• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O filho é meu, Manwë!

EH RIngil espôs uma coisa no q pensar, Feanor apenas aprisionou a luz nas pedras ele naum a retratoh... tipu quando um cientista cria algo ele sempre tem q no mínimo pagah pelos direitos autorais se usaum d criação ou qq coisa feita por otro... ou perde o direito sobre sua própria criação... mais ou menos o q houve com Feanor....
 
A luz das árvores tb não eram das árvores.... muito menos de Varda. A luz das árvores vem tão somente de Iluvatar.... assim como tudo que existe no universo. É por isso que somente Iluvatar cria, os outros sub-criam.
 
Ilúvatar é a base de tudo mas foi Yavanna quem criou a luz das árvores, ela não só pegou uma luz qualquer e pôs dentro, pelo o que eu me lembro Eru não fez qualquer luz diretamente. Yavanna usou alguma coisa primordial para fazer sua luz, mas foi ela que fez, diferente Feanor que só aprisionou a luz.
 
Mas se for assim um pintor naum criou a sua obra pq se baseoh no q deus tenha criado.... soh avisando q agora naum voh mais ter tempo pra fikah no fórum... sempre q puder voh entrah... mas naum garanto uma presença mais seguida... intaum se eu naum aparecer por aki jah sabem o motivo... se eu naum puder mais entrah flw galera!
 
Feanor não retratou a luz das Árvores ou a reproduziu, ele a aprisionou dentro das pedras, ele merece o crédito pela idéia, pela feitura e pelo cristal, mas a luz não é dele.

Bom, o pintor também não cria as cores de suas telas, ele usa os pigmentos retirados da natureza de diversas formas para compor um quadro, e nem por isso o quadro é da natureza. :wink:
 
Feanor não usou a luz para fazer algo ele simplesmente a prendeu. É diferente pintar um pôr-do-Sol de fotografá-lo, e diferente usar a luz para fazer uma foto de algo iluminado por ela e simplesmente filmar a Lua.
 
Yavanna não criou a luz das árvores porque ela não pode criar nada, somente sub-criar. :-P Nada é original dela, tudo veio de Iluvatar porque ela foi criada por ele exatamente como ela é. Ela só pegou o que já era inerente ao seu espírito e fez as árvores. A única coisa que vem dela é o poder criativo (ou sub-criativo) exatamente como no caso de Fëanor para as suas silmarils e do pintor para o seu quadro.

Se as silmarils não pertencem a Fëanor por esses motivos filosóficos então tb não pertencem a Yavanna e a nenhum ser criado. Somente ao criador.
 
Pelos motivos filosóficos que você mesmo citou, ninguém é dono de nada mesmo. Se formos tomar esse caminho da sub-criação, e que na verdade tudo acaba por ter origem em Eru, então tudo lhe pertence. Se tudo lhe pertence, tudo pertence a todos, pois ele é tudo.
 
Por isso que eu excluo Eru sempre que possível. Yavanna criou (o sub- fica subentendido) a luz a partir de algo, mas ela criou, diferente do que Feanor fez nesse caso. Yavanna fez a luz das Árvores como Feanor fez o silima, usando algo como base mas transformando em algo diferente. Quem criou a luz Eru ou Yavanna? Os dois, mas Eru o fez indiretamente, e a valie diretamente.
 
Eu axu assim, tipu Eru dah o material, a galera usa como axah melhor, as vezes para o bem otras para o mal (e algumas para algo q pode ser usado para ambos os lados), tipu Yavana usoh o q Eru lhe deu para fazer as árvores e Feanor usoh da beleza das árvores para incrementah a silmaril... e otra esse esquema d sbu criar... tipu olha a definição d criar no aurélio
[Do lat. creare.]
V. t. d.
1. Dar existência a; gerar: 2
2. Dar origem a; gerar, formar: 2
3. Formar, produzir: 2
4. Dar princípio a; produzir, inventar, imaginar: 2 &
5. Estabelecer, fundar, instituir: 2
6. Alimentar, sustentar: 2
7. Promover a procriação de: 2
8. Entregar-se à cultura de; cultivar: 2
9. Adquirir, granjear: 2 &
10. Adquirir, cobrar: & 2
11. Vir a ter; adquirir: 2

Tipu formar, produzir.. issu Feanor fez..., dar oriem a, gerar, formar... Yavana tbm... intaum naum vejo a necessidade d dizer sub criar... na verdade mesmo eh uma sub criação (assim como todas as invenções naum passam d sub criações, mas o termo criar eh aceitável jah q da existência d certos materiais são formadas coisas completamente novas...)
 
O próprio Tolkien cansou de dizer (nas Cartas) que, em Arda, todos sub-criavam, sendo Eru o único capaz de realmente criar algo, pois tudo vinha dele.

Se Tolkien disse isso sobre o legendário, está dito, independente do que esteja nos dicionários. E sempre fico com o que o Professor disse. ;)
 
Naum sabia dessa carta (s)... mas valeuz pela explicação... e se Tolkien disse.. eh ordem! haha
 
Vou só pegar o bonde andando aqui e continuar sobre o que o Tilion falava:
Na Música dos Ainur original, era dito que tudo que os Ainur tentassem criar seria canalizado por Eru, e ele criaria. Como na Criação de Eä, por exemplo. Tudo que os Ainur queriam que existisse foi criado por Eru. Ulmo desejava muito que a água existisse, Melkor queria que o mal e a violência existissem, Manwë escolheu "criar" o vento, etc. Eru viu tudo isso e criou essas coisas em Eä. Isso eu li no Book of Lost Tales, mas nao imagino que essa idéia tenha sido descartada, embora o Lost Tales em si foi sim.
 
A idéia que o Mithrandir colocou aqui aparece também na Carta 153, de 1954. Portanto a idéia sobreviveu por um bom tempo depois dos Lost Tales.

Sobre as Silmarils, não sei se é uma boa compará-las com qualquer outra obra de arte. As Silmarils foram um trabalho único, feitas a pelo menos quatro pares de mãos poderosíssimas, e os donos de dois desses pares declararam que não eram mais capazes de colaborar na feitura delas de novo (edit para explicar isso: Yavanna não podia fazer as árvores de novo, portanto não teríamos a luz das árvores. E Fëanor não seria capaz de construir outras pedras como aquelas, mesmo se ele tivesse a luz).

Também não estou certa se é adequado pensar em quem era o dono delas. Isso me parece irrelevante. As Silmarils não podiam ter um dono que tivesse mais direito a elas do que qualquer outro dos habitantes em Aman. Se vocês quiserem dizer que o mérito pela feitura foi de Fëanor, eu, pelo menos, concordo. Mas esse mérito não dava a Fëanor qualquer direito sobre as silmarils que os demais também não devessem ter. Eu não estou preocupada se isso é certo ou errado, apenas se é consistente com as idéias no Silma, e me parece que essa idéia é de fato consistente com o Silma. Outra idéia consistente com o Silma: era errado e insensato que Fëanor se apegasse da maneira como ele se apegou às pedras, que eram apenas obras de sua própria mão (se não era insensato o ter ele feito as pedras, como já me chamaram merecidamente a atenção aqui).
 
As Silmarils não podiam ter um dono que tivesse mais direito a elas do que qualquer outro dos habitantes em Aman. Se vocês quiserem dizer que o mérito pela feitura foi de Fëanor, eu, pelo menos, concordo. Mas esse mérito não dava a Fëanor qualquer direito sobre as silmarils que os demais também não devessem ter. Eu não estou preocupada se isso é certo ou errado, apenas se é consistente com as idéias no Silma, e me parece que essa idéia é de fato consistente com o Silma.


Caramba, isso é uma concepção comunista... ehehehe Essas idéias são de O Capital e do Manifesto Comunista :lol:


Outra idéia consistente com o Silma: era errado e insensato que Fëanor se apegasse da maneira como ele se apegou às pedras, que eram apenas obras de sua própria mão (se não era insensato o ter ele feito as pedras, como já me chamaram merecidamente a atenção aqui).

Isso é verdade... Eita carinha possessivo, o que tinha de poderoso tinha de prepotente, inconscequênte e cretino... :D
 
Eru disse:
As Silmarils não podiam ter um dono que tivesse mais direito a elas do que qualquer outro dos habitantes em Aman. Se vocês quiserem dizer que o mérito pela feitura foi de Fëanor, eu, pelo menos, concordo. Mas esse mérito não dava a Fëanor qualquer direito sobre as silmarils que os demais também não devessem ter. Eu não estou preocupada se isso é certo ou errado, apenas se é consistente com as idéias no Silma, e me parece que essa idéia é de fato consistente com o Silma.


Caramba, isso é uma concepção comunista... ehehehe Essas idéias são de O Capital e do Manifesto Comunista :lol:

Se é comunista ou não, eu não sei; isso me parece sem importância. O que é interessante é saber se a questão é ou não e é consistente com o Silmarillion.
 
Isso é verdade... Eita carinha possessivo, o que tinha de poderoso tinha de prepotente, inconscequênte e cretino...

Será q poder demais faz isso? Tipo: ele podia ser assim, fez o q quis... o erro dele foi ultrapassar os limites. Como na hora q desobedeceu os Valar e levou uma turma com ele pra catar o Melkor. Devia ter sido mais esperto... Mas tb penso: com o Manwë no comando, acho q Fëanor pensou q se deixasse com ele, NUNCA iria rever suas queridas Silmarills... 8O

E eu falei: "suas queridas Silmarills". Sim, são deles. Ele as criou, e não importa com o quê. Nao veio a Yavanna falar: me devolve as luzes, coisas do tipo. Ninguém contestou isso. O Melkor TOMOU o q era do querido elfo taliban... :aham:

Beijos

Dís
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo