• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que a Nova Zelândia quer que a Austrália mude de bandeira

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Por que a Nova Zelândia quer que a Austrália mude de bandeira


  • Matheus Pimentel

29 Jul 2018
(atualizado 29/Jul 16h49)

O tema se remete ao passado colonial na Oceania e está presente com diferente intensidade nos dois países


Foto: Osman Orsal/Reuters - 24.04.2007
Bandeiras

Bandeiras da Austrália e da Nova Zelândia em cerimônia de memória à 1ª Guerra Mundial

A bandeira da Nova Zelândia foi “copiada pela Austrália”. É o que disse o primeiro-ministro interino da Nova Zelândia, Winston Peters, em uma entrevista no dia 24 de julho. Para completar, sugeriu que os australianos deveriam mudar o desenho da bandeira.

O governo australiano não se manifestou sobre o comentário de Peters. É um assunto antigo entre os dois países mais importantes da Oceania, pois enseja confusões na identificação nacional ao redor do mundo.

A bandeira neozelandesa foi adotada em 1902. A bandeira australiana só foi oficializada na década de 1950, embora um desenho muito similar já fosse usado desde 1901. Portanto, não existe uma posição definida sobre qual “veio primeiro”.

Peters é uma figura com longa carreira na política neozelandesa e conhecido por declarações polêmicas. O comentário sobre as bandeiras foi levado mais a sério no exterior do que na própria Nova Zelândia. A declaração não tem consequências relevantes na relação dos dois países.

Peters assumiu interinamente o governo neozelandês em junho, pelo fato de a primeira-ministra titular, Jacinda Ardern, ter saído de licença-maternidade.

Por que as bandeiras são parecidas


Bandeiras

Bandeira da Austrália (à esquerda) e bandeira da Nova Zelândia (à direita)

A Nova Zelândia e a Austrália foram colonizadas pelo Reino Unido. Para demarcar a sua origem, as embarcações britânicas usavam a “Blue Ensign”, na qual a bandeira do Reino Unido está no canto superior esquerdo e o resto do espaço é todo em azul.

Vários territórios britânicos passaram a personalizar a “Blue Ensign” com outros símbolos para formar uma bandeira própria. Foi o caso da Austrália e da Nova Zelândia, que se tornaram países independentes.

A bandeira neozelandesa representa a constelação do Cruzeiro do Sul, com estrelas vermelhas de cinco pontas. A bandeira australiana se remete à mesma constelação, mas são estrelas brancas e de sete pontas. O Cruzeiro do Sul também está representado na bandeira do Brasil.

Trocar ou não a bandeira


Em 2016, a Nova Zelândia fez um referendo para decidir sobre mudar ou não a bandeira nacional. O desenho alternativo mantinha as estrelas vermelhas na mesma posição, mas, além de outras mudanças, retirava o emblema britânico e acrescentava uma folha de samambaia, símbolo do país.

Na época, um dos argumentos a favor da mudança foi a semelhança com a bandeira da Austrália. Outro motivo é a presença, com destaque, de um
símbolo estrangeiro (do Reino Unido).

A maioria dos eleitores votou para permanecer com a mesma bandeira. Na ocasião, Peters se posicionou contra a mudança. Já o então primeiro-ministro, John Key (2008-2016), queria uma alteração e foi quem bancou politicamente a realização do referendo.

Na Austrália, o debate sobre mudar a bandeira existe, mas com menos força. Nunca houve um referendo ou proposta legislativa de grande importância sobre esse assunto. A lei do país prevê que é necessária uma consulta popular para mudar a bandeira.

Em janeiro de 2018, o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, disse que a bandeira nunca será modificada, e que os jovens do país não a associam a um símbolo britânico. Nos anos 1990, Turnbull defendia uma alteração.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É engraçado no título a NZ pedir que a Austrália troque de bandeira, mas há 2 anos atrás eles desperdiçaram uma oportunidade de ouro pra trocar a deles e ao menos ter um símbolo nacional com identidade própria.

Enquanto eles não resolvem isso que aguentem a eterna tiração de sarro mundial de terem bandeiras que geram muita confusão e ainda demonstrar ter rabo preso com seus antigos colonizadores, pois é como se os dois países ainda fossem eternamente colônias britânicas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo