• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O leopardo

Acabei de ler esse livro simpático sobre a decadência de uma família nobre Siciliana no final do século XIX, época em que a sicília foi incorporada à Itália. O livro, cujo título orignal é Il Gattopardo, foi rejeitado pelas editoras italianas Einaudi e Mondadori, só vindo a ser publicado após a morte do autor, vindo, posteriormente, a fazer enorme sucesso. O autor, Giusepe Tomasi di Lampedusa era princípe de Lampedusa e Duque de Palma. Os personagens principais são membros da família decadente que tem por patriarca o nobre Don Fabrizio e giram em torno do relacionamento deste com seu sobrinho Tancredi e a novo poder ascendente, representado por Angélica. O símbolo da família decadente é o leopardo do título. Segue link da wikipedia:

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Leopard

http://en.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Tomasi_di_Lampedusa
 
Ainda não li. Mas sei que consta na lista de 100 melhores da revista Bravo e em algumas coleções como os Clássicos da Abril, etc. Pelo que sempre ouço, é leitura "indispensável".
 
Quero ler esse livro. :sim:

Eu só conheço o filme do Visconti, com o Burt Lancaster perfeito como Dom Fabrizio Salina e os ótimos Alain Delon e Claudia Cardinale (jovens e no auge da beleza).

 
Última edição por um moderador:
Boa sugestão, Clara. A nota do filme, no IMDb, é alta (8.0), e achei um torrent com 6GB. Verei se pego qualquer dia desses. :sim:
 
[align=justify]A quem interessar possa, há uma edição desse livro que saiu pela infelizmente extinta Abril Cultural na coleção Clássicos Modernos.

Obs.: Quem entrar no tópico não me condene mentalmente por eu não ter ainda reunido o nome dos tradutores da coleção, conforme havia prometido ano passado. :vergonha: Vi agora e vou ter que providenciar.[/align]
 
O meu exemplar de O Leopardo foi traduzido por Leonardo Codignoto. Mas eu ainda não li. :vergonha:
 
Clara, valeu pela dica. Vou assistir o filme :sim:. Acho que já vi essa edição que o Lucas falou em algum sebo. Aliás, possuo alguns livros dessa mesma coleção. Paulinha, a edição que li foi um Pocket em espanhol da Losada.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo