• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O perdão de Galadriel

Em relação a Galadriel recusando o Um Anel:

Não se esqueçam da importãncia que valeu esse "teste". Pesou muito (se é que não foi determinante) para que Galadriel recebesse a permissão de retornar a Valinor - a despeito da Condenação de Mandos que também a ela estava imposta.

Eria, eu posso estar enganado, mas creio que Galadriel recebeu o perdão junto com todos os outros Noldor, muitos anos antes disso acontecer, lá na época de Eärendil, não?

Bag, eu certa vez participei de uma discussão (aqui ou no Andúnië, não me lembro bem) em que se tentava interpretar o que Galadriel diz logo após a estranha cena que sucede o oferecimento do Anel por Frodo:

SdA disse:
- Passei pelo teste. Vou diminuir e me dirigir para o Oeste, continuando a ser Galadriel.

Alguém forneceu uma citação importante, que evidenciava que esse teste serviu como permissão a Galadriel para retornar a Valinor, razão pela qual ela diz isso. Não me lembro muito bem agora desse "perdão generalizado" aos noldor, mas acho que, se ele realmente existiu, Galadriel o perdeu após tê-lo recusado, já que ele foi oferecido no final da Primeira Era. Dessa forma, o tal teste a que ela se refere serviu como base para seu retorno a Valinor; ela foi, assim, "reperdoada". :dente:

Que acham disso, Galadriel foi perdoada com todos os noldor, ou sua recusa do perdão fez com que ela fosse "desperdoada" e, no futuro, ela passou por uma nova "avaliação" dos Valar?

Pelo que eu me lembrava, Galadriel simplesmente não quis voltar a Valinor depois do perdão, mas poderia fazer isso a qualquer momento. O "Passei pelo teste" sempre me pareceu o teste de resistência ao Um, de força de vontade, etc.

Preciso dar uma fuçada no Silma nessa questão do perdão... :think:
 
Penso que a interpretaçao da frase que Galadriel manda apos o oferecimento do Anel é de que, agora que ela já nao pode fazer muita coisa pela TM, vai se dirigir a Valinor.Por isso, ela nao foi reperdoada...Ela ja havia sido perdoada junto com os outros noldor.O fato de ela nao retornar a Valinor de imediato se deve ao papel que ela ainda deveria desempenhar na TM, e que se acaba quando ela recusa o anel, e posteriormente acaba o fim da era de Sauron.
 
Em relação a Galadriel recusando o Um Anel:

Que acham disso, Galadriel foi perdoada com todos os noldor, ou sua recusa do perdão fez com que ela fosse "desperdoada" e, no futuro, ela passou por uma nova "avaliação" dos Valar?

Pelo que eu me lembrava, Galadriel simplesmente não quis voltar a Valinor depois do perdão, mas poderia fazer isso a qualquer momento. O "Passei pelo teste" sempre me pareceu o teste de resistência ao Um, de força de vontade, etc.

Preciso dar uma fuçada no Silma nessa questão do perdão... :think:

O CI tem mais informações sobre isso. 3 na verdade:

1)
Contos Inacabados, A História de Galadriel e Celeborn, página 256, ed. Martins Fontes

As razões e os motivos dados para Galadriel permanecer na Terra-média sao vários. O trecho (...) do The Road Goes Ever On diz explictamente: "Após a derrota de Morgoth no fim da Primeira Era, uma interdição foi imposta ao retorno dela, e ela replicara altivamente que não queria retornar. Não há afirmativa tão explícita no Senhor dos Anéis, mas em uma carta de 1967 meu pai declarou:

Aos Exilados foi permitido retornar, à exceção de alguns protagonistas da Rebelião, dos quais apenas Galadriel restava no tempo do Senhor dos Anéis. (...) Sua súplica foi atendida - mas também foi anulada sua interdição pessoal, como recompensa por seus serviços contra Sauron, e acima de tudo, por ela ter rejeitado a tentação de tomar o Anel quando este lhe foi oferecido.

2)
Contos Inacabados, A História de Galadriel e Celeborn, página 258, ed. Martins Fontes

O orgulho ainda a movia quando, ao final dos Dias Antigos, após a derrocada final de Morgoth, ela recusou o perdão dos Valar para todos que o haviam combatido, e permaneceu na Terra-média. Somente depois de se passarem mais duas longas eras, quando finalmente tudo que desejara na juventude lhe chegou às mãos, o Anel do Poder e o domínio da Terra-média com o qual sonhara, foi que sua sabedoria se tornou plena, e ela tudo rejeitou, e ao passar nesse último teste, partiu para sempre da Terra-média.

3)
Contos Inacabados, A História de Galadriel e Celeborn, página 263, ed. Martins Fontes

Por amor a Celeborn, que não desejava abandonar a Terra-média (e provavelmente com algum orgulho próprio seu, pois ela estivera entre os que ansiavam por viver aventuras lá), ela não foi para o Oeste por ocasião da Queda de Melkor, mas atrevessou as Ered Lindon com Celeborn e chegou a Eriador.

Apesar de serem três hipóteses diversas, eu pessoalmente prefiro a 1a, mas não é ela que condiz com a história do Silma e do SdA. A 2a hipótese, juntamente à 3a, segue uma linha mais próxima a adotada por Tolkien em seus escritos publicados em vida, mas mesmo assim, são hipóteses, já que ele mesmo nunca deu uma versão difinitiva da história!

ps: foi mal o post grande, mas o assunto é interessante!! :mrgreen:
 
Mas os valar chegaram a impedi-la, por ser uma protagonista da rebelião, ou ela mesma não quis ir por espontânea vontade?
 
Eu também me baseio mais na primeira hipótese. Porém penso que ela pode muito bem ter ficado pelas outras duas hipóteses (orgulho e Celeborn), só que foi a primeira a mais forte e decisiva.
 
Mas os valar chegaram a impedi-la, por ser uma protagonista da rebelião, ou ela mesma não quis ir por espontânea vontade?

É esse o problema!! São 3 hipóteses em 3 páginas subsequentes do CI. Como eu disse no post anterior, a 2a e a 3a condizem mais com os escritos publicados em vida por Tolkien, mas eu acho a 1a mais interessante e mais "revolucionária". :lol:
 
Bem,achei a 3ª opção bem romântica,mas não tem relação com as palavras que ela diz ao recusar ao Um.Só explica porque ela permaneceu na TM.Porque eu vejo que aquilo foi realmente um teste,pois não?
 
Revivo o tópico só para lhe dar, talvez, uma conclusão; pois, lendo as Cartas, acho que eu acabei encontrando uma informação crucial. Esta carta é de 1967, e deve ser a fonte mais tardia de Tolkien sobre o assunto, visto que ele morreu 6 anos depois:

Carta nº297: para o "Sr. Rang" disse:
(...) Foi permitido aos Exilados retornar, com exceção de alguns principais agentes na rebelião, dos quais à época do S[enhor] [dos] A[néis] apenas Galadriel restara. (...)

Nesse ponto há uma nota de rodapé que diz o seguinte:

(...) Na época de seu lamento em Lórien ela acreditava que essa interdição seria permanente, enquanto a Terra durasse. (...) Sua prece foi ouvida, mas sua interdição pessoal também foi removida, em recompensa por seus serviços contra Sauron, e acima de tudo por sua rejeição à tentação do Anel quando este lhe foi oferecido. De modo que no final a vemos embarcando (...)


edit1. Não reparei que esse trecho já estava contido na teoria #1 no post do Rufgand. :dente: Só se acrescenta essa informação, então: essa teoria devia ser aquela em que Tolkien acreditava por fim.

edit2. Mas acabo de ler o seguinte trecho de carta:

Carta nº320: para Sra. Ruth Austin disse:
(...) Ao final da Primeira Era, ela [Galadriel] orgulhosamente recusou o perdão ou a permissão para retornar. Ela foi perdoada por causa de sua resistência à tentação final e esmagadora de tomar o Anel para si mesma.

Nessa carta, de apenas 4 anos depois (1971), a teoria sobre a interdição a Galadriel já é diferente. :roll:

De qualquer forma, o que vem ao tópico é na verdade o perdão de Galadriel. Pelo menos nisso ambas as cartas têm um consenso: ela foi perdoada (seja pela rebelião ou pela recusa ao "primeiro" perdão: nisso está a diferença entre as teorias) somente na Terceira Era, à época de seu Lamento, em razão principalmente de sua resistência à corrupção pelo Anel.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo