• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O cajado de Gandalf!

Paula_Elanor disse:
o cajado era importante
então pq Grima teria ficado tão bravo quando viu q os guardas naum haviam tomado o cajado...
mas no livro naum falam em mudança de cajado..
mas no filme tem umas mudanças loucas... :roll:
O cajado era usado para conduzir o poder... mas poder mesmo estava neles, nos Istari! :wink:
 
Isilion disse:
Sabe Ringil você pode estar certo em alguns pontos, mas comparar a união do cajado com gandalf com o Anel com Sauron, aí já é meio exagero, porque Gandalf veio com o cajado, Sauron não, ele criou o Anel bem depois..... agora, não sei porque, não importa o que digam, eu nunca vou conseber a ideia de que o cajado é um simples pedaço de pau..... porque eu teria uma pergunta: Pra que tê-lo? Pois Gandalf aparentava um velho, mas ele não era realmente... ele não precisava de uma "bengala" para se locomover...

Não sou eu que estou comparando. Ao julgar que o cajado faz parte do hroa do mago você está aproximando a união destes com a de Sauron e o Um. Se o cajado faz parte do corpo do mago, a alma do mago habita o cajado, assim como a essência de Sauron está no Um. Mas se isso fosse verdade, Gandalf teria morrido em Moria ao quebrar o seu cajado.

Quanto à velhice de Gandalf, ela é real, não uma ilusão. Gandalf habitava um corpo humano envelhecido e que envelheceu ainda mais no decorrer dos milênios. Ou seja, um apoio seria bem útil.

Paula_Elanor disse:
o cajado era importante
então pq Grima teria ficado tão bravo quando viu q os guardas naum haviam tomado o cajado...

Porque Gríma é um humano, e assim, ignorante sobre "mágica", ainda mais ainúrica. E ainda por cima era de Rohan, e não de uma terra estudiosa de elfos e dos conhecimentos do Oeste. O próprio Gandalf nega qualquer valor do cajado além do de apoio.

Irmo disse:
O cajado era usado para conduzir o poder... mas poder mesmo estava neles, nos Istari!

Existe uma grande diferença entre "poder conduzir pelo cajado" e "conduzir pelo cajado". Não é porque Gandalf usou seu poder através do cajado algumas vezes (somente duas registradas) que ele tenha sempre usado dessa forma.

jimmy- disse:
Ninguem sabe mesmo nda q vem de tolkien sobre isso?
mais um misterio como as asas dos blarogs e tom bombadil

Sobre a destituição de Saruman talvez aja algo, mas só sobre os cajados eu duvido. É um assunto muito pequeno. Mas não é um mistério, usando os conhecimentos que há sobre a Obra, pode se chegar à conclusão.
 
cara, eu desisto desse topico. eu nao consigo chegar a nenhuma conclusao. cada hora eu penso de um jeito eu seila qual a importancia desses cajados.
 
Angulókion disse:
cara, eu desisto desse topico. eu nao consigo chegar a nenhuma conclusao. cada hora eu penso de um jeito eu seila qual a importancia desses cajados.
pra mim ta resolvido... eles saun "pedaços de pau" q conduzem o poder dos Istari, assim como qualquer outro pedaço de pau... :lol:
 
Misturar nesse caso não seria legal. O poder de Móisés não é de Moisés, mas diretamente de Deus. O que o cajado faria no caso não dá pra saber.
 
Acho que a quebra do cajado de Saruman foi algo como "Toma imbecil quebrei seu brinquedo,se continuar quebro sua cara".O cajado de Gandalf pode ser um tipo de artefato ativado por conjuração,porque nõ,o cara é um istari fodão que bate em todo mundo até no regente :lol: :lol:
 
O que seria uma conjuração? Existe algum tipo de "conjuração" na Obra? Se não, não misturem RPG com Tolkien.
 
Pelos meus conhecimentos conjurar alguma coisa é ativar algum artefato com palavras. Em um livro que li a passagem era clara ¨conjurou-o com palavras mórbitas até que ele se tornasse próximo de seu alcance¨
 
Sobre a quebra do cajado de Saruman eu concordo que deva ter sido simbólica, mas ainda acho que o cajado tinha alguma importância como método que canalização mágica. Como seres imortais criados pelos Valar, eles talvez poderiam utilizar seu poderes livremente, como fariam os Ainur. Mas estando presos a corpos e mentes humanas, talvez o cajado fosse o meio de manipular a parcela de poder que lhes sobrava. Portanto cabia a eles manter um cajado sempre.

Só minha opinião. :wink:
 
Em algumas partes de contos inacabados diz q gandalf morreu em moria e tomou corpo de uma chama encandesente mais ficou pouco tempo nessa forma entao quando morreu ele deve ter se transformado em um espirito e falado os valar q deve ter plenamente dado poderis para tomar o local de saruman , o ex branco e depois ele voltou para a terra media e entao se dirigiu com a ajuda da grande aquia para lorien e la galadriel deu suas vestimentas brancas e la ele deve ter feito seu cajado com a ajuda de celebron e galadriel e seus servos e depois ele fez o prometido aos valar e tomou o poder de saruman e o depois inutil !

esse texto q eu escreve tem base nos livros contos inacabados e no Senhor dos aneis . :)
 
anaobebado disse:
depois ele fez o prometido aos valar e tomou o poder de saruman e o depois inutil !

Nem Gandalf, nem os Valar e nem ninguém além do próprio Eru, poderia tirar o poder de Saruman...

Ele tirou o titulo de Saruman... e mostrou a ele que os Valar não o aceitariam de volta...

Mas Saruman manteve seu poder... limitado por estar portando um Hröa humano e não um fána divino... mas seu poder continuou intacto.
 
Nem Gandalf, nem os Valar e nem ninguém além do próprio Eru, poderia tirar o poder de Saruman...

Ele tirou o titulo de Saruman... e mostrou a ele que os Valar não o aceitariam de volta...

Mas Saruman manteve seu poder... limitado por estar portando um Hröa humano e não um fána divino... mas seu poder continuou intacto.
Entao Gandalf ñ poderia tirar o poder dele? E c Gandalf destrui-c o cajado? Entao como Saruman usaria seu poder? Pegando um graveto no chão? esta q é a questao entende!!!
 
Maedhros disse:
Sobre a quebra do cajado de Saruman eu concordo que deva ter sido simbólica, mas ainda acho que o cajado tinha alguma importância como método que canalização mágica. Como seres imortais criados pelos Valar, eles talvez poderiam utilizar seu poderes livremente, como fariam os Ainur. Mas estando presos a corpos e mentes humanas, talvez o cajado fosse o meio de manipular a parcela de poder que lhes sobrava. Portanto cabia a eles manter um cajado sempre.

Os istari não foram criados pelos Valar. Eles são maiar, ainur como qualquer vala. Em fána, o corpo não-biológico dos ainur, os istari não tinham qualquer limitação, poderiam usar seus poderes em sua totalidade. Quando os istari foram enclausurados em hroar, os corpos biológicos dos Filhos, eles foram limitados no uso do poder. Mas essa limitação não se deve à fragilidade do hroa, mas sim à menor capacidade do fea em controlar o hroa. Porque todo poder é realizado através da matéria. É por isso que um espírito, mesmo de um ainu, sem corpo é impotente. Assim, em um fána, que é praticamente uma corporificação do espírito do ainu, é quase totalmente controlável, mas um hroa é bem mais difícil. Portanto, Gandalf poderia usar tanto poder quanto conseguisse controlar através de seu hroa. E não poderia usar o cajado para usar mais poder do que já obtinha pelo hroa, já que o a sub-criatividade é exercida do fea pelo hroa, e não do fea para qualquer outra matéria, já que o fea é impotente sem o corpo. Logo, o único jeito de se extrair poder através do cajado é tornando o cajado parte do próprio hroa, se fundindo àquela madeira. Essa fusão seria do mesmo tipo da de Sauron ao Um, e de Morgoth à TM. Ligação essa inquebrável. Mas Gandalf quebra o seu cajado em Moria e não morre, nem Saruman em Orthanc. Portanto, não há ligação e o cajado não passa de um pedaço de pau onde velhos se apoiam.

anaobebado disse:
Em algumas partes de contos inacabados diz q gandalf morreu em moria e tomou corpo de uma chama encandesente mais ficou pouco tempo nessa forma entao quando morreu ele deve ter se transformado em um espirito e falado os valar q deve ter plenamente dado poderis para tomar o local de saruman , o ex branco e depois ele voltou para a terra media e entao se dirigiu com a ajuda da grande aquia para lorien e la galadriel deu suas vestimentas brancas e la ele deve ter feito seu cajado com a ajuda de celebron e galadriel e seus servos e depois ele fez o prometido aos valar e tomou o poder de saruman e o depois inutil !

Não foram os Valar que reenviaram Gandalf, e sim o próprio Eru, e foi Eru que concedeu a permissão para que Gandalf usasse mais poder, usando um fána ao invés do hroa. Em um fána Gandalf poderia usar a totalidade dos seus poderes, portanto não precisaria utilizar qualquer artifício. A continuidade do uso do cajado aponta somente que a utilidade dele era apenas simbólica, já que agora nem mesmo havia a necessidade de apoio.

Fingolfin *§* disse:
Nem Gandalf, nem os Valar e nem ninguém além do próprio Eru, poderia tirar o poder de Saruman...

Ele tirou o titulo de Saruman... e mostrou a ele que os Valar não o aceitariam de volta...

Mas Saruman manteve seu poder... limitado por estar portando um Hröa humano e não um fána divino... mas seu poder continuou intacto.
'

Essa questão é mais complicada. Certamente Gandalf não poderia retirar o poder de Saruman, já que este foi dado diretamente por Eru. Nem mesmo os Valar reunidos poderiam fazer isso. Mas Saruman perdeu seus poderes, o próprio Gandalf diz isso, e isso é demonstrado no Expurgo, quando não consegue nem mesmo matar Frodo. Dessa forma, algo fez com que Saruman fosse impedido de usar o poder ou este lhe foi retirado. Seja qual for, é necessário que Eru esteja envolvido. Eru talvez tenha incumbido Gandalf da tarefa de destituir Saruman, e a tornou efetiva, ou Gandalf foi inspirado a fazer isso, novamente com a efetivação partindo de Eru. Não é uma idéia estranha à Obra, vide o caso da maldição de Isildur aos Mortos.

Ah, uma curiosidade para os defensores do cajado potente, potencializador, canalizador, etc. Saruman após perder seus poderes continua usando um cajado. :)
 
Essa discussão de cajado tá começando a perder a graça...

O tal é um pedaço de madeira usado como arma e apoio em longas viagens , independente da idade do usuário (Sam e Frodo ganham cajados p/ ajudar no caminho e ñ são nd velhos);e os magos como andarilhos tinham os seus e, como sempre estavam c/ os ditos cujos, acabaram sendo relacionados à eles como o rei à coroa ,como já colocaram aí em cima( só lembrar que a coroa de Gondor era um chapéu de marinheiro, se um chapéu pode simbolizar um reino então cajados podem bem simbolizar uma ordem).

Se o tal cajado ñ tem tanta importância pq Grima fico bravo?Pq o cajado era tbm uma arma.

E pq quando Saruman teve o cajado quebrado perdeu os poderes?
Ele Ñ perdeu os poderes por causa do cajado mas por que usou, oras. Onde? de onde vcs acham que apareu aquele exercito enorme então pouco tempo? e melhorado ainda!Tudo bem que orc se reproduz rápido mas ñ dava p/ ter um exercito de 10000 guerreiros do nd. Desdeo começo da história Gandalf fez mais de uma visita a Saruman e ñ tinha visto orc nenhum ele só foi perceber as coisas quando revelou a Saruman o paradeiro do anel e foi preso, já que aquela parte de já nasce adulto é exagero do PJ de onde apareceu?
Na minha opinião essa é a explicação p/ o enfraquecimento de Saruman ele já ñ tinha muito poder na época do guerra do anel pq tinha usado p/ outras coisas e a quebra do cajado foi a oficialização da expulsão dele da ordem e só.
 
Fingolfin, uma vez é em Caradhras onde Gandalf empurra seu cajado contra a madeira molhada para criar fogo, e a outra em Moria, quando quebra a ponte Kazhad-dûm batendo o cajado e criando um grande clarão.

Andiara, Saruman usou bastante poder em Isengard sim, mas duvido que o bastante para esgotá-lo. Ele gastou esse poder durante muito pouco tempo. Suas operações com máquinas só começaram após a sua traição velada, o que deve ter ocorrido por volta de 2850 TE, o que dá menos de duzentos anos de gasto. Sauron passou sete mil fazendo operações do tipo e continuou poderosíssimo. Saruman deve ter mantido a grande maioria de seus poderes até a destituição.
 
Fingolfin, uma vez é em Caradhras onde Gandalf empurra seu cajado contra a madeira molhada para criar fogo, e a outra em Moria, quando quebra a ponte Kazhad-dûm batendo o cajado e criando um grande clarão.

Ele tmb usou pra iluminar os túneis em moria. 8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo