• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mistério Da Bandeira De Gondor

Eu gostaria de levantar mais uma questão sobre essa bandeira falsa de Gondor, certo que ela foi criada para ser usada para fins comerciais, por que ela aparece também no filme? Se vcs repararem bem, na parte em que Gondor e Rohan vão juntas para lutar em Morannon, mostra-se uma cena em que aparece várias bandeiras, dentre elas a maldita bandeira falsa. Afinal, qual foi a intenção de Peter Jackson em alterar uma das bandeiras de Gondor?
 
Talvez agradar a algumas marcas comerciais influentes, e não contrariar drasticamente os subsequentes jogos de PC sobre SdA, etc...
 
Como assim "não contrariar os subsequentes jogos..."??? :eh:

Já não existiam os jogos antes do filme? Se não, PJ não teria super-poderes para prever de que cor seriam os cards, né?

PS: Estou perguntando por pura ignorância, não é cinismo não, tá? :abraco:
 
Os jogos que saíram depois (subsequentes), baseados no filme, os baseados no livro já existíam sim. Sobre o PJ "prever", ele não precisaria usar tais poderes sobre isto não, é que eles (as produtoras, New Line, etc), tinham acordos prévios estabelecidos, e o PJ como diretor, estava informado sobre tudo isto, né.
 
Que pena, Peter Jackson deixou se levar pelo vírus do capitalismo e alterou a bandeira de Gondor pensando nos lucros, tirou a originalidade, bem se vc for ver, em poucas lojas é vendida a bandeira original e a azul falsa só aparece em uma cena e todos a utilizam! Certeza, criaram essa maldita bandeira falsa tendo em vista o ponto comercial e esqueceram do que Tolkien criou de verdade, até a Valinor opta pelo azul em alguns casos, a insígnia em que mostra sete estrelas num céu noturno, bem o céu da noite está em azul marinho e n preto como é de verdade. Será que a Valinor também está tomada pela tendência do mercado, ou é pq fica mais fashion(he he)?

OBS.: Eu acho o preto bem mais elegante.
 
Última edição:
até a Valinor opta pelo azul em alguns casos, a insígnia em que mostra sete estrelas num céu noturno, bem o céu da noite está em azul marinho e n preto como é de verdade. Será que a Valinor também está tomada pela tendência do mercado, ou é pq fica mais fashion(he he)?

Será que faz algum sentido isso que eu estou dizendo? Bem pode ser uma possibilidade, mas era só uma curiosidade que eu queria tirar, alguém tem algum comentário sobre isso?
 
Bem, então resumindo, podemos constatar que essa bandeira era realmente falsa q que Tolkien nunca mensionou a respeito dela e suas cores?
 
A palavra "falsa" soa pesada demais. Diria que ela foi um uso comercial, de aspectos que se tornaram comuns, nos filmes, por exemplo.
Como disse Alcarinollo em post na página anterior, a bandeira de Aragorn foi feita por Arwen, "Ali florescia a Árvore Branca, representando Gondor; mas havia Sete Estrelas ao redor dela, e em cima uma alta coroa, os símbolos de Elendil, que nenhum senhor portara por anos incontáveis".
É esta a menção da famigerada "bandeira de gondor" que me lembro, e a qual foi representada nos filmes.
Neste trecho é dito que a Árvore Branca era o símbolo de Gondor, e as Sete Estrelas e a Alta Coroa os símbolos dos Fiéis vindos de Númenor. Sendo assim, ao menos em um trecho considerável que achei, é essa a única menção deste símbolos usados posteriormente em jogos e nos filmes.
 
Se não me engano, não mencionou cor alguma, nada que fosse mais subjetivo que o negro de um céu estrelado, que estrelas fossem os palantiri (ou navios dos fiéis, como mencionaram), e coisas do tipo. Há toda uma simbologia, mas não muito, ou nada, referente a cores, ao menos que me lembro.
 
Se não me engano, não mencionou cor alguma, nada que fosse mais subjetivo que o negro de um céu estrelado, que estrelas fossem os palantiri (ou navios dos fiéis, como mencionaram), e coisas do tipo. Há toda uma simbologia, mas não muito, ou nada, referente a cores, ao menos que me lembro.

Mas nos apêndices do RdR, Tolkien fala sobre a bandeira gondoriana dos regentes e a real, em que a dos regente apresentava apenas um fundo branco sem adornos e que a bandeira real era negra com a árvore branca sob estrelas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo