assim mas só to resumindo)...

Lembre-se da forma como os anões relataram no Conselho de Elrond sobre a investida de Sauron: vocês não viram um anelzinho vagabundo aí, sem adorno nem pedras preciosas, mas de muito valor sentimental? Os anéis não eram armas bélicas, eles eram instrumentos para conter o desgaste da T-M (maior desejo dos elfos) e domínio de todos (objetivo do Um).

Quanto à questão do poder interior e não no objeto, se considerar o que eu disse logo acima que o Um não aumenta o poder de Sauron, você verá que não é uma questão de canalizar para si mesmo um poder que já possuía.
 
Quanto a outros objetos como o cetro de annúminas, o anel de Barahir e o Diadema com o qual Aragorn foi coroado, eles tinham um poder muito grande como símbolos de liderança e davam motivação( a exemplo de Narsil) a quem os tinha a seu lado, isso se deve á quê? A algo natural ou à aura élfica que os envolvem?
 
Quanto a outros objetos como o cetro de annúminas, o anel de Barahir e o Diadema com o qual Aragorn foi coroado, eles tinham um poder muito grande como símbolos de liderança e davam motivação( a exemplo de Narsil) a quem os tinha a seu lado, isso se deve á quê? A algo natural ou à aura élfica que os envolvem?
Acho que o valor desses que você citou se deve a tradição, Calimbadil.

Aliás, não me lembro da história de Barahir. Me deu branco total... :eek:
 
o que ainda não entendo era porque o Anel? E ficaria sem entender se fosse uma espada ou um escudo. Enfim... Leio a muito tempo SdA, e sempre tive isso comigo. Imagino que Sauron poderia ter canalizado esse poder dentro dele de outra forma (aprendendo mais magia negra, etc...) e não exteriorizar num objeto que poderia causar algum problema ou correr o risco que correu de que quem achou o destruiu (tá eu sei que não foi bem assim mas só to resumindo)...

Se eu não me engano, a idéia de Anéis de Poder não foi de Sauron e sim dos Elfos de Eregion. Ele apenas aproveitou a idéia para seus propósitos vis.
 
Se analisarmos do ponto de vista que colocar o poder no Anel não é fazer uma transferência bancária, faz sentido sim. Existem vários tópicos aqui na Valinor destacando que o Anel não deixaria Sauron mais poderoso (a.k.a. turbinar seu poder), mas seria a garantia que ninguém poderia destruí-lo enquanto o Anel existisse.

Por isso Sauron pode reconstruir seu corpo na T-E e Barad-dûr continuava firme. A destruição do Anel teve impactos sobre Sauron porque o objeto onde aquele poder estava concentrado deixou de existir e Sauron não poderia desfrutar mais dele.

Lembre-se da forma como os anões relataram no Conselho de Elrond sobre a investida de Sauron: vocês não viram um anelzinho vagabundo aí, sem adorno nem pedras preciosas, mas de muito valor sentimental? Os anéis não eram armas bélicas, eles eram instrumentos para conter o desgaste da T-M (maior desejo dos elfos) e domínio de todos (objetivo do Um).

Quanto à questão do poder interior e não no objeto, se considerar o que eu disse logo acima que o Um não aumenta o poder de Sauron, você verá que não é uma questão de canalizar para si mesmo um poder que já possuía.
Hum... isso me faz pensar outras coisas Erulasto...
Eu entendo que o anel serviu de "isca": Oi eu sou Sauron bonzinho pega aqui esse anel bonitinho que to te dando.
No fundo o anel servia para dominar quem estava usando.
E entendo também que o Um não aumenta o poder de Sauron e também que enquanto ele existisse Sauron não seria destruido. Mas então porque correr o risco de tirá-lo de Mordor (anel) e usá-lo no dedo durante uma batalha? Afinal, poderiam cortar o dedo e o anel cair né (:lol:)...
Será que, já que o nale não fazia seu poder crescer, era um pouco de vaidade de Sauron ir derrubar seus inimigos usando um grande artefato de poder? Se ninguém soubesse onde Sauron escondia o Um, ele poderia morrer e voltar quantas vezes fosse necessário para conquistar o T-M.

Se eu não me engano, a idéia de Anéis de Poder não foi de Sauron e sim dos Elfos de Eregion. Ele apenas aproveitou a idéia para seus propósitos vis.
Sim porque ele poderia justamente fazer um que controlaria os outros.
 
Talvez por que o desejo maior de todo senciente (criatura pensante) seja criar, manifestar seus pensamentos, exteriorizar.
Sem querer doutrinar ou "teologizar", não somos feitos à "imagem de semelhança de Deus"? Ora, sendo Deus o Criador superior, cada um de nós foi criado com este desejo de ser co-criador; ou seja: predisposto a dedicar-se à criação de coisas, de qualquer espécie.
É como um instinto, um desejo renitente e incessante.

É como penso, de início.
 
Talvez por que o desejo maior de todo senciente (criatura pensante) seja criar, manifestar seus pensamentos, exteriorizar.
Sem querer doutrinar ou "teologizar", não somos feitos à "imagem de semelhança de Deus"? Ora, sendo Deus o Criador superior, cada um de nós foi criado com este desejo de ser co-criador; ou seja: predisposto a dedicar-se à criação de coisas, de qualquer espécie.
É como um instinto, um desejo renitente e incessante.
É como penso, de início.
Só lembrando que Eru abomina qualquer tipo de criação que não tenha nele seu inicio (inspiração, base)...
 
Talvez por que o desejo maior de todo senciente (criatura pensante) seja criar, manifestar seus pensamentos, exteriorizar.
Sem querer doutrinar ou "teologizar", não somos feitos à "imagem de semelhança de Deus"? Ora, sendo Deus o Criador superior, cada um de nós foi criado com este desejo de ser co-criador; ou seja: predisposto a dedicar-se à criação de coisas, de qualquer espécie.
É como um instinto, um desejo renitente e incessante.

É como penso, de início.

Essa é a descrição de Morgoth. Sauron não queria criar, só queria dominar as criaturas criadas por Eru e deturpadas por Morgoth.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo