• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O poder dos Objetos

Hum... isso me faz pensar outras coisas Erulasto...
E entendo também que o Um não aumenta o poder de Sauron e também que enquanto ele existisse Sauron não seria destruido. Mas então porque correr o risco de tirá-lo de Mordor (anel) e usá-lo no dedo durante uma batalha? Afinal, poderiam cortar o dedo e o anel cair né (:lol:)...

E quem poderia imaginar que Sauron seria derrotado? O maior maia da T-M, braço direito e tenente de Morgoth não seria derrotado por qualquer um. Ele só saiu de Barad-dûr depois de muitos anos de cerco para decidir a batalha e, se não fosse por Elendil e Gil-Galad, ninguém o teria derrotado.
 
Prefiro acreditar que Sauron tinha uma estratégia: sabia que em último caso poderia ter alguém para fazer frente a ele, então, criou o Um que seria como uma extenção do próprio Sauron, para que caso ele fosse derrotado ele pudesse voltar. Mas ele não previu que o Um cairia nas mãos dos hobbits...

Quanto às Silmarils, Fëanor as fez porque ele conseguiria colocar a luz da árvores apenas em algum objeto, não em alguém. Veja bem, as Silmarils queima quem as toca, certo? Então o próprio Fëanor poderia morrer queimado com se próprio corpo, ou se tornar intocável, até mesmo por alguém que ele poderia vir a amar, portanto, ele fez objetos de beleza estupenda para que todos admirassem seu talento.
 
O anel é para Sauron uma supaer arma, capaz de feitos semelhantes em força aos da mitológica espada de Freyr, é claro que Sauron não esperava perder essa arma, assim como Freyr não previu que sua espada fosse ser destruída.
 
Como disse o sábio: "Um golpe de sorte impediu os dedos de agirem"
Isso, no casop de Sauron, se adequa literalmente...
 
Talvez por que o desejo maior de todo senciente (criatura pensante) seja criar, manifestar seus pensamentos, exteriorizar.
Sem querer doutrinar ou "teologizar", não somos feitos à "imagem de semelhança de Deus"? Ora, sendo Deus o Criador superior, cada um de nós foi criado com este desejo de ser co-criador; ou seja: predisposto a dedicar-se à criação de coisas, de qualquer espécie.
É como um instinto, um desejo renitente e incessante.
É como penso, de início.
Essa é a descrição de Morgoth. Sauron não queria criar, só queria dominar as criaturas criadas por Eru e deturpadas por Morgoth.
Acho que o N'liarien se referia a primeira pergunta do tópico: porque criar objetos e não dar poder a si próprio?
O que ele diz até faz sentido. O próprio Tolkien escreveu no poema Mithopoesia (assim mesmo o nome?). Um dos versos diz: "criamos tal como fomos criados". Mas isso se adequa mais as Silmarills de Fëanor que ao Anel.
 
Acho que o N'liarien se referia a primeira pergunta do tópico: porque criar objetos e não dar poder a si próprio?
O que ele diz até faz sentido. O próprio Tolkien escreveu no poema Mithopoesia (assim mesmo o nome?). Um dos versos diz: "criamos tal como fomos criados". Mas isso se adequa mais as Silmarills de Fëanor que ao Anel.

Verdade, não tinha percebido isso...
Mas bem, eu pelo menos vi o que ele falou cair direitinho na descrição/história do Melkor.
 
Quanto às Silmarils, Fëanor as fez porque ele conseguiria colocar a luz da árvores apenas em algum objeto, não em alguém. Veja bem, as Silmarils queima quem as toca, certo? Então o próprio Fëanor poderia morrer queimado com se próprio corpo, ou se tornar intocável, até mesmo por alguém que ele poderia vir a amar, portanto, ele fez objetos de beleza estupenda para que todos admirassem seu talento.

As silmarills não queimam porque são feitas da luz das árvores. Elas passam a queimar a partir da maldição de Mandos. Queimam aqueles que, para obterem as pedras, cometeram atos vis. O Beren não tem as mãos queimadas pela pedra quando a tira da coroa do Morgoth.

Então ele não fez as pedras porque não conseguiria colocar a luz em alguém pq esse alguém seria queimado pelas árvores (acho que foi esse o seu raciocínio, certo?), mas sim puramente para que ele mostrasse a todos o quão habilidoso ele se tornou.E para isso ele precisava confeccionar um objeto, certo?
 
Calimbadil o fiel disse:
Esqueceu de isildur amigo! :joy:

Não esqueci dele. Se você estiver considerando o prólogo do filme, ele está errado. Elendil e Gil-Galad matam Sauron e acabam morrendo em combate. Isildur corta o Anel depois que Sauron já estava morto. O resto é só um aumento da dramaticidade do prólogo (prenda a atenção da platéia nos 10 primeiros minutos e eles vão assistir todo o resto).:obiggraz:

*Ceinwyn* disse:
As silmarills não queimam porque são feitas da luz das árvores. Elas passam a queimar a partir da maldição de Mandos.

Elas queimam porque foram abençoadas e consagradas por Varda e Manwë para que ninguém indigno as cobiçassem.
 
Erulasto disse:
Não esqueci dele. Se você estiver considerando o prólogo do filme, ele está errado. Elendil e Gil-Galad matam Sauron e acabam morrendo em combate. Isildur corta o Anel depois que Sauron já estava morto. O resto é só um aumento da dramaticidade do prólogo (prenda a atenção da platéia nos 10 primeiros minutos e eles vão assistir todo o resto).:obiggraz:

Como o Oroatan disse, vivendo e aprendendo...:mrgreen:
 
Só pra reforçar novamente...

Quando disse: "Porque Fëanor não usou o poder das Silmarils..."
Eu estava querido dizer que Fëanor poderia usar toda sua força oara criar algo "dentro" dele com o mesmo explendor das pedras. E não que ele saisse por ai iluminando tudo o que toca como um Abajur louco...

Mas lendo o que vcs escreveram pensei e ponderei que o Poder das Pedras foi algo quase que sem querer. Quando Fëanor as fez nem imaginava que elas poderiam reviver as Árvores ou que Melkor ficaria fanático por elas.

Já no caso do Um, ainda continuo achando que foi vaidade de Sauron passar todo seu poder para um anel. Tá certo que ele o usava para controlar os outros anéis mas ainda não vejo uma relação tamanho o poder que Sauron possuia.
 
Já no caso do Um, ainda continuo achando que foi vaidade de Sauron passar todo seu poder para um anel. Tá certo que ele o usava para controlar os outros anéis mas ainda não vejo uma relação tamanho o poder que Sauron possuia.

Eu sempre tive a ideia que ele usou o que era necessário para que o seu anel controlasse os outros.
 
Já no caso do Um, ainda continuo achando que foi vaidade de Sauron passar todo seu poder para um anel. Tá certo que ele o usava para controlar os outros anéis mas ainda não vejo uma relação tamanho o poder que Sauron possuia.

Não foi todo o poder....e não foi vaidade, mas foi uma forma de garantir a sua sobrevivência e de tentar derrubar os líderes da Terra-Média.....sem o Um Anel ele não poderia conseguir fazer isso.......o Anel é um MEIO e não o FIM, acho que sem o Anel, ele não poderia fazer o que estava planejando, que era dominar os líderes como aconteceu com os nâzguls...e ele passou boa parte do seu poder, para que ele fosse sem dúvida o mais forte e que como "consequência" trazer a todos à corrupção.....
 
Do "Porquê Sauron fez o Um Anel", da Dúvendor:

Sauron foi para Orodruin, a Montanha da Perdição, para forjar o Anel Governante, e colocando nele uma grande parte de seu próprio poder ele criou um meio pelo qual ele poderia escravizar os usuários dos anéis:
"... e muito da força e vontade de Sauron passaram para o Um Anel; pois o poder dos Anéis Élficos era muito grande, e aquele que deveria governá-los deveria ser algo de extremo poder; e Sauron forjou-o na Montanha de Fogo na Terra das Sombras. E enquanto ele usou o Um Anel ele podia perceber todas as coisas que eram feitas por meio dos anéis menores, e ele podia ver e governar os pensamentos daqueles que os usavam ...".

Das Cartas:

"... o Anel de Sauron é apenas um dos vários tratamentos míticos de colocar sua vida, ou seu poder, em algum objeto externo, o qual é, dessa forma, exposto à captura ou destruição com resultados desastrosos para si mesmo. Se eu estivesse 'filosofando' este mito, ou pelo menos o Anel de Sauron, eu deveria dizer que era uma maneira mítica de representar com honestidade essa potência (ou talvez particular potencialidade) para que pudesse ser exercitada, e produzir resultado, teria de ser externalizada como se estivesse, em um maior ou menor grau, fora de seu controle direto ..."

Isso me esclareceu muita coisa, principalmente a segunda parte, onde Tolkien fala. Esclarece também a pergunta do Mano Groth de porque Sauron não ficou com seu poder só para si, e criou o Anel... :think:
 
Pelo que eu entendi, sim. E do próprio poder de Sauron também. O anel seria a forma de Sauron usar seu poder como uma arma para dominar outros seres, já que, para isso, ele teria que "externizá-lo".
 
Calimbadil o fiel disse:
O anel é para Sauron uma super arma, capaz de feitos semelhantes em força aos da mitológica espada de Freyr, é claro que Sauron não esperava perder essa arma, assim como Freyr não previu que sua espada fosse ser destruída.
tipo isso?:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo