1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O perdão de Galadriel

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Bagrong, 20 Jan 2007.

1. Bagrong

Bagrong RaG

Em relação a Galadriel recusando o Um Anel:

Que acham disso, Galadriel foi perdoada com todos os noldor, ou sua recusa do perdão fez com que ela fosse "desperdoada" e, no futuro, ela passou por uma nova "avaliação" dos Valar?

Pelo que eu me lembrava, Galadriel simplesmente não quis voltar a Valinor depois do perdão, mas poderia fazer isso a qualquer momento. O "Passei pelo teste" sempre me pareceu o teste de resistência ao Um, de força de vontade, etc.

Preciso dar uma fuçada no Silma nessa questão do perdão... :think:

2. Ulmo- o grande

Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

Penso que a interpretaçao da frase que Galadriel manda apos o oferecimento do Anel é de que, agora que ela já nao pode fazer muita coisa pela TM, vai se dirigir a Valinor.Por isso, ela nao foi reperdoada...Ela ja havia sido perdoada junto com os outros noldor.O fato de ela nao retornar a Valinor de imediato se deve ao papel que ela ainda deveria desempenhar na TM, e que se acaba quando ela recusa o anel, e posteriormente acaba o fim da era de Sauron.

3. Rufgand

Rufgand Venus, Vina, Musica

O CI tem mais informações sobre isso. 3 na verdade:

1)
    2)
    3)
    Apesar de serem três hipóteses diversas, eu pessoalmente prefiro a 1a, mas não é ela que condiz com a história do Silma e do SdA. A 2a hipótese, juntamente à 3a, segue uma linha mais próxima a adotada por Tolkien em seus escritos publicados em vida, mas mesmo assim, são hipóteses, já que ele mesmo nunca deu uma versão difinitiva da história!

ps: foi mal o post grande, mas o assunto é interessante!! :mrgreen:

4. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Exatamente, Ruf, é nessa primeira hipótese que me baseio. :think:

5. Ka Bral o Negro

Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

A preposição do título deste tópico foi usada de forma incorreta. :dente:

O adequado seria "Perdão a Galadriel".

6. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Mas os valar chegaram a impedi-la, por ser uma protagonista da rebelião, ou ela mesma não quis ir por espontânea vontade?

7. Ulmo- o grande

Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

Acho que ela nao foi por vontade mesmo

8. Karnillë

Karnillë Geologista

Eu também me baseio mais na primeira hipótese. Porém penso que ela pode muito bem ter ficado pelas outras duas hipóteses (orgulho e Celeborn), só que foi a primeira a mais forte e decisiva.

9. Rufgand

Rufgand Venus, Vina, Musica

É esse o problema!! São 3 hipóteses em 3 páginas subsequentes do CI. Como eu disse no post anterior, a 2a e a 3a condizem mais com os escritos publicados em vida por Tolkien, mas eu acho a 1a mais interessante e mais "revolucionária". :lol:

10. A Arlequina

A Arlequina Sumida e inconstante

Bem,achei a 3ª opção bem romântica,mas não tem relação com as palavras que ela diz ao recusar ao Um.Só explica porque ela permaneceu na TM.Porque eu vejo que aquilo foi realmente um teste,pois não?

11. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Revivo o tópico só para lhe dar, talvez, uma conclusão; pois, lendo as Cartas, acho que eu acabei encontrando uma informação crucial. Esta carta é de 1967, e deve ser a fonte mais tardia de Tolkien sobre o assunto, visto que ele morreu 6 anos depois:

Nesse ponto há uma nota de rodapé que diz o seguinte:

edit1. Não reparei que esse trecho já estava contido na teoria #1 no post do Rufgand. :dente: Só se acrescenta essa informação, então: essa teoria devia ser aquela em que Tolkien acreditava por fim.

edit2. Mas acabo de ler o seguinte trecho de carta:

Nessa carta, de apenas 4 anos depois (1971), a teoria sobre a interdição a Galadriel já é diferente. :roll:

De qualquer forma, o que vem ao tópico é na verdade o perdão de Galadriel. Pelo menos nisso ambas as cartas têm um consenso: ela foi perdoada (seja pela rebelião ou pela recusa ao "primeiro" perdão: nisso está a diferença entre as teorias) somente na Terceira Era, à época de seu Lamento, em razão principalmente de sua resistência à corrupção pelo Anel.

Última edição: 14 Fev 2007

Compartilhar