• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mistério Da Bandeira De Gondor

As cores de Gondor

Gostaria de pedir aos mais experientes em relação a Senhor dos Anéis q me tirassem uma dúvida q a tempos me deixa pensativo, n sei se vcs do forúm já perceberam, mas eu sou apaixonado pelo Reino de Gondor, suas histórias e conquistas e seu belo estandarte em q aparecem a árvore branca, as sete estrelas representando as palantírs num elegante fundo preto, bem todos sabem q essas são as ''cores de Gondor'', q representão o reino, mesmo q Tolkien n se importasse muito com os estandartes, mas esse é o de Gondor, porém eu já vi uma bandeira em q mostra a árvore branca num fundo AZUL, em várias partes já vi essa bandeira inclusive no jogo LOTR: battle for middle-earth II, fique indiguinado vendo q substituíram o estandarte original de Gondor, resumindo, minhas perguntas são:

1)Afinal, q bandeira é essa e por que a árvore é tanto retratada num fundo azul?
2)poderia ser o azul uma ''sub-cor'' q representasse Gondor além do branco e do preto?
3)Se não, qual cor poderia representar Gondor além do branco e do preto.
OBS.:na minha opinião, o vermelho, devido aos trajes reais que Aragorn usa no Retorno do Rei, mas quero a opinião de vcs... Obrigado.
 
Re: As cores de Gondor

Pelo que eu me lembro, o azul é uma cor presente no estandarte de Imrahil, e por que aparece eu uma bandeira com a árvore branca não saberia explicar. Talvez alguma coisa relacionada a Isildur, ou Minas Ithil, mas realmente nunca vi referência a isso. E as cores de Gondor são preto e prata, e não branco.
 
Re: As cores de Gondor

Caro Gondolidrin (acho que é isso mesmo, na moda de Rohan), a bandeira de Gondor eu não sei se é fundo preto ou azul, pode ser que nenhum dos dois. A bandeira de Aragorn é a bandeira do Reino do Norte, e símbolo da casa de Isildur, determinando sua linhagem sem interrupções desde Isildur até Elessar Telcontar. Agora vou arriscar uma explicação da bandeira de Aragorn:
O fundo preto representa a noite original em que os quendi nasceram em Cuiviénem, olhando as estrelas de Varda, e as estrelas podem não ser os Palantíri, mas os sete barcos dos fiéis levados sob a escuruidão da tempestade que dizimou Númenor, ou mesmo A Foice dos Valar, mais uma vez aludindo à relação estreita entre os numenorianos e os elfos. Já a Árvore Branca, que na verdade é prata, nada mais é do que a representação de Telperion, a árvore de prata criada por Yavanna em Valinor, que após muitas descendências se transformou em Nimloth, a muda que Aragorn encontrou na montanha gelada, como sinal da vinda de Arwen e da bênção dos Valar ao seu reinado.
Já a questão do vermelho pode ser alusiva ao sangue em batalha derramado tanto por dúnedain quanto por todos os homens da Tm que lutaram contra A Sombra. Este, geralmente, é o significado do vermelho nas bandeiras que o ostentam.
Espero ter ajudado!

Abraço!
 
Re: As cores de Gondor

Ajudou sim, mas ainda tenho dúvidas em relação a essa bandeira em q mostra a árvore, 3 estrelas num fundo azul marinho e a bandeira de Aragorn no msm estilo(vejam nesse link):

**http://images.google.com.br/imgres?...rev=/images?q=Gondor+flag&svnum=10&hl=pt-BR**

Ela aparece no jogo Battle for middle earth II como a bandeira oficial de Gondor e em muitos lugares eu já ouvi isso e outros concordam com a minha tese q a verdadeira bandeira é a árvore prateada num fundo preto e nesse link vcs verão(quem saber ler inglês) q quem fez essa página n concorda com essa bandeira em relação ao filme e ao livro. Seria uma tentativa de ''clarear'' a bandeira de Gondor? Eu n sei, só sei q essas n são as verdadeiras cores de Gondor, nem muito menos Arnor.
 
Última edição:
Re: As cores de Gondor

Bom, no próprio site diz que a cor das bandeiras ali mostradas está errada em relação à descrição do livro.
 
Re: As cores de Gondor

Mas vcs n acham estranho essa bandeira ter sido usada no jogo Battle for middle-earth II???

OBS.: por favor postem bastante, quero a opinião de todos!!!
 
Re: As cores de Gondor

Mas vcs n acham estranho essa bandeira ter sido usada no jogo Battle for middle-earth II???

OBS.: por favor postem bastante, quero a opinião de todos!!!

Não se você olhar do ponto de vista de um programador, não ficaria bem utilizar uma bandeira com um fundo negro. Daria a impressão de bug ou erro de programação, e o azul é uma cor básica para realçar ou criar efeitos.

Agora, voltando a história da bandeira, as Sete Estrelas representam a Casa de Finwë; tanto Fingolfin quanto Fëanor, e depois Turgon, Gil-Galad e Elrond a utilizavam em seus estandartes para representar sua linhagem. Assim como a Árvore Branca, Telperion, como destacou Ancarinollo, representava a Bem-aventurança de Valinor nos Dias Antigos. Abraços.
 
Re: As cores de Gondor

Vc tirou um bom peso da minha conciência, mas um OBS para quem postar aki, o significado da bandeira eu sei, só gostaria de saber ainda qual cor(ou cores) na opinião de vcs é o marco de Gondor???

OBS.: isso pode parecer besteira para alguns, mas eu me importo muito com isso por favor postem bastante, quero ver a opinião de todos thx XDDD!!!
 
Última edição:
Re: As cores de Gondor

Prata e Negro. São as cores da bandeira, pela lógica também de Gondor.
Talvez possamos colocar Branco também.
 
Eu já criei um tópico em relação a isso antes, mas peço q o esqueçam e se concentrem nesse novo, pois naquele último tópico eu n fui claro o suficiente no q eu queria apresentar ao fórum de Valinor e creio q nem vcs entenderam qual era meu verdadeiro objetivo em abrir um tópico sobre ''As cores de Gondor'', muitos acharam q eu n entendia pq a bandeira de Gondor é uma árvore prateada num fundo preto com 7 estrelas e me explicaram o motivo, me entendam, n é esse o porém, oq acontece é uma dúvida q ainda n me foi esclarecida(não q algumas n tenham sido, naquele último tópico é claro), vou direto ao assunto: em muitas partes da internet, Gondor é representada como uma árvore branca num fundo azul e n preto como deveria ser, um exemplo vejam esse link:

1)no www.google.com.br escrevam ''Gondor flag''
2)cliquem no link ''Lindëfirion: Flags and Devices of Gondor''(é o primeiro)
3)no site selecionem ao lado ''Gondor'' em seguida ''Ships and Seamanship in Western Middle-Earth''

Bem nessa página segue uma lista com a belíssima esquadra naval de Gondor, mas seu símbolo é uma árvore branca num fundo azul, mais uma vez, vejam nesse link essa imagem:

**http://www.ea.com/official/lordofth...jsp?setID=Men of the West Fortress Sequence**

Se n der certo cliquem em ''Men of the West Fortress Sequence''

Como vcs podem ver essa é uma imagem do jogo Battle for middle-earth II em q mostra a bandeira q eu mencionei e ela é novamete usada, n sei pq, novamente nesse link, vcs verão um site em q mostra a bandeira, q aparece novamente:

**http://images.google.com.br/imgres?...rev=/images?q=Gondor+flag&svnum=10&hl=pt-BR**

Mas por que diabos essa bandeira existe se nem ao menos Tolkien mencionou q assim seria o estandarte de Gondor, pelo contrário, Tolkien criou o estandarte de Gondor como todos já conhecemos, a árvore prateada, num fundo preto, com as 7 estrelas, bem, deixando a bandeira um pouco de lado, aki vai mais uma ligação q n creio q faça sentido mas lá vai, claro q todos conhecem as capas das versões extendidas de Sda, bem, a do Retorno do Rei é AZUL! Isso teria uma ligação com Gondor ou é um caso independente, n sei, isso gostaria q vcs mais experientes me respondesem e para finalizar, até o logotipo do site de Valinor mostra as sete estrelas(referentes a Gondor talvez?) num fundo azul marinho em vez da verdadeira cor do céu de noite, preto, bem espero q eliminem essa questão para mim de uma maneira bastante bem-explicada, pode parecer besteira mas aki msm no fórum tem algo escrito q diz q qualquer dúvida é bem vinda ou algo assim, pois bem, eu imploro a todos q me provem q essa bandeira é realmente falsa msm ela tendo aparecido numa cena do filme mas n se compara ao número de vezes q a original é mostrada, por favor, me tirem essa dor de cabeça, por Tolkien e por Gondor!!!
 
Última edição:
Eu continuo achando que os lugares onde a bandeira aparece como azul apenas erraram ou estilizaram por algum motivo próprio.
E como foi dito, o estandarte de Imrahil era azul, pode haver confusão (no trading card game do sda, por exemplo, tem uma carta chamada Banner of the White Tree, e a bandeira que aparece é do Imrahil...e alias, a carta chamada Imrahil não tem a foto do Imrahil, mas de outro cara. Esses erros acontecem)
 
Quanto à cor azul que tanto o atormenta, creio que a alteração foi feita com o consentimento da família Tolkien. Questão de merchandising. Do ponto de vista comercial, azul é mais aceitável que o preto. Em relação aos símbolos de Gondor, eles são anteriores ao surgimento dos homens. E como a Casa do Regente de Gondor ainda possuía fortes ligações com seus antepassados dúnedain, estes símbolos se mantiveram através dos séculos. O negro do estandarte representava o céu anterior ao surgimento do Sol, e muito amado pelos elfos por causa de Elbereth, a Senhora das Estrelas. É isso, se desejar ainda mais coisas sobre o passado de Gondor, leia os Contos Inacabados ou, se tiver grana sobrando, importar o HoME :cerva:!
 
:think: Hum... Sim, eu também penso que o único brasão "oficial" de Gondor, conforme tolkien estabeleceu sería o original, mencionado na trilogia, etc, portanto a meu ver os padrões de fundo azul seríam apenas modificações estéticas para intuítos comerciais e de marketing, bem como as outras formas alteradas das simbologias de Gondor, com relação a modificação dos desenhos/gravuras do referido brasão... Mas, mesmo menos importante, a capa vermelha (símbolo nato da realeza, devido a influência que deixou o império romano na Europa), podería ser um símbolo (ainda que secundário) do poderío e influência de Gondor, sobre a imaginação dos povos da Terra-Média, e os própios súditos... E para lembrar à um rei de gondor o heroísmo com o qual ele deve portar-se se quiser fazer jus a seu "grande fardo"...

Obs: Até que esta questão das simbologias, brasões, e cores figurativas, são um ponto de debates bem interessante... :think: Podería talvez ser feito o mesmo com relação a simbologia de Rohan... talvez ...:think:

Obs: Senhor de Gondor, nesta figura de seu novo avatar, é uma representação dos soldados de Gondor? (achei realmente semelhante, em especial detalhes das armaduras, como a ombreira e elmo principalmente, uma das melhores armaduras de todos os povos de Arda, se não a melhor, embora minha nação predileta desta Terra-Média sejam inegavelmente Rohan, - a cavalaria dos rohirrim é demais, muito 10!)
 
Última edição:
Voce pode usar o mecanismo "Procurar" ali em cima. E pode usar o botão Editar quando for postar duas vezes seguidas também.
 
N tenho formas de agradecê-los, a n ser dizer obrigado a todos vcs!!! Minhas dúvidas foram finalmente eliminá-das e creio q msm essa bandeira tendo aparecido num pequeno trecho do filme eu concordo com vcs, q as alterações foram feitas devido ao uso comercial, e Lobo Nobre, se quiser criar um tópico sobre simbologias e brasões da Terra-Média, principalmente de Rohan, terei o prazer de postar e sim, esse meu avatar mostra os soldados de Gondor, e novamente, muito obrigado a todos vcs!!!
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo